Advocacia estratégica: não deixe seu escritório perder espaço no mercado

Ter um negócio estratégico tornou-se uma premissa para quem está no mercado atual. Com a advocacia estratégica não é diferente.
Diferenciar-se entre os concorrentes por meio da entrega de serviços seguros, de um trabalho bem planejado e eficiente é essencial.
Mas você já parou para pensar o que coloca o seu escritório entre os negócios que são estratégicos, oferecendo esse valor para o seu público interno e, consequentemente, para os clientes?
Fazer advocacia estratégica compreende um planejamento detalhado que passa pela visão de negócio e precisa estar no plano de crescimento.
Ter a consciência da estratégia precisa vir desde os primeiros passos do escritório no mercado que deseja atuar.
Entender que os negócios na área do Direito devem ser planejados e vistos a partir de uma ótica da administração é um importante passo a ser dado.
E isso não importa em qual momento está o escritório: mesmo que você já esteja há muito tempo no mercado, saiba que começar um plano de advocacia estratégica sempre será importante.
É decisivo ter clareza sobre onde se vai chegar e quais os passos precisam ser dados considerando prazos e investimentos.
Neste conteúdo vamos te apresentar um caminho para fazer ou aprimorar a sua advocacia estratégica considerando pontos como:
- Investimento em tecnologia;
- Diferenciais de um escritório digital para ser estratégico;
- Hiperespecialização;
- Benefícios de encontrar o seu nicho de mercado.
Continue com a gente a leitura desse conteúdo e entenda como cada um desses pontos se conecta para uma advocacia estratégica.
Como planejar com uma visão de advocacia estratégica?
É possível que você esteja se perguntando quais os primeiros passos que precisam ser dados para uma advocacia estratégica.
De maneira resumida, podemos dizer que a estratégia começa com um bom planejamento. Entenda exatamente onde você quer chegar como negócio.
Esse é um erro muito comum entre advogados que iniciam o escritório: a falta de clareza a respeito de onde e como alcançar os objetivos.
Por muito tempo, advogados acabavam se tornando profissionais generalistas demais. Passavam a vida se dedicando aos estudos de casos muito abrangentes.
Por exemplo, advogados com visões de uma área muito grande do direito como é o caso de direito de família ou trabalhista.
Porém, esse tipo de visão de negócio está deixando de ser tão relevante e o caminho é a dedicação a casos mais específicos.
O olhar da advocacia estratégica exige um conhecimento muito mais profundo com relação ao público que o escritório pretende atender.
Esse é o ponto fundamental para o plano: muito mais do que mergulhar em uma única área, a proposta é se concentrar nas necessidades dos clientes.
Chamamos essa visão de advocacia estratégica de hiperespecialização. Ou seja, o profissional passa a compreender as particularidades do público e aprofunda seu conhecimento técnico a partir dessas necessidades.
As vantagens da hiperespecialização compreendem uma estratégia de atendimento global que permitirá atender os clientes de maneira muito mais específica.
A comunicação torna-se assertiva e é mais fácil mostrar valor para quem contrata o escritório.
Afinal, em vez de o escritório lidar com clientes muito diferentes e, como consequência, com tipos de processos de maneira mediana, com a hiperespecialização o resultado é muito mais certeiro.
O escritório se coloca como autoridade para aquele grupo e todas as etapas: desde a comunicação, passando pelo atendimento e acompanhamento dos casos, tornam-se muito mais eficazes.
E para construir a visão da hiperespecialização é importante definir critérios que vão atender às necessidades do público potencial de clientes do escritório. Entre eles podemos listar:
- profissão;
- gênero;
- região geográfica;
- regime de tributação;
- regime de contrato de trabalho.
Esses pontos acima – e outros que podem ser definidos pela estratégia do negócio, podem ser combinados.
Quando cruzadas as informações, você começa a ter uma visão de advocacia estratégica e pode dar os primeiros passos para conquistar um espaço no mercado que, possivelmente, os seus concorrentes ainda não enxergaram.
O que não pode faltar em um escritório de advocacia?
Para consolidar uma visão de advocacia estratégica, a tecnologia não pode ser deixada de lado no escritório.
Pense a respeito dos pontos que citamos acima, com relação à hiperespecialização. Como você imagina que pode ser feito esse cruzamento de dados?
Se o escritório conta com o suporte de uma ferramenta jurídica – projetada para atender às necessidades de negócios da área do Direito – essa conexão é feita de maneira descomplicada.
Softwares jurídicos – como é o caso da ADVBOX – permitem que gestores e responsáveis por escritórios de advocacia tenham em mãos dados do mercado com muito mais segurança e rapidez.
Sabemos que as decisões e estratégias quando são consolidadas a partir do uso de dados inteligentes, tornam-se muito mais assertivas e, no caso da necessidade de mudança de planos, eles acontecem a partir de evidências e visão estratégica.
Com recursos como Business Intelligence (ou inteligência de negócios) é possível enxergar em uma linha do tempo quais os tipos de casos do escritório que são mais rentáveis.
Também torna-se mais fácil determinar quais as áreas geográficas mais importantes para o negócio e onde estão clientes potenciais para o escritório.
Ter clareza sobre esses dados é fundamental para que gestores possam determinar um plano global. Afinal, quando não se sabe onde se quer chegar, dificilmente um planejamento terá a efetividade necessária.
Deixar de lado a advocacia estratégica também é negligenciar:
- Possíveis clientes;
- Deixar de lado honorários importantes;
- Conquista de novos espaços;
- Crescimento e investimentos do escritório.
Escritório digital e a conexão com a advocacia estratégica
Como falamos anteriormente, não é possível pensar em uma advocacia estratégica sem contar com dados e a tecnologia.
Esses recursos vão suportar boa parte da estratégia do negócio, auxiliando na tomada de decisões. Porém, é importante considerar que mudanças na forma como o escritório conduz seus processos precisam ser feitas para se tornar estratégico.
Um dos pontos é tornar o escritório digital. Esse conceito é decisivo para o sucesso de uma advocacia estratégica.
De maneira geral, o escritório digital é aquele que conta com todas as informações digitalizadas para que o negócio seja totalmente gerenciável on-line.
Por meio de uma conexão com a internet, o escritório digital pode ser acessado em sua totalidade de qualquer lugar do mundo.
Toda a gestão de conhecimento é feita on-line, assim como o atendimento aos clientes, a possibilidade do trabalho da equipe e o controle das demandas do time por meio da pontuação por tarefas.
No escritório digital toda a documentação de processos e o arquivo com informações dos clientes precisa estar disponível on-line.
Esse acesso de qualquer lugar – feito de maneira segura – é decisivo para que os gestores possam posicionar o negócio para os clientes, mostrando a preocupação com a transformação digital e a melhoria constante dos processos.
Advocacia estratégica: reflexos na equipe
A hiperespecialização e o escritório digital se conectam diretamente à equipe que os gestores contratam.
Para conseguir que a advocacia estratégica aconteça da forma planejada, a equipe de advogados e outros profissionais que fazem parte do escritório precisa estar conectada ao planejamento.
Por meio da gestão de tarefas feita em uma plataforma digital é possível acompanhar mesmo à distância o trabalho da equipe.
Quando se sabe quais as ações mais rentáveis, pode-se, por exemplo, sinalizar aos profissionais quais as tarefas mais importantes e as entregas que serão decisivas para que determinado processo ocorra da maneira esperada.
Clientes ADVBOX têm à disposição um gerenciador de tarefas que estabelece pontos de acordo com as entregas.
Dessa maneira, gestores acompanham de forma online a execução do trabalho e ainda podem beneficiar os advogados, remunerando com base na produção e nas entregas estratégicas para o escritório.
Como consequência, os profissionais tornam-se muito mais motivados.
Afinal, há uma organização das demandas, priorização das tarefas mais importantes e, por fim, são reconhecidos por entregas relevantes, aquelas que vão fazer a diferença para o escritório.
Outro benefício para os advogados é a possibilidade de organizar o tempo, permitindo a autogestão dos profissionais.
Ao saber quais as tarefas prioritárias, o planejamento e gestão do tempo fica por conta de cada um.
ADVBOX para a sua advocacia estratégica
Os recursos da ADVBOX estão preparados para auxiliar gestores e advogados a conduzir uma advocacia estratégica.
Por meio dos recursos de gamificação da plataforma, pontuação por tarefas e visão inteligente dos dados, é possível conduzir um planejamento assertivo para levar o escritório para um nível muito mais estratégico.
Como consequência está o aumento da retenção de clientes, de honorários e a permanência de profissionais de destaque dentro da empresa.
Para entender como a ADVBOX vai fazer parte da sua advocacia estratégica, faça o teste gratuito de 7 dias do software e comprove os benefícios.


Equipe ADVBOX