big data e business intelligence
Business Intelligence

Como o gerenciamento de dados pode revolucionar o seu escritório de advocacia?

Algo que é certo é que todos os dias o seu escritório de advocacia lida com uma infinidade de informações. 

Sejam elas sobre clientes, sobre a equipe interna, financeiro, prazos de processos, entre tantos outros pontos. Sem um gerenciamento de dados feito de forma precisa e segura fica praticamente impossível para qualquer organização se manter de forma organizada e saudável no mercado. 

As informações são ativos muito valiosos do seu escritório e, por isso, devem ser gerenciadas de forma correta para evitar a perda de dados importantes. Além disso, ter acesso rápido aos dados é uma garantia de:

  • Tomada de decisão feita com segurança;
  • Facilidade em estabelecer processos na gestão do escritório;
  • Redução na possibilidade de falhas no atendimento aos clientes;
  • Visão global de tudo o que acontece na empresa.

Esses são só alguns dos fatores determinantes para que o seu escritório comece hoje mesmo a fazer o gerenciamento de dados de forma constante e segura. Continue a leitura para compreender mais sobre técnicas para gerenciar as informações e como essa atividade vai diferenciar seu escritório dos concorrentes.

O que significa gerenciamento de dados?

De maneira geral, o gerenciamento de dados pode ser aplicado em organizações de qualquer área. O grande objetivo do trabalho de gerenciar as informações é permitir que as pessoas do escritório tenham conhecimento e possam tomar decisões com segurança e conhecimento.

Business Intelligence

Ao fazer isso, uma organização se destaca no mercado, principalmente no que diz respeito aos clientes que percebem o cuidado que a empresa tem com as informações que são repassadas. 

Os clientes compreendem a importância da tomada de decisões sobre cada caso feita com base em dados e não em suposições.

O que o gerenciamento de dados abrange?

Agora que já falamos de forma geral do que se trata o gerenciamento de dados, vamos dar um passo além e compreender como isso acontece na advocacia. 

Podemos afirmar que, em um escritório de advocacia, cada movimentação é baseada em dados. Por isso, profissionais da área de Direito não podem ignorar a importância do gerenciamento de dados em suas decisões. 

E isso vai desde a análise financeira do escritório até o acompanhamento de clientes, passando pelo controle da produtividade de cada profissional envolvido. Tudo é informação e cada ponto exige a análise de dados. 

Por exemplo, você consegue mensurar o custo mensal de cada processo do seu escritório? Quais os gastos envolvidos na manutenção da empresa  e com folha de pagamento? Qual a sua margem de lucro com cada tipo de ação?

Essas informações são importantes?

Não saber responder a essas e outras perguntas pode representar um alerta na operação do seu escritório. Entretanto, nós da ADVBOX te garantimos que, ao contar com um recurso de Business Intelligence essas respostas estarão muito mais acessíveis para todos os profissionais que fazem parte do escritório. 

Ao contar com um software jurídico, a gestão do seu escritório de advocacia terá conhecimento suficiente para tomar decisões com base nos dados. Os relatórios da área financeira da ADVBOX, por exemplo, são atualizados em tempo real. 

A partir deles você consegue visualizar informações como:

  • Custo por processo;
  • Custo de pessoal;
  • Custos externos;
  • Custo mensal de cada processo.

O software entrega todo esse conhecimento de maneira automatizada e permite que você acesse o histórico dos processos, compare com outras ações e tenha uma visão sistêmica de tudo que acontece na empresa. 

Como o gerenciamento de dados se relaciona com a gestão da produtividade?

Você já pensou como a produtividade também está conectada diretamente ao gerenciamento de dados? 

Aliás, essa pergunta faz muito mais sentido quando pensamos que entre 50% e 60% dos custos de um processo jurídico vêm de despesas com a equipe do escritório de advocacia e os seus encargos. 

A relevância da folha de pagamento nas finanças do escritório mostra o quanto é necessário ter um controle muito preciso sobre a produtividade das equipes. O tempo gasto com cada atividade dos profissionais é, literalmente, dinheiro investido pela empresa. 

Sendo assim, o impacto da baixa produtividade é gigantesco nos lucros do escritório. E para ajudar nesse controle, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Ao fazer um acompanhamento das tarefas de cada integrante da equipe é possível mensurar onde se encontram os gaps de performance de maneira geral. 

Por isso, ao contar com o software da ADVBOX, gestores fazem essa análise de maneira pontual, sem a necessidade de cobrar por relatórios ou de ser muito invasivo no dia a dia dos profissionais. 

Qual a importância do Taskscore para o gerenciamento de dados?

O sistema de Taskscore da ADVBOX permite que essa avaliação seja muito mais inteligente e incentiva a busca da produtividade entre o time. Isso acontece porque o software faz a divisão das tarefas estabelecendo uma pontuação para cada uma delas.

Sendo assim, ao completar a atividade proposta, o colaborador acumula pontos que poderão ser revertidos em benefícios como folgas, oportunidade para realizar cursos, entre outros acordos que podem ser feitos com todo o time.

Ao utilizar o Taskscore, você revoluciona a maneira como todos os integrantes do seu escritório de advocacia percebem a produtividade. Afinal, o controle não acontece mais por horas trabalhadas, mas sim, a partir da conquista de metas estipuladas com toda a equipe.

Pontuação por Tarefas

Além disso, todas as informações geradas a partir da metodologia se encaixam no gerenciamento de dados dos gestores que poderão acompanhar e incentivar de forma individualizada cada profissional. 

Ou seja, com um investimento baixo você consegue criar a cultura de alta performance na advocacia e ainda fazer o gerenciamento de dados utilizando um software seguro e totalmente confiável. 

Como aprender a fazer o gerenciamento de dados?

Agora que a importância do gerenciamento de dados para os escritórios de advocacia já ficou evidente, você pode estar se perguntando como aprender a realizá-lo da maneira adequada.

Essa é uma dúvida válida, afinal, toda informação nova pode gerar assombro.

Pensando nisso, preparamos uma seleção dos melhores conteúdos produzidos sobre o assunto para ajudar nesse processo de adaptação.

A primeira coisa que deve estar na mente de qualquer gestor que deseja realizar o gerenciamento de dados é que a maneira mais eficaz de fazer isso é com a ajuda do sistema Business Intelligence. com ele é possível ter acesso a todos os dados e métricas do seu escritório de maneira simples e eficiente.

Business Intelligence: Amplie sua visão

Os benefícios trazidos pelo Business Intelligence para o gerenciamento de são incontáveis e por isso é essencial que o gestor saiba utilizá-lo da maneira mais efetiva possível.

Para auxiliar nessa tarefa a ADVBOX desenvolveu um eBook completo, repleto de técnicas que vão auxiliar na identificação dos pontos de melhoria que irão refletir na otimização dos resultados do seu escritório.

De maneira simples e eficiente, são apresentadas as principais métricas para um gerenciamento de dados efetivo com resultado direto no fluxo de trabalho da sua equipe e na qualidade da sua produção jurídica.

Vídeo Aula de Business Intelligence

Além do eBook mencionado anteriormente trazemos até você uma vídeo aula em que o CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz, apresenta o Business Intelligence e todas as possibilidades que ele traz para o meio jurídico.

É possível afirmar que a utilização do Business Intelligence para a realização do gerenciamento de dados trouxe uma revolução para o mercado jurídico. Com os dados apresentados por ele é possível melhorar os resultados nas mais diversas áreas de abrangência dos escritórios de advocacia.

Prospecção, produção, execução, rotação de capital e alta produtividade são apenas alguns dos aspectos diretamente influenciados positivamente por um bom gerenciamento de dados. Assista essa aula e tire suas próprias conclusões.

Advocacia baseada em dados

A próxima indicação vem diretamente do blog da ADVBOX, onde é possível encontrar um grande número de materiais abordando diversos temas envolvendo a advocacia digital.

Trata-se de um post amplo sobre todas as possibilidades trazidas pela advocacia baseada em dados e da centralidade que ela assumiu no meio jurídico contemporâneo.

Partindo da conceituação do termo Business Intelligence e passando por tudo que pode ser abrangido com ele e por todas as possibilidades de otimização dos resultados do escritório que ele traz para o gerenciamento de dados, esse post é essencial para quem busca destaque no mercado.

Decisões baseadas em dados com ROI impactante

Um dos principais objetivos almejados por gestores ao buscar o Business Intelligence e o gerenciamento de dados é a melhoria nos resultados financeiros do escritório. Afinal, é preciso saber quais investimentos realmente estão trazendo retorno e permitindo a viabilidade do escritório.

Para auxiliar nesse propósito trazemos um eBook tratando especificamente sobre decisões usando o ROI (Return Over Investment) como base. Esse conceito diz respeito ao retorno conquistado em cada investimento realizado no escritório.

Ou seja, com um gerenciamento de dados eficiente é possível perceber rapidamente quais investimentos não estão gerando os resultados esperados e, por esse motivo, se tornam inviáveis. Dessa forma, é simples redirecionar o financeiro e apostar no que realmente traz resultados.

O que é business intelligence e para que serve?

Se seu objetivo está em compreender o que é o Business Intelligence e quais suas utilidades no dia a dia de um escritório, é fundamental que você leia esse post

Nele você compreenderá não só sua utilidade para o gerenciamento de dados, como também entender sua origem e o que levou ao seu desenvolvimento. Além disso, o artigo mostra como ele é utilizado por empresas de diversos segmentos.

Dessa forma, você terá uma visão ampla e saberá como utilizá-lo de maneiras diversas para garantir a otimização dos seus resultados.

Como funciona o business intelligence?

Com uma abordagem mais focada no meio advocatício, esse artigo traz uma visão que leva em consideração principalmente o meio jurídico e suas peculiaridades.

Nele é possível observar como o gerenciamento de dados pode, e deve, ser utilizado de forma constante no dia a dia dos escritórios de advocacia e como esses empreendimentos só têm a ganhar com essa técnica.

Atualmente, todo gestor jurídico tem o dever de compreender como a Inteligência de Dados funciona e como utilizá-la para garantir a melhoria nos resultados dos escritórios de advocacia.

Business Intelligence e o gerenciamento de dados

Há ainda um terceiro post em nosso blog que busca explicar o Business Intelligence e sua utilidade para o gerenciamento de dados. Diferente dos anteriores, esse traz uma visão mais centrada nas funcionalidades práticas que ele apresenta.

Primeiramente ele mostra de forma simples como é possível utilizar o B. I. para realizar a coleta, a análise, o compartilhamento e o monitoramento dos dados do escritório. Dessa forma é possível estruturar métricas específicas para a realidade de cada escritório.

Além disso, o artigo mostra como fazer a aplicação desses dados e métricas no escritório. Ou seja, traz a teoria diretamente para a prática para que o gestor possa começar a realizar o gerenciamento de dados o mais rápido possível.

Utilize o gerenciamento de dados!

Após todas essas indicações só resta uma coisa a ser feita: Possibilitar a revolução da sua advocacia com o gerenciamento de dados!

Para isso, faça o teste gratuito da ADVBOX  e descubra como otimizar seus resultados.

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas