Da advocacia artesanal para a digital: entenda como fazer essa mudança

Que a tecnologia está presente no dia a dia do advogado é um fato que não se pode negar. Por isso, a transição da advocacia artesanal para a digital se torna praticamente uma necessidade. A quarta revolução industrial chegou e trouxe mudanças em diversas profissões. Por sorte, os advogados têm apenas a ganhar com isso.
O profissional que não acompanha essa nova realidade corre grande risco de ficar para trás. Sendo assim, é essencial mudar a mentalidade e permitir-se inovar.
Acompanhe a leitura do artigo e entenda como você pode fazer a mudança da advocacia artesanal para a digital de forma eficiente!
Por que a advocacia digital é o futuro?
Mesmo com as inovações tecnológicas e com o avanço da internet, ainda é possível ver muitos advogados artesanais. Inclusive, os cursos de Direito possuem uma grade defasada, formando profissionais para atuar do modo antigo.
O advogado artesanal era aquele que tinha que realizar diversas tarefas manualmente. Baseava-se em livros para datilografar suas peças processuais. O meio de contato com o público era majoritariamente o telefone e o atendimento era apenas para clientes locais.
A advocacia artesanal não tem como prosperar atualmente. O mundo está cada vez mais tecnológico. O profissional que atua dessa maneira não consegue dar conta de atender as necessidades da advocacia. Isso significa que o trabalho do advogado só é sustentável e promissor se for digital.
A advocacia digital é o futuro porque está alinhada ao novo modo de vida da sociedade. Ela consegue atender as necessidades das pessoas, que estão cada vez mais conectadas e exigem a agilidade que o virtual proporciona.
Atualmente, não basta alugar uma sala comercial para montar o seu escritório e distribuir cartões de visita. Isso está ultrapassado. O modo atual de ser encontrado é pela internet.
Quais as vantagens da advocacia digital?
Os advogados que estão digitalizando seu escritório ou já o digitalizaram conseguem ter muito mais benefícios do que aqueles que insistem na tradicionalidade. Entenda as vantagens da advocacia digital abaixo.
Melhora na prospecção
Um advogado bem posicionado na internet consegue atrair e atender clientes de qualquer lugar do país e do exterior. Como seu trabalho é totalmente feito online, é possível atender de forma personalizada e no conforto que o cliente deseja.
Por ser especialista, o advogado digital consegue atrair mais pessoas do perfil desejado para o seu escritório.
Produtividade
Contar com as ferramentas digitais certas possibilita encontrar facilmente dados de clientes, organizar a agenda de trabalho, avisar o cliente do andamento de um processo e realizar a gestão do escritório. Ainda, o escritório fica organizado, sendo possível encontrar informações com poucos cliques, evitando-se a perda de tempo.
Praticidade
Um dos maiores benefícios é não precisar enfrentar trânsito, tanto por parte do cliente quanto do advogado. Dessa maneira, ambos conseguem resolver o que precisam rapidamente com praticidade, apenas enviando mensagens.
Inclusive, trabalhar em qualquer local do mundo é o desejo de muitos profissionais, inclusive do ramo jurídico. Ter essa liberdade de deslocamento é o que torna o trabalho do advogado digital mais leve.
Menor onerosidade
O custo para alugar uma sala comercial e montar um escritório é muito maior do que apenas ter uma boa internet, um computador e adquirir as ferramentas digitais certas.
Acredite, seu trabalho será mais eficiente se você contar com um software jurídico e atender remotamente enquanto está em casa do que apenas pagar por um espaço e fazer publicidade à moda antiga.
O que é um escritório digital?
O escritório digital é a solução ideal para adaptar seus serviços jurídicos às novas realidades da sociedade. No entanto, não possui um local físico, com mesas, impressoras e estantes cheias de livros e documentos.
O atendimento é virtual, por meio de ferramentas como aplicativos de mensagens instantâneas, de chamadas de vídeos, e-mail, dentre outros meios. A papelada do escritório é substituída por documentos digitais.
É possível ter apenas o escritório virtual, sem a estrutura física. Os adeptos do modelo tradicional não precisam extingui-lo e apostar somente no digital. Este pode funcionar como um complemento e fortalecer a parte física do negócio.
Contudo, é muito provável que os escritórios virtuais se tornem ainda mais populares, principalmente pelos custos envolvidos, pela modernidade e praticidade.
Como fazer a transição da advocacia artesanal para a digital?
O advogado digital precisa entender que seu negócio deve ser levado a sério. Não é porque o escritório é virtual que ele precisa de menos esforço. Pelo contrário, é preciso trabalhar muito para ter êxito.
Confira abaixo como fazer a transição e montar uma advocacia virtual de qualidade!
Crie um site
O primeiro passo é manter um website. Este será a porta de entrada do cliente na sua advocacia. O site precisa ser rápido, responsivo e trazer informações de fácil entendimento.
Além disso, coloque apenas informações relevantes e torne tudo fácil de ser encontrado. Internautas têm pressa e não gostam de ficar horas procurando pelo que desejam.
Aposte em marketing jurídico
Para sua advocacia ser encontrada, é preciso apostar no marketing jurídico. Crie um blog para entregar conteúdos de qualidade e utilize as redes sociais para conseguir aumentar sua exposição. Procure utilizar as mídias que o seu público usa.
Lembre-se que para conseguir atrair clientes, é preciso ser especialista. Ou seja, mesmo que você atenda em várias áreas, procure entregar conteúdo apenas em uma delas, nem que seja a que mais tenha demandas.
Busque meios de atendimento eficiente
Alguns escritórios possuem um telefone, um formulário de contato no site e respondem clientes nas redes sociais. Ainda assim, seria interessante fornecer um e-mail, um número para enviar mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram, dentre outros) e um chat. Desse modo, o cliente escolhe o meio que considera mais cômodo para ele.
Busque por aplicativos interessantes que melhorem o trabalho
Existem alguns aplicativos que auxiliam no trabalho do advogado. Podem ser citados como exemplos: Evernote, Trello, To Do Ist, dentre outros. Escolha os que você acredita que podem facilitar o seu dia a dia.
Além das aplicações, procure utilizar ferramentas online para realizar seu trabalho. Um programa de armazenamento em nuvem para guardar documentos e outros como o Google Docs para redigir peças e salvá-las automaticamente também podem ser importantes.
Aposte em um software jurídico
Talvez uma das partes mais importantes seja essa: utilizar um software jurídico para auxiliar nas atividades da advocacia. Uma ferramenta de qualidade lhe auxilia na automatização de tarefas, organiza seus processos, atualiza o cliente em relação ao andamento da ação, dentre outras vantagens.
Além disso, auxilia na organização dos dados do seu escritório para você poder implementar melhorias nele.
Um software também pode informar sobre o perfil da sua persona. Assim, você consegue atraí-la ao seu negócio. Ainda, ele auxilia na gestão do escritório, melhorando as finanças.
Tudo isso o software da ADVBOX consegue proporcionar aos escritórios. Aproveite e entenda todos os benefícios dele aqui.
O profissional que deseja migrar da advocacia artesanal para a digital ou construir essa última como um complemento do escritório físico só tem a ganhar. Portanto, comece agora a realizar essas mudanças para aproveitar os benefícios dessa nova realidade!
Lembre-se: o digital veio para ficar. Ele é maravilhoso e dá espaço para todos. Quem não se atualizar poderá ver seu negócio ruir daqui a alguns anos.
Complemente os conhecimentos obtidos nesse artigo e veja como ser um advogado à distância e ter uma advocacia digital!


Equipe ADVBOX