caixa do escritório de advocacia
ADVBOX

Como Fazer Caixa do Escritório de Advocacia

Vídeo descritivo do episódio Faça Caixa do Escritório de Advocacia, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

O que é fluxo de caixa de uma empresa?

A primeira lição de gestão: Pode faltar tudo no seu negócio, menos caixa. Tendo caixa do escritório de advocacia tudo se resolve.

À vista disso, imagine a seguinte situação: um prodígio aluno de Direito chamado Gian é aprovado na OAB. No primeiro mês de advocacia, sem nem ter um escritório ainda, fecha 10 contratos na área Cível e Criminal, cobrando 20 mil reais à vista em cada.

Deslumbrado, o nosso advogado compra um carro zero à vista e um pacote para viajar à Europa.

Sua sorte dura mais 3 meses, ele está no céu com tantos honorários advocatícios. Até que no 4º mês o advogado não fecha nenhum novo contrato e não guardou nem 1 real.

É verdade que alguns desses contratos previam honorários ao final. No entanto, Gian estava sem recursos para se manter naquele mês, assim seguindo nos meses seguintes.

Esse é o tipico problema de fluxo de caixa do escritório de advocacia que advogados criminalistas e cíveis, e outras áreas que cobram honorários no início do processo, vivem de forma um pouco mais sutil, mas seguindo o mesmo erro.

Há um recebimento muito grande de valores no início da ação. Todavia, os custos incidem mês a mês ao longo do tempo.

Faça caixa do escritório de advocacia

Como deve ser feito um fluxo de caixa do escritório de advocacia?

Mas como não cometer esse erro? Tendo a consciência que só se pode “pagar a si mesmo” 5% do que recebeu até que o processo judicial tenha terminado. Sim, o restante se usa só no arquivamento da demanda. Isso porque o lucro líquido irá ficar entre 5% e 25% dos honorários na maioria das vezes.

Agora outra situação: uma advogada previdenciária chamada Andressa parou de atuar em processos judiciais que terminavam rápido para priorizar grandes casos que demoravam mais tempo, e assim, acumulavam mais atrasados.

Ocorre que Andressa não cobrava honorários iniciais. Com o tempo, Andressa percebeu que apesar de ter perspectiva de ganhar milhões nos próximos 10 anos, não tinha dinheiro em caixa. Até que ela entendeu que o caixa é mais importante que o lucro.

Se há 2 tipos de ações que demoram 3 anos, 1 que o escritório ganhe 30 mil reais ao final apenas, outra que possa cobrar 1 mil reais no início e 10 mil reais ao final, qual é a mais vantajosa?

A maioria diria que a primeira ação, certo? Errado!

Isso porque, ao cobrar 1 mil reais iniciais, o escritório irá fazer caixa desde o primeiro mês que atuar nessa ação. Se, por exemplo, o escritório fechar 20 ações por mês, irá totalizar 240 mil reais no primeiro ano e mais 240 mil reais no segundo ano.

Com esse caixa, a Banca poderá investir ainda mais na área comercial.

Por outro lado, enquanto no caso da 1ª ação, não verá nada até que as ações comecem a ser pagas.

Como fazer crescer um escritório de advocacia?

É por isso que a estratégia de crescimento do seu escritório precisa ser acompanhada de uma previsão financeira, bem como contando com um estudo de cenários que meça:

  • Tempo;
  • Honorários;
  • Custos.

Dessa forma, a geração de valor no seu financeiro será mais ágil e a sua advocacia muito mais recompensadora.

Faça Caixa do Escritório de Advocacia

ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Para assistir este episódio basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

Referências

SCALING UP – Escalando o seu negócio.

faça caixa do escritório de advocacia
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas