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Como investir em marketing? 5 dicas para aplicar na advocacia

No cenário atual, investir em marketing na advocacia, é fundamental para se destacar e atrair novos clientes, principalmente na internet. 

Por isso, se você é um advogado ou profissional do Direito em busca de diferenciais para o seu escritório, este conteúdo pode ajudá-lo.

Veja as vantagens de usar o marketing na sua área de atuação, com dicas práticas e fáceis de aplicar na sua rotina. Leia e confira!

O que é investir em marketing?

No contexto da advocacia, o investimento em marketing envolve a aplicação de estratégias para promover a marca pessoal do advogado, do escritório e serviços jurídicos.

Desse modo, é necessário destinar recursos, como tempo e dinheiro, visando aumentar a visibilidade e atrair potenciais clientes. 

Por isso, não se trata apenas de publicidade, mas também de construir uma reputação sólida, criar relacionamentos duradouros e comunicar o valor que você oferece.
Além disso, é importante ressaltar que o marketing jurídico está sujeito a algumas restrições e regulamentações específicas. Adiante, falaremos um pouco sobre o tema.

É permitido o marketing jurídico?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possui diretrizes éticas que devem ser seguidas pelos advogados e escritórios de advocacia ao promoverem seus serviços. 

Antes de investir no marketing jurídico, é recomendado buscar orientações para garantir a conformidade com as regras estabelecidas, que possuem restrições como:

  • Propaganda limitada: a publicidade para escritórios de advocacia deve ser realizada de maneira moderada e informativa, sem sensacionalismo e falsas promessas como garantias de resultado;
  • Sigilo e confidencialidade: os profissionais que atuam no Direito devem respeitar o sigilo profissional e proteger a privacidade dos clientes;
  • Ética e responsabilidade: é importante evitar práticas que possam comprometer a reputação da profissão ou violar os princípios éticos estabelecidos no Provimento 205/2021;
  • Informações claras e precisas: todas as campanhas de marketing na advocacia devem ser objetivas e evitar informações exageradas sobre a experiência ou resultados do escritório.

Além disso, contar com softwares especializados em marketing jurídico, acelera a prospecção do seu setor comercial. 

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online
Manual de setor comercial em escritórios de advocacia

Como investir em marketing?

É notável que o marketing pode impulsionar o crescimento profissional na área de Direito, incluindo os advogados e os escritórios de advocacia. 

Confira 5 dicas para fazer isso de maneira eficaz, visando o lado comercial, porém mantendo a ética necessária.

1. Defina seus objetivos

Antes de começar a investir no marketing jurídico, é fundamental estabelecer metas claras e realistas para acompanhar o seu desempenho.

Sendo assim, se pergunte o que você deseja alcançar e como isso se relaciona com os objetivos do seu escritório de advocacia. Veja algumas ideias: 

  • Atrair mais clientes?
  • Aumentar o reconhecimento do seu escritório?
  • Fortalecer sua autoridade na área?

Em suma, entender isso e definir metas específicas ajudará a orientar suas estratégias, assim como medir o êxito das suas iniciativas de marketing.

Dessa forma, é importante que suas metas sejam mensuráveis e com prazos definidos, para você avaliar o progresso e fazer ajustes conforme necessário. 

2. Conheça seu público-alvo

Você sabia que entender quem são seus clientes ideais é essencial para obter resultados eficazes com o marketing?

Dessa maneira, faça uma pesquisa para descobrir quem são eles e onde você pode encontrá-los, pois isso ajudará a direcionar suas estratégias e recursos.

Ao conhecer profundamente seu público-alvo, você será capaz de direcionar suas mensagens e escolher os canais de comunicação mais adequados para alcançá-los. 

Sendo assim, realize pesquisas para identificar seus principais desafios, necessidades e motivações ao buscar serviços jurídicos, 

Por exemplo, digamos que o seu escritório de advocacia atenda principalmente empresas do setor de tecnologia.

Então, você pode concentrar seus esforços de marketing em blogs especializados, eventos do setor e redes sociais voltadas para essa audiência específica.

3. Desenvolva uma estratégia de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma abordagem poderosa para advogados que desejam estabelecer sua autoridade, fornecer informações valiosas e atrair potenciais clientes. 

Desse modo, crie um blog no seu site e produza conteúdo relevante, informativo e de qualidade que responda às perguntas e necessidades do seu público-alvo.

Além de artigos no blog, você pode explorar outros formatos de conteúdo, como vídeos, podcasts, infográficos e e-books. 

Afinal, diversificar os formatos ajuda a conquistar diferentes tipos de público e a manter o engajamento.

4. Utilize as redes sociais

Atualmente as redes sociais são plataformas valiosas para se conectar com seu público-alvo, ampliar sua visibilidade e promover seus serviços jurídicos. 

Por isso, identifique as mais relevantes para o seu escritório construir relacionamentos sólidos e só então crie uma presença estratégica. Sendo assim:

  • Compartilhe conteúdo interessante;
  • Participe de discussões relevantes;
  • Forneça informações úteis para seu público;
  • Responda perguntas e interaja com seguidores.

Também é possível investir em tráfego pago nesses canais, impulsionando postagens no Facebook, Instagram e LinkedIn Ads por exemplo.

5. Invista em SEO para aparecer nas buscas online

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para aumentar a visibilidade do seu site ou blog de advocacia nos resultados de pesquisa. 

Afinal, aparecer nos resultados do Google e outros buscadores é importante para atrair clientes. Por isso, use o SEO para garantir que será encontrado na internet:

  • Realize pesquisas de palavras-chave relevantes para o seu nicho de atuação e incorpore-as estrategicamente em seu conteúdo;
  • Melhore a velocidade do seu site;
  • Garanta que ele seja compatível com dispositivos móveis.

O SEO é uma ótima ferramenta para investir no marketing sem gastar muito, mas também exige monitoramento para conseguir melhores posicionamentos nas buscas orgânicas.

Qual o valor ideal para investir em marketing?

Assim como ocorre em outras áreas, determinar o valor ideal e um orçamento para investir em marketing na advocacia é um desafio, pois depende de vários fatores, como:

  • Tamanho do escritório;
  • Área de atuação;
  • Objetivos estabelecidos;
  • Orçamento disponível.

No contexto dos escritórios, é importante levar em conta a crescente digitalização dos serviços e adoção de tecnologias na advocacia.

Então, o valor ideal é individual, mas a consistência e a frequência das ações de marketing são essenciais para obter resultados consistentes e sustentáveis, em um processo contínuo e estratégico.

Por isso, é um ótimo investimento usar ferramentas completas como o ADVBOX CRM, um sistema de gerenciamento de atendimento aos clientes antes e depois do fechamento de contrato de honorários. 

1. Lei de Nielsen marketing: como aplicar na advocacia?

Em linhas gerais, a Lei de Nielsen afirma que uma empresa precisa investir em ações de marketing, a mesma proporção de mercado que deseja conquistar.

No âmbito da advocacia, isso significa que se um escritório almeja alcançar 20% mais clientes, por exemplo, deve investir essa porcentagem do orçamento em marketing.

Desse modo, independente do porte do escritório, é possível considerar tecnologias de automação e gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Além disso, vale mesclar com estratégias de baixo ou nenhum custo, como o marketing de conteúdo, redes sociais e networking na comunidade jurídica local. 

Afinal, os profissionais do Direito que destinam recursos à inovação e estratégias de marketing digital certamente têm mais oportunidades de se destacar, não é mesmo?

Qual a vantagem em investir em marketing?

De uma forma geral, o marketing oferece várias vantagens para escritórios de advocacia, como por exemplo:

  • Aumento da visibilidade: o seu escritório será encontrado mais facilmente quando as pessoas procurarem por serviços jurídicos;
  • Leads qualificados: o investimento em marketing permite atrair pessoas que estão interessadas nos serviços que você oferece, aumentando a possibilidade de convertê-las em clientes;
  • Fortalecimento da reputação: ao fornecer conteúdo relevante, educar seu público-alvo e oferecer serviços de qualidade, você estabelece autoridade e confiança no mercado jurídico;
  • Diferenciais vantajosos: ao promover seu escritório de forma eficaz, você consegue chamar mais atenção e transmitir uma imagem de confiabilidade e experiência aos potenciais clientes. 

Sendo assim, comece hoje mesmo a investir em marketing e colha os benefícios de uma presença mais sólida para você e/ou seu escritório de advocacia. Afinal, a chave para o sucesso está na consistência, monitoramento dos resultados e ajustes nas estratégias ao longo do tempo.

Além disso, para potencializar ainda mais os frutos positivos e otimizar a gestão do relacionamento com os clientes, é altamente recomendável utilizar uma ferramenta especializada como o ADVBOX CRM. 

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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