Mercado jurídico

Mercado jurídico: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Todo advogado precisa se informar ao máximo sobre o mercado jurídico. Afinal, sem um estudo sobre isso, dificilmente se consegue advogar com eficiência. Na prática, muitos saem dos cursos de graduação despreparados para o exercício da profissão e sem entender o mercado.

Felizmente, é possível encontrar informações importantes sobre o tema para se preparar e se tornar um profissional ainda mais qualificado para se destacar e vencer na profissão.

Por isso, nesse artigo, você saberá como funciona o mercado jurídico. Bons aprendizados!

Como é a realidade do mercado jurídico na atualidade?

Não é novidade que o Brasil é um dos países com mais advogados no mundo. Existem mais de 1 milhão desses profissionais espalhados por todo o território nacional e até atuando no exterior. Diante dessa realidade, muitos acabam ficando descontentes, acreditando que o mercado está saturado.

Esse descontentamento acontece porque o profissional não estudou o mercado jurídico, nem buscou maneiras para se diferenciar e se destacar diante da concorrência. 

Conforme a reportagem do Terra, cerca de 30% dos escritórios de advocacia em todo o Brasil fecham as portas em menos de 1 ano. Dentre as causas apontadas pelos profissionais estão: falta de clientes, alta competitividade e desvalorização da profissão. 

Embora esses problemas existam, é possível driblá-los com paciência e planejamento. Para se manter no mercado, não basta apenas deter o conhecimento jurídico. 

É fundamental que o advogado busque conhecimentos em gestão, empreendedorismo, marketing jurídico, vendas, tecnologia, dentre outros que são importantes para se manter forte e competitivo nesse mercado. 

Na prática, o mais comum é encontrar profissionais com alto saber jurídico e pouco conhecimento nas outras áreas citadas. O resultado disso pode ser: poucos clientes, baixa remuneração e até insatisfação com a profissão. Entretanto, o mercado jurídico exige muito mais que isso, conforme você verificou. 

Como funciona o mercado jurídico?

Ser um mero conhecedor das leis não garante espaço, muito menos boa remuneração e clientes. O mercado jurídico exige do profissional muitos conhecimentos que vão além da graduação, conforme mencionado.

Ademais, muitos começam advogando de forma generalista porque precisam de clientes. Contudo, a especialização se mostra muito mais promissora, conforme o tempo.

O advogado precisa entender que não existe apenas um único mercado jurídico. Cada área do Direito constitui um mercado à parte e diferenciado. Ou seja, cada matéria pode ter um mercado completamente diferente da outra.

Desse modo, o mercado de Direito Empresarial, por exemplo, pode ser completamente diferente do de Direito Previdenciário. As demandas são distintas, o público também. 

Nesse sentido, é importante escolher uma área para focar seus esforços e buscar conhecimento sobre esse determinado mercado. 

Em suma, para sobreviver no mercado jurídico, o ideal é se especializar e escolher uma área de atuação ou que deseja ter um foco maior. O segundo passo é traçar estratégias e utilizar o marketing jurídico para atrair clientes. 

Contudo, é preciso conhecer o mercado da área escolhida, bem como buscar conhecimento em outras esferas de conhecimento (vendas, gestão, etc) para poder se manter competitivo perante os concorrentes. 

Por fim, vale mencionar que a tecnologia se tornou indispensável para o ramo jurídico. Logo, ela deve ser considerada no momento de planejar a carreira.

Para entender mais sobre como funciona o mercado jurídico, confira o vídeo abaixo!

6 tendências para o futuro da advocacia

O mercado jurídico sofre transformações a todo instante. Existem certas tendências que causarão ainda mais impacto no exercício da advocacia. Logo, é imprescindível que advogados e donos de escritórios se atentem a elas para poder continuar tendo bons resultados e se mantendo forte perante os concorrentes. 

Veja abaixo algumas tendências que, embora já estejam presentes, podem se fortalecer ainda mais no futuro.

1.Marketing jurídico

A própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) percebeu que o marketing jurídico é fundamental para a advocacia. Diante da realidade imposta, o Novo Provimento surgiu para determinar regras sobre a publicidade na profissão.

Muitos profissionais e escritórios perceberam a importância do marketing para atrair clientes e já utilizam estratégias para isso, principalmente no meio digital. A tendência é que mais profissionais busquem o marketing jurídico para conseguir se posicionar no mercado.

Para saber mais sobre o Novo Provimento sobre as regras da publicidade da OAB, confira a live do #FomeDeSaber sobre o tema!

2.Advocacia baseada em dados

Outra realidade que já está presente, mas que pode se tornar ainda mais forte nos próximos anos. A advocacia baseada em dados permite que os profissionais utilizem informações concretas sobre o negócio para tomar decisões que realmente tragam resultados para o escritório.

Não demorará muito para que os advogados se baseiem ainda mais nos dados para tomar decisões sobre a empresa. 

Sobre isso, veja os artigos abaixo:

Jurimetria small dataBusiness intelligence – os dados do seu escritório

BI: o que é business intelligence? Aprenda tudo sobre o assunto aqui!

3.Escritórios virtuais 

A tecnologia possibilitou que escritórios pudessem ter uma atuação ainda mais expansiva, podendo atender clientes de todo o território nacional e até do exterior. A pandemia provocada pelo novo Coronavírus fez com que isso se tornasse mais frequente.

Escritórios que antes atendiam apenas de forma presencial tiveram que se adaptar e montar uma estrutura digital para não perderem espaço e ficarem no prejuízo. 

Advogar à distância já é uma realidade, mas o aumento dos escritórios virtuais e até de bancas que trabalham de forma 100% remota será um fato. 

Além das tecnologias permitirem isso, o Direito precisa se adequar às mudanças da sociedade e atender as necessidades dos clientes de forma mais facilitada. 

Outro aspecto que pode fazer com que os escritórios virtuais cresçam é a economia que eles proporcionam, visto que escritórios físicos podem ser mais caros de manter. 

Por fim, a possibilidade de realizar uma gestão remota pode tornar as equipes mais produtivas, além de oferecer bem-estar, pois ninguém precisa se deslocar até o escritório para poder realizar suas funções. 

4.Novos modelos de trabalhos

Analisar o desempenho dos colaboradores por horas trabalhadas está com os dias contados. Vários escritórios, principalmente os que atuam de forma remota, já adotam outros modelos de trabalho e de avaliar a produtividade dos funcionários. 

Uma das maneiras mais eficientes que podem ser utilizadas para medir o desempenho dos trabalhadores é verificando a quantidade de tarefas que eles fizeram e o tempo que precisaram para finalizá-las. 

Inclusive, o software jurídico da ADVBOX possui o Taskscore – sistema de pontuação por tarefas que possibilita verificar o desempenho de cada um dessa forma. 

5.Novas tecnologias

O Direito se transformou e se adequou às novas tecnologias. Atualmente, todo processo pode ser ajuizado de forma digital. Os clientes podem ser atendidos de forma remota, bem como todo o trabalho do profissional pode ser feito em home office, se ele desejar.

Embora haja profissionais que ainda insistem em continuar exercendo uma advocacia artesanal, é muito provável que eles tenham que se adaptar. Caso contrário, poderão ser totalmente varridos do mercado. 

Os advogados podem contar com softwares jurídicos de qualidade para realizar toda a gestão do escritório. Ademais, ferramentas muito conhecidas pelo público podem ser utilizadas pela advocacia para contactar clientes e manter uma comunicação com a equipe. 

Atualmente, contar com um software jurídico já é mais que essencial para garantir um bom desempenho do escritório e mantê-lo produtivo e competitivo no mercado. Contudo, novas tecnologias podem surgir, bem como as atuais podem ser aprimoradas. Sendo assim, é importante estar atento a essas novidades.

6.Inteligência artificial

A inteligência artificial é outra ferramenta utilizada por profissionais do Direito e que será ainda mais procurada no futuro. 

Ela se tornará ainda mais fundamental para auxiliar profissionais a tomarem decisões, principalmente em relação aos casos judiciais que estão sob sua responsabilidade. Ademais, os advogados poderão utilizá-la para entender quais caminhos devem ser seguidos para que aumente suas chances de êxito em seus processos.

Quais são as novas áreas do Direito?

Mercado jurídico

O Direito é um ramo do conhecimento que se renova constantemente. Logo, existem áreas que sofrem alterações a todo instante, como o Direito do Trabalho e o Direito Previdenciário, por exemplo.

Nesse aspecto, é possível se reinventar sempre e até buscar um nicho específico dentro desses segmentos. Por exemplo, as alterações trazidas pela Reforma da Previdência de 2019 fez com que alguns advogados passassem a oferecer o Planejamento Previdenciário, de modo a auxiliar os clientes a buscarem a melhor aposentadoria.

Isso significa que, de certa forma, as áreas mais tradicionais do mercado jurídico podem ser inovadoras. Entretanto, existem ramos que podem ganhar atenção, pelo fato de serem muito diferentes. Muitos deles vêm crescendo conforme o passar dos anos, como o Direito Digital, o Direitos da Diversidade, dentre outros. 

Dessa forma, o profissional pode pensar fora da curva e buscar esses mercados pouco explorados. 

Algumas áreas jurídicas bastante diferenciadas que podem atrair profissionais são:

Direito da Moda;

Direito Médico;

Direitos LGBTQIAP+;

Direito Migratório;

Direito das Mulheres;

Direito Digital/Direito Penal – com foco em Crimes virtuais;

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, dentre outras possibilidades.

Importante ter em mente que não basta apenas escolher uma área diferenciada para evitar os concorrentes. Lembre-se que a área mais promissora pode ser uma das mais tradicionais e com muita concorrência, desde que ela seja bem aplicada pelo profissional.

Quais são as áreas mais promissoras do Direito?

Embora essa pergunta seja muito comum, a verdade é que toda e qualquer área do Direito pode ser promissora se o advogado traçar estratégias bem definidas, buscar meios de se diferenciar e analisar a fundo o mercado da área escolhida.

Nas mãos de um advogado empreendedor, com uma boa visão de negócios e que sabe se planejar e inovar, qualquer área pode oferecer oportunidades de crescimento

Todos os segmentos jurídicos são importantes para manter a ordem social. Contudo, é possível identificar algumas áreas e nichos que podem ser muito promissores nos próximos anos. 

Veja abaixo algumas considerações.

Direito de família e sucessões

Existem diversos tipos de famílias no Brasil, sendo que todas são importantes. A pandêmia, por exemplo, fez com que os advogados desse ramo passassem a ser procurados para auxiliar casais em processos de divórcio.

Ademais, com as diversas alterações, novos nichos surgiram nesse ramo jurídico. Por exemplo, diversos profissionais passaram a atuar somente no Direito homoafetivo, buscando atender as demandas específicas dos casais homoafetivos.

Em relação às sucessões, o Planejamento Sucessório pode ser muito buscado por famílias que desejam manter em ordem os seus bens para passá-los aos seus descendentes.

Direito Previdenciário

O advogado previdenciarista precisa estar atento às inúmeras mudanças que ocorrem nesse ramo jurídico. Devido às mudanças recentes na legislação, as demandas de planejamento previdenciário podem ganhar destaque.

Outros serviços previdenciários que podem ser muito requisitados são a pensão por morte e os benefícios por incapacidade, principalmente devido às consequências do Covid-19.

Direito do Trabalho

Nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu diversas mudanças. Ademais, a Reforma Trabalhista trouxe modificações importantes para os trabalhadores. 

O crescimento do trabalho informal e outros problemas podem fazer com que os profissionais especializados nesse ramo jurídico sejam muito buscados para atender as demandas desse público, que pode ter muitas dúvidas sobre seus direitos trabalhistas. 

Além desses segmentos, vale lembrar que os ramos do Direito mencionados no tópico anterior também podem ser interessantes e muito buscados. Por fim, lembre-se que todo nicho jurídico pode ser promissor, independente se ele foi citado aqui ou não.

Por que é importante se atualizar sobre o mercado jurídico?

Na prática, os profissionais se formam sem noção nenhuma sobre como funciona o mercado jurídico. Tampouco sabem como atuar na advocacia. Por isso, é primordial que todos busquem se aprimorar, tanto na prática quanto em conhecimentos de fora do Direito para exercer a profissão com eficiência.

É importante estudar o mercado jurídico como um todo e entender as mudanças sociais, conhecer as novas tecnologias, novidades no empreendedorismo jurídico, novos métodos de gestão para equipes e escritórios de advocacia, dentre outros conhecimentos.

Ademais, é fundamental que o profissional se atualize a todo momento sobre o mercado jurídico de sua área de atuação. Assim, o advogado fica a par das demandas do seu público-alvo, mudanças de comportamento, tendências, novos serviços que podem ser oferecidos, dentre outras questões. 

Se atualizar constantemente sobre isso é fundamental para o profissional se manter forte, bem posicionado e buscar sempre maneiras de se diferenciar. Importante mencionar também que, além de conhecer bem os concorrentes, é primordial que o escritório tenha autoconhecimento e entenda a sua realidade, o que deseja e onde quer chegar.

O escritório que estuda o mercado jurídico consegue sempre se reinventar, se planejar para o futuro e realizar mudanças caso seja necessário. Por isso, jamais deixe de se atualizar em relação a isso!

Perguntas frequentes

Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre o mercado jurídico!

O que é mercado jurídico?

O mercado jurídico pode ser entendido como o ambiente onde existem os compradores, que são os que desejam adquirir determinados serviços ou produtos, e os vendedores, que são os que oferecem esses serviços ou produtos dentro do ramo jurídico. Nesse sentido, o que é ofertado tem relação com o judiciário e o Direito. 

Nessa esfera, os vendedores são os advogados e os compradores são os clientes com demandas jurídicas. 

Quais são as principais mudanças no setor jurídico?

São duas as principais mudanças no setor jurídico e que terão ainda mais alcance nos próximos anos:

  • A forte adesão de tecnologias, como softwares jurídicos, a inteligência artificial e a mudança para escritórios digitais;
  • A mudança para o digital, possibilitando que escritórios atendam clientes de todo o território nacional e do exterior por meio da internet.

No entanto, essas não são as únicas alterações. O profissional precisa se atentar a outras mudanças importantes no setor jurídico.

O que esperar do Direito em 2022?

O Direito em 2022 será influenciado pela análise de dados, que será ainda mais frequente nos escritórios. Ademais, o marketing jurídico estará ainda mais presente para atrair clientes e os advogados terão que pensar em seus negócios colocando a experiência do cliente em primeiro lugar.

Qual área do Direito está em alta?

Diversas áreas do Direito estão em alta. Todos os ramos jurídicos possuem demandas. Contudo, as mais pesquisadas e buscadas recentemente podem ser: Direito Digital, LGPD, Compliance, dentre outras. No entanto, esses resultados podem mudar conforme a época e as necessidades do público.

O mercado jurídico pode parecer complexo, mas é essencial que os profissionais estejam cientes de tudo o que ocorre nele e estejam a par do mercado de sua área de atuação. 

Quem busca esse conhecimento consegue pensar no futuro do negócio, traçar estratégias de crescimento e obter muito mais resultados. Portanto, nunca deixe de estudar o mercado jurídico! 

E se você gostou desse artigo, leia agora: Ferramenta de BI: o que é e quais são as melhores? Veja 9 disponíveis no mercado! 

Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.