Foto aérea de uma cidade, representando a possibilidade de expandir o escritório e atender lugares mais distantes
Gestão na advocacia

Como expandir o escritório?

A competitividade cada vez maior em diferentes segmentos cria a necessidade de aprimoramento e crescimento. Por isso, buscar expandir o escritório é uma maneira de se destacar na advocacia, gerando mais autoridade e alcançando uma maior clientela. 

Desse modo, o crescimento do escritório pode envolver diferentes estratégias, seja um aumento físico ou geográfico, investindo em uma gestão digital. Em geral, é muito importante planejamento, estudos e tempo de adaptação. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como expandir o escritório. Conheça também os motivos e os benefícios que podem ser desencadeados por essa expansão. 

Como expandir um escritório de advocacia?

Antes de conhecer como e as principais vantagens de expandir o escritório é importante entender os motivos que podem levar a esse passo. De modo geral, são várias as razões para essa escolha, como aumento da demanda por serviços jurídicos.

Com isso, caso o escritório esteja passando por um crescimento de demanda, será necessário sua expansão física, de colaboradores ou automação do trabalho.

Para isso, é fundamental a implementação de uma gestão de qualidade, que visa interação com softwares jurídicos capazes de otimizar o trabalho diário.

Outro motivo muito comum é a diversificação de serviços em decorrência da grande competitividade do setor. Sendo assim, adicionar novas especializações é uma maneira de aproveitar novas oportunidades de negócios, fortalecendo a marca do escritório e aumentando a quantidade de possíveis clientes. 

Além disso, a busca pela cobertura geográfica ampliada é um dos principais motivos, buscando atender clientes em diferentes regiões do país ou do mundo.

Entretanto, essa expansão não necessariamente precisa ser física. Afinal, cada vez mais os escritórios têm optado por uma gestão digital, garantindo a produtividade máxima mesmo com atendimentos remotos. 

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Por que abrir um escritório de advocacia?

Agora que você já conhece alguns dos principais motivos que influenciam na busca para expandir o escritório, que tal conhecer seus principais benefícios. Confira cada um deles detalhadamente a seguir.

  • Crescimento do número de clientes;
  • Diversificação dos serviços oferecidos;
  • Aumento da competitividade;
  • Aumento das receitas;
  • Fortalecimento da marca.

1. Crescimento do número de clientes 

Certamente, um dos primeiros e principais benefícios ao optar por expandir o escritório é alcançar um expressivo crescimento do número de clientes. Afinal, a área de atuação passa a ser maior, principalmente a partir do investimento em marketing jurídico

Portanto, é muito importante que o escritório que deseja se expandir tenha uma forte presença no ambiente digital, seja em com sites e redes sociais como com sistemas que facilitem a interação com clientes, como reuniões virtuais.

Além disso, a expansão pode ser primordial para alcançar um público mais amplo, conquistando diferentes perfis de clientes. 

2. Diversificação de serviços oferecidos

A expansão do seu escritório também pode proporcionar uma grande diversificação dos serviços jurídicos oferecidos. Com isso, é possível investir em novas áreas, contratando novos profissionais ou investindo na especialização ou plano de carreira dos talentos já contratados. 

Portanto, o aumento dos serviços tem ligação direta com todos os outros benefícios, impactando no aumento de clientes, receitas, competitividade e valorização da marca. Assim, é ponto chave para o crescimento do escritório como um todo, melhorando a qualidade da entrega como a reputação.

3. Aumento da competitividade

Outro benefício de expandir o escritório é tornar ele mais competitivo. Afinal, além de poder oferecer uma variedade maior de serviços jurídicos, ele pode concorrer com uma maior quantidade de escritórios. 

Desse modo, a competitividade saudável entre diferentes escritórios ajuda a proporcionar aos clientes um serviço de maior qualidade. Sendo assim, cumprir com as expectativas criadas ainda no início de cada processo. 

Portanto, a competitividade cria a necessidade do escritório encontrar alternativas para desenvolver o seu negócio. Com isso, é muito importante buscar novos e melhores profissionais, além de ferramentas que auxiliem a segurança de dados e comunicação.

4. Aumento das receitas

Como dito anteriormente, todos os benefícios citados até agora influenciam diretamente no aumento das receitas do escritório. A partir disso, o dinheiro pode, e deve, ser realocado para o desenvolvimento contínuo do ambiente de trabalho. 

Para isso, é muito importante aprimorar as ferramentas utilizadas para a gestão, buscando principalmente atingir uma alta produtividade. Logo, o sistema Taskscore, desenvolvido pela ADVBOX, pode ser uma ótima escolha.

Afinal, ele tem a capacidade de proporcionar aos profissionais e gestores do escritório uma visão ampla sobre todas as atividades realizadas.

Desse modo, auxilia no controle de desempenho, averiguando as etapas dos processos e pontos que podem ser aperfeiçoados para obter os melhores resultados possíveis. 

5. Fortalecimento da marca

Por fim, a expansão pode resultar em maior visibilidade e reconhecimento no mercado. Sendo assim, criar uma ótima reputação e imagem, tornando o escritório respeitado por concorrentes e clientes. 

Sendo assim, o processo de contratação de talentos se torna mais atrativo, sendo local de desejo para os melhores profissionais da área. 

Como expandir o escritório?

Vamos conhecer na prática quais são os passos para você e seu escritório alcançarem os benefícios citados anteriormente? Para isso, confira o passo a passo que desenvolvemos e busque desenvolver e expandir o escritório.

Entretanto, é muito importante ter o conhecimento de que esse processo é contínuo e gradual, necessitando de tempo e investimento em estudos, profissionais e tecnologia. 

  • 1° passo: defina seus objetivos;
  • 2° passo: realize pesquisa de mercado;
  • 3° passo: escolha a estratégia de expansão;
  • 4° passo: invista em capacitação e treinamento;
  • 5° passo: monitore resultados.

1° passo: defina seus objetivos

O primeiro passo para expandir o escritório é determinar os objetivos e metas a serem alcançados. Assim, essa etapa funciona para definir o crescimento de receitas, clientes, serviços oferecidos e os setores que irão receber o investimento.

Com o planejamento desenvolvido será mais fácil direcionar as prioridades para uma expansão de qualidade, sem afetar o trabalho diário e as entregas. 

2° passo: realize pesquisa de mercado

Já o segundo passo, com o planejamento e objetivos em mãos, é realizar uma pesquisa detalhada do mercado para identificar oportunidades de expansão. A partir dessas informações é possível determinar quais as necessidades dos clientes, as principais oportunidades de mercado e como os concorrentes estão se comportando.

3° passo: escolha a estratégia de expansão

A escolha da estratégia está relacionada ao direcionamento que você dará ao escritório. Ou seja, se deseja expandir a equipe de profissionais, aumentar o número de filiais espalhadas pela região ou investir em desenvolvimento tecnológico, proporcionando uma gestão digital e remota.

4° passo: invista em capacitação e treinamento

Durante todo o processo de expansão será necessário o trabalho colaborativo de todos os profissionais do escritório. Por isso, é muito importante fazer com que eles se sintam parte do projeto, os tornando cada vez mais motivados e engajados. 

Para isso, é fundamental o investimento em capacitação e treinamento para aperfeiçoamento sobre as novas diretrizes do escritório. Desse modo, poderão entender os objetivos, as novas ferramentas e o modus operandi do escritório.

5° passo: monitore resultados

Por fim, o último passo para expandir o escritório com sucesso é monitorar os resultados das ações realizadas. Com isso, entender se a base de clientes, receitas, reputação e outros segmentos estão seguindo o planejamento estabelecido. 

Esse passo é essencial para direcionar a expansão, cuidando para que os possíveis erros sejam encontrados de forma rápida, diminuindo as probabilidades de prejuízos. Para isso, procure analisar os números e resultados, mas também conversar com profissionais de diferentes áreas, para passarem suas sugestões sobre possíveis alterações nos processos de expansão.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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