Financeiro

Gestão de custos: entenda sua importância

O sucesso de um escritório de advocacia vai muito além de conquistar os melhores resultados nos serviços jurídicos. Afinal, é preciso uma boa gestão de custos, garantindo bom fluxo de retorno e possibilitando tomadas de decisões assertivas. 

Para isso, é necessário uma boa avaliação de dados, através de sistemas de business intelligence, capazes de fornecer informações de desempenho, mercado, demanda e outros vários dados.

Afinal, a presença da tecnologia, através de ferramentas ou sistemas de automação e gestão estão cada vez mais presentes nas empresas e escritórios. Sendo assim, uma alternativa essencial para facilitar a rotina e gestão do escritório de advocacia. 

Para que você possa entender mais sobre a gestão de custos e a importância das ferramentas de BI preparamos esse conteúdo. Confira o objetivo da gestão de custos, como realizá-la, a relação com o Business Intelligence e muito mais. Boa leitura!

Qual o principal objetivo da gestão de custos?

De modo geral, a gestão de custos engloba diferentes estudos, como o planejamento, o controle e a análise dos gastos e despesas de um escritório de advocacia. Portanto, seu grande objetivo é possibilitar um melhor uso dos recursos financeiros, proporcionando a melhor eficiência operacional possível. 

Desse modo, tem papel fundamental na conquista de melhores resultados e desenvolvimento do escritório. Entretanto, não está relacionada apenas a indicadores financeiros mas controle geral do escritório, possibilitando regular e manter a qualidade nos serviços jurídicos oferecidos. 

Os três pilares da gestão de custos são identificação, planejamento e controle. O primeiro, está relacionado a todo o operacional do escritório.

Com isso, custos e despesas diretas e indiretas, essenciais para o funcionamento sustentável, como pagamento de honorários, aluguéis e muitos outros pagamentos.

Já o planejamento de custos é o desenvolvimento de um orçamento, no qual são determinados objetivos e limites para cada setor ou serviço. Para isso, é essencial uma boa avaliação de mercado, dados internos e outras informações. 

Por sua vez, o controle de custos é o processo de avaliação e monitoramento dos gastos de acordo com o planejamento elaborado. Portanto, facilita a tomada de decisões, determinando novos direcionamentos para terem as metas alcançadas. 

decisões baseadas em dados roi

1. A importância da gestão de custos para o escritório de advocacia

Em resumo, a gestão de custos tem função crucial para a melhor organização de dados e despesas dentro do escritório de advocacia. Assim, proporciona aos gestores uma visão ampla sobre o andamento de todos os setores, garantindo o desempenho satisfatório de equipes e profissionais. 

Esse controle é fundamental para o desenvolvimento regular do escritório, seja na assertividade dos processos jurídicos como na melhora da comunicação interna e externa. Por isso, abordar temas sobre gestão é essencial para melhorar os variados serviços jurídicos que podem ser oferecidos no escritório. 

2. Gestão de custos e a relação com Business Intelligence

Cada vez mais a utilização da tecnologia está mais presente no mercado de trabalho e nos escritórios de advocacia não seria diferente. Por isso, o Business Intelligence (BI) tem importância direta no controle em tempo real dos indicadores financeiros dos escritórios. 

Isso porque, essa ferramenta é capaz de fornecer análises diretas sobre os diferentes âmbitos do negócio, proporcionando decisões mais ágeis e assertivas.

Através do seu banco de dados é possível desenvolver uma rápida coleta de dados, custos e outras despesas, criando uma visão geral para todos os gestores sobre desempenho e resultados.

Além disso, o BI tem papel crucial no estudo sobre tendências de mercado e custos, permitindo uma análise de longo prazo sobre novas oportunidades. Com isso, facilitando também a determinação de ações preventivas de acordo com cada cenário obtido. 

Para a gestão de qualidade, garantindo a melhor produtividade, é fundamental um monitoramento em tempo real dos gastos e desempenho. Fato este que é possível através das funcionalidades do Business Intelligence. 

Quais são os principais indicadores financeiros de viabilidade do negócio?

Conheça algumas termos e indicadores mais rotineiros quando o assunto é BI e gestão de custos:

  • Liquidez;
  • Casos ganhos;
  • Eficiência operacional; 
  • Fechamento; 
  • Retorno Sobre o investimento (ROI); 
  • Produtividade.

Conhecer esses indicadores ajuda a compreender a importância da ferramenta de BI para o sucesso na coleta e análise de dados. Afinal, são números relacionados a diferentes contextos e áreas, mas em conjunto oferecem amostras do funcionamento do escritório. 

Portanto, compreender e controlar esses indicadores de forma manual se torna uma tarefa ainda mais complexa. Sendo assim, a importância da utilização de ferramentas tecnológicas para agilizar e facilitar o trabalho de gestão, tanto de custos como de pessoas e produtividade.

Como fazer a gestão de custos?

Agora que você já entende a importância da gestão de custos e do Business Intelligence é possível compreender os passos para sua implementação. Por isso, confira os direcionamentos a seguir e organize melhor os dados e custos do seu escritório de advocacia.

O primeiro passo é a identificação dos custos e das operações do escritório. A partir disso, é possível determinar os melhores direcionamentos para o sucesso do negócio, garantindo bom fluxo de trabalho e boa organização de custos. 

Para isso, é fundamental uma análise contínua sobre os dados obtidos, auxiliando a encontrar possíveis equívocos, garantindo o controle total das despesas. Além disso, ajuda a dimensionar valores e custos de serviços jurídicos variados. 

Software ADVBOX para gestão de custos

Para o desenvolvimento do escritório de advocacia a ADVBOX desenvolveu uma ferramenta de BI capaz de fornecer um maior controle de dados e despesas. Consequentemente, tem papel essencial na gestão de casos e tempo, analisando dados históricos dos casos jurídicos, identificando padrões.

Com isso, é possível tomar melhores decisões sobre as ações necessárias para cada tipo de caso. Portanto, é importante para a maior automação de processos, otimizando recursos, tempo e flexibilizando o trabalho dos profissionais. 

Desse modo, utilizar a ferramenta de BI tem impacto direto na qualidade do serviço oferecido, melhorando o atendimento ao cliente. Logo, ajuda a apresentar informações mais assertivas e transparentes, aumentando e melhorando a comunicação e a satisfação.

Por isso, pode ser utilizada também como uma importante vantagem competitiva, possibilitando um trabalho mais eficiente e com melhores resultados. Fator fundamental para atrair novos talentos e clientes, desenvolvendo a reputação e imagem do escritório.

Vale ressaltar que essas funcionalidades e vantagens devem ser utilizadas em conjunto com outras estratégias, como o marketing jurídico.

Com isso, a consolidação do escritório no ambiente digital, alcançando novos clientes, se tornando autoridade por meio de diferentes canais de comunicação e produzindo conteúdos de qualidade. 

Como melhorar a gestão de custos?

A partir de todas as informações apresentadas até o momento é possível entender que melhorar a gestão de custos é essencial para o crescimento do escritório de advocacia.

Por isso, para obter esse êxito é necessário um conhecimento completo sobre todos os setores do negócio, tanto de custos como desempenho e organização de informações. 

Desse modo, para tornar esse controle mais prático é fundamental a implementação de ferramentas tecnológicas que facilitem e automatizam processos e tarefas.

Com isso, é possível controlar o fluxo de dados, despesas e analisar o desempenho individual e coletivo, garantindo que as metas sejam alcançadas e atendam as necessidades dos clientes. 

Além disso, desenvolver uma forte cultura organizacional é excelente para melhorar o ambiente de trabalho, o tornando mais colaborativo e produtivo. Consequentemente, ajudar a reter os melhores profissionais e atrair novos talentos de qualidade. 

A busca pelo trabalho de excelência é a melhor maneira de garantir uma boa gestão do escritório de advocacia, proporcionando o crescimento sustentável e manter os profissionais engajados.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas