fbpx

Assim como nas demais graduações, no Direito existe um dilema a se enfrentar. Saímos da Universidade cheios de dúvidas do que faremos dali em diante. Não bastasse a insegurança quanto a temida prova da OAB… Quando o sucesso na advocacia finalmente chegará?

Um casal escalando uma montanha ao pôr-do-sol. O homem ajuda a mulher estendendo a mão e a puxando para cima, simbolizando a escalada do sucesso na advocacia

Ok, você passou uma média de cinco anos na universidade, talvez mais um ano até que passasse na Ordem. Conseguiu abrir seu escritório, aceitando todas as ações possíveis. Afinal, você busca pelo seu espaço no mercado de trabalho. Então é melhor não recusar nada, certo?

Você até tem um certo volume de trabalho, mas o retorno financeiro não está sendo o esperado. Chega o momento em que parece que a cada passo pra frente, retornamos dois para trás. O sucesso na advocacia, que tanto se busca, parece estar cada vez mais distante.

Mas como alcança-lo em uma das áreas profissionais mais concorridas do nosso país?

O acirrado mercado de advogados

Estima-se que há, no Brasil, em torno de 260 mil escritórios e 1 milhão de advogados. Isso representa 1 profissional para cada 200 habitantes. Uma concorrência alta a ser driblada, porém uma certeza: fuja da advocacia artesanal.

Assim como muitas outras profissões, a área advocatícia também vem passando por transformações e se alinhando com a tecnologia. Calma, não se preocupe, você não será substituído por nenhum robô. O que acontece é que inúmeras formas de facilitar o trabalho do advogado estão surgindo.

E não somente a respeito da possibilidade de capturas de publicações ou andamentos do processo, entre outras possibilidades existentes. Você, jovem que quer alcançar o sucesso na advocacia, deve estar ciente que é fundamental estar inserido nas redes sociais.

Advocacia Digital

E aqui a primeira dica: Digitalize-se. Com o advento da internet, basicamente tudo se voltou para ela. É como se fosse o eixo de movimentação de boa parte das profissões. É onde as pessoas estão, é onde as pessoas buscam pela informação. E é onde você também deveria estar.

Mas como fazer uma publicidade sem que sejamos desleais com nossos colegas ou, ainda, que as normas impostas pela OAB sejam infringidas? Pode-se fazer isso de uma maneira: geração de conteúdo. O que isso significa?

Compartilhe informações de teor relevante à sua área de atuação, solucionando dúvidas pertinentes. Sabe aquelas questões pela qual te procuram pelo menos umas cinco vezes na semana? Escreva sobre isso e imagine quantas pessoas você conseguiria atingir.

O sucesso na advocacia vem com gestão e abrangência

O Advogado que busca por sucesso não deve se limitar ao seu município e região. Textos informativos, sem conotações publicitárias, são totalmente aceitos pela OAB, e podemos fazer isso através de blogs, Facebook, Instagram…

As redes sociais estão aí não somente para que a gente compartilhe a nossa vida e como estamos assíduos a academia, mas também para que a gente contribua com o nosso conhecimento. Para qualquer lugar do mundo!

Por último, mas não menos importante, está a questão de focar na gestão do escritório. Lamentavelmente, o Direito está entre os cursos em que a gestão não é vista como importante. No entanto, é fundamental.

Sabendo gerir o seu escritório, controlando seus prazos, sabendo o quanto seu escritório produz ou até mesmo o que entra e sai do seu caixa, consequentemente lhe trará maiores retornos financeiros. A transformação na advocacia já começou.

Banner para clicar e fazer download do kit plano de negócio na advocacia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *