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O que você precisa saber antes de abrir um escritório de advocacia?

Publicado por Alan vital em 7 de fevereiro de 20227 de fevereiro de 2022

Mercado jurídico

Enxergar o Direito como um negócio e incentivar o empreendedorismo entre os profissionais que se formam na área é um desafio.

As dúvidas sobre como abrir um escritório de advocacia são muitas e, infelizmente, muitas vezes elas não são respondidas durante os anos de graduação. 

Se você não pretende orientar sua carreira para cargos públicos e quer buscar a realização profissional empreendendo na área do Direito, saiba que essa é uma opção para muitos profissionais.

Ter o seu escritório vai permitir que você faça seus horários, organize sua agenda e aprimore sua visão gerencial sobre o negócio. 

Os desafios são grandes, mas a realização e o atingimento das metas é recompensador. Por isso, se você pretende abrir um escritório de advocacia, recomendamos que continue a leitura deste conteúdo da ADVBOX.

Como abrir um escritório de advocacia OAB?

O primeiro passo para abrir um escritório de advocacia é estar inscrito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

De acordo com a Lei Federal nº 6.839/1980 apenas profissionais que podem comprovar sua inscrição na OAB estão aptos para abrir um escritório de advocacia. 

O segundo passo é registrar o contrato social na Junta Comercial do estado. Basicamente o contrato social é a certidão de nascimento que permitirá abrir o escritório de advocacia. Nele estão informações como:

  • Identificação dos sócios;
  • Endereço da sede;
  • Deveres de cada uma das pessoas que faz parte da sociedade;
  • Ramo de atuação;
  • Entre outros dados.

Com o contrato social em mãos, além de realizar o registro na Junta Comercial, você deve fazer o mesmo na OAB.

Essa também é uma exigência da Ordem, afinal, é ela que fará a fiscalização das atividades que serão exercidas pelo escritório.

Ainda falando sobre a OAB, quando você decide abrir um escritório precisa conhecer em detalhes todas as orientações do órgão a respeito dos direitos e deveres dos advogados.

Entre os pontos estão as regras com relação à publicidade, sobre carga horária e com relação ao atendimento de clientes e honorários. 

Abrir um escritório de advocacia

Todos esses detalhes precisam ser muito bem avaliados pelos advogados que pretendem abrir um escritório. Qualquer deslize pode significar uma penalidade. 

Que tipos de documentos você precisa para abrir um escritório de advocacia?

Depois de resolver todas as questões de abertura da empresa na Junta Comercial e também com a OAB, o advogado empreendedor precisa também buscar a prefeitura do município onde está a sede do escritório.

Somente assim será possível receber o alvará de funcionamento. 

Sem a autorização da prefeitura e a vistoria do Corpo de Bombeiros a empresa não pode ser oficialmente aberta.

Por isso, mais uma vez recomendamos que você fique atento a todos os detalhes de montar o seu escritório de advocacia. 

Para auxiliar em cada uma dessas etapas é importante contar com um profissional contador.

Ele conhece todos os processos e vai realizar o melhor encaminhamento para que o seu escritório de advocacia comece a atender o quanto antes. 

O que não pode faltar em um escritório de advocacia?

Agora que você já entende um pouco mais das etapas técnicas sobre abrir um escritório de advocacia, chegou a hora de falarmos sobre planejamento.

Abrir uma empresa – de qualquer segmento – sem ter objetivos claros sobre onde se quer chegar pode se tornar um problema no futuro.

Quando não sabemos o que queremos alcançar fica difícil medir se estamos no caminho certo.

A recomendação neste caso é ter um plano de negócios estruturado e o melhor caminho para um bom planejamento é a partir de dados concretos. 

A primeira resposta que você precisa ter é: qual o nicho que você pretende atender? Caso você deseje abrir um escritório de advocacia em uma cidade com mais de 15 mil habitantes, é fundamental se especializar.

Cidades menores requerem advogados mais generalistas para se manter, além de proporcionar um contato mais aproximado e uma certa fidelização do cliente.

Porém, em cidades grandes a concorrência é enorme, então você precisa se diferenciar ao decidir abrir um escritório de advocacia.

Em um primeiro momento indicamos a especialização, mas muito tem se falado sobre o futuro da advocacia ser dos hiper especialistas. Você sabe o que isso quer dizer?

Saiba tudo sobre algumas matérias específicas da área do Direito na qual você atua. No início é comum aceitar todos os casos de Direito empresarial, trabalhista, tributário, cível ou de outra área que mais lhe interesse.

Porém, com o tempo algumas mudanças serão necessárias para a expansão do negócio. Por isso sugerimos que você se aprofunde ainda mais em questões específicas dentro da área escolhida.

Ao abrir um escritório de advocacia acompanhe cada etapa de perto

Se você vai trabalhar sozinho ou com uma equipe de outros advogados é importante considerar questões como a produtividade da sua empresa.

Mesmo que você não conte com nenhuma pessoa para formar o time, lembre-se que apresentar-se competitivo no mercado também tem relação com a produtividade. 

Escritórios que contam com um software jurídico têm diferenciais importantes que vão chamar a atenção de clientes.

Na ADBOX, por exemplo, os clientes podem contar com a metodologia de Taskscore que permite fazer uma divisão das tarefas de cada processo e realizar o acompanhamento individualizado de cada uma delas. 

Ao utilizar a metodologia você:

  • Reduz o risco de perder prazos importantes;
  • Premia sua equipe com o acompanhamento da produtividade do time;
  • Atua em um formato que valoriza as entregas e não as horas trabalhadas;

Quanto custa para abrir um escritório de advocacia?

Além da produtividade, ao abrir o seu escritório de advocacia você deve ter controle rigoroso com relação ao financeiro da empresa.

Os investimentos para montar um escritório de advocacia não são baixos e podem começar em mais de R$ 10.000 dependendo da cidade. 

Por isso, levando em consideração que o investimento é alto, pense que o setor financeiro deve ser um dos mais organizados da empresa.

Muitos advogados cometem o erro de misturar suas finanças pessoais com as da empresa e isso, a médio e longo prazo, pode causar problemas graves e até comprometer a saúde da companhia. 

Conte com o suporte de um software jurídico para acompanhar despesas, honorários que devem entrar e outros recursos financeiros.

Ao controlar cada detalhe de maneira automatizada fica muito mais intuitivo identificar como está a situação da empresa.

Teste a ADVBOX durante 7 dias gratuitos e comprove na prática o quanto o acompanhamento financeiro vai ser fundamental na hora de abrir um escritório de advocacia.  

Cadastro de clientes atualizado e organizado

Ao abrir um escritório de advocacia, lembre que manter um cadastro de clientes organizado é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, você pode precisar entrar em contato com seu cliente com urgência.

Se não houver empenho em manter o cadastro atualizado, essa necessidade pode se tornar uma enorme dor de cabeça.

Além disso, o cadastro dos clientes permite fazer análises de direitos que eles possuem e não saibam. Quantas vezes um problema é envolto de inúmeros outros no Direito? Um cadastro completo permite uma análise completa.

Finalmente, o bom cadastro do cliente permite que seu relacionamento com ele seja melhor.

Com o enorme acúmulo de responsabilidades que abrir um escritório de advocacia traz é possível que você esqueça informações importantes sobre quem é mais importante para esse negócio: O cliente.

Assim, o cadastro permitirá que sempre que você precisar falar com as pessoas, verifique os dados e não cometa gafes de atendimento.

Público-alvo

Partindo do item anterior, você precisa identificar o perfil dos clientes em potencial. Isso vai se combinar com o cadastro completo dos seus clientes. Por quê?

Bem, não basta identificar o problema jurídico. Seria muito simples e pouco ajudaria na compreensão das dores dos seus clientes.

Você precisa entender mais sobre a pessoa ou personificação da empresa que atende. Como é a sua rotina? Quais são as coisas que a comovem?

Quais são os problemas não necessariamente relacionados à questão jurídica que essa pessoa ou empresa

Entender o psicológico, a rotina e os diversos elementos que compõem o universo do seu cliente em potencial é essencial para cativar e trazer soluções diferenciadas para os clientes.

Ao conhecer o perfil dos seus clientes você também pode utilizar essas valiosíssimas informações para estabelecer estratégias de comunicação e marketing jurídico.

Como falamos no início deste texto, a OAB conta com um sistema rígido quando o assunto é a propaganda dos serviços de um escritório de advocacia. 

Porém, ao planejar a produção de conteúdos educativos para a sua base de clientes e também para pessoas que poderão se interessar pelos seus serviços, você dá um importante passo à frente da concorrência. 

Com marketing de conteúdo jurídico é possível levar informações seguras – e com uma comunicação acessível – para pessoas que podem estar procurando na internet o serviço de um advogado e vão encontrar você e os seus materiais. 

Você está esperando o que para abrir um escritório de advocacia da melhor forma possível? Inicie hoje essa mudança!

abrir um escritório de advocacia

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Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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Categorias: Pontuação por Tarefas - TaskscoreGestão na advocacia
Tags: Advocacia DigitalEscritório AdvocaciaGestão de tarefas na advocaciagestão financeira de escritório de advocacia

Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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