Gestão de tarefas por dados: por que aderir?
Software Jurídico

Como funciona a migração dos dados do escritório?

Migração dos dados é uma peça-chave para garantir que nenhuma informação importante seja perdida na hora de mudar o software utilizado por seu escritório.

Ainda mais hoje, quando os escritórios jurídicos lidam com grandes volumes de dados para poder concluir todas as atividades de maneira eficaz e eficiente. 

É por isso que, neste artigo, explicaremos o que é a migração de dados, qual seu propósito, quais os tipos de migração existentes, como funciona e como fazê-la.

Então, aproveite e continue a leitura!

O que é migração de dados?

Os dados são a matéria-prima dos negócios digitais – e, na área jurídica, isso não é diferente. Aliás, o Data-Driven Law é um tema em alta hoje em dia.

Nesse sentido, a migração de dados é o processo de transferir informações de um sistema para outro, assegurando que esses dados permaneçam acessíveis, íntegros e que possamos utilizá-los. 

Inclusive, no contexto jurídico, onde a precisão e confiabilidade dos dados são cruciais, você precisa compreender esse processo para que a operação do escritório seja eficiente.

Por isso, dê uma olhada em como funciona a migração de dados na ADVBOX:

Qual é o propósito da migração de dados?

O propósito da migração de dados nos escritórios jurídicos digitais é partir para um sistema que acompanhe o crescimento que se deseja ter – e que traga benefícios necessários para a manutenção desse crescimento.

Inclusive, muitas vezes, a ideia é aprimorar a eficiência operacional. Dessa forma, você faz a transição de informações legais, contratuais e processuais de sistemas antigos para soluções mais avançadas. 

Assim, ao fazê-lo, os escritórios buscam otimizar a gestão dos documentos, facilitar o acesso rápido à informação e, por consequência, melhorar a qualidade do serviço prestado, entre outros objetivos de crescimento.

Quais são os tipos de migração de dados existentes?

Existem diversos tipos de migração de dados, cada um adaptado a diferentes necessidades e cenários. 

No entanto, alguns que se destacam são:

  • Migração de armazenamento;
  • Migração de aplicativo;
  • Migração de banco de dados.

1. Migração de armazenamento

Esse tipo de migração acontece quando os dados são movidos de um formato para o outro. 

Por exemplo, ao digitalizar contratos físicos para um armazenamento online.

2. Migração de aplicativo

Essa migração acontece quando você muda o aplicativo utilizado, muitas vezes trocando por um mais avançado e funcional.

3. Migração de banco de dados

A migração de banco de dados ocorre quando você muda todo o seu banco de dados de local.

Por exemplo, migrando todos os arquivos dos computadores do escritório para uma estrutura totalmente baseada na nuvem.

Como fazer migração de dados?

Você precisa dar muita atenção à execução eficiente da migração dos dados. Pensando nisso, projetamos a ADVBOX para tornar a migração de dados muito mais segura e tranquila para você.

Isso porque ele possui produtos de ativação que tornam essa migração muito mais eficiente e simples.

São eles:

  1. Migração de dados: importação de dados de processos e da agenda, bem como todos os dados do financeiro e dos cadastros de clientes;
  2. Armazenamento na nuvem: os documentos digitalizados são migrados para a plataforma, onde podem ser acessados de qualquer computador, de qualquer lugar, já que estão hospedados na nuvem;
  3. Mentoria: oferecemos treinamento ao gestor e, posteriormente, à equipe para aplicar o sistema de pontuação por tarefas (Taskscore) no escritório, bem como implementar o software.

Para que o seu negócio jurídico trabalhe com um software de qualidade e que atenda aos anseios da sua banca, você precisa pensar na migração dos dados. Então, aproveite e escolha uma ferramenta completa, que ajude seu escritório a crescer.

Afinal, a migração de dados segue um passo a passo, desse jeito:

  • Avaliação prévia;
  • Mapeamento de dados;
  • Testes rigorosos;
  • Treinamento da equipe.

1. Avaliação prévia

Antes de iniciar o processo de migração, você precisa realizar uma avaliação cuidadosa. 

Por isso, realizamos uma análise aprofundada dos dados existentes, visando compreender sua complexidade e entender a estrutura de cada informação.

2. Mapeamento de dados 

Já aqui, o foco é identificar com precisão e associar de forma estratégica as informações relevantes. 

Dessa forma, isso assegura uma transição organizada, onde cada dado é devidamente categorizado e direcionado para seu local apropriado no novo sistema. 

Assim, você evita perdas de informação e garante a continuidade operacional durante a transição dos dados.

3. Testes rigorosos

Aqui, realizamos testes extensivos para verificar a integridade dos dados após a migração. 

Desse modo, isso serve para identificar qualquer discrepância nos dados, assegurando que eles permaneçam íntegros, precisos e acessíveis no novo ambiente. 

Inclusive, os testes são fundamentais para mitigar riscos e garantir uma transição tranquila.

4. Treinamento da equipe

Esta é uma parte fundamental do processo de migração de dados. 

Isso porque preparar os membros da equipe para as mudanças que estão chegando ajuda a garantir que estejam aptos a utilizar o novo sistema. 

Ou seja, eles precisam se familiarizar com a interface do software e entender as novas práticas e fluxos de trabalho. 

Desse modo, o treinamento facilita a aceitação da mudança e promove uma transição eficiente e sem contratempos para toda a equipe.

Como funciona uma migração?

A migração de dados é um pouco complexa para quem não trabalha na área de tecnologia. Porém, o processo é o seguinte:

Durante a migração, você extrai os dados do sistema de origem, eles são transformados para atender aos requisitos do sistema de destino e, por fim, são carregados no novo ambiente.

É por isso que você deve prezar pela comunicação eficaz entre os envolvidos e utilizar ferramentas especializadas a fim de assegurar uma migração bem-sucedida.

Inclusive, na ADVBOX, temos diferentes formas de migrar os seus dados. Entenda:

  • Migração a partir de outro sistema: você fornece acesso ao seu antigo sistema e nosso time de migração realiza a extração, higienização e importação de dados para sua conta na ADVBOX;
  • Migração a partir de planilhas de Excel: nós migramos todos os processos que você estiver controlando em planilhas. Então, basta enviar os arquivos para nossa equipe de migração de dados depois da contratação;
  • Migração através dos tribunais: realizamos esta migração através de buscas dos processos públicos nos tribunais pela OAB do advogado em um ou mais estados.

Informações importantes

Nós realizamos a migração de dados na ADVBOX com base nos dados fornecidos em extrações em lote do seu antigo sistema. Porém, não realizamos consultas manuais no seu antigo sistema para complementar dados não extraídos em lote ou incompatíveis.

Inclusive, realizamos a extração a partir da disponibilidade dos dados na capa do processo do tribunal. Assim, processos com níveis de sigilo podem não ser capturados ou vir com detalhes restritos.

Por exemplo, os processos trabalhistas possuem sigilo de nível 1, ou seja, os dados disponíveis das partes na capa do processo são abreviados apenas pela primeira letra do nome.

Nome da parte na capa do processo: J C S
Nome completo da parte: João Carlos Silva

Muda o sistema, mas o escritório continua a todo vapor

Compreendendo o que é a migração de dados, qual seu propósito e como ela funciona, a decisão se torna mais fácil, não é?

Inclusive, saiba que você pode realizar essa transição com confiança, garantindo que seus dados permaneçam como ativos valiosos em sua busca pela excelência no mercado. Aliás, não posso falar disso sem falar na ADVBOX. 

Então, me conta: Você entende a importância de um sistema de qualidade na nova fase do seu escritório? Aproveite e confira as vantagens do nosso software com um teste grátis.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 04
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas