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Todo bom negócio tem, por trás do seu sucesso, uma equipe de qualidade. E em escritórios de advocacia isso não é diferente. Trabalhar a qualificação da equipe é um fator decisivo para atingir seus objetivos.

Três advogados e duas advogadas conversando e sorrindo sentados à uma mesa em um escritório bastante futuristas, com paredes de vidro. Simboliza o uso da tecnologia para qualificação da equipe.

Atuar na advocacia é uma tarefa árdua que exige grande dedicação, estudo, esmero. Uma incansável busca por atualização nos assuntos, leis e entendimentos da área jurídica.

Além disso, cuidar dos direitos das pessoas traz uma enorme responsabilidade. É preciso sempre defender com afinco o argumento que sustenta a defesa desses direitos. E um bom advogado não pode sequer imaginar perder um prazo processual das causas em que atua.

E é por tudo isso que é tão difícil confiar o trabalho que se faz como advogado para outras pessoas e montar um time de alta performance. Desafio esse que, por vezes, traz ansiedade ao advogado que tem pressa em fazer seu escritório crescer sem perder qualidade na produção jurídica.

O que muitos não sabem é que, por meio da digitalização do escritório de advocacia, é possível ultrapassar essa dificuldade de forma rápida e fácil.

Escritório digital para aumentar qualificação da equipe

Em um escritório de advocacia convencional é bem complicado avaliar o trabalho de todos os colaboradores. Identificar quem produz mais e menos, quem faz o trabalho com maior assertividade e quem comete erros.

Nesse ambiente de trabalho, por vezes, pode se ter a falsa impressão de que um colaborador que passa o dia inteiro na frente do computador está produzindo e outro que conversa no local do café está fazendo corpo mole.

Na verdade, pode ser que o que está na frente do computador esteja olhando suas redes sociais, enquanto que o que está no café teve mais foco e terminou suas tarefas mais rápido.

O que se vê em escritórios de advocacia convencionais são pilhas de papéis em cima das mesas dos colaboradores. O que também pode causar a impressão de que estes estão abarrotados de coisas para fazer.

É consenso geral dizer que “nem tudo é o que parece”.

Transparência e compreensão entre colegas

E o escritório digital, nesse sentido, é muito mais transparente e traz muito mais segurança ao gestor de um escritório na hora de avaliar a produtividade, qualidade e agilidade dos membros de sua equipe.

Isso porque, quando baseado em um software jurídico de qualidade, o trabalho em um escritório de advocacia digital pode ser medido de forma real. Com fundamento em informações, métricas, dados, relatórios, gráficos e metas.

Uma boa plataforma para escritórios digitais permitirá construir um fluxo de trabalho organizado por tarefas. De forma que tudo o que for feito no escritório fique devidamente registrado.

É possível, com base nesse mesmo fluxo de trabalho, atribuir pontuação para cada tarefa realizada. Assim, há como medir a real produtividade de cada um.

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“Gameficação” para identificar e elevar qualificação da equipe

A pontuação de tarefas, combinada com uma definição de metas de produção, gera uma “gamificação” do trabalho. Como o próprio nome deste método diz, o trabalho é transformado em um “game” (jogo). O profissional deverá cumprir diversas tarefas, para ganhar pontuação e atingir um objetivo final.

Além deste método tornar o dia-a-dia mais interessante, desafiador e produtivo, é gerado ao gestor um aumento da produção do escritório e do controle sobre o que sua equipe é capaz de fazer. Isso porque, para pontuar, todos os membros da equipe deverão registrar tudo que fizerem.

Logo, se acumula grande quantidade de informações, com as quais o gestor será capaz de criar métricas e medidas.

Consequentemente, será muito mais fácil identificar: quem foi o responsável por um erro em algum processo; quem produz menos e quem produz mais; quem faz suas atividades em dia e quem atrasa; quem tem dificuldades em uma determinada área ou atividade; entre outros.

Os benefícios da gameficação

E com base em tudo isso, o gestor poderá: responsabilizar de forma justa quem tiver cometido erros; reconhecer e gratificar quem produz mais e em dia; treinar e melhorar a capacitação dos seus colaboradores nas áreas em que estes não tenham plenas habilidades.

Com isso, o advogado terá, finalmente, condições de montar, qualificar e manter uma ótima equipe no seu escritório. E, ainda, não terá problemas de confiança na delegação de tarefas, já que será possível avaliar e acompanhar tudo o que está sendo feito.

Mas o melhor de tudo é que o escritório digital, aliado à esse método de trabalho, permite que o gestor acompanhe toda a rotina de trabalho do escritório à distância. Assim, ele poderá fazer viagens a trabalho ou a lazer, se ausentar ou trabalhar de casa quando necessário. Tudo porque ele possuirá todas as informações de que precisa acessíveis na sua plataforma, via internet.

Mérito, justiça e qualidade de vida

Da mesma forma, esse gestor poderá se tornar um chefe melhor. Que gratifica funcionários baseado em meritocracia. Que permite que seus colaboradores também façam home office. Ou que incentiva que estes organizem sua rotina de trabalho para fazerem suas atividades quando se sentirem mais produtivos, não os prendendo a cumprimento de horário de trabalho, mas sim, reconhecendo a sua real produtividade.

Com foco e engajamento por parte do gestor e da equipe do escritório de advocacia, em pouquíssimo tempo, por meio da digitalização do escritório e aplicação da “gamificação” do trabalho, será possível aumentar a produtividade, a qualificação da equipe e a qualidade de vida de todos, com colhimento dos bons frutos advindos dessa transformação na forma de advogar.

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Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

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