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6 dicas para conquistar novos clientes!

Trabalhar em um escritório de advocacia requer muito mais que apenas o conhecimento técnico sobre o Direito. Conhecer algumas dicas para conquistar novos clientes é fundamental para desenvolver o negócio e se tornar mais competitivo. 

Isso porque quanto maior for o conhecimento sobre os clientes, melhor tende a ser os serviços jurídicos oferecidos. Com isso, é uma ótima maneira de garantir um bom atendimento, facilitando a comunicação e atraindo melhores resultados. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com 6 dicas para conquistar novos clientes. Confira também a importância desse estudo para desenvolver o seu escritório e proporcionar um ambiente mais acolhedor aos clientes.

Por que saber dicas para novos clientes é essencial?

De modo geral, conquistar novos clientes é essencial para o crescimento e sucesso do escritório. A partir da chegada de novos clientes é possível expandir o alcance no escritório, seja proporcionando novos serviços jurídicos ou aumentando a localidade de acesso, seja presencialmente ou remotamente. 

Consequentemente, novos clientes têm impacto direto no aumento das receitas, aumentando os honorários e fortalecendo a marca.

Para isso, é preciso muito cuidado com a satisfação dos clientes e na qualidade dos serviços prestados. Assim, a boa comunicação durante todas as etapas de um processo é fundamental. 

Portanto, podemos destacar também a importância da conquista de novos clientes para a competitividade. Logo, esse feito auxilia na se destacar da concorrência, transformando o escritório em um modelo, tanto para clientes como para outros profissionais. 

Em resumo, conquistar novos clientes é o reflexo de um trabalho de qualidade desenvolvido por todos os colaboradores. Desse modo, é importante ter um bom ambiente de trabalho, através de uma gestão de qualidade, que favoreça a boa interação e comunicação, facilitando processos. 

O que fazer para conquistar novos clientes?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da busca por novos clientes para o sucesso do escritório, vamos conhecer 6 dicas para alcançar esse objetivo. 

  • Conheça muito bem o seu público;
  • Fortaleça o marketing jurídico;
  • Invista em atendimento ao cliente;
  • Tenha uma boa gestão;
  • Faça avaliações periódicas;
  • Realize parcerias.

1. Conheça muito bem o seu público

Ter a capacidade de identificar o público e o mercado em que atua é uma das principais dicas para conquistar novos clientes. Isso porque através desse conhecimento é possível desenvolver estratégias para melhor atendimento e obter melhores resultados. 

Para isso, é muito importante realizar pesquisas de mercado, buscando entender quais as maiores questões que os clientes da área que o escritório atua possuem.

Além disso, buscar se especializar em uma ou poucas áreas do direito é uma ótima maneira de conquistar novos clientes, principalmente pela qualidade dos serviços oferecidos. 

Esse conhecimento será fundamental para o sucesso na próxima dica, garantindo ações mais assertivas de atração. Logo, uma maneira de otimizar custos e tempo, proporcionando maior assertividade e resultados em curto e longo prazo. 

2. Fortaleça o marketing jurídico

A junção do ambiente digital com a advocacia está cada vez mais presente e sendo essencial para conquistar novos clientes. Sendo assim, é primordial que o escritório desenvolva forte presença online, investindo em diferentes canais. 

Entre os mais interessantes estão as redes sociais e os sites, por meio, principalmente, de conteúdos de blog. O marketing jurídico de sucesso é aquele que produz conteúdos de qualidade e realmente relevantes para o seu público. 

Através de conteúdos como blogposts, artigos, vídeos e outros é possível apresentar os pontos altos do escritório, tirar dúvidas do público e demonstrar a autoridade sobre os assuntos abordados. 

No entanto, a partir do desenvolvimento do digital, novas maneiras de produzir conteúdos foram surgindo. Para maior sucesso no marketing jurídico é fundamental um planejamento bem estruturado, com práticas de SEO, pesquisas de palavras-chave e conteúdos otimizados. 

3. Invista em atendimento ao cliente

A terceira dica para conquistar novos clientes é um investimento forte no atendimento. Afinal, é muito importante uma boa relação com o público para desenvolver um trabalho de qualidade. 

Com isso, é muito importante criar um atendimento empático, buscando entender as principais necessidades e dúvidas dos clientes. Em paralelo a isso, é fundamental proporcionar uma comunicação transparente e objetiva, oferecendo respostas rápidas, embasadas e através de diferentes canais. 

Para obter êxito no atendimento ao cliente é muito importante realizar pesquisas de satisfação com regularidade, buscando encontrar pontos a serem melhorados.

O acompanhamento desses resultados é essencial para manter o atendimento atualizado e o mais adequado para cada tipo de caso, procurando padronizar processos. 

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4. Tenha uma boa gestão

A conquista de novos clientes é um reflexo do bom trabalho desenvolvido internamente. Para isso, é muito importante utilizar ferramentas tecnológicas para organizar o fluxo de trabalho, facilitando processos, diminuindo erros e otimizando tempo. 

Consequentemente, será possível alcançar a produtividade máxima do escritório, sem afetar a qualidade dos serviços jurídicos e do atendimento ao cliente. 

Para auxiliar nesse controle de atividades e informações, a ADVBOX desenvolveu o Taskcore, uma ferramenta capaz de fornecer uma visão geral sobre o funcionamento do escritório, fornecendo mais autonomia aos profissionais e facilitando o gerenciamento de líderes. 

5. Faça avaliações periódicas

A quinta dica para conquistar novos clientes é desenvolver a prática de avaliar periodicamente todos os processos e estratégias do escritório. Assim, uma análise sobre todos os setores, desde o marketing, até a gestão de processos e relacionamento com clientes. 

Essa estratégia de buscar novas melhorias é fundamental para manter o escritório de progresso constante, encontrando novos mecanismos para alcançar o sucesso.

Afinal, novas ferramentas e iniciativas surgem diariamente, apresentando novas tendências e ações imprescindíveis para manter-se em destaque perante a concorrência. 

Essas avaliações podem ser desenvolvidas através de pesquisas de satisfação de clientes, reuniões com profissionais de diferentes setores e muitas outras formas.

O importante é ter dados relevantes sobre quais áreas é possível melhorar o desempenho, sempre com foco na redução de custos, tempo e melhor resultado final.

6. Realize parcerias

O chamado networking é uma das principais dicas para conquistar novos clientes. Assim, procure colocar seu escritório e profissionais em diferentes ambientes jurídicos, como congressos e conferências. 

Essa estratégia é fundamental para desenvolver parcerias estratégicas com outros escritórios ou empresas.

Além disso, é uma iniciativa para apresentar os serviços jurídicos para o ambiente do Direito, atraindo posteriormente os melhores talentos do mercado, refletindo em um atendimento de maior qualidade e com ótimos resultados. 

Vale destacar que essas parcerias podem ser com escritórios de outros segmentos, buscando fortalecer laços e aumentar a possibilidade de conquistar clientes. Essa troca de experiências e conhecimentos é crucial para o desenvolvimento de ambas as partes, provocando melhores resultados. 

Por que fidelizar os novos clientes?

Ao mesmo tempo que os escritórios estão em busca de dicas para conquistar novos clientes, é essencial encontrar maneiras para fidelização. Desse modo, é a principal maneira de manter uma base de processos, consolidando o escritório no cenário da advocacia. 

Assim como no processo de conquistar novos clientes, a fidelização tem como base o conhecimento profundo sobre o público e apresentação de serviços de qualidade. Para isso, é importante investir em profissionais qualificados, apresentando treinamentos e capacitações.

Essa iniciativa é importante para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar o engajamento de todos, refletindo no bom atendimento e nos resultados obtidos.

Portanto, é uma tarefa a ser realizada em paralelo a conquista de novos clientes, retendo o maior número possível, também utilizando estratégias de marketing jurídico.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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