Gestão na advocacia

Sistema híbrido de trabalho continua em alta no Brasil

Após o surgimento da Pandemia do Covid-19 o sistema híbrido ou remoto que se via em áreas de tecnologia se espalhou pelo Brasil. Com isso, diferentes setores alteraram seus modelos para enfrentar os percalços do momento, como na advocacia.

Afinal, a partir de tecnologias, audiências, contratos e atendimento ao clientes podem ser realizados virtualmente.

Mesmo após alguns anos, o mercado de trabalho brasileiro segue se adequando ao novo modelo. Segundo pesquisa realizada pelo Google Workspace, 56% das empresas brasileiras atuaram com sistema híbrido de trabalho em 2022.

Já a pesquisa da Think Work Lab apresenta que 70% das empresas pretendem seguir ou migrar para o modelo híbrido neste ano. Ou seja, uma tendência de mercado evidente, sendo impactada pelos benefícios do sistema e alta procura dos trabalhadores.

Qual a diferença entre híbrido e home office?

De modo geral, a partir de 2020, 2 modelos de trabalho ganharam força no cenário brasileiro e mundial e se juntaram ao já conhecido presencial, são eles:

  • Híbrido;
  • Remoto.

Com isso, entender um pouco sobre eles é essencial para compreender sua crescente.

1. Trabalho presencial

Em um trabalho presencial, modelo altamente conhecido, o regime de trabalho é tradicional, em que o advogado ou colaborador vai diariamente ao escritório. A partir disso, ele deve seguir uma carga horária, atividades pré-estabelecidas e monitoradas.

Para isso, geralmente ele recebe uma mesa ou sala para trabalhar, assim como os materiais necessários, como computador, bloco de notas e outros, dependendo da área de atuação.

2. Trabalho remoto

Já no trabalho remoto os profissionais podem trabalhar de onde preferirem.

Ou seja, podem trabalhar diariamente de suas casas, de uma cafeteria, de uma sala de coworking ou qualquer lugar do mundo. Para isso, utilizam geralmente um bom sistema de gestão de dados, assim como comunicação digital, para feedbacks e reuniões em equipe.

3. Sistema híbrido

Por fim, o sistema híbrido de trabalho é aquele que o profissional tem uma mistura entre os dois modelos anteriores. Ou seja, alguns dias da semana ou do mês ele pode precisar ir ao escritório e outros trabalhar de onde preferir.

Esse sistema apresenta uma série de possibilidades, tanto para os trabalhadores como para os mais diferentes escritórios e segmentos. Afinal, podem definir horários, dias e momentos ideais para encontros presenciais, como uma reunião mensal, por exemplo.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

O que diz a lei sobre trabalho híbrido?

Em 25 de março de 2022 foi regulamentada uma medida provisória que regulamenta o trabalho remoto, a MP 1.108. Entre as principais mudanças está a possibilidade de contratação no modelo híbrido, alternando entre remoto e presencial.

  • Trabalhadores com deficiência ou com filhos de até quatro anos completos devem ter prioridade para as vagas em teletrabalho;
  • Trabalho remoto pode ser contratado por jornada ou por produção ou tarefa;
  • Aos contratos por produção não podem ser aplicado o capítulo da CLT que prevê o controle da jornada de trabalho;
  • Em atividades nas quais o controle de jornada não é essencial, o trabalhador tem liberdade para exercer suas tarefas na hora que desejar.

Quais as vantagens do trabalho híbrido?

  • Redução de gastos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Maior flexibilidade;
  • Melhora da produtividade;
  • Diminuição do turnover.

1. Redução de gastos

Embora o sistema híbrido de trabalho ofereça grandes vantagens para os colaboradores, um dos principais benefícios é direcionado aos escritórios. Afinal, por conta do menor fluxo de colaboradores, a redução de gastos pode ser considerável.

Com isso, gastos com infraestrutura, como equipes de limpeza, cadeiras, mesas, utensílios e insumos em geral caem drasticamente. Consequentemente, o escritório passa a economizar também com energia elétrica e até mesmo com benefícios, como transporte.

2. Fortalecimento da cultura organizacional

Para o bom desenvolvimento desses modelos mais liberais é fundamental que os escritórios invistam em tecnologia e boa comunicação. Com isso, o papel de setores como de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos se tornaram ainda mais essenciais.

A partir deles são desenvolvidas ações que visam engajar, motivar e criar maior identificação do advogado ou colaborador com o escritório. Ou seja, um entendimento da sua real importância para o êxito e resultados positivos em curto e longo prazo.

Portanto, a disseminação da cultura organizacional tende a criar um ambiente de trabalho mais saudável, agregador e produtivo.

3. Maior flexibilidade

Outro benefício muito importante ao implementar o sistema híbrido de trabalho é a flexibilidade. Afinal, o profissional passa a ter maior liberdade de escolha sobre o lugar e a maneira na qual deseja trabalhar.

Com isso, tende a oferecer maior conforto, satisfação e consequentemente uma maior produção diária.

4. Melhora da produtividade

O sistema híbrido de trabalho através da troca constante de ambientes de trabalho, ora no escritório ou em casa faz com que os profissionais se tornem mais criativos e satisfeitos. Consequentemente, ajuda no aumento da produtividade individual e coletiva.

A saturação de encontrar o mesmo ambiente, as mesmas pessoas e enfrentar os obstáculos diários, como o trânsito, torna o trabalho mais cansativo. À medida que esses percalços diminuem, o trabalho se torna mais leve, descontraído e eficiente.

5. Diminuição do turnover

Por fim, a escolha por diminuir os trabalhos presenciais tende a fortalecer os laços dos trabalhadores com o escritório. Desse modo, um importante benefício para a diminuição das taxas de turnover, a rotatividade de profissionais dentro do ambiente de trabalho.

Com isso, o escritório passa a ter uma maior identidade e fluxo de trabalho bem determinado, facilitando a retenção e adaptação de talentos. Além disso, impactando na redução de ruídos de comunicação, erros e prejuízos.

Por conta desses e outros benefícios, segundo pesquisa realizada pelo site de empregos Indeed no Brasil, 27% dos trabalhadores buscam um emprego remoto. Entretanto, 38% desejam um trabalho que ofereça mais flexibilidade, como o sistema híbrido de trabalho.

Qual a importância da tecnologia no Direito?

Para o desenvolvimento do sistema híbrido de trabalho, especificamente na área de advocacia, tecnologias como de videochamadas são essenciais. Afinal, podem ser realizadas reuniões, audiências e outros contatos.

Além disso, para o controle dos honorários e do fluxo de um escritório de advocacia alguns softwares jurídicos se mostram fundamentais, como o Taskscore, desenvolvido pela ADVBOX. A partir de uma pontuação por tarefas é possível realizar toda a gestão da equipe, garantindo uma boa produtividade.

A partir do desenvolvimento dessas e outras tecnologias o trabalho dentro do Direito se mostra muito mais prático, rápido e funcional. Logo, vem possibilitando oferecer um serviço mais completo para os diferentes perfis de clientes.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas