Gestão da advocacia na era digital

Com o advento da tecnologia e com as mudanças ocasionadas por ela, é fundamental que advogados saibam fazer a gestão da advocacia na era digital.
Afinal, os negócios jurídicos que não mudarem, dificilmente conseguirão progredir nessa nova fase em que a tecnologia se tornou fundamental para a sobrevivência das empresas.
No artigo de hoje, você entenderá sobre a importância da gestão da advocacia na era digital e verá dicas sobre como realizá-la. Acompanhe a leitura e aprenda sobre esse assunto!
O que é advocacia digital?
A advocacia na era digital é muito diferente daquela tradicional que muitos conhecem. Atualmente, a tecnologia transformou totalmente o trabalho dos advogados, desde o peticionamento até o atendimento ao cliente.
Para se manter atualizada e entregar sempre o melhor, torna-se obrigatório que a advocacia adote as mudanças trazidas pelo digital.
Nesses últimos anos, adotar métodos tradicionais ou manuais não é suficiente. Para manter a produtividade, entregar qualidade e ter agilidade e eficiência, é preciso buscar ferramentas que auxiliem o escritório a entregar um serviço conforme a sociedade demanda.
Existem diversas ferramentas que contribuem para que o escritório se torne digital. Há programas para reuniões online, aplicativos para atender o cliente e softwares jurídicos para fazer a gestão do escritório, por exemplo.
A advocacia digital, então, é uma advocacia alinhada com as atualizações tecnológicas. Ela utiliza meios completamente distintos dos métodos tradicionais (e ultrapassados) de gestão e trabalho.
Cumpre salientar que todo escritório de advocacia deve se digitalizar. Caso contrário, estará fadado ao fracasso. A tecnologia não apenas facilita o trabalho do profissional no Direito 4.0, mas também entrega a qualidade que a população deseja.
O que é um escritório digital?
Um escritório digital é aquele que utiliza diversas tecnologias para funcionar. Engana-se quem pensa que para ser digital, é necessário abdicar da estrutura física da empresa.
Um escritório físico pode muito bem ter sua estrutura digital como um apoio para atrair mais clientes e entregar o que eles desejam. Ainda assim, é possível transformar um escritório de advocacia em um negócio 100% digital.
O escritório digital deve buscar ferramentas atualizadas para realizar a gestão do negócio, acompanhar e organizar os prazos e processos judiciais, contactar os clientes, dentre outras prerrogativas.
A advocacia na era digital exige que os escritórios criem a sua estrutura no meio online e se atualizem em relação às mudanças ocasionadas por essa nova Revolução Industrial.
Como é a advocacia na era digital?
A advocacia na era digital já evoluiu a ponto de não realizar processos de forma tradicional e manual. Além de ferramentas para atender os clientes à distância, ter um site e utilizar-se de mídias digitais e outras plataformas para se comunicar com o público, ela não se resume a ter apenas uma estrutura online.
Toda a sua gestão é feita de forma digital. Isso significa que o controle das finanças, a análise da produtividade dos colaboradores, o controle de processos internos, dentre outras atividades, são realizadas por meio de tecnologias eficientes e capazes de entregar agilidade e resultados satisfatórios.
Desse modo, a advocacia na era digital é ágil e entrega comodismo ao cliente, ao mesmo tempo em que resulta em maior produtividade e eficiência para os profissionais. Isso porque, quem aderiu às novas mudanças entende que elas surgiram para melhorar o trabalho dos profissionais do ramo jurídico.
Como começar na advocacia digital?
Começar na advocacia digital, embora necessário para sobreviver ao mercado atual, exige muito planejamento. Veja abaixo algumas dicas para construir uma estrutura online eficiente e transformar a sua advocacia!
Analise o mercado
O primeiro passo é analisar o mercado e entender o seu objetivo. Esse estudo é fundamental para você se posicionar. Várias questões devem ser observadas, como nicho de atuação, tipos de serviços oferecidos, dentre outras.
Por exemplo, seu escritório pode atuar em todas as áreas ou ser especialista em apenas uma. Ademais, pode trabalhar apenas com consultivo ou com contencioso.
Além disso, é preciso verificar se o que o seu escritório oferece tem demanda ou se ele atua em um nicho muito competitivo.
Por fim, analise o perfil do cliente que seu escritório deseja. É fundamental que todo negócio tenha uma persona, o que auxilia no planejamento de estratégias para atraí-la e encantá-la.
Monte a sua estrutura digital
O passo seguinte é montar a sua estrutura digital. Estar na internet é fundamental atualmente. Por isso, busque ter um site profissional. Além disso, tenha um blog para entregar conteúdos e atrair as pessoas até o seu negócio. Ademais, tenha perfil nas redes sociais que o seu público utiliza.
Não esqueça de adotar aplicativos de atendimento ou que facilitem o contato com o público.
Sua estrutura digital também precisa de ferramentas para melhorar o trabalho, como uma agenda virtual e programas como Evernote e Trello, que auxiliem na organização do que deve ser feito.
Aposte no marketing jurídico
Não basta apenas ter um blog e perfil nas principais mídias sociais. É muito importante que você aposte no marketing jurídico e realize um planejamento de conteúdo para essas redes.
Para conseguir atrair os clientes, é preciso ter constância e entregar conteúdos de qualidade frequentemente.
Utilize um software jurídico
Escritórios eficientes e que conseguem bons resultados utilizam um software jurídico completo e poderoso.
Uma ferramenta de ponta permite realizar a análise e o controle da carteira de clientes, obter informações sobre as estratégias de marketing, controle dos processos judiciais, análise da produtividade da equipe, controle das finanças, dentre diversas outras atribuições.
Seu escritório precisa trabalhar com um software jurídico que possibilite realizar uma gestão completa do escritório. Muitos deles utilizam tecnologia de ponta e inteligência artificial para que a organização do negócio seja realmente efetiva.
Outros artigos interessantes sobre o assunto:
- Como ser um advogado à distância? Entenda como ter uma advocacia digital!
- Advocacia digital: por onde começar?
- Gestão jurídica: como engajar a sua equipe na transição digital
- Gestão jurídica: 3 aspectos fundamentais para uma gestão eficiente
- Como gerenciar um escritório [VÍDEO]
Qual é a importância da gestão para um escritório de advocacia?
Todo negócio precisa ser administrado e gerido com a devida seriedade. Imagine ter um escritório sem realizar a gestão dele. Fazer um gerenciamento significa controlar uma empresa, processo ou situação.
Uma companhia que não realiza o gerenciamento dos seus processos internos, do seu pessoal, das finanças e da carteira de clientes, por exemplo, está fadado ao fracasso.
Isso porque, sem uma gestão adequada, torna-se impossível ter uma visão ampla e completa do negócio e saber se ele precisa de melhorias, se está trazendo bons resultados, dentre outros aspectos.
Por isso, ela é obrigatória. Somente por meio dela é que você manterá seu escritório funcionando conforme o desejado. Ademais, uma gestão correta permite realizar projeções, tomar melhores decisões e realizar mudanças em caso de necessidade. Dessa forma, é possível entender a fundo a saúde do negócio.
Como fazer a gestão da advocacia na era digital?
O mercado jurídico já está altamente competitivo. Para conseguir se destacar, é fundamental ter um diferencial que permita uma performance acima da média.
A gestão de um escritório não pode mais ser feita manualmente, com planilhas e métodos ultrapassados. Pessoas estão sujeitas a erros e certas questões exigem a rapidez que somente a máquina consegue entregar.
Certos trabalhos já podem ser delegados para a tecnologia, que já consegue realizá-los muito melhor que as pessoas. A gestão é uma delas. Atualmente, o gerenciamento de um escritório de advocacia precisa da tecnologia.
Por isso, utilizar um software jurídico é fundamental para ter bons resultados e um controle eficiente de tudo. Além disso, é essencial que os profissionais busquem aprendizado contínuo para aprimorar seus conhecimentos e habilidades em administração.
Convite: confira a nossa live sobre gestão da advocacia na era digital!
Toda quarta-feira, a ADVBOX realiza lives com especialistas para conversar sobre diversos temas fundamentais para advogados.
A live dessa semana no #FomedeSaber foi sobre gestão da advocacia na era digital. Nessa conversa, você verá dicas incríveis para fazer o gerenciamento do seu escritório em um mundo tecnológico e digitalizado.
Confira o que conversamos sobre o assunto e tenha informações ricas para poder aplicar no seu escritório de advocacia!
A gestão da advocacia na era digital se tornou essencial para a sobrevivência de qualquer escritório jurídico na atualidade.
As mudanças trazidas pela tecnologia e pelo digital impactaram toda a sociedade, e é fundamental que os negócios jurídicos se atualizem para poder entregar qualidade, serem eficientes e não serem apagados pelos profissionais que já estão prontos para essa nova realidade.
Portanto, se o seu escritório ainda não é digital, comece o quanto antes a fazer essa transformação e, principalmente, busque as melhores maneiras e ferramentas para realizar a gestão do escritório nessa nova era digital!
E se você gostou do tema da conversa dessa semana, aproveite e veja como definir valores para investir no marketing digital!


Equipe ADVBOX