CRM para advogados
Marketing Jurídico Digital

CRM para advogados: como se beneficiar da gestão de relacionamento com os clientes

Advogados que querem aumentar as oportunidades de clientes em seus escritórios não podem deixar de lado os recursos tecnológicos. Utilizar um CRM para advogados pode ser uma solução para fazer o acompanhamento preciso de clientes e de futuros clientes. 

Para muitos profissionais é difícil compreender como fazer o acompanhamento de todos os pontos de contato com os clientes. No entanto, esse tipo de atividade é essencial para um bom atendimento, para a fidelização e também para captar novos contratos. 

Esse é o tipo de aprendizado que, raramente, os advogados têm durante a sua formação em Direito. Falar a respeito de fechamento de contratos, fazer marketing jurídico, entender como encontrar clientes e fazer  o relacionamento adequado com eles é um desafio. 

Por essa razão, aplicar as técnicas de CRM para advogados pode se tornar uma solução interessante que torne prática a gestão de relacionamento com os clientes. 

Se você é advogado e precisa descobrir mais sobre o universo da tecnologia para suporte aos clientes, leia este conteúdo. Nele vamos abordar temas como:

  • O que é CRM para advogados?
  • Porque o CRM é considerado um processo completo e não somente uma tecnologia;
  • Qual a conexão do CRM com a sua estratégia de crescimento do escritório?

Vamos juntos compreender cada um desses pontos?

O que é CRM para advogado?

Em português, o CRM pode ser traduzido como uma Gestão de Relacionamento com os Clientes. Em inglês, a sigla significa Customer Relationship Management. 

Apesar de ser muito atribuída às ferramentas, o CRM não significa somente o uso de um sistema que fará o relacionamento com os clientes. Um CRM para advogados está muito conectado a um processo completo que fará o acompanhamento de todas as etapas de contato do cliente com o escritório. 

Por essa razão, o CRM é indicado para escritórios de todos os tamanhos. Inclusive se você é um profissional que atua sozinho no mercado. Afinal, o objetivo de se fazer a gestão do relacionamento tem como foco tornar o escritório mais organizado e eficiente. 

No entanto, talvez você esteja se perguntando como o CRM para advogados atua de maneira prática. E para responder esta pergunta vamos resumir dizendo que isso acontece a partir da gestão dos dados. 

Ou seja, o CRM vai permitir que o seu escritório organize em um único ambiente todos os dados referentes aos clientes. Esses dados podem ser, por exemplo:

  • Qual a maneira que o cliente entrou em contato pela primeira vez com o escritório;
  • Quais os conteúdos e formatos que o cliente (ou futuro cliente) mais acessa no site do escritório;
  • Histórico de ligações com os clientes;
  • Além do envio automatizado de comunicações com os clientes e pessoas interessadas. 

Todos esses pontos fazem parte de uma estratégia de CRM para advogados. Porém, os dados sozinhos não vão auxiliar no relacionamento com os clientes e outros contatos que você tem no escritório. 

Como usar o CRM para a gestão do escritório?

Tendo clareza que o CRM para advogados reúne os dados mais relevantes dos clientes, os gestores do negócio precisam ter clareza sobre o que fazer com as informações. 

Por exemplo, se no planejamento do seu escritório está aumentar a quantidade de clientes em determinada área durante o ano, o CRM é a peça fundamental para que a sua meta seja alcançada.

Aliás, isso acontecerá por meio de análises das informações. Em escritórios maiores, que contam com uma área de controladoria, esses dados poderão ser revistos pelo controller que vai distribuir as tarefas. 

No entanto, mesmo que você atue de forma autônoma, pode utilizar o que o CRM apresenta para tomar decisões. Escreva mais conteúdos para o blog jurídico do escritório sobre o tema que é o foco do ano para o seu negócio. Essa é uma das atitudes que podem ser tomadas pela equipe. 

Depois, com essas produções colocadas no ar, o advogado pode utilizar o CRM para avaliar quais desses conteúdos trazem mais resultados, quais são mais acessados pelos clientes. 

É importante ressaltar que o marketing jurídico e a equipe de vendas são grandes beneficiados do uso do CRM para advogados. Exatamente pela granularidade dos dados que são compilados pelo sistema. 

Importância de ter todos os dados do cliente na mesma plataforma

A ADVBOX, por exemplo, oferece aos clientes o CRM BOX, uma ferramenta completa que foca em oferecer a melhor experiência para as pessoas que estão em contato com o escritório. 

Na plataforma desenvolvida pela ADVBOX, toda a gestão das informações é dividida em 9 etapas do painel processual e, as duas primeiras são dedicadas à equipe de marketing e negociação. 

Ou seja, desde os primeiros contatos tudo está sinalizado e pode ser controlado pela sua equipe. Isso pode facilitar até mesmo o fechamento do contrato. Afinal, o time responsável pelas vendas conhece todo o caminho realizado pelo contato até aqui. 

O importante é que todas as pessoas envolvidas no escritório tenham como rotina a organização das informações referentes aos clientes. Isso porque o CRM para advogados precisa receber os dados para que as ações sejam tomadas. 

No caso do CRM BOX, entre todas as etapas (que você pode conhecer em detalhes neste post), também foi incluída uma aba exclusiva para o financeiro. Ou seja, todas as cobranças e status relacionados aos honorários de cada cliente também ficam registrados no mesmo sistema.

Para que serve CRM jurídico?

Manter contato regular com os clientes e pessoas interessadas no escritório é outro benefício de um CRM para advogados. 

A plataforma permite que se automatize mensagens para os possíveis clientes. Por exemplo, é possível utilizar o CRM para enviar e-mails ou SMS para relembrar sobre o envio de documentos ou outras ações importantes pré-contratuais. 

Também para a equipe de marketing, o CRM para advogados pode auxiliar com uma segmentação dos contatos interessados nos serviços do escritório. 

Por exemplo, se são oferecidos atendimentos jurídicos na área de Direito Trabalhista e Direito Empresarial, basta que seja feita a divisão dos contatos entre esses dois temas. E, dessa forma, enviar conteúdos específicos de acordo com as necessidades e interesses de cada um deles. 

Com isso, o escritório tem um ganho importante com relação ao interesse dos possíveis clientes sobre os materiais produzidos e compartilhados. Afinal, quanto mais próximo da realidade e das necessidades de cada pessoa, maiores as chances de uma conversão do cliente. 

É importante destacar que cada vez mais as pessoas estão procurando serviços jurídicos por meio da internet. Ou seja, através de buscadores como o Google.

Ao fazer pesquisas sobre “Advogado especializado em Direito Trabalhista”, por exemplo, uma quantidade de sites de escritórios aparecem na primeira página. Se esse for o seu caso, é importante que você esteja lá, entre os melhores ranqueados para que os possíveis clientes o encontrem facilmente. 

E isso só acontece com um bom planejamento de conteúdos e estratégias de marketing jurídico que recebem dados por meio de um CRM para advogados bem construído. 

Qual é o melhor CRM gratuito?

Existem diferentes tipos de plataformas de CRM no mercado. No entanto, poucas produzidas com exclusividade para o mercado jurídico. 

Ao decidir por contratar um CRM para advogados, lembre-se de escolher ferramentas que compreendam a realidade e as especificidades do trabalho na advocacia. 

Como já citamos anteriormente, o CRM da ADVBOX se divide em nove etapas diferentes. Todas planejadas para atender às necessidades de advogados e de toda a equipe que faz parte do escritório jurídico. 

O CRM BOX oferece teste gratuito durante uma semana. Por isso, você pode começar agora mesmo a compreender na prática os benefícios de organizar os dados do escritório em um único ambiente. 

Benefícios de um CRM para advogados

Ao realizar o teste gratuito de 7 dias do CRM BOX, o seu escritório de advocacia vai compreender os benefícios de ser mais eficiente no relacionamento com os clientes e todas as pessoas que estão na base de contatos do negócio. 

Aliás, é importante reforçar que o CRM para advogados não está restrito somente aos grandes escritórios. A organização é essencial para todos os perfis de profissionais, inclusive aqueles que atuam sozinhos. 

Por essa razão que a ADVBOX oferece um plano solo, com apenas um usuário. Já no plano Squad, você pode cadastrar múltiplos usuários. As possibilidades de testes gratuitos estão liberadas para todos os planos. 

Além disso, ao contar com o CRM para advogados da ADVBOX, o seu escritório passa a contar com uma biblioteca de modelos de documentos, como por exemplo, procurações e contratos de honorários. 

E toda a otimização dos serviços é garantida, pois se oferece uma melhor produtividade para todas as pessoas que atuam no escritório. Organize todos os contatos: desde o agendamento de reuniões até a descrição de tarefas para serem realizadas.  

Com todo o histórico dos futuros clientes em mãos, você facilita o atendimento em todas as pontas, desde os assistentes que precisarão entrar em contato, até secretárias e estagiários. Tudo fica registrado no mesmo ambiente, facilitando trocas e acesso a documentos. 

O CRM para advogados não pode mais fazer parte do futuro dos negócios jurídicos. Se o seu escritório precisa dar um salto para atender ainda melhor os clientes e estabelecer um relacionamento duradouro com eles, essa gestão é fundamental. 

Você pode começar agora mesmo com o suporte da ADVBOX e revolucionar o seu atendimento jurídico. 

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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