Gestão na advocacia

Como começar um escritório jurídico virtual?

As transformações tecnológicas afetaram todos os segmentos e a área do Direito não ficou de fora. O escritório jurídico virtual é uma realidade e uma nova oportunidade para os profissionais exercerem a advocacia e prestarem seus serviços.

É claro que considerando os limites entre a ética e as possibilidades do mundo virtual muitas dúvidas pairam no ar. Porém, é inegável que esta modalidade de escritório traz vantagens para advogados e clientes.

Para esclarecer dúvidas e orientar sobre esta nova possibilidade de escritório advocatício, nesse post você encontrará respostas para as perguntas:

  • É permitida pela OAB a consultoria jurídica virtual?
  • Como ser advogado virtual?
  • O que precisa para abrir um escritório de advocacia virtual?

Siga a leitura do artigo e veja as possibilidades e como colocar em prática seu escritório digital.

É permitida pela OAB a consultoria jurídica virtual?

A pandemia da Covid 19 é o exemplo mais clássico de como os escritórios jurídicos digitais facilitaram o trabalho advocatício, principalmente por diminuir distâncias e aproximar advogados e clientes em um momento tão delicado.

A partir de inúmeras tecnologias, os clientes puderam entrar em contato com os advogados especialistas de diversas áreas a qualquer hora, de forma rápida, com menos custos e com a devida segurança que o cenário exigia.

Mas, a consultoria jurídica virtual é permitida, tendo em vista que a advocacia é algo tão complexo e pautado por códigos de ética rigorosos?

Sim, é!

Apesar das regras que regulamentam as práticas da profissão, não há qualquer impedimento legal ou ético de os escritórios atenderem os clientes de forma remota e oferecerem serviços on-line.

Portanto, especialistas dizem que advogados não só podem como devem acompanhar a tecnologia, agilizando a prestação de serviços, sem, com isso, quebrar a ética profissional.

Entretanto, é importante ressaltar que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) proíbe a consulta jurídica gratuita feita nos meios de comunicação digitais, como em comentários de posts nas redes sociais. 

Diante disso, o ideal é o esclarecimento de dúvidas a partir de um serviço personalizado  com horário marcado. 

1. Quais as vantagens desta consultoria?

Existem algumas vantagens agregadas ao escritório jurídico on-line. Tanto para os profissionais da advocacia quanto para os clientes.

Primeiramente, existe a possibilidade de atuação em todo o Brasil e até mesmo no exterior, já que a internet permite extrapolar fronteiras geográficas. Dessa forma, o escritório aumenta suas possibilidades de negócios e sua clientela.

Outro benefício é a redução de gastos, pois um escritório virtual demanda bem menos recursos financeiros do que um estabelecimento físico. Os investimentos giram em torno de um site de qualidade, produção de conteúdo e softwares jurídicos.

Ademais, esse formato de escritório jurídico on-line permite prestação de serviços de forma rápida e evita deslocamentos, contribuindo para maior produtividade profissional e melhor acesso do cliente ao serviço.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Como ser advogado virtual?

Mas, qual a postura do advogado virtual? Como ele deve agir e quais ferramentas deve usar para ter sucesso no escritório jurídico on-line?

Primeiramente, um dos pontos de partida para isso é a credibilidade que ele deve construir na internet, de forma que passe confiança aos clientes. Ou seja, deve investir em sua área de atuação e planejar sua estratégia de trabalho.

Veja, então, na prática, algumas dicas iniciais para ser  um advogado à distância bem-sucedido.

  • Especialização;
  • Estratégia;
  • Apoio.

1. Especialização

O advogado digital não deve ser generalista ao se apresentar, pois isso é um entrave para se destacar no mundo on-line. Ele deve focar em uma área de atuação para que ela seja o destaque do escritório jurídico virtual.

2. Estratégia

Antes de partir para a prática da advocacia on-line, o profissional deve definir as ações que vai tomar no mundo virtual para alcançar uma excelente imagem no meio. 

3. Apoio

Os advogados virtuais devem fazer parte de uma rede  de correspondentes jurídicos, já que não conseguirão suprir atendimentos em lugares fora de sua região.

Assim, os advogados correspondentes serão os parceiros para um suporte jurídico em outras cidades e estados.

O que precisa para abrir um escritório de advocacia virtual?

Preparado, então, para criar seu escritório jurídico digital? As ações envolvem tanto as questões básicas como uma internet rápida até mesmo as questões mais específicas como softwares para otimizar o trabalho virtual.

Veja quais os passos para alavancar seu escritório jurídico virtual.

  • Boa internet;
  • Local;
  • Ferramentas;
  • Conteúdo;
  • Atendimento;
  • Versatilidade;
  • Organização;
  • Tecnologias;
  • Business Intelligence.

1. Boa internet

Parece óbvio, mas é sempre bom ressaltar que uma boa internet fará a diferença para o escritório e todo o trabalho a ser realizado como as videoconferências, por exemplo. Portanto, invista!

2. Local

O advogado deve escolher quais lugares para o trabalho que mais se adequa ao seu perfil após decidir pelo modelo de escritório jurídico virtual. Nesse sentido, coworking e home-office são possibilidades interessantes.

É importante que ao trabalhar em home-office o profissional separe um cômodo de sua casa para a atividade profissional, de forma  a preservar sua vida pessoal. 

3. Ferramentas

O advogado virtual deve ter claro quais são os equipamentos necessários para essa modalidade de escritório, partindo do básico como um bom computador e também um bom celular que suportem os aplicativos e softwares necessários para o trabalho.

Ademais, é importante que tais dispositivos tenham boas câmeras, pois por meio deles o advogado pode fazer videoconferências com seu cliente até participar de audiências virtuais.

Por fim,  fones de ouvido, microfones e impressoras – com ou sem scanner – também estão entre as ferramentas fundamentais.

4. Conteúdo

O marketing digital precisa fazer parte dos planos do escritório jurídico, tanto físico quanto virtual. 

Além de um site que apresenta o escritório e todas as possibilidades de atendimento, o advogado deve usar e abusar de blogs, vídeos e posts – patrocinados ou não – que a internet permite para manter seu público atualizado e para conquistar novos clientes.

Claro que, neste caso, é importante que o profissional esteja atento às regras da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre os limites da publicidade jurídica, focada mais em estratégias informativas e brandas e menos comerciais.

5. Atendimento

Assim como é preciso pensar em como fazer seu escritório virtual se destacar é necessário também pensar em como atender os clientes durante o processo.

Diante disso, ferramentas como o Zoom, o Google Meet, o Microsoft Teams, o Skype, entre outras opções, possibilitam videoconferências de forma rápida entre advogados e clientes.

Por outro lado, para conversar por mensagens de texto ou áudio, WhatsApp, o Telegram, o Messenger podem atender essas demandas de forma positiva.

6. Versatilidade

Ter domínio sobre as plataformas não é o suficiente para o funcionamento do escritório jurídico virtual. É importante ter flexibilidade e oferecer opções de ferramentas que se adequam às preferências do cliente.

7. Organização

O profissional de escritório jurídico físico deve organizar prazos, o trabalho da equipe e os documentos do escritório. E no mundo virtual também. Para isso, conta com a ajuda de softwares, aplicativos e serviços de armazenamento em nuvem.

O armazenamento em nuvem é um dos destaques para a organização. Por meio do Google Drive, por exemplo, os advogados podem criar, acessar e guardar os documentos de qualquer lugar – desde que conectados à internet – sem risco de perdas.

8. Tecnologias

Escritórios jurídicos virtuais não podem abrir mão das tecnologias que otimizam o trabalho. Plataformas de assinatura digital e de gestão jurídica, por exemplo, facilitam a vida de advogados e clientes.

Além disso, softwares diversos como os de cálculo previdenciário e de controle financeiro também despontam como ferramentas que auxiliam as atividades do negócio.

9. Business Intelligence

O Business Intelligence é uma tecnologia que se destaca na construção de um escritório jurídico virtual. Por meio dela, o gestor capta dados e informações gerais importantes acerca do negócio.

E a partir deles toma decisões inteligentes em torno de investimentos, custos, crescimento e questões financeiras. 

Um escritório jurídico virtual é mais do que abrir mão de um endereço físico. Envolve uma nova forma de ver o negócio e planejar a oferta do serviço. De qualquer forma, o começo é semelhante a qualquer negócio jurídico: um computador, um celular e uma internet.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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