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Se você, advogado, reconhece que está inserido em um mercado altamente saturado e competitivo devido à grande quantidade de advogados no país, deve perceber que é necessário encarar uma série de desafios para se destacar dos demais profissionais e conseguir mais clientes.

Uma mulher sorridente trabalhando em uma mesa sobre onde está um notebook. Representa a qualidade do serviço à distância de um Advogado online

Um desses desafios é lidar com o “limite” espacial. Atualmente, diversos escritórios de advocacia aderem à estratégia de atender clientes de outras cidades. Isso é feito através da segmentação dos seus públicos a partir de critérios diferentes de “área do Direito” e “cidade”. Diante disso, surge a necessidade de atendê-los sem prejuízo de qualidade e atenção.

Estudamos aqui na ADVBOX como atender clientes à distância. O ideal seria se você pudesse atender clientes de qualquer lugar do mundo sem perder a qualidade do serviço. Assim, o advogado online conquista liberdade e o cliente ganha em prestação de serviço, não é mesmo?

Então é hora de desbravar a advocacia digital e ultrapassar todas as barreiras.

Veja abaixo algumas dicas e passos que você precisa dar para começar logo a ser um advogado online e atender clientes em outras cidades, Estados ou até mesmo países, sem deixar a qualidade do seu serviço de lado:

Ferramentas digitais para o Advogado online

O primeiro passo a ser dado é obter boas ferramentas digitais, seja para conquista de clientes, seja para gerenciar seu trabalho e o de sua equipe.

Para adquirir novos clientes, um blog/site com conteúdos de qualidade sobre sua área são ótimos. Assim, seus clientes devem encontrar você na web facilmente. Também demonstra autoridade nos assuntos da sua área jurídica para transmitir de pronto uma sensação de confiança na clientela.

Afinal, com a distância e consequente redução do contato pessoal, você precisa passar um mínimo de segurança aos seus pretensos clientes sobre a qualidade dos seus serviços.

Além das ferramentas, também é necessário um excelente programa de gestão para escritórios de advocacia. Assim, você conseguirá gerir a produção (seja individual ou coletiva), inclusive em grande escala, sem perder qualidade.

Quanto mais demandas você possuir, maior será a sua necessidade de ter um controle de produção e registro de informações. Atuando com uma presença digital para criação de autoridade entre seus clientes em potencial e consequente conquista desses clientes, haverá uma demanda crescente de trabalho que exigirá o aperfeiçoamento e facilitação da gestão do escritório.

Canais e metodologias de atendimento

Para um atendimento à distância, é imprescindível possuir contato por diversos canais de comunicação. Você deverá administrar bem os contatos feitos pelos clientes via telefone, e-mail, site, redes sociais, aplicativos de mensagens e etc.

O ideal é que se tenha ferramentas para gerenciar esses contatos e, se possível, alguém da sua equipe para dar atenção e rápido retorno às solicitações dos clientes, pois é sabido que há uma grande demanda de atendimento por parte destes que sempre querem notícias sobre suas ações.

Além disso, é indispensável a prática de um atendimento preventivo e não reativo, como é comumente realizado na advocacia. Diante das demandas de rotina do escritório, além das demandas financeiras e administrativas, se torna impossível ligar para os clientes e dar informações antes que ele se preocupe.

Assim, o padrão na advocacia é entregar informações dos processos quando o cliente está preocupado e telefonando para o escritório. Como mudar essa realidade? Através de um atendimento preventivo com uso de ferramentas que propiciem isso sem mais trabalho para o advogado.

Leia mais neste texto, onde comparamos a área do cliente e a automação de relacionamento para implementar o atendimento preventivo.

Conhecimento em gestão do advogado online

Por fim, e não menos importante, busque conhecimento sobre gestão de escritórios de advocacia. Com a base correta, você aprenderá mais sobre como gerenciar os seus processos e o trabalho da equipe. Assim, os resultados melhoram tanto na produtividade e agilidade do escritório quanto no atendimento dos clientes e outros serviços.

Percebe-se que, com uma gestão eficiente, você poderá ter um controle muito mais amplo e eficaz. Ela permitirá uma descentralização do trabalho desenvolvido, com segurança e confiança na delegação de tarefas à sua equipe ou sócios, e que, com o tempo, permitirá até mesmo que você faça uma gestão remota do seu próprio escritório.

Além disso, consegue-se mais tempo livre para realizar tarefas mais complexas e rentáveis, além de melhorar bastante a qualidade de vida.

Uma gestão remota libera o gestor para ausentar-se do escritório sem perder controle de nada que acontece no escritório. Isso é ótimo, pois, além da advocacia demandar que o profissional tenha esta flexibilidade, para comparecer em compromissos, fazer viagens a trabalho e fechar contratos, por exemplo, um gestor também deve ter liberdade para participar de cursos e eventos na área, de forma a melhorar sua qualificação.

Sem falar da importância de tirar tempo para fazer uma viagem ou ficar com a família, fazendo valer a pena todo o trabalho do dia a dia que mantém seu negócio ativo e em patamar de qualidade.

Então, se quiser aproveitar todas essas dicas e começar agora mesmo a aprender a gerenciar seu escritório a distância, baixe nosso ebook.

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Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

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