Como conquistar sucesso na advocacia? 5 lições infalíveis

Ao terminar a graduação, não importa qual a área escolhida, surgem várias dúvidas.
É comum que os estudantes terminem o curso universitário com incertezas sobre como conduzir a carreira a partir da formatura. Com os graduandos em Direito não é diferente: além de precisar pensar sobre a prova da OAB, ainda aparecem muitas questões relacionadas a como conquistar sucesso na advocacia.
Mas engana-se quem pensa que somente advogados recém-formados que se preocupam com as questões relacionadas a conquistar sucesso na carreira.
Essa é uma pergunta comum mesmo entre aqueles profissionais que já estão há anos no mercado e precisam, constantemente, se aprimorar para continuar crescendo.
Por isso, desde já vamos te alertar que não há uma fórmula mágica para ter sucesso na advocacia. O segredo é a constância: parar de aprender e de encontrar atualizações não é uma opção para quem está em um mercado tão concorrido como o do Direito.
Para se ter uma ideia, estima-se que há, no Brasil, em torno de 260 mil escritórios e 1 milhão de advogados com registro na OAB. Isso representa 1 profissional para cada 200 habitantes. Uma concorrência alta a ser driblada, porém uma certeza: é necessário fugir da advocacia artesanal.
Mas você sabe como começar? Acompanhe as nossas ideias neste post e dê passos a mais na sua carreira de sucesso.
O que fazer para ter sucesso na advocacia?
A primeira etapa para ter sucesso na advocacia é aceitar que você precisa se conectar à tecnologia. Assim como muitas outras profissões, a área advocatícia também vem passando por transformações e se alinhando com a tecnologia.
Calma, não se preocupe, você não será substituído por nenhum robô. O que acontece é que inúmeras formas de facilitar o trabalho do advogado surgem a cada dia.
Contar com um software jurídico é um dos passos que você pode dar para se diferenciar entre outros advogados. Por exemplo, ao receber informações automatizadas sobre o andamento de processos, você ganha tempo e se destaca no atendimento.
Você pode enviar essas mesmas mensagens sobre movimentação nas ações diretamente para seus clientes. Dessa forma eles perceberão que você está dando atenção para os processos e poderá tirar dúvidas de forma ainda mais próxima.
Atitudes que parecem simples, como essa que exemplificamos, colocam o cliente ao seu lado e podem ser decisivas para que, quando ele precisar novamente do serviço de um advogado, volte a procurar seu escritório. E assim você conquistou a fidelização de um cliente.
Esse é um importante passo no seu sucesso na advocacia.
Quais as competências de um advogado?
Quando pensamos em competências para o sucesso na advocacia, precisamos voltar a falar sobre não parar de aperfeiçoar seus conhecimentos. Terminar a universidade e passar no exame da OAB são os primeiros de muitos passos que você terá que dar durante toda a carreira.
Estar sempre em busca de cursos, seminários e grupos de debates na área que você escolheu advogar é essencial. Além disso, é indispensável expandir seu olhar para conhecimentos que caminham ao lado dos da carreira de Direito.

Você sabe, por exemplo, conduzir processos internos do seu escritório? Desde a gestão financeira da empresa, passando pela gestão administrativa e de pessoas. Cada etapa precisa ser acompanhada de perto e o ideal é ter conhecimentos específicos sobre cada uma delas.
Aplicando um planejamento estratégico você ganha tempo e torna seu escritório ainda mais promissor, aumentando suas chances de conquistar sucesso na advocacia. Acredite: a sua produtividade também está ligada diretamente ao índice de sucesso na carreira.
Advogados organizados, que gerenciam suas atividades com clareza, mostram profissionalismo e se destacam na profissão. Você pode, por exemplo, contar com um software jurídico que vai te ajudar na gestão de tarefas e não perder nenhum prazo importante.
O que fazer para iniciar a carreira de advogado?
Se você é um profissional que está começando na carreira e chegou até nosso conteúdo, vamos te dar uma dica muito importante: Digitalize-se. Com a internet e as redes sociais, esse se transformou em um eixo de movimentação de boa parte das profissões. É onde as pessoas estão, é onde as pessoas buscam pela informação. E é onde você também deveria estar.
Mas como fazer uma publicidade sem ser desleal com colegas ou, ainda, sem que as normas impostas pela OAB sejam infringidas? Pode-se fazer isso de uma maneira efetiva: com a geração de conteúdo.
Comece compartilhando informações relevantes à sua área de atuação, respondendo a dúvidas pertinentes. Sabe aquelas questões pelas quais te procuram pelo menos umas cinco vezes na semana? Escreva sobre isso e imagine quantas pessoas você conseguiria atingir.
Textos informativos, sem conotação publicitária, são totalmente aceitos pela OAB. E você pode publicar em suas redes sociais, como LinkedIn, Instagram, Facebook e até mesmo, começando um blog próprio.
Quanto ganha um advogado bem sucedido?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Afinal de contas, a percepção de “valores” que vão te fazer aceitar que chegou ao sucesso na advocacia varia de pessoa para pessoa. Por isso, nossa dica é que você desassocie que um valor único na sua conta significará que conquistou o ápice da carreira como advogado.
Por isso, nossos principais conselhos para que você atinja o sucesso na carreira são, de forma resumida:
- Inove sempre: procure recursos tecnológicos que vão te ajudar nesse caminho;
- Ouça seus clientes e acompanhe de forma constante o feedback que eles vão trazer para o seu trabalho;
- Tenha clareza sobre qual a área do Direito que faz seus olhos brilharem e dedique-se a ela;
- Utilize o marketing jurídico como fonte para disseminar seus conhecimentos e apresentar sua carreira;
- Otimize a sua rotina e esteja sempre absorvendo novos conhecimentos sobre gestão.
Se você quer dar os primeiros passos para alcançar uma carreira de sucesso na advocacia, conte com a ADVBOX para isso. Teste o software de forma gratuita por 7 dias.

0 comentário