Ferramentas de gestão de contrato: como melhorar a sua eficiência
Gestão na advocacia

Como colocar a gestão da advocacia em prática?

A grande competitividade no mercado do Direito faz com que a gestão da advocacia se torne peça-chave para o desenvolvimento de sucesso. Por isso, ter um controle geral e com bom fluxo de informações auxilia na comunicação e na redução de erros. 

Portanto, investir em processos tecnológicos e em uma gestão eficiente é essencial para fornecer serviços jurídicos de maior qualidade e com mais assertividade. Desse modo, garantir aos seus clientes os melhores resultados possíveis, fortalecendo a imagem e reputação do escritório.

Vale ressaltar que o processo de gestão da advocacia não deve se prender apenas aos gestores ou líderes, mas sim, em um maior engajamento e comunicação entre todos os profissionais. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre gestão da advocacia. Logo, confira o conceito desse tema, sua importância para um escritório e os principais passos para implementar. Boa leitura!

O que é gestão de escritório de advocacia?

Em resumo, a gestão da advocacia é o processo que engloba todas as atividades de um escritório, proporcionando eficiência operacional, máxima produtividade e êxito.

Desse modo, é essencial para o trabalho coerente diário e atender as necessidades de todos os clientes, em qualquer caso ou serviço jurídico oferecido. 

Com isso, é possível elencar alguns pilares que mais se relacionam com essa área, como a gestão de pessoas, financeira e de informações. De modo geral, gerenciar pessoas e equipes é uma das tarefas mais complexas de um negócio. 

Portanto, a gestão da advocacia é primordial para promover um melhor fluxo de informações e, consequentemente, aprimorar o ambiente de trabalho. Sendo assim, fundamental para criar um escritório produtivo, colaborativo e engajado em alcançar os objetivos individuais e coletivos.

Já na área da gestão financeira, podemos destacar a organização do do orçamento, controle de despesas, honorários e outras questões relacionadas a esse setor. Assim, tem como papel garantir a sustentabilidade do escritório de advocacia, garantindo que prazos e pagamentos sejam cumpridos. 

A gestão da advocacia de qualidade tem como ponto principal o bom gerenciamento de informações e documentos. O cuidado com o controle de casos, dados e outras tarefas é essencial para segurança de todos, garantindo confidencialidade e cumprimento de prazos, aliado a um bom fluxo de trabalho. 

Qual a importância da gestão da advocacia?

Depois de entender o conceito da gestão da advocacia é possível compreender melhor sua importância para o desenvolvimento de um escritório.

Isso porque ela atua diretamente na eficiência de todos os setores, garantindo qualidade nos serviços jurídicos e facilitando a troca de informações e experiências. 

Portanto, a gestão da advocacia é importante para a otimização de processos internos do escritório, ajudando a reduzir erros e processos, melhorando a produtividade. Consequentemente, impacta na qualidade dos serviços, aumentando a satisfação dos clientes e ajudando a atrair novas oportunidades.

Desse modo, é primordial para a sustentabilidade financeira do escritório, controlando os honorários, despesas e cumprindo planejamentos e lucros.

Além disso, a gestão de qualidade é importante para garantir que os processos e ações dentro do escritório estejam alinhadas com regras éticas e regulamentações da prática jurídica.

Em paralelo, também é importante para o desenvolvimento de um planejamento estratégico alinhado com as metas e oportunidades do mercado. Assim, auxilia também na gestão de recursos humanos, criando uma equipe engajada e colaborativa em conquistar objetivos individuais e coletivos.

Com isso, fica evidente que a gestão da advocacia é fundamental para a melhora de todos os setores do escritório, criando maior controle e facilitando tarefas e trocas.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Como fazer a gestão da advocacia?

Agora que você já sabe tudo sobre o que é a gestão da advocacia e sua importância, que tal conhecer os passos para sua implementação? Confira cada um deles a seguir e desenvolva o seu escritório de advocacia!

  • Defina as metas;
  • Desenvolva um planejamento estratégico;
  • Invista em tecnologia;
  • Fortaleça a comunicação interna;
  • Invista em capacitação e treinamentos.

1. Defina metas

O primeiro passo para uma gestão da advocacia é estabelecer os objetivos e metas que o escritório almeja alcançar. Esse estudo deve ter como ponto inicial as condições que o escritório e o mercado têm a oferecer. 

Sendo assim, as possibilidades que os profissionais, equipamentos e logística do escritório possuem, além das oportunidades de mercado, seja de novos serviços jurídicos ou crescimento em áreas já exploradas.

Posteriormente, com todo esse conhecimento em mãos é possível determinar as metas da gestão, tanto de curto como longo prazo. Uma das metas mais comuns costumam ser número de novos casos e clientes ou expansão do escritório, seja através de novos serviços ou geograficamente.

2. Desenvolva um plano estratégico

Em um segundo momento é necessário desenvolver o planejamento estratégico para melhorar a gestão da advocacia e conquistar os resultados para os objetivos traçados.

Essa etapa é essencial e funciona como um esqueleto e molde para todas as ações posteriores, seja no trato com profissionais ou criação de estratégias e compra de novos equipamentos.

Portanto, nesse momento é importante identificar os principais pontos de melhoria e determinar os primeiros passos. Esse processo pode envolver o fortalecimento do marketing jurídico, capacitação da equipe e outras melhorias internas.

Esses estudos e investimentos são fundamentais para proporcionar a produtividade máxima do escritório, facilitando a gestão da advocacia e melhorando os resultados. 

3. Invista em tecnologia

Para a consolidação de uma gestão da advocacia de alta qualidade é essencial utilizar ferramentas tecnológicas que facilitem o controle e a organização. Afinal, o trabalho diário envolve uma série de tarefas, gerenciamento de documentos e outras informações.

Para facilitar a gestão, podemos destacar o software Taskscore da ADVBOX, responsável por apresentar uma visão ampla das atividades do escritório. A partir dele é possível garantir à equipe muito mais autonomia, liberdade e aumentar a produtividade de maneira organizada. 

Com isso, proporcionar maior integração, gestão de tempo e máxima transparência em todas as etapas e funcionalidades.Com isso, garantir ao escritório maior segurança de dados e no desenvolvimento da comunicação interna e externa. 

4. Fortaleça a comunicação interna

O quarto passo para uma gestão da advocacia é focar em um de seus pilares, a gestão de pessoas. Por isso, é fundamental desenvolver um ambiente de trabalho colaborativo e incentivador para todos os envolvidos. 

Desse modo, é possível proporcionar maior engajamento e colaboração, unindo os objetivos individuais aos traçados anteriormente de forma coletiva para o escritório. Essa iniciativa é essencial para garantir bom fluxo de trabalho e alinhado às necessidades do mercado e dos clientes.

Além disso, é importante desenvolver uma boa comunicação entre líderes e outros profissionais. Logo, criar um canal receptivo, encontrando pontos de melhorias individuais e coletivas, com foco no ser humano e no profissional. 

5. Invista em capacitação e treinamentos

Por fim, o quinto passo de uma gestão da advocacia, dando prosseguimento na gestão de pessoas, é possibilitar aos seus profissionais novas habilidades e conhecimentos. Para isso, é necessário disponibilizar treinamentos e capacitações que estejam alinhados aos objetivos coletivos e individuais.

Entre as ações mais relevantes, podemos destacar cursos, palestras, congressos e outras alternativas. Essa iniciativa ajuda a melhorar, ainda mais, o ambiente de trabalho e tornar o escritório ainda mais visado por novos talentos, ajudando também a reter profissionais.

Para auxiliar nesse passo é muito importante ter desenvolvido uma boa comunicação interna, buscando entender as principais queixas e necessidades da equipe. Essa iniciativa é importante para tornar os treinamentos mais qualificados e assertivos.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas