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Advocacia na prática: veja o que fazer para se tornar um profissional de excelência!

Entender como funciona a advocacia na prática é essencial para poder ter uma carreira promissora. Muitos estudantes saem das faculdades de Direito despreparados e não sabem o que fazer para conseguir espaço no mercado. 

Além disso, grande parte dos profissionais que atuam há anos ou mesmo décadas não se atualizam em relação à atualidade.

Dessa forma, os iniciantes podem se frustrar por acreditarem que não há mais oportunidades no mercado. Por outro lado, alguns experientes podem não entender o motivo de não conseguirem o faturamento que gostariam.

A advocacia na prática, nessa nova realidade, é bem distinta da que se aprende na teoria. Ainda, nada têm em comum com a antiga advocacia. 

Esse artigo apresenta insights importantes tanto para os que estão iniciando quanto para os que precisam se atualizar. Acompanhe a leitura e entenda como funciona a advocacia na prática!

Advocacia na prática x o que advogados aprendem

Acredite: o que os advogados aprendem na graduação se distancia muito do que é a advocacia na prática. Esse talvez seja um dos fatores que tornam os cursos de Direito pouco eficientes. Entenda abaixo a diferença entre o que os advogados aprendem na graduação e o que realmente é a advocacia no dia a dia da profissão.

Advocacia na teoria

Durante a graduação, o aluno aprende a fazer pesquisas de forma ultrapassada. Os 5 anos de curso se limitam basicamente a ensinar a lei. Poucos exploram a prática. É difícil encontrar alguma universidade que ofereça, por exemplo, técnicas de negociação para advogados e marketing jurídico, principalmente focando no digital.

Grande parte dos formandos concluem o curso acreditando que o atendimento deve ser feito de forma artesanal, que o marketing se resume somente à entrega de cartões de visita e sem noção nenhuma da prática.

Além disso, muitos cursos pecam em apresentar uma visão de maior autonomia e independência na profissão, fazendo com que muitos acreditem que a solução é atuar como advogado celetista.

Advocacia na prática

Na prática, o cenário é totalmente diferente. O profissional percebe que os conhecimentos obtidos na graduação não são suficientes. Os cursos de Direito poderiam ser eficazes na época da advocacia artesanal, onde tudo era feito manualmente. 

Nessa última década e, principalmente, nos últimos anos, a tecnologia transformou o ramo jurídico. Os profissionais tiveram que se atentar a isso.

A advocacia na prática não se resume apenas a advogar. O profissional precisa ter uma visão empreendedora, aconselhável também para aquele que deseja atuar como celetista em um escritório. Até porque, nem sempre as advocacias contratam profissionais nessa modalidade, e isso não pode ser impeditivo para o advogado atuar.

No momento de colocar em prática o que estudou, muitos podem se sentir perdidos, justamente por não terem aprendido como se portar em audiências, como negociar e cobrar honorários, dentre outras funções. 

Sendo assim, a advocacia na prática é muito mais proativa e independente, com profissionais precisando não apenas do saber jurídico, mas também de conhecimentos em administração e negócios. 

Como advogar na prática?

A atuação do advogado dessa década é dinâmica e depende de diversos outros conhecimentos e estratégias para ser promissora. Veja abaixo dicas para ter uma advocacia na prática que seja eficiente e lhe dê os frutos desejados!

Inicie pelos 4 P’s do marketing

Os 4 P’s do marketing é uma boa maneira de iniciar definindo o seu negócio. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. 

De forma resumida, a praça é a delimitação do lugar onde você deseja atuar. Pode ser uma cidade, região, estado ou até o país inteiro. Produto é o serviço que você oferece. Preço é o valor que você deseja cobrar. Por último, promoção é a forma como você divulgará seus serviços para o público.

Realizar essa delimitação lhe dá uma noção de como iniciar. Nessa etapa, é importante escolher um nicho de atuação para ser especialista, os serviços que deseja prestar e o que fazer para a sua persona lhe encontrar.

Analise o mercado

Para estruturar um negócio eficiente é necessário realizar uma análise de mercado. No local onde você escolheu atuar tem interessados no que você oferece? 

Qual é a maior necessidade do público que você deseja atender? Pense nessas questões para encontrar lacunas. Lembre-se de delimitar um público-alvo. Quem tenta vender para todos no fim não vende para ninguém.

Escolha um nicho de atuação

Essa parte é tão importante que sempre deve ser repetida, pois muitos erram justamente aqui. Para ser visto como especialista, é fundamental escolher uma área de atuação. 

Se você se apresenta como generalista, como poderá elaborar estratégias para ser encontrado? Pode parecer que quem atende em diversos segmentos consegue atrair mais clientes. No entanto, o advogado mais nichado é o que consegue ter mais êxito.

Atualize seus conhecimentos

Não se restrinja apenas a atualizar seus conhecimentos na sua área de atuação. Sempre estude o mercado e busque por novas oportunidades no ramo jurídico. 

Após delimitar um público-alvo e atender clientes, você conseguirá formar o perfil da sua persona. Isso será essencial para elaborar estratégias mais eficientes para atrair seus destinatários.

Aprenda sobre finanças e empreendedorismo

Ler livros de negócios e empreendedorismo pode lhe ajudar a ter uma visão de independência e de dono de uma organização. 

Dessa forma, você verá sua advocacia como uma empresa. Além disso, é importante aprender sobre finanças para realizar uma gestão financeira eficiente. 

Atente-se às tecnologias

A advocacia atualmente não é eficiente sem a tecnologia. O profissional precisa estar atualizado em relação aos anseios da sociedade, que deseja serviços mais rápidos, eficientes e cômodos. 

Por isso, além de oferecer diversos meios para contato, é importante utilizar as ferramentas ideais para o seu trabalho, como aplicativos e um software jurídico

Aprenda marketing digital

O marketing digital é fundamental para ter um negócio promissor. Embora muitos profissionais tenham medo de utilizá-lo, existem estratégias que o Código de Ética permite. É fundamental estudar sobre o assunto para perder o receio e o preconceito.

Para facilitar, lembre-se que a mercantilização é vedada, mas levar conhecimento para o seu público não. Por isso, o marketing de conteúdo é a melhor ferramenta para conseguir atrair pessoas para o seu negócio.

A advocacia na prática é muito mais do que os advogados tradicionais e as universidades ensinam. Atualmente, a profissão teve inúmeras modificações devido ao avanço da internet e da tecnologia. 

Felizmente, essas mudanças são positivas para todos os profissionais, tanto iniciantes quanto os mais experientes que precisam reavaliar a carreira.

Essas foram apenas algumas dicas, mas elas já ajudam a dar uma noção de como advogar na prática! Para aprofundar seus conhecimentos, confira como advogar à distância e ter uma advocacia digital!

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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