Gestor de escritório de advocacia: você pode se tornar um profissional diferenciado no mercado
Gestão de Equipes e Liderança

Gestor de escritório de advocacia: você pode se tornar um profissional diferenciado no mercado

O mercado atual tem transformado muitas carreiras e com a advocacia não é diferente. Cada vez mais os negócios na área buscam profissionalização e, nesse sentido, o cargo de gestor de escritório de advocacia ganha espaço. 

Afinal, é necessário compreender o quanto o trabalho jurídico se relaciona com os desafios do escritório com uma visão empresarial. E isso é decisivo para ganhar destaque entre concorrentes. 

Você já ouviu falar sobre essa área de atuação de um advogado? Se ainda tem dúvidas sobre quais as habilidades que são necessárias para atuar nessa vertente do Direito, continue lendo esse post da ADVBOX. 

Aqui vamos te explicar a importância de contar com um gestor de escritório de advocacia e o quanto a presença desse perfil profissional pode alavancar resultados importantes para o seu negócio. 

Por falar nisso, esse é o primeiro ponto que muitos escritórios de advocacia ainda não entenderam: é fundamental compreender o trabalho jurídico como um negócio completo, assim como tantos outros. 

Nesse sentido, é essencial que todas as pessoas que atuam no escritório entendam quais os objetivos, os projetos de crescimento. Além disso, é essencial ter um planejamento completo e um olhar para a área financeira, que muitas vezes é deixada de lado nas conduções dos escritórios.

Visto que muitos negócios jurídicos deixam de contar com um gestor de escritório de advocacia, muitos erros podem ser cometidos por total desconhecimento dos processos administrativos. 

Além disso, muitas vezes a falta de visão do negócio como um todo vem durante a faculdade de Direito. Isso porque, em muitos casos, o curso não forma profissionais com a preparação básica para gerenciar um negócio.

Desse modo, continue lendo esse post para compreender se você precisa de um gestor de escritório de advocacia na sua organização.

Vamos juntos?

O que faz um gestor de escritório de advocacia?

O papel central de um gestor de escritório de advocacia está em ter uma visão completa sobre toda a operação.

Entre as responsabilidades da pessoa que faz a gestão do negócio, podemos citar:

  • Acompanhar questões relacionadas à produtividade da equipe;
  • Auxílio na elaboração de processos;
  • Definição de metas e estratégias do negócio;
  • Fazer o relacionamento com os clientes;
  • Participar do controle financeiro. 

Em resumo, podemos dizer que o gestor de escritório de advocacia é responsável por todo o planejamento estratégico do negócio.

As atividades de um gestor não estão na ponta, com o atendimento dos casos, e sim na organização de todo o escritório. O objetivo é garantir uma experiência completa e satisfatória para as pessoas que contratarem o serviço. 

No entanto, para assumir esse tipo de função, é importante que o profissional neste cargo tenha conhecimentos que vão além da carreira no Direito. 

Aliás, se você está planejando iniciar a carreira como gestor de escritório de advocacia, anote alguns direcionamentos que vão auxiliar a dar um passo para assumir essa cadeira:

É importante destacar que esses são apenas alguns dos pontos indispensáveis para que um profissional se torne gestor de escritório de advocacia. Esta é uma carreira promissora na área do Direito que terá, cada vez mais, procura por novas pessoas. 

E se você quer continuar descobrindo mais sobre o universo de gestão de advogados, baixe gratuitamente o eBook da ADVBOX: “Gerenciamento de Equipes Jurídicas”.

Gestor de escritório de advocacia: você pode se tornar um profissional diferenciado no mercado
Gestor de escritório de advocacia: você pode se tornar um profissional diferenciado no mercado

Qual deve ser o perfil de um gestor?

Os conceitos dos profissionais que estão ligados à gestão de negócios vem diretamente do universo da administração. É por isso que, para saber se você tem perfil para ser gestor de escritório de advocacia, alguns comportamentos são necessários. 

Ter uma visão corporativa e orientada a resultados é a base para ser gestor de escritório de advocacia. Além disso, é importante que esse profissional saiba delegar o time, sem fazer microgerenciamento

Na prática, isso significa que o gestor conseguirá empoderar a equipe para que esta se torne resolutiva. Acima de tudo, esse profissional precisa confiar nas pessoas com quem está trabalhando. 

Ao fazer o microgerenciamento, o gestor acaba gastando muito mais tempo e atenção às tarefas que deveriam ser feitas pela equipe operacional. 

Esse comportamento tira a proatividade da equipe e, em muitos casos, desestimula profissionais e, como consequência, sobrecarrega o gestor. O índice de erros e reflexo na insatisfação dos clientes é altíssimo em casos como este. 

No entanto, para evitar que esse tipo de cenário aconteça no seu escritório de advocacia, é essencial que o gestor conte com o suporte da tecnologia. 

Ter o apoio de uma ferramenta que auxilie na divisão e acompanhamento das atividades do negócio permite ao gestor de escritório de advocacia uma visão completa sobre o que acontece, sem a necessidade de microgerenciar. 

Lembre-se que, como profissional que faz a gestão do negócio, é essencial apoiar o desenvolvimento de carreiras e mostrar como os integrantes da equipe podem crescer. 

Ao fazer o microgerenciamento, muitas vezes esses profissionais se veem desestimulados, perdidos sobre a importância dos seus trabalhos. 

Nesse sentido, até mesmo a contratação de tecnologias pode auxiliar para que os profissionais diferenciem-se na maneira como atuam e desenvolvam habilidades que são essenciais. Estas vão refletir na forma como os clientes enxergam o escritório de forma global. 

E, mais uma vez, é função do gestor de escritório de advocacia oferecer essa visão e mostrar o quanto a produtividade e um trabalho orientado a resultados vai garantir sucesso de toda a equipe. 

Como fazer a gestão de um escritório de advocacia?

Agora que você já compreendeu quais as habilidades necessárias para ser gestor de escritório de advocacia, vamos entrar em uma etapa que destaca, principalmente, as maneiras sobre fazer a gestão do negócio. 

Iniciar essas estratégias pode ser um desafio, mas é importante que você tenha clareza sobre qual a realidade do escritório.

Para isso, nossa primeira dica é: conte com tecnologia. Como já mencionamos neste texto, ter um software jurídico é o principal aliado de um gestor de escritório de advocacia.

A partir dos dados apresentados pelos recursos de inteligência artificial fica muito mais fácil tomar decisões e estabelecer metas para o negócio. 

Um gestor precisa ter conhecimento sobre a saúde financeira da organização. Onde estão os principais rendimentos e quais os gastos mais importantes. Essas informações precisam estar constantemente atualizadas e devem chegar em tempo real para a pessoa que realiza a gestão.

Buscar esses dados de forma manual pode ser um risco. Afinal, erros podem acontecer durante o processo e os cálculos e relatórios podem demorar muito para ficarem prontos. Uma visão de tomada de decisão inteligente exige velocidade. 

Além do mais, imagine quantas ações podem ser tomadas ao fazer o cruzamento de dados a partir de todas as informações que circulam no escritório. 

Por exemplo, como gestor, você sabe dizer quais os processos oferecem mais rendimento financeiro ao escritório? Quais as áreas que estão consumindo mais recursos – financeiros ou de profissionais – e tem clareza a respeito se são estas que deveriam receber mais investimentos?

Cada vez mais, para um escritório de advocacia ganhar representatividade no mercado, é necessário analisar dados, fazer o cruzamento deles e tomar decisões a partir de informações. E isso só acontece com Business Intelligence – ou, em português, inteligência de negócios. 

Qual a importância da gestão de rotinas em um escritório de advocacia?

Incluir uma rotina de gestão de escritório de advocacia baseada em informações captadas por ferramentas de business intelligence é essencial para entender se o negócio está no caminho certo. 

Por mais que o escritório tenha em mãos todos os dados, sem um cruzamento inteligente, essas informações são apenas números. 

A partir desse recorte oferecido por softwares jurídicos, o seu escritório de advocacia – e como consequência, o seu trabalho como gestor – torna-se muito mais efetivo. Afinal, contar com um BI (sigla para Business Intelligence) permite avanços como:

  • Ter clareza a respeito do comportamento dos seus clientes;
  • Entender quais as tendências de mercado jurídico;
  • Compreender para onde estão caminhando os concorrentes e como se diferenciar.

Esses são apenas alguns dos pontos que um sistema de BI pode levar para o seu escritório. E, entendendo a necessidade cada vez mais latente de levar inteligência para a advocacia, a ADVBOX disponibiliza uma ferramenta de BI para seus clientes na versão elite do software. 

Todas as informações que o seu escritório de advocacia precisa, em um único ambiente. Ou seja, mais tempo para gestores que precisam se aprofundar e garantir que o planejamento vai ser executado da melhor maneira. 

Produtividade e gestão do escritório de advocacia

Assim como já comentamos neste texto, advogados e gestores de escritório de advocacia que contam com um software jurídico, como a ADVBOX, recebem planilhas e gráficos  automatizados para análises muito mais assertivas. 

Todo o escritório está conectado a partir de poucos cliques e as informações podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Ou seja, se você é sócio de um escritório e quer contratar um gestor que não está na mesma cidade sede do negócio, pode fazer isso com tranquilidade. 

Afinal, o gestor – e toda a equipe – terão acesso às informações independente da sua localização geográfica. Esse diferencial ganhou ainda mais importância desde a pandemia de Covid-19, quando muitos profissionais optaram por trabalhar de forma remota

Outro ponto importante que um gestor de escritório de advocacia deve levar em consideração é o acompanhamento da produtividade da equipe. Esse é um fator decisivo para entender se os prazos estão sendo atendidos e se algum integrante da equipe deve receber mais atenção ou ajuda. 

Nesse sentido, escritórios de advocacia que têm uma visão atualizada sobre gestão de pessoas, já contam com uma metodologia que considera a entrega de tarefas no lugar da cobrança de horas trabalhadas. 

A ADVBOX acredita nessa forma de trabalho, tanto que seu software oferece aos usuários o sistema Taskscore. 

Com ele os gestores podem realizar o acompanhamento indireto das entregas feitas pelo time, avaliando prazos, qualidade das tarefas entregues e até oferecendo benefícios para a equipe quando uma atividade é completada. 

Isso acontece porque no Taskscore é possível pontuar cada tarefa e oferecer “premiações” com as entregas. Motivação para o time e visão sistêmica para os gestores que não precisam cobrar individualmente cada integrante da equipe para descobrir como estão as atividades.

A ferramenta é decisiva, principalmente para evitar o microgerenciamento, como comentamos no início deste texto. Afinal, se o gestor sabe quais são as tarefas, conhece a sua importância e visualiza os prazos, fica muito mais fácil fazer o acompanhamento com a visão de gestão.

Gestor de escritório de advocacia

Comece agora mesmo a sua carreira como gestor de escritório de advocacia

A ADVBOX quer que mais profissionais da área do Direito cresçam na carreira e façam a gestão do escritório de advocacia da melhor forma. Por isso, lembre-se que você pode contar com a nossa tecnologia para se destacar no mercado e levar a sua organização ainda mais longe. 

Mais uma vez, lembre-se que esta é uma carreira em plena ascensão e uma visão estratégica e orientada a resultados da organização vai diferenciar a sua carreira. Por isso, não espere mais para desenvolver suas habilidades nesse segmento. 

Cada vez mais os escritórios vão precisar de profissionais com visão estratégica e que tenham a capacidade de utilizar ferramentas tecnológicas para buscar os melhores resultados para os negócios.

Por isso, faça o teste gratuito do software durante 7 dias e experimente na prática como a nossa solução vai tornar o seu modelo de gestão muito mais assertivo.

TRIAL
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas