tecnologia
Advocacia

Como a tecnologia da informação pode revolucionar o dia a dia dos advogados?

Tornou-se comum ouvir que recursos tecnológicos se tornaram indispensáveis no nosso dia a dia. Assim, se hoje você já contou com um GPS para chegar ao escritório, pediu comida por meio de um aplicativo ou pagou uma conta pelo telefone, certamente se beneficiou de inovações.

Todavia, você já parou para pensar quão decisiva a tecnologia da informação é para o trabalho dos advogados?

Se você está no mundo do Direito há algum tempo, deve se lembrar da quantidade de papelada que um único processo judicial exigia. As pilhas de papéis carregadas para todos os cantos…

Esse é apenas um dos pontos que se transformaram nos últimos tempos.

Mas com o avanço da tecnologia da informação a serviço da rotina dos advogados, o uso de recursos de armazenamento em nuvem se tornou mais popular e permitiu que possa se guardar os arquivos dos processos de maneira segura e com a possibilidade de acessá-los de qualquer lugar. 

A digitalização dos documentos jurídicos é um dos benefícios da tecnologia da informação, mas existem muitos outros que você vai descobrir e entender como aplicá-los na prática do meio jurídico.

Quais são os recursos de tecnologia da informação?

Como falamos no início deste artigo, os recursos de tecnologia da informação estão revolucionando a maneira como os advogados atuam. Escritórios de advocacia que contam com softwares jurídicos dão um passo a mais quando o assunto é estar conectado às novas tecnologias

Ao contratar um software jurídico você ganha em:

Esses são apenas alguns dos pontos que a tecnologia da informação leva como benefício para escritórios de advocacia. Entretanto, é importante salientar que, antes de contratar um software para a empresa, você deve considerar pontos essenciais. 

Qual o melhor software jurídico para advogados?

O principal é: conte com um software jurídico pensado especialmente para o mercado. Isso é importante porque você vai encontrar inúmeros softwares de gerenciamento de clientes, CRM, acompanhamento de projetos e de finanças no mercado. 

Porém, quando um software é pensado para o público de advogados, ele já leva em consideração as características do mercado, as necessidades e, acima de tudo, oferece um atendimento especializado.

Assim, as pessoas que estão por trás do software saberão orientar sobre as configurações e treinamentos de uso.

Além disso, as atualizações do recurso também serão feitas a partir dos feedbacks dos usuários.

Os clientes que contam com a ADVBOX para realizar toda a gestão e organização do escritório de advocacia contam com todas essas vantagens.

O que é Advocacia Digital?

Um dos grandes ganhos que a tecnologia da informação trouxe para a área do Direito foi a possibilidade de acompanhar dados de produtividade e auxiliar equipes a serem mais produtivas. 

Assim, profissionais que advogam à distância ou coordenam times que estão em home office precisam ter tranquilidade em saber que os prazos do escritório estão sendo cumpridos e que as tarefas estão sendo concluídas da maneira como foi previsto. 

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Por isso, a produtividade é tão importante. E a tendência na atual gestão de pessoas é o acompanhamento de tarefas feito a partir de entregas e não mais controlando o tempo que cada integrante da equipe passa no escritório. 

Sistema de Pontuação por Tarefas

Na ADVBOX os clientes contam com o Sistema Taskscore, uma metodologia que divide as demandas em várias tarefas e, cada uma delas recebe uma pontuação diferente. Por meio da tecnologia da informação, compartilha-se as atividades e cada pessoa da equipe recebe pontos a partir das entregas. 

Esse método é muito mais assertivo para a gestão de tarefas pois incentiva que as equipes entreguem as ações pendentes para acumular mais pontos que são convertidos em benefícios. 

Um software jurídico é a melhor forma de realizar esse acompanhamento das tarefas tanto pela equipe de gestão quanto pelos advogados. 

Além disso, a produtividade das equipes aumenta com outro recurso fundamental que só pode ser executado com a ajuda da tecnologia da informação: o acompanhamento automatizado de processos. 

Com a ajuda de recursos de inteligência artificial, os mais de 280 robôs da ADVBOX fazem uma verdadeira varredura nos tribunais brasileiros em busca de informações sobre os processos cadastrados pelo seu escritório. 

Esse acompanhamento acontece durante 24 horas e as atualizações ficam disponíveis automaticamente no software. Com esse recurso a equipe de advogados ganha em:

  • Produtividade e economia de tempo, já que não é necessário acompanhar manualmente os sites dos tribunais;
  • Evita erros e esquecimentos de prazos, já que o trabalho é automatizado e o software gera alertas para avisar os advogados sobre as novidades;
  • Credibilidade com os clientes que terão ainda mais segurança e confiabilidade nos seus serviços. 

1. Benefícios para os clientes

E por falar em clientes, eles também são beneficiados pela tecnologia da informação aplicada ao meio jurídico.

Clientes que contam com advogados e escritórios que operam com recursos inteligentes têm muito mais informação e confiança à sua disposição. 

Isso acontece porque, por exemplo, o escritório pode automatizar o envio de mensagens para os clientes sempre que houver alguma movimentação relevante sobre o processo.

Dessa forma, a pessoa se mantém informada e, ainda, tem a certeza que o advogado está atento aos prazos e acompanhamento da ação. Lembre-se: clientes bem atendidos costumam voltar e, acima de tudo, indicar seu trabalho para mais pessoas. 

Qual a importância da informação para um escritório de advocacia?

No decorrer de todo o texto falamos sobre a importância da tecnologia da informação para escritórios de advocacia. E para finalizar nossa conversa, vamos destacar que softwares jurídicos podem auxiliar também na captação de novos clientes para o escritório. 

A partir das informações cadastradas no CRM do escritório é possível identificar os perfis mais comuns de clientes e, a partir desses dados, prospectar outras pessoas com as mesmas características.

Você pode estabelecer ações de marketing de conteúdo utilizando as informações captadas a partir dos resultados do seu software jurídico. 

A ADVBOX oferece essas e outras funcionalidades que vão levar muito mais inteligência para o seu negócio. Clique abaixo e faça o teste gratuito.

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas