Fluxo de caixa escritório advocacia
Financeiro

Fluxo de caixa escritório advocacia: dicas para evitar problemas financeiros

Fazer o fluxo de caixa escritório de advocacia não está na sua rotina? Se a resposta para essa pergunta foi “sim”, saiba que esse cenário precisa mudar.

Aliás, essa é uma mudança que precisa acontecer urgentemente. Negócios que não têm visibilidade e organização financeira estão correndo sérios riscos. 

E o fluxo de caixa escritório advocacia precisa ser uma regra. Assim como cumprir prazos com clientes ou entregar um atendimento de excelência. 

Se você ainda não tem clareza sobre a importância do fluxo de caixa escritório de advocacia, veja esses dados do Sebrae (Serviço Brasiliero de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):

De acordo com a pesquisa Sobrevivência das Empresas, divulgada em 2020, a taxa de mortalidade de negócios em até 5 anos é de 29%. 

E as questões relacionadas às finanças são as principais motivadoras para o fechamento de uma empresa no Brasil. 

É por isso que escritórios de advocacia precisam estar atentos ao cuidado com o fluxo de caixa. Essa tarefa não pode ser deixada de lado. 

Em resumo, é fundamental que advogados tenham um olhar atento com relação ao fluxo de caixa escritório de advocacia. 

Se você precisa aprender mais sobre o assunto, continue a leitura deste post e descubra mais sobre:

  • O que é o fluxo de caixa;
  • Como fazer um fluxo de caixa escritório de advocacia;
  • Quais os erros mais comuns ao realizar o fluxo de caixa;
  • Como contar com o suporte da tecnologia para essa tarefa. 

Anote todas as dicas desse post da ADVBOX e comece – ou aprimore – a realização do fluxo de caixa escritório de advocacia ainda hoje. 

Como fazer um trabalho de fluxo de caixa escritório de advocacia?

Antes de responder à pergunta que abre esse bloco do nosso post, precisamos dar um passo anterior. 

É importante que você entenda exatamente o que é um fluxo de caixa escritório de advocacia.

Basicamente podemos resumir o fluxo de caixa como um instrumento de controle. O objetivo é que gestores de escritórios de advocacia tenham total noção das finanças do escritório. 

A importância de todas as informações

No fluxo de caixa escritório de advocacia todas as informações financeiras são relevantes. Ou seja:

  • Todo o capital que entra;
  • Todo o capital que sai do negócio.

Falando assim parece simples. Mas trata-se de uma tarefa que exige muita atenção. 

Dados inconsistentes ou incorretos podem dar uma visão errada da saúde financeira do escritório de advocacia. 

Para começar o seu fluxo de caixa faça uma lista com todas as receitas. Ou seja, as fontes de renda do negócio. 

Na área jurídica, essa fonte vem do pagamento de honorários dos clientes. Detalhe tudo que já foi recebido e o que está previsto entrar. 

Lembre-se de incluir as datas dos recebimentos. Afinal, somente dessa forma você vai saber o que realmente já está em caixa e o que ainda depende de pagamento. 

Toda outra fonte de renda precisa estar detalhada no fluxo de caixa escritório de advocacia. Como mencionamos no início do texto, inconsistências levam a erros graves.

Depois de incluir os recebimentos, chegou a hora de listar os gastos. Aqui é fundamental detalhar todas as contas.

Inclua tudo que você precisa pagar para que o escritório funcione. Desde as contas básicas como água, luz, aluguel, condomínio, internet. 

As despesas com folha de pagamento também devem ser detalhadas no fluxo de caixa escritório advocacia. 

Essa é só a primeira etapa da organização financeira do seu escritório. Entretanto, ela é muito importante.

Afinal, é com essa visualização que o escritório de advocacia terá uma noção geral sobre como está a saúde financeira. Se há, por exemplo, saldo em caixa e quais as principais áreas que estão exigindo mais investimentos ou atenção com relação aos gastos. 

Fluxo de caixa escritório advocacia: 4 dicas para evitar problemas
Fluxo de caixa escritório advocacia: 4 dicas para evitar problemas

Como equilibrar o caixa?

Agora que a primeira etapa de entender como fazer o fluxo de caixa escritório de advocacia foi detalhada, vamos falar sobre a importância desse processo. 

Em resumo, como já abordamos anteriormente, o acompanhamento financeiro é essencial para que o negócio se mantenha estável no mercado. 

Porém, o fluxo de caixa permite uma visualização ainda mais segura do que acontece no escritório de advocacia. Com ele é possível ter previsibilidade dos recursos financeiros. 

Ao ter uma planilha por onde se acompanha o fluxo de caixa escritório de advocacia, os gestores podem verificar como cada setor está se comportando com relação aos gastos. 

Por exemplo, ao fazer o fluxo de caixa a pessoa responsável pelo financeiro saberá se haverá dinheiro suficiente para determinadas transações. 

Aliás, outro ponto muito importante quando falamos de fluxo de caixa escritório de advocacia é sobre questões relacionadas a desembolsos. 

Muitas vezes é comum que o escritório precise cobrir custos relativos a processos em andamento. Taxas que precisam ser pagas, correios e até mesmo transporte ou hospedagem.

Nesse caso, é fundamental sinalizar todas essas despesas no fluxo de caixa. Afinal, esses valores precisam ser cobrados dos clientes como adiantamento. 

São detalhes como esses que precisam ser revistos o tempo todo. É por isso que, a recomendação é que o fluxo de caixa seja feito com constância. 

Não há uma regra única, você pode determinar a periodicidade. O fluxo de caixa pode ter uma duração de um ano para acompanhamento, por exemplo.

Entretanto, você define se a atualização será semanal, mensal, trimestral… tudo vai depender da maneira como o seu escritório organiza as finanças. 

Como é uma planilha de fluxo de caixa?

Como destacamos anteriormente, o melhor formato para o seu fluxo de caixa escritório de advocacia precisa ser determinado pela rotina do seu negócio. 

Entretanto, não contar com a tecnologia para o cuidado com as finanças pode ser um erro grave. E nós podemos explicar: planilhas feitas manualmente têm chances altas de apresentarem erros. 

É por isso que o recomendável é contar com planilhas digitais. O Excel pode ser um bom começo para o seu escritório de advocacia. 

Porém, se você quer dar um passo além na organização das finanças, a principal sugestão é ter como aliado um software jurídico. 

Por meio de uma tecnologia planejada para a realidade de advogados fica mais fácil acompanhar todas as finanças do escritório. 

Clientes da ADVBOX, por exemplo, contam com um sistema totalmente integrado para realizar o fluxo de caixa de maneira facilitada. 

Além da visualização em tempo real de como estão as finanças do escritório, é possível receber relatórios personalizados de acordo com a necessidade. 

Outra vantagem do software jurídico é que todas as situações que se relacionam com o financeiro ficam em um único ambiente. 

Por exemplo, com uma única ferramenta é possível emitir os boletos para os clientes e acompanhar o pagamento. 

Todos os dados são incluídos no relatório do fluxo de caixa escritório de advocacia. E, com a ajuda de painéis de Business Intelligence, a estratégia financeira do negócio pode ser visualizada a partir de qualquer lugar do mundo. 

Com dados precisos sobre as finanças, gestores podem tomar decisões assertivas sobre quais investimentos precisam ser feitos no escritório. 

É possível definir, com base no planejamento, as áreas que precisam de mais recursos e onde é possível cortar custos para que o escritório ganhe a relevância esperada nas metas que foram propostas. 

Evite erros no fluxo de caixa escritório de advocacia

Agora você já conhece os benefícios de fazer o fluxo de caixa escritório de advocacia. E uma dica muito importante para evitar erros nesse momento é saber separar o dinheiro. 

É muito comum que advogados misturem o dinheiro da empresa com seus valores pessoais. Por isso, é fundamental desde o início estabelecer o pró-labore dos sócios do negócio

Se essa questão existe no seu negócio, elimine-a o quanto antes. Afinal, não saber quais os valores são do escritório pode prejudicar muito o andamento das finanças no futuro. 

Outro ponto é ter detalhado todos os impostos que precisam ser pagos pelo escritório e não esquecer de incluí-los no fluxo de caixa. 

Por fim, não esqueça de incluir uma avaliação periódica sobre tudo que está acontecendo no escritório com relação às finanças. Esse trabalho vai ajudar a determinar se o plano está sendo seguido conforme o previsto pelas lideranças. 

E, para ter essa visualização completa e segura sobre o fluxo de caixa, comece contratando um software jurídico.

Para entender como a ADVBOX é decisiva para a organização do fluxo de caixa escritório de advocacia, faça o teste gratuito durante 7 dias

Descubra como a organização e o cuidado com as finanças podem levar o seu negócio para outros patamares no mercado da advocacia.

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas