Dicas de Marketing jurídico digital
Marketing Jurídico Digital

Veja 9 dicas de marketing jurídico para aplicar no seu escritório e aprimorar a sua estratégia!

Existem diversas dicas de marketing jurídico que podem melhorar as estratégias que o seu escritório utiliza para atrair possíveis clientes e aumentar a exposição na internet. 

Embora haja certas restrições, a verdade é que elas não atrapalham, visto que há um mar de possibilidades para os profissionais que sabem como tirar proveito das práticas permitidas.

Quem já realiza estratégias de publicidade sabe que é fundamental monitorá-las, testar novas alternativas e ficar atento às mudanças em relação a isso. Por isso, veja 9 dicas de marketing jurídico que podem melhorar ainda mais a estratégia do seu escritório!

O que é marketing jurídico?

Marketing jurídico é o termo que se refere à tática de marketing para fortalecer a imagem de advogados e escritórios de advocacia sem ferir o Código de Ética. Em outras palavras, é o marketing voltado especificamente para o segmento jurídico.

Trata-se de um método bastante importante para que os profissionais consigam se destacar perante a concorrência e atraiam novos clientes. Ademais, é peça-chave para aumentar a exposição no mercado e posicionar o negócio como uma autoridade na área.

O marketing jurídico deve estar presente desde o planejamento do negócio até a aplicação das estratégias de publicidade. Contudo, para ter resultados efetivos, é preciso alinhar as ações desejadas com os objetivos do escritório. 

O que é permitido no marketing jurídico?

A princípio, muitos profissionais pensam que o marketing voltado para advogados e escritórios de advocacia é muito limitado. De fato, existem restrições que todos precisam observar para não ter problemas com a OAB.

Contudo, ao estudar a fundo o assunto, percebe-se que essas restrições não prejudicam o advogado, visto que existem diversas possibilidades de utilizar o marketing jurídico para atrair clientes e aumentar o brand-awareness do escritório. 

Existem estratégias permitidas tanto no marketing tradicional quanto no digital. Contudo, é neste último que existem as melhores possibilidades de conseguir resultados surpreendentes. 

Como a internet é o principal meio utilizado para encontrar produtos e serviços, veja abaixo algumas práticas permitidas de marketing jurídico digital! 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia mais utilizada por empresas dos mais diversos segmentos do mercado. Basicamente, consiste em entregar conteúdos de valor para o público, com o objetivo de educá-lo sobre os assuntos relacionados a sua área de atuação.

Dentre as diversas possibilidades, os artigos nos blogs jurídicos são os mais comuns. Contudo, os advogados podem também entregar postagens curtas nas redes sociais e vídeos em um canal no YouTube ou no TikTok, por exemplo.

Saiba mais sobre essa estratégia no seguinte artigo: 

Entrevistas

As entrevistas em veículos de mídia tradicional, como jornais, rádio e televisão já ocorrem e são totalmente permitidas. Contudo, essas mesmas entrevistas também podem acontecer em canais no YouTube, blogs, programas de podcast, dentre outros meios que surgiram e ainda surgem no mundo virtual.

Divulgação de eventos

Essa estratégia é muito pouco utilizada. Os advogados podem usar o blog ou as redes sociais, por exemplo, para divulgar a sua participação em eventos, palestras, seminários e workshops, dentre outros compromissos semelhantes. 

Seja como palestrante ou ouvinte, divulgar esses tipos de conteúdo contribuem para gerar conexão com o público, fazer networking e demonstrar que você e sua equipe se preocupam em se atualizar e aprimorar os seus conhecimentos.

Currículo e informações do escritório

Os profissionais e escritórios de advocacia podem disponibilizar o currículo de cada membro da equipe no site, bem como informações do escritório, como: missão, visão e valores, história, dentre outras. Isso ajuda o público a conhecer melhor os profissionais e o negócio como um todo. 

Anúncios e tráfego pago

Por fim, os advogados podem realizar anúncios nas redes sociais, desde que tenham o cuidado para não configurar captação de clientela e mercantilização da advocacia. 

Ademais, é possível impulsionar conteúdos, isto é, pagar para que o Google ou as redes sociais mostrem algum post específico para um maior número de pessoas. 

Essas são algumas estratégias possíveis. Para saber mais e descobrir o que pode ser feito também no marketing offline e tradicional, confira o artigo abaixo:

O que não pode no marketing jurídico?

Antes mesmo de ver as dicas de marketing jurídico e saber as práticas que são perfeitamente legais, é importante ter clareza sobre o que é proibido fazer.

Afinal, saber o que pode e o que não pode é fundamental para evitar problemas com a OAB. Inclusive, você pode até perder a carteirinha e ficar impedido de exercer a profissão se realizar alguma das ações vedadas pelo Código de Ética. Logo, é melhor se atentar. Conforme as regras, é proibido:

  • Divulgar clientes e demandas que o escritório possui;
  • Oferecer serviços gratuitos;
  • Divulgar formas de pagamento;
  • Veicular a advocacia com outra atividade;
  • Passar informações equivocadas ou enganosas;
  • Divulgar títulos não reconhecidos;
  • Utilizar símbolos, marcas ou fotografias que são incompatíveis com a advocacia;
  • Prometer resultados nos serviços jurídicos;
  • Utilizar frases comuns em promoções em outros segmentos e no meio mercantil, como “entre em contato agora conosco” ou “promoção de consultoria só até amanhã”, dentre outras;
  • Fornecer contato pessoal em entrevistas;
  • Fazer propaganda do escritório em entrevistas, dentre outras.

Essas são apenas algumas práticas que são comuns em outros segmentos, mas que são proibidas no setor jurídico. Por isso, atente-se a elas para não praticá-las e sofrer denúncias. 

Quer saber quais são as estratégias de marketing que mais funcionam para os escritórios jurídicos? Baixe o nosso ebook e descubra!

9 dicas de marketing jurídico para aplicar na prática!

Agora que você tem clareza das ações permitidas e quais são as práticas proibidas, é o momento de conferir algumas dicas de marketing jurídico que podem melhorar as suas estratégias e trazer ainda mais resultados. Confira-as abaixo!

1.Melhore o seu site

O site é como se fosse a porta de entrada do seu escritório na internet. Por isso, ele precisa ser atraente e simples de navegar. Logo, é importante investir em um site organizado, que permita que o internauta encontre facilmente as informações que precisa. 

Ademais, lembre-se que ele deve transparecer profissionalismo. Certifique-se também de que ele é responsivo, isto é, que seja possível vê-lo em dispositivos móveis.

2.Crie um blog

Alguns escritórios de advocacia ainda insistem em ter apenas o site e não compreendem a importância de ter um blog.

O blog é fundamental para entregar conteúdos educativos e informativos para o público. Ele contribui para que o site do escritório seja mais facilmente encontrado pelos usuários na internet. 

Isso porque as pessoas utilizam os mecanismos de busca para pesquisar sobre produtos, serviços e conteúdos que tirem as suas dúvidas e resolvam os seus problemas. Por isso, é importante criar e mantê-lo atualizado com conteúdos de valor. 

Para fortalecer ainda mais a estratégia de conteúdo, alguns profissionais também escrevem em outros portais, como: JusBrasil e Medium, dentre outros. 

3. Foque em uma estratégia de conteúdo eficiente

Essa é uma das dicas de marketing jurídico mais importante desse artigo. Para ser eficiente, é essencial que a estratégia de conteúdo seja muito bem planejada.

Isso significa que, além de fazer uma excelente pesquisa de palavras-chave, você precisa definir um calendário editorial, a frequência de postagens e identificar as plataformas que divulgará o seu conteúdo. Quanto melhor a sua presença na internet, maiores as chances de atrair mais clientes.

4.Esteja nas redes sociais em que o seu público está

Outra das principais dicas de marketing jurídico para fazer a estratégia ser ainda mais eficiente. As redes sociais são essenciais para uma estratégia de conteúdo. Por isso, somente o blog não basta, visto que as mídias contribuem para aumentar a sua exposição na internet e fazer o seu conteúdo chegar a um público maior.

A grande maioria acaba fazendo um perfil e criando postagens nas principais redes sociais, como o Instagram. Embora essa ideia seja interessante, é essencial também ter presença nas redes sociais que o seu público-alvo está. Isso porque, nem sempre ele está nas redes sociais mais “badaladas”.

Por exemplo, se o seu público-alvo tem uma idade mais avançada, o Facebook pode ser a melhor mídia para entregar conteúdo e se relacionar. Contudo, se é mais jovem, como os da geração Z, o TikTok pode ser a melhor rede. Pesquise, entenda o seu público e foque nas redes que ele mais utiliza. 

5.Capriche no SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é essencial para que o seu blog fique bem posicionado no Google, que é o mecanismo de busca mais utilizado mundialmente. 

Enquanto que o SEO on-page é importante para otimizar os artigos que são publicados no blog, o SEO off-page é primordial para manter o blog e o site bem posicionado. Nem sempre esse trabalho é simples de fazer, principalmente quando se trata do SEO off-page

Por isso, o ideal é contar com profissionais especialistas para manter o seu site e o seu blog em ordem. Lembre-se que o SEO precisa ser avaliado frequentemente e é primordial para o seu site e blog serem ranqueados. 

6.Aplique o email marketing

Essa é uma das dicas de marketing jurídico mais eficientes e que costuma ser pouco usada por advogados e escritórios de advocacia.

O email marketing é uma prática que pode fortalecer o relacionamento com os leitores do seu blog. Ao contrário deste último, em que pessoas podem acessar para ler os artigos a todo momento, o email deve ser usado apenas para se comunicar com os usuários que desejam receber conteúdos de você.

Em outros segmentos do mercado, essa é a estratégia que mais costuma trazer vendas. Logo, se bem aplicada, pode ser que ajude a atrair ainda mais clientes para fechar contratos.

7.Diversifique nos formatos de conteúdo 

Os conteúdos escritos geralmente são os mais produzidos por advogados e escritórios de advocacia que realizam estratégias de marketing, seja no blog ou nas redes sociais.

Contudo, diversificar os formatos pode fazer a sua mensagem ser encontrada por um maior número de pessoas. Logo, comece a analisar a possibilidade de reutilizar as suas postagens e os seus artigos para criar conteúdos em outros formatos, como vídeo e áudio. 

Muitos negócios já fazem isso. Além de possibilitar que o seu escritório tenha presença em mais espaços, mais pessoas podem conhecê-lo. 

8.Use o tráfego pago com sabedoria

Essa é uma das dicas de marketing jurídico mais importantes. Logo, tenha muita atenção em relação a ela.

Um grande erro de muitos escritórios de advocacia é utilizar o tráfego pago e os anúncios sem ter um objetivo. Assim, dificilmente conseguem ter bons resultados e apenas perdem tempo e dinheiro. 

Os erros mais comuns são: fazer anúncios sem delimitar bem o público-alvo, impulsionar qualquer tipo de conteúdo, dentre outros. O tráfego pago deve ser usado de forma estratégica, e não por qualquer motivo.

Diante disso, além de saber direcionar o anúncio do escritório ou de um conteúdo para o público certo, é preciso saber o que impulsionar. Ou seja, em vez de impulsionar toda e qualquer postagem que criar, impulsione aquelas que mais tem chances de atrair clientes para o serviço que mais deseja oferecer.

Por exemplo, se o seu escritório atende em Direito de Família e Sucessões e deseja oferecer mais planejamentos sucessórios, não adianta anunciar todos os artigos do blog. Em vez disso, você pode impulsionar aqueles mais de fundo de funil sobre esse serviço específico.

9. Faça parcerias com outros escritórios

Essa é uma das dicas de marketing jurídico menos comentadas, mas que pode ajudar muito o seu negócio. 

Imagine que você atenda apenas em Direito Previdenciário e tem um colega que é advogado trabalhista. Embora o seu escritório não atenda às demandas do Direito do Trabalho, existem questões trabalhistas que podem interessar a sua persona.

Desse modo, você pode, por exemplo, chamar o seu amigo para fazer um vídeo no seu canal respondendo as dúvidas de Direito do Trabalho que você recebe e impactam o Direito Previdenciário.

Fazer parcerias com outros advogados, inclusive para realizar algumas ações de marketing, pode ser muito vantajoso. Além de ajudar a sua audiência, ambos podem se tornar conhecidos por mais pessoas. 

Que tal aprender ainda mais sobre marketing jurídico? A ADVBOX realizou um seminário com especialistas para ajudar quem precisa aprimorar as estratégias comerciais do escritório. Confira abaixo!

Aqui, você viu 9 dicas de marketing jurídico que podem melhorar ainda mais a sua estratégia, deixando-a mais eficiente. É essencial aprimorar o marketing do escritório com frequência e estar atento às mudanças em relação às novidades nessa esfera. Portanto, continue sempre estudando sobre esse assunto para conseguir atrair ainda mais clientes!

Por fim, confira uma última leitura que ajuda você a aprender ainda mais sobre esse tema? Veja agora algumas dicas para fazer uma página eficiente do seu escritório no Facebook!

TRIAL
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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