Controladoria Jurídica
Gestão de Equipes e Liderança

Como realizar o trabalho remoto em um escritório jurídico?

A tecnologia trouxe novas possibilidades de trabalho. Um deles é o trabalho remoto, formato que ganhou mais força ainda com a chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que utiliza a tecnologia de ponta para a melhoria da produção e gestão.

A advocacia é um ramo que tem se beneficiado bastante desse formato, pois, os escritórios digitais se tornaram uma possibilidade com esta revolução tecnológica, garantindo que os advogados trabalhem remotamente de qualquer lugar do planeta.

Como essa grande possibilidade para a advocacia, este artigo vai explicar melhor:

  • O que é um trabalho remoto?
  • Quais são os tipos de trabalho remoto?
  • O que fazer para trabalhar remotamente?

Siga a leitura deste post e saiba como trabalhar remotamente na advocacia.

O que é um trabalho remoto?

O trabalho remoto é aquele em que os colaboradores desenvolvem suas atividades à distância, fora do escritório sede, como em suas próprias casas ou em um coworking, por exemplo. Eles podem estar inclusive em outro país, desde que possuam acesso à internet.

Porém, trabalho remoto não deve ser confundido com home office, pois são formatos diferenciados, já que o home office precisa ser feito obrigatoriamente de casa e o remoto pode ser na residência ou em qualquer outro lugar.

Ou seja, todo trabalho home office pode ser considerado um trabalho remoto, porém, o contrário não se aplica.

Ficou clara a diferença?

Então, veja agora algumas competências básicas que esse novo formato exige.

1. Competências para o trabalho

Nada como uma conversa presencial para um melhor entendimento entre as pessoas, principalmente no trabalho. Porém, como o trabalho remoto não permite isso, saber se comunicar bem de forma oral ou escrita, além de ser uma exigência, é uma necessidade. 

Aliás, é fundamental para que nenhum ruído na comunicação cause um mal estar na relação de trabalho e um entrave na produtividade.

Ademais, um ponto importantíssimo nesse modelo de trabalho é a disciplina. O trabalho remoto oferece mais liberdade e autonomia do que o trabalho presencial, por isso é importante manter o foco e não se perder com distrações.

As competências para exercer o trabalho remoto estão listadas. Agora, é hora de verificar como ele pode trazer benefícios para a atividade advocatícia.

2. Vantagens do trabalho

São muitas as vantagens do trabalho remoto em relação ao presencial. Alguns deles são: 

  • Deslocamento: com o trabalho remoto, as horas gastas para ir e voltar do local de trabalho não são mais uma realidade, o que gera economia nos custos no transporte tanto para funcionários quanto escritórios;
  • Qualidade: com a eliminação do tempo de deslocamento até a empresa, os colaboradores ganham em qualidade de vida, pois dispõem de mais horas para lazer ou mesmo para a capacitação profissional;
  • Custos: além da economia no transporte, o trabalho remoto diminui outros custos, em especial para escritórios, já que eles não necessitam de espaços consideráveis para operarem, economizando ainda em contas fixas como luz e telefonia;
  • Recrutamento: com o trabalho remoto, a escolha dos candidatos para o escritório tem uma amplitude maior, pois a contratação não precisa ser local, podendo abranger uma área muito maior de possibilidades;
  • Produtividade: a qualidade de vida alcançada com a diminuição de tempo nos deslocamentos até o escritório acaba trazendo menos estresse, mais foco, disposição e, consequentemente, mais produtividade para os colaboradores no dia a dia;
  • Continuidade: o trabalho remoto é uma vantagem quando surgem emergências que impossibilitam que o escritório central seja usado. Assim, com os colaboradores atuando à distância, a continuidade do trabalho está garantida;
  • Sustentabilidade: De forma indireta o meio ambiente também tira vantagem deste formato de trabalho, já que menos deslocamentos significam menos poluição do ar. 
GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Quais são os tipos de trabalho remoto?

Dentro do trabalho remoto existem algumas modalidades, sendo que uma delas é a que mais se adapta aos advogados. E quais seriam esses tipos?

1. Autônomo

O modelo autônomo engloba todos aqueles que trabalham por conta própria, sejam em seus próprios escritórios ou vinculados a um escritório prestando serviços.

Os advogados são profissionais que se beneficiam muito desse modelo.

2. Freelancer

O freelancer é um trabalho remoto muito comum no mercado. Nesse tipo de atuação, o profissional faz seus próprios horários e atua por projetos especiais,  conciliando vários deles ao mesmo tempo.

3. CLT

A CLT, ou Consolidação das Leis de Trabalho, é a conhecida carteira assinada, o modelo mais antigo e tradicional de trabalho. 

Nele, o colaborador, ainda que trabalhe remotamente, ou de forma híbrida, deve cumprir horários. Isso porque ele possui vínculos empregatícios com o escritório. Por outro lado, possui garantias e direitos que os demais tipos não possuem.

4. O que fazer para trabalhar remotamente?

São muitas as práticas ideais a serem adotadas para realizar o trabalho remoto. Elas passam pelos hábitos diários, espaços adequados, organização até a escolha das tecnologias usadas, tudo com o intuito de fazer com que a produtividade se mantenha, mesmo à distância.

Então, resumidamente, quais seriam elas?

5. Hábitos

Criar hábitos garante a produtividade em um trabalho remoto, pois o simples fato de estabelecer um horário fixo ou usar uma roupa mais formal mesmo fora do escritório condiciona o cérebro a entender que aquele é o momento do trabalho e da concentração.

6. Espaço

Organizar o espaço de trabalho é fundamental na atuação à distância, pois a desorganização prejudica a atenção e o desempenho. 

Além disso, é preciso cuidar do conforto do local, de forma que não prejudique a saúde durante as atividades para que elas fluam de forma positiva. Ou seja, é preciso ficar de olho na:

  • Posição: coloque o monitor do computador na altura dos olhos;
  • Tela: use película antirreflexo na tela do computador;
  • Postura: adote cadeira ergonômica;
  • Iluminação: regule a iluminação do ambiente e do monitor para não prejudicar a vista;
  • Temperatura: invista em refrigeração do ambiente para dias quentes.

7. Distrações

Não é porque você está fora do escritório que deve misturar trabalho com distração, pois normalmente a receita não gera bons resultados.

Por isso, é necessário ter disciplina mesmo no trabalho à distância, o que envolve escolher um local tranquilo, sem ruídos. Isso se torna essencial na advocacia que depende de muita concentração e estudo.

Por outro lado, é possível ter um som ambiente como o barulho da natureza, por exemplo.

No caso de o trabalho remoto ser feito da residência, deve-se evitar algumas atividades paralelas como escutar a televisão ou mesmo deixar a máquina de lavar ligada, pois a concentração não será a mesma.

Notificações e uso de redes sociais que não estejam relacionados à atividade que o advogado está realizando também não costumam ser uma boa companhia no trabalho remoto.

8. Tecnologias

Sem tecnologia não há trabalho remoto, por isso, computadores e celulares modernos, backups de segurança, uso de antivírus, assim como softwares e aplicativos atualizados são essenciais para a produtividade do trabalho à distância.

O software ADVBOX é uma tecnologia completa para o trabalho remoto, já que integra diversas funcionalidades acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento, como a organização de documentos, controle de prazos e agenda.

9. Planejamento e organização

Planejar e organizar a rotina diária também é fundamental no trabalho remoto. É preciso seguir um plano diário com prioridades e prazos, verificando durante o dia como está o andamento.

Um modo especial de organizar a rotina é por meio de agenda, porém, no trabalho remoto, a agenda tradicional deve ser substituída pela on-line. Principalmente porque ela pode ser compartilhada entre colegas remotamente e pelos lembretes automáticos que emite.

Por fim, organize ainda a forma como quer se comunicar com clientes e colegas do escritório, em especial diante de assuntos complexos, o que não falta no cotidiano do advogado. Portanto, nesses casos use videoconferências ou ligações por telefone.

O trabalho remoto já é uma realidade na advocacia, em especial com o advento dos  escritórios digitais, que focam não mais em espaços presenciais, mas em uma gestão e colaboração virtual, por meio de ferramentas como os softwares jurídicos.

E você? Já está adaptado a esse novo formato?

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas