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Marketing Jurídico Digital

Como os advogados podem efetivamente buscar novos clientes?

No cenário jurídico competitivo de hoje, buscar novos clientes é fundamental para o crescimento de qualquer escritório de advocacia. 

Contudo, atrair novos clientes exige estratégias bem pensadas e adaptadas ao mundo digital. 

Neste artigo, exploraremos estratégias práticas para que advogados possam efetivamente buscar novos clientes, desde o uso estratégico das redes sociais até a otimização de palavras-chave para aumentar a visibilidade online.

Como usar as redes sociais para atrair clientes?

Nos dias atuais, as redes sociais desempenham um papel significativo na comunicação e interação entre pessoas e empresas. No mundo jurídico, isso não é diferente. Afinal, tais ferramentas auxiliam em diversos serviços prestados de um profissional de advocacia.

Para os advogados, estas plataformas digitais, por meio de uma utilização eficaz, direcionam o caminho ao sucesso. Vale ressaltar que, para atender as expectativas, é necessário ter foco na área atuante bem como em um grupo de clientes específicos.

Levando isso em consideração, entenda, a seguir, como explorar ainda mais as redes sociais a fim de ter habilidade mais efetiva na prospecção de novos negócios busca por novos clientes e na fidelização dos mais antigos.

  • Engajamento ativo;
  • Compartilhamento de conteúdo relevante;
  • Comunicação clara e acessível.

1. Engajamento ativo

Responder prontamente às perguntas e dúvidas dos usuários nas redes sociais não apenas constrói confiança. Isto é, também demonstra que você está disposto a ajudar e interagir com sua audiência.

Segundo o blog Migalhas, é imprescindível que o contato com cliente seja frequente, mesmo que não haja nenhuma atualização em seu processo. Além disso, sempre ofereça mais do que o cliente solicitou.

Portanto, é importante que você demonstre interesse pelo perfil do cliente que você interage. A atenção é fundamental para demonstrar que o seu serviço tem eficácia e que atende as demandas que são expostas

2. Compartilhamento de conteúdo relevante

Compartilhar informações úteis relacionadas à sua área de atuação mostra sua expertise e é central na prospecção de novos negócios. Além disso, também atrai potenciais clientes interessados em aprender mais sobre seus serviços.

Informar sobre temas atuais no mundo jurídico e ter fluidez na comunicação, pode aumentar suas chances de expandir seu negócio no mercado jurídico.

3. Comunicação clara e acessível

Evitar jargões jurídicos complexos e usar uma linguagem clara e acessível torna seus posts mais compreensíveis para um público amplo e diversificado.

Além disso, uma das maneiras de fazer prospecção de novos negócios através de uma comunicação mais acessível é por meio do uso das palavras-chave.

A otimização de palavras-chave é fundamental para que advogados sejam encontrados por aqueles que precisam de seus serviços, especialmente em um mecanismo de busca tão influente como o Google.

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Como otimizar palavras-chave?

Confira a seguir como otimizar as palavras-chave e otimizar seu ranqueamento!

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Criação de conteúdo informativo;
  • Títulos atraentes.

1. Pesquisa de palavras-chave

Identificar as palavras-chave relevantes usadas por potenciais clientes ao buscar serviços jurídicos ajuda a direcionar seu conteúdo de maneira eficaz.

Assim, através dessa função, você pode engajar conteúdo por meio dos algoritmos e engajar seu conteúdo para mais clientes que buscam um serviço jurídico.

Portanto, estar atento às mudanças mostra a capacidade de adaptação do profissional que busca a consolidação nesse nicho.

2. Criação de conteúdo informativo

A produção de artigos, blogs ou vídeos que respondam diretamente às dúvidas mais comuns dos usuários demonstra conhecimento, mas também constrói confiança.

Títulos cativantes, baseados em perguntas reais dos usuários, aumentam a probabilidade de engajamento.

3. Títulos atraentes 

Usar títulos cativantes baseados em perguntas reais dos usuários aumenta a probabilidade de suas postagens serem clicadas.

O que fazer para buscar novos clientes?

Além das estratégias mencionadas acima, aqui estão algumas dicas adicionais para aprimorar seus esforços na busca por novos clientes:

  • Especialização e nicho;
  • Participação em eventos e palestras;
  • Expansão da rede profissional;
  • Criatividade e diferenciação;
  • Confiança e profissionalismo;
  • Desbravando o futuro da advocacia.

1. Especialização e nicho

Considere a possibilidade de se especializar em uma área específica do Direito. Isso pode destacá-lo como um especialista e atrair clientes que buscam assistência especializada.

Segundo o Ultimatum, é necessário conhecer as necessidades e o perfil do seu cliente que se deseja atrair. Por isso traçar ter organização e metas traçadas são determinantes para alcançar o sucesso.

2. Participação em eventos e palestras

Por meio do nosso artigo, é perceptível que, hoje em dia, existem diversas formas de atrair novos clientes.

Além do mundo online, outras estratégias para captar novos clientes é participar de eventos presenciais e palestras. Por meio disso, o profissional pode demonstrar todo o conhecimento e também construir a própria reputação.

O advogado também pode participar de congressos, seminários ou qualquer reunião que seja na sua área de atuação profissional. Isso demonstra aprimoramento dos conhecimentos na advocacia e visibilidade para os canais de comunicação da sua empresa.

3. Expansão da rede profissional

Manter e expandir sua rede de contatos profissionais pode resultar em indicações de colegas e clientes satisfeitos, que podem se transformar em novos negócios.

A combinação do uso das redes sociais, da otimização de palavras-chaves e de outras dicas adicionais deixa o profissional mais preparado. Dessa maneira, o advogado estará mais seguro e confiante para buscar novos clientes de maneira eficaz e orgânica para crescer em um ambiente jurídico que está em constante evolução. 

Lembre-se, a construção de relacionamentos sólidos e a prestação de serviços de alta qualidade são a base para o sucesso continuado em sua carreira jurídica.

4. Criatividade e diferenciação

Muitos problemas jurídicos podem ser resolvidos de maneira criativa, evitando conflitos prolongados. O uso de alternativas como cláusulas contratuais inovadoras ou acordos podem atender às necessidades do cliente de maneira eficaz, economizando tempo e recursos.

5. Confiança e profissionalismo

Cumprir prazos processuais é uma obrigação vital. Perder um prazo não apenas prejudica o cliente, mas também prejudica a relação de confiança. Utilize sistemas de gestão para manter um controle preciso de todos os prazos e processos, assegurando que nada seja negligenciado.

6. Desbravando o futuro da advocacia

À medida que a tecnologia e as estratégias digitais continuam a evoluir, as possibilidades para advogados expandirem sua presença e alcance só aumentam. A busca por novos clientes não se limita a uma fórmula única, mas sim a um conjunto diversificado de abordagens que se complementam.

A chave está em manter-se atualizado, flexível e disposto a explorar novas maneiras de destacar-se em um mercado em constante transformação. Portanto, esteja aberto a experimentar, aprender com os resultados e ajustar suas táticas conforme necessário.

Ao implementar uma abordagem holística, envolvendo redes sociais, otimização de palavras-chave e o aprimoramento de relacionamentos profissionais, você estará navegando com sucesso pelo emocionante mundo da advocacia moderna.

Quais as tendências para o futuro da advocacia?

No ambiente jurídico desafiador de hoje, advogados que implementam estratégias eficazes têm o potencial de conquistar uma base sólida de novos clientes. O uso efetivo das redes sociais e das palavras-chaves associados com outras táticas são passos fundamentais.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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