Petição trabalhista
Advocacia

Área do Direito: qual a melhor e como escolher

Determinar a área do Direito que o seu escritório vai se especializar nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, é preciso analisar uma série de fatores, como oportunidades de mercado, conhecimento e concorrência. 

Entretanto, determinar alguns nichos para o escritório pode ajudar no desenvolvimento contínuo de todos os profissionais envolvidos. Com isso, através do estudo frequente é possível alcançar melhores êxitos e proporcionar maior satisfação do cliente. 

Isso porque a especialização pode proporcionar um conhecimento mais aprofundado do segmento, dando noções mais claras sobre as melhores ações para cada processo. Vale destacar que essa especialização pode ser em mais de um nicho.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como se especializar em uma área do Direito. Assim, conheça os benefícios, as diferentes áreas e a importância do aprendizado contínuo.

Quais são as áreas de Direito?

De modo geral, o mercado do Direito apresenta uma grande variedade de possibilidades de atuação para os profissionais envolvidos. Por isso, conhecer um pouco mais dessas áreas é importante para traçar o plano de carreira pessoal e do escritório. Confira alguns exemplos de áreas a serem seguidas!

  • Direito Civil: relacionado às relações entre pessoas e entidades privadas. Uma das áreas mais conhecidas e que abrange questões como contratos, propriedade, responsabilidade civil, família e sucessões;
  • Direito Penal: aborda questões de crimes e punições. Assim tem como etapas principais a investigação, julgamento e execução de penas;
  • Direito Constitucional: interpretação e aplicação da Constituição de um país, auxiliando na organização de poderes e limites do governo, protegendo os direitos fundamentais de todos;
  • Direito Administrativo: organiza as relações entre os cidadãos e as entidades governamentais, como questões de licitações, contratos públicos e regulamentação governamental;
  • Direito do Trabalho: regula as relações entre empregadores e empregados, abrangendo questões como contratos de trabalho, direitos trabalhistas e outras questões relacionadas ao mercado;
  • Direito Tributário: envolve as leis e regulamentações relacionadas a impostos, incluindo a arrecadação, a fiscalização e os direitos e deveres dos contribuintes.

Qual a área do Direito está em alta?

Como você pode ver, as áreas do direito com maior destaque são aquelas com maior entendimento geral do público.

No entanto, além delas, podemos destacar dois segmentos que estão cada vez mais em alta, como o Direito de Propriedade Intelectual e o Direito das Tecnologias da Informação, relacionados ao ambiente online.

Em resumo, o primeiro está relacionado à proteção sobre os direitos de propriedade sobre criações intelectuais, como patentes, direitos autorais e marcas registradas.

Enquanto a segunda área envolve questões legais relacionadas à tecnologia, incluindo privacidade, segurança cibernética, direito digital e propriedade intelectual online.

Embora o cuidado com proteção de propriedade intelectual já existisse anteriormente, com o avanço do universo digital, ela tem se tornado mais relevante e constante. Assim como, discussões e regulamentações envolvendo segurança online. 

Em paralelo a esse crescimento, os escritórios estão cada vez mais presentes nesse meio. Assim, o investimento em marketing jurídico pode auxiliar na imagem e atração de novos clientes, através de sites, blogs e redes sociais. 

Para isso, é muito importante o incentivo na contratação de profissionais especializados, que poderão produzir conteúdos de qualidade e relevantes. Além disso, de acordo com as melhores estratégias para render mais visualizações, cliques e conversão. 

1. Direito Ambiental

Em contrapartida, a área do Direito Ambiental, devido ao maior interesse e cuidado com as questões de sustentabilidade tem crescido bastante. Assim, debates sobre as regulamentações ambientais envolvendo as mudanças climáticas, por exemplo, são cada vez mais frequentes. 

Com isso, escritórios especializados nesse setor tendem a conquistar rapidamente um espaço de destaque se desempenharem um serviço de qualidade.

Qual a área do Direito mais rentável?

Desenvolver um trabalho de qualidade e confiável é essencial para obter os melhores resultados possíveis e conquistar novos clientes. Por isso, a especialização em áreas do Direito é importante para a competitividade nesse setor.

Entretanto, é importante destacar que a escolha do nicho pode envolver mais de uma especialização. Desse modo, pode envolver áreas que conversem entre si ou que proporcionem boas oportunidades de crescimento. 

São vários os benefícios que a especialização pode oferecer ao escritório, como maior expertise. Afinal, quanto mais estudo e maior a prática mais conhecimento os profissionais conseguem absorver, resultando em serviços jurídicos mais eficientes.

Esse conhecimento profundo também possibilita a um atendimento especializado e completo, garantindo maior convencimento aos clientes. Fator esse que pode ser crucial para se destacar da concorrência e aumentar a satisfação do cliente

Consequentemente, a escolha da área do Direito é fundamental para a consolidação da imagem e reputação do escritório, proporcionando melhores resultados.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Como escolher a área do Direito do escritório?

Agora que você já conhece algumas das principais áreas e a importância da especialização, vamos conhecer os passos para auxiliar no processo de escolha. Para isso, separamos 3 ações essenciais para tornar essa etapa menos complexa e mais assertiva.

  • Estudo de mercado;
  • Entenda as possibilidades internas;
  • Converse com os profissionais.

1. Estudo de mercado

Certamente, o primeiro passo para escolher a área do Direito e determinar o nicho do seu escritório é entender o que o mercado oferece. Portanto, entenda as necessidades da sua região, analisando oportunidades de um escritório digital, para atrair mais clientes. 

Para auxiliar nesse processo, conversar com alguns clientes pode ser uma excelente alternativa, procurando entender suas preferências, por exemplo. A pesquisa de mercado também envolve uma análise profunda sobre a competitividade de cada área desejada. 

Assim, estude a concorrência e entenda as possibilidades de atuação relevante do seu escritório. Esse estudo será essencial para compreender as principais deficiências do setor, direcionando o plano estratégico do escritório. 

Outro ponto importante é que a pesquisa de mercado pode fortalecer as relações e proporcionar um maior networking entre profissionais e escritórios. Desse modo, um conhecimento técnico sobre pontos positivos e negativos que seus principais concorrentes estão desenvolvendo. 

2. Entenda as possibilidades internas

Após uma análise externa, avaliando as necessidades que o mercado apresenta para a escolha da área do Direito, estude o ambiente interno. Ou seja, avalie as competências e habilidades dos profissionais contratados. 

Afinal, entender suas principais atuações e conhecimentos será determinante para entender qual a área que o escritório poderá melhor se destacar e apresentar resultados. Além disso, entender sobre os advogados existentes também ajuda a compreender a necessidade de novas contratações, seja de profissionais ou de investimento em capacitação. 

De modo geral, todo o processo que visa êxito e resultados longevos necessita de incentivo constante em novos conhecimentos. Portanto, esse estudo será fundamental para nortear possíveis cursos, palestras e treinamentos que os colaboradores precisarão. 

3. Converse com os profissionais

Embora a determinação do plano estratégico do escritório seja função de apenas um grupo pequeno de profissionais, entender como todos pensam é essencial. Portanto, conversar sobre as novas oportunidades com os advogados pode facilitar na tomada de decisões e favorecer para um maior engajamento e satisfação de todos.

Assim, uma iniciativa essencial para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho harmonioso, facilitando a migração de processos e a adaptação geral. Para auxiliar nesse processo, a utilização de ferramentas tecnológicas é muito importante. 

Com isso, a ferramenta Taskscore da ADVBOX é uma ótima alternativa para que os gestores tenham amplo conhecimento sobre cada etapa e desempenho dos profissionais.

Isso porque a gestão de qualidade é essencial para a administração da produtividade, garantindo que os serviços jurídicos sejam entregues dentro dos prazos.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas