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Advocacia estratégica: não deixe seu escritório perder espaço no mercado

Publicado por Comunicação &Conteúdos em 29 de junho de 202229 de junho de 2022

Advogado digital

Ter um negócio estratégico tornou-se uma premissa para quem está no mercado atual. Com a advocacia estratégica não é diferente. 

Diferenciar-se entre os concorrentes por meio da entrega de serviços seguros, de um trabalho bem planejado e eficiente é essencial. 

Mas você já parou para pensar o que coloca o seu escritório entre os negócios que são estratégicos, oferecendo esse valor para o seu público interno e, consequentemente, para os clientes?

Fazer advocacia estratégica compreende um planejamento detalhado que passa pela visão de negócio e precisa estar no plano de crescimento. 

Ter a consciência da estratégia precisa vir desde os primeiros passos do escritório no mercado que deseja atuar. 

Entender que os negócios na área do Direito devem ser planejados e vistos a partir de uma ótica da administração é um importante passo a ser dado. 

E isso não importa em qual momento está o escritório: mesmo que você já esteja há muito tempo no mercado, saiba que começar um plano de advocacia estratégica sempre será importante. 

É decisivo ter clareza sobre onde se vai chegar e quais os passos precisam ser dados considerando prazos e investimentos. 

Neste conteúdo vamos te apresentar um caminho para fazer ou aprimorar a sua advocacia estratégica considerando pontos como:

  • Investimento em tecnologia;
  • Diferenciais de um escritório digital para ser estratégico;
  • Hiperespecialização;
  • Benefícios de encontrar o seu nicho de mercado. 

Continue com a gente a leitura desse conteúdo e entenda como cada um desses pontos se conecta para uma advocacia estratégica.

Como planejar com uma visão de advocacia estratégica?

É possível que você esteja se perguntando quais os primeiros passos que precisam ser dados para uma advocacia estratégica. 

De maneira resumida, podemos dizer que a estratégia começa com um bom planejamento. Entenda exatamente onde você quer chegar como negócio. 

Esse é um erro muito comum entre advogados que iniciam o escritório: a falta de clareza a respeito de onde e como alcançar os objetivos. 

Por muito tempo, advogados acabavam se tornando profissionais generalistas demais. Passavam a vida se dedicando aos estudos de casos muito abrangentes. 

Por exemplo, advogados com visões de uma área muito grande do direito como é o caso de direito de família ou trabalhista. 

Porém, esse tipo de visão de negócio está deixando de ser tão relevante e o caminho é a dedicação a casos mais específicos. 

O olhar da advocacia estratégica exige um conhecimento muito mais profundo com relação ao público que o escritório pretende atender. 

Esse é o ponto fundamental para o plano: muito mais do que mergulhar em uma única área, a proposta é se concentrar nas necessidades dos clientes. 

Chamamos essa visão de advocacia estratégica de hiperespecialização. Ou seja, o profissional passa a compreender as particularidades do público e aprofunda seu conhecimento técnico a partir dessas necessidades.

As vantagens da hiperespecialização compreendem uma estratégia de atendimento global que permitirá atender os clientes de maneira muito mais específica. 

A comunicação torna-se assertiva e é mais fácil mostrar valor para quem contrata o escritório. 

Afinal, em vez de o escritório lidar com clientes muito diferentes e, como consequência, com tipos de processos de maneira mediana, com a hiperespecialização o resultado é muito mais certeiro.

O escritório se coloca como autoridade para aquele grupo e todas as etapas: desde a comunicação, passando pelo atendimento e acompanhamento dos casos, tornam-se muito mais eficazes.

E para construir a visão da hiperespecialização é importante definir critérios que vão atender às necessidades do público potencial de clientes do escritório. Entre eles podemos listar:

  • profissão;
  • gênero;
  • região geográfica;
  • regime de tributação;
  • regime de contrato de trabalho.  

Esses pontos acima –  e outros que podem ser definidos pela estratégia do negócio, podem ser combinados. 

Quando cruzadas as informações, você começa a ter uma visão de advocacia estratégica e pode dar os primeiros passos para conquistar um espaço no mercado que, possivelmente, os seus concorrentes ainda não enxergaram. 

O que não pode faltar em um escritório de advocacia?

Para consolidar uma visão de advocacia estratégica, a tecnologia não pode ser deixada de lado no escritório. 

Pense a respeito dos pontos que citamos acima, com relação à hiperespecialização. Como você imagina que pode ser feito esse cruzamento de dados?

Se o escritório conta com o suporte de uma ferramenta jurídica – projetada para atender às necessidades de negócios da área do Direito – essa conexão é feita de maneira descomplicada. 

Softwares jurídicos – como é o caso da ADVBOX – permitem que gestores e responsáveis por escritórios de advocacia tenham em mãos dados do mercado com muito mais segurança e rapidez. 

Sabemos que as decisões e estratégias quando são consolidadas a partir do uso de dados inteligentes, tornam-se muito mais assertivas e, no caso da necessidade de mudança de planos, eles acontecem a partir de evidências e visão estratégica. 

Com recursos como Business Intelligence (ou inteligência de negócios) é possível enxergar em uma linha do tempo quais os tipos de casos do escritório que são mais rentáveis. 

Também torna-se mais fácil determinar quais as áreas geográficas mais importantes para o negócio e onde estão clientes potenciais para o escritório. 

Ter clareza sobre esses dados é fundamental para que gestores possam determinar um plano global. Afinal, quando não se sabe onde se quer chegar, dificilmente um planejamento terá a efetividade necessária. 

Deixar de lado a advocacia estratégica também é negligenciar:

  • Possíveis clientes;
  • Deixar de lado honorários importantes;
  • Conquista de novos espaços;
  • Crescimento e investimentos do escritório. 

Escritório digital e a conexão com a advocacia estratégica

Como falamos anteriormente, não é possível pensar em uma advocacia estratégica sem contar com dados e a tecnologia. 

Esses recursos vão suportar boa parte da estratégia do negócio, auxiliando na tomada de decisões. Porém, é importante considerar que mudanças na forma como o escritório conduz seus processos precisam ser feitas para se tornar estratégico. 

Um dos pontos é tornar o escritório digital. Esse conceito é decisivo para o sucesso de uma advocacia estratégica. 

De maneira geral, o escritório digital é aquele que conta com todas as informações digitalizadas para que o negócio seja totalmente gerenciável on-line. 

Por meio de uma conexão com a internet, o escritório digital pode ser acessado em sua totalidade de qualquer lugar do mundo. 

Toda a gestão de conhecimento é feita on-line, assim como o atendimento aos clientes, a possibilidade do trabalho da equipe e o controle das demandas do time por meio da pontuação por tarefas.

No escritório digital toda a documentação de processos e o arquivo com informações dos clientes precisa estar disponível on-line. 

Esse acesso de qualquer lugar – feito de maneira segura – é decisivo para que os gestores possam posicionar o negócio para os clientes, mostrando a preocupação com a transformação digital e a melhoria constante dos processos. 

Advocacia estratégica: reflexos na equipe

A hiperespecialização e o escritório digital se conectam diretamente à equipe que os gestores contratam. 

Para conseguir que a advocacia estratégica aconteça da forma planejada, a equipe de advogados e outros profissionais que fazem parte do escritório precisa estar conectada ao planejamento. 

Por meio da gestão de tarefas feita em uma plataforma digital é possível acompanhar mesmo à distância o trabalho da equipe. 

Quando se sabe quais as ações mais rentáveis, pode-se, por exemplo, sinalizar aos profissionais quais as tarefas mais importantes e as entregas que serão decisivas para que determinado processo ocorra da maneira esperada. 

Clientes ADVBOX têm à disposição um gerenciador de tarefas que estabelece pontos de acordo com as entregas. 

Dessa maneira, gestores acompanham de forma online a execução do trabalho e ainda podem beneficiar os advogados, remunerando com base na produção e nas entregas estratégicas para o escritório. 

Como consequência, os profissionais tornam-se muito mais motivados. 

Afinal, há uma organização das demandas, priorização das tarefas mais importantes e, por fim, são reconhecidos por entregas relevantes, aquelas que vão fazer a diferença para o escritório. 

Outro benefício para os advogados é a possibilidade de organizar o tempo, permitindo a autogestão dos profissionais. 

Ao saber quais as tarefas prioritárias, o planejamento e gestão do tempo fica por conta de cada um. 

ADVBOX para a sua advocacia estratégica

Os recursos da ADVBOX estão preparados para auxiliar gestores e advogados a conduzir uma advocacia estratégica. 

Por meio dos recursos de gamificação da plataforma, pontuação por tarefas e visão inteligente dos dados, é possível conduzir um planejamento assertivo para levar o escritório para um nível muito mais estratégico. 

Como consequência está o aumento da retenção de clientes, de honorários e a permanência de profissionais de destaque dentro da empresa. 

Para entender como a ADVBOX vai fazer parte da sua advocacia estratégica, faça o teste gratuito de 7 dias do software e comprove os benefícios.

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