O desenvolvimento do mercado de advocacia está cada vez mais presente no ambiente digital, por meio de um blog de advogados, redes sociais, sites e muitos outros canais. Por isso, estar atualizado com as demandas de relacionamento com o cliente é essencial para o crescimento de um escritório.
Para isso, é muito importante que os escritórios e os profissionais envolvidos estejam abertos a conhecer mais sobre o marketing jurídico. A partir dele é possível alcançar novos clientes e proporcionar novos serviços jurídicos, aumentando o número de processos e melhores resultados.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre um blog de advogados. Conheça então o significado do tema, sua importância, como desenvolver e dicas para ter sucesso nesse meio.
O que é um blog de advogados?
De modo geral, um blog de advogados é um site especializado em assuntos sobre advocacia e Direito. Com isso, funciona como uma plataforma online para apresentar informações jurídicas, análises, notícias e questões legais.
Portanto, um blog de advogados pode ter diferentes formatos e públicos. Ou seja, o escritório pode desenvolver um blog jurídico voltado para profissionais da área, compartilhando alterações nas leis e informações técnicas.
Entretanto, o blog de advogados pode ser desenvolvido para a melhor comunicação com os clientes e público-alvo do escritório. Desse modo, o interessante é criar conteúdos com uma leitura mais fluída, direcionados para a solução de dúvidas frequentes dos possíveis clientes.
Qual a importância de um blog?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o significado por trás do blog de advogados, entender sua importância é ainda mais fácil.
Afinal, através de conteúdos de qualidade os escritórios podem alcançar um maior número de clientes e utilizar uma ferramenta importante para melhorar a reputação do escritório.
Com isso, o blog passa a funcionar como uma espécie de vitrine, aliado aos outros canais do escritório, como redes sociais e e-mail marketing. Sendo assim, os profissionais podem apresentar maior autoridade, gerando novas oportunidades de serviços jurídicos.
Entretanto, é muito importante que os blogs e outros conteúdos desenvolvidos para o ambiente virtual estejam de acordo com as regulamentações da OAB. Ou seja, não devem possuir conteúdos mercantilistas, disseminar informações enganosas e promover atos ilícitos.

Como posso divulgar meu escritório de advocacia?
O processo de desenvolvimento de um blog de advogados requer muitos estudos e a execução de um bom planejamento. Para facilitar essa criação, separamos 4 passos essenciais para alcançar um blog de sucesso.
- Estude o público-alvo do escritório;
- Defina os objetivos do blog;
- Escolha os tipos de conteúdos;
- Contrate bons profissionais.
1. Estude o público-alvo
Primeiramente, o passo a ser feito é desenvolver um estudo completo sobre o público-alvo que o seu blog deseja alcançar. Afinal, os conteúdos produzidos para clientes devem ser totalmente distintos das publicações destinadas a profissionais da área, certo?
Portanto, procure entender quem são as pessoas que o seu escritório deseja atingir, compreendendo as necessidades, dores e tom de voz ideal de cada conteúdo. Com isso, será possível criar conteúdos mais assertivos e gerar ainda mais autoridade para o escritório.
Para isso, procure realizar pesquisas e obter o maior número de informações possível, como faixa etária, profissão, interesses, dúvidas e muito mais.
2. Defina os objetivos do blog
Após ter um conhecimento profundo sobre o público-alvo do blog, o segundo passo é definir uma estratégia e planejamento para o blog. Com isso, comece determinando o alcance que deseja alcançar, a verba destinada a esse setor e crie um plano estratégico elencando os temas que precisam ser abordados.
3. Escolha os tipos de conteúdos
O terceiro passo para desenvolvimento de um blog de advogados é estabelecer os tipos de conteúdos que serão apresentados no blog. Assim, é importante determinar não só a categoria e temas mas também o tom de voz e o tamanho que os conteúdos irão apresentar.
Afinal, publicações com mil e duas palavras alcançam posições diferentes nos navegadores de busca. Desse modo, o entendimento sobre os objetivos e público-alvo será fundamental para auxiliar nessa etapa, criando conteúdos mais assertivos para os usuários.
4. Contrate bons profissionais
Por mais que assuntos jurídicos, geralmente, sejam escritos por profissionais da área é fundamental que para o desenvolvimento e abastecimento do blog de advogados profissionais capacitados sejam contratados.
Para isso, é importante que o setor de marketing jurídico seja abastecido com redatores, analistas capazes de produzir sites e muito mais. Afinal, o sucesso do blog envolve conteúdos de qualidade, otimização para bom posicionamento em buscadores e diagramação que favoreça uma fácil leitura e visitação do usuário.
Desse modo, é essencial uma gestão de qualidade desenvolvida para todos os setores do escritório. Sendo assim, os gestores podem ter uma visão ampla sobre todas as etapas, seja no alcance de novos clientes como no andamento de diferentes processos.
Com isso, o sistema Taskscore é uma ótima alternativa para garantir a produtividade máxima dentro de todos os setores. Afinal, ele oferece uma visão clara sobre andamento e empenho de cada colaborador, organizando processos, etapas e informações.
Dicas para o sucesso do blog de advogados
Depois de conhecer os principais passos para a criação de um blog de advogados, que tal conferir algumas dicas essenciais para melhorar as entregas? A primeira e principal dica é o foco na produção de conteúdo de qualidade.
Desse modo, crie artigos com caráter informativo que seja útil para os atuais e possíveis novos clientes. Para isso, se atente na produção de conteúdos com fácil leitura e que tenham relevância para o mercado.
Além disso, para alcançar o sucesso do blog jurídico a regularidade nas postagens é essencial. Essa estratégia é muito importante para proporcionar um bom engajamento do público com o blog, criando a sensação de ansiedade por novos conteúdos, sejam eles diários, semanais ou quinzenais.
A utilização de técnicas de otimização para SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para motores de busca vai ajudar na performance do blog.
Desse modo, ele poderá se posicionar melhor no Google, por exemplo. Para isso, é muito importante que os conteúdos façam uso de palavras-chaves relevantes em títulos, subtítulos, metas-descrições e no texto como um todo.
Por fim, divulgue os conteúdos em outros canais, como redes sociais, para alcançar cada vez mais leitores e possíveis novos clientes.
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