Google ads para advogados
Marketing Jurídico Digital

Google Ads para advogados: saiba quais as regras de publicidade no mundo jurídico 

Descubra se o advogado pode anunciar no Google, aplique estratégias eficazes de marketing jurídico e impulsione seu escritório.

O Advogado pode anunciar no Google e não utilizar essa ferramenta valiosa é um erro para quem deseja alcançar seu público-alvo de forma rápida e eficaz.

Com a possibilidade de acelerar a entrada de clientes no site ou blog do escritório, essa plataforma se torna uma aliada para competir com resultados orgânicos.

Na era digital, em que a concorrência é acirrada, anunciar no Google Ads oferece diversas vantagens. Entre os pontos positivos destaca-se a rapidez na veiculação dos anúncios, controle total do orçamento, segmentação do público-alvo e análise detalhada dos resultados. 

Comparado ao SEO, o Google Ads proporciona resultados imediatos e mais efetivos. Por isso, deve se considerar uma estratégia valiosa para impulsionar a visibilidade e o sucesso dos serviços jurídicos.

Confira o artigo completo para entender melhor como funciona o Google Ads e como um advogado pode anunciar no Google!

O que é o Google Ads para empresas jurídicas?

Um advogado pode anunciar no Google através de campanhas criadas no Google Ads, uma ferramenta valiosa para empresas jurídicas. Ao inserir créditos na plataforma, você pode utilizar palavras-chave para segmentar suas campanhas. 

Dessa forma, você tende a alcançar o público certo no momento em que eles buscam termos relevantes no Google. Ao dar lances nas palavras-chave selecionadas, você otimiza seus investimentos. 

Afinal, se exibirá os anúncios para pessoas mais propensas a buscar os serviços do seu escritório de advocacia.

A plataforma do Google Ads também disponibiliza filtros que permitem segmentar com base em características demográficas, localidade e interesses, alinhados com as pesquisas feitas no buscador. 

Essa estratégia garante que você pague apenas pelas palavras-chave relevantes. Assim, você gera resultados efetivos para impulsionar seu escritório de advocacia através do marketing digital.

Como usar o Google Ads?

O Google Ads é uma poderosa ferramenta de publicidade online, com uma interface intuitiva e simples de usar. Para começar, você cria uma campanha e divulga seu anúncio no formato desejado, como fotos, textos ou vídeos.

Nessa lógica, é importante diversificar os tipos de anúncios, afinal, isso pode aumentar a eficiência da campanha. Vale lembrar que, quando o assunto é campanha no Google Ads, sempre é necessário testar, analisar e identificar quais geram melhores resultados. 

O funcionamento do Google Ads ocorre em três etapas. Confira!

  1. Os proprietários de sites parceiros disponibilizam espaços para anúncios e definem onde desejam exibi-los; 
  2. Se realizam leilões em tempo real para que se exiba os anúncios com os maiores lances nos sites; 
  3. Os donos dos sites recebem os pagamentos e o Google Ads cuida do processo de faturamento dos anunciantes e das redes ao exibir os anúncios.

Portanto, o advogado pode anunciar no Google, sendo uma ferramenta importante para impulsionar a visibilidade do seu negócio online. Afinal, com anúncios direcionados ao público certo, aliado à estratégias inteligentes, é possível que se alcance resultados efetivos.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

O que fere o Código de Ética da OAB?

Com base no provimento 205/2021 da OAB, se autorizou o marketing jurídico e o advogado pode anunciar no Google de forma orgânica, como também utilizar mídias pagas. No entanto, é imprescindível que se respeite os limites éticos estabelecidos.

Para manter a conformidade:

  • Evite a mercantilização do exercício profissional;
  • Crie chamadas para ação adequadas, sem apelos exagerados;
  • Não realize captação explícita de leads através dos anúncios;
  • Ofereça apenas serviços dentro de sua área de atuação.

Ao seguir essas diretrizes, os advogados asseguram uma divulgação digital adequada e ética para suas empresas.

É permitido o marketing jurídico?

Com as mudanças trazidas pelo novo Provimento, o marketing jurídico recebeu permissão para utilizar publicidade ativa por meio de anúncios. Isso quer dizer que se permite o marketing jurídico em anúncios, pagos ou não, desde que respeitados os limites éticos. 

Então agora é possível patrocinar e impulsionar conteúdo jurídico nas redes sociais, desde que não haja venda de serviços. 

Essa autorização também se estende à utilização de ferramentas de busca, como o Google Ads, para aquisição de palavras-chave. No entanto, é importante destacar que a permissão não inclui o pagamento para aparecer em rankings, prêmios ou honrarias em publicações, ou eventos. 

Além disso, anúncios ostensivos em plataformas de vídeo e uso excessivo de recursos financeiros estão proibidos. 

O que o advogado pode publicar?

A publicidade informativa é permitida, desde que contenha dados verdadeiros sobre os serviços prestados, sem exageros ou enaltecimentos.

No meio online, o advogado pode criar anúncios direcionados a um público específico e, dessa forma, atender às necessidades dos potenciais clientes. É essencial evitar expressões que exaltem o escritório ou o profissional.

Além disso, a elaboração do Call-to-action nos anúncios deve ser estratégica, para isso é importante despertar interesse do usuário de forma discreta e sóbria. Ao seguir essas diretrizes, o advogado pode utilizar o marketing de forma ética e eficaz para atrair clientes interessados em seus serviços jurídicos.

O que o advogado não pode publicar?

O advogado deve ter cuidado ao utilizar o tráfego pago, afinal não é permitido anunciar no Google Ads ou outras formas de publicidade para captar clientes. Os anúncios devem ser discretos e sóbrios, sem a intenção de promover o escritório ou divulgar valores de honorários.

Isso quer dizer que  conteúdo divulgado deve ser informativo, sem expor casos de clientes ou realizar a prospecção de novos clientes. Além disso, é importante não promover serviços jurídicos junto a outras áreas não relacionadas.

Como anunciar no Google Ads para advogados?

Para anunciar no Google Ads como advogado, primeiramente, é necessário criar uma conta na plataforma e ter noções básicas de marketing digital. Em seguida, uma boa pesquisa de palavras-chave é essencial para alcançar o público adequado. 

Além disso, ter um orçamento definido para os investimentos é importante para o sucesso da campanha. Para criar anúncios eficazes no Google Ads para advogados e escritórios, siga três passos fundamentais:

  • Pesquise palavras-chave relevantes para a área jurídica; 
  • Defina um orçamento adequado para a campanha;
  • Elabore anúncios atrativos e direcionados ao público-alvo.

Ao seguir essas etapas, você maximiza as chances de obter resultados positivos na sua campanha de marketing jurídico no Google Ads.

1. Encontre seu público-alvo

Encontrar seu público-alvo é essencial ao anunciar no Google Ads. Defina-o com base na persona do negócio para atrair leads mais qualificados e aumentar o sucesso do marketing digital.

Por exemplo, se o escritório é especializado em questões previdenciárias, foque nas pessoas interessadas nesse assunto. Especifique a campanha, como direcioná-la para militares em busca de aposentadoria, com anúncios em suas cidades.

Além de tudo, pense no que seu público procura ao pesquisar no Google para criar anúncios relevantes. Ao entender as necessidades dos potenciais clientes, você direciona sua campanha de forma eficaz e alcança as pessoas certas para seu negócio de advogados e escritórios.

2. Defina palavras-chave

Definir palavras-chave é fundamental para o sucesso das estratégias de mídia paga no Google Ads. Evite termos genéricos como “advocacia” e “advogados”. Opte por palavras que expressem especificamente o serviço jurídico oferecido.

Encontre as palavras-chave ideais por meio de ferramentas como Google Ads Keyword Planner, SEMrush e Ubersuggest. Estudar um pouco de Search Engine Optimization (SEO) também é importante para tornar suas campanhas mais efetivas, aumentando a visibilidade nos mecanismos de busca. 

Portanto, com a escolha correta das palavras-chave, você atrai um público mais relevante e direcionado para o seu negócio de advogados e escritórios.

3. Analise os resultados

Analisar os resultados é fundamental para o sucesso das campanhas no Google Ads. A plataforma oferece métricas de desempenho gratuitas, e o Google Analytics que permite monitorar as visitas no site do escritório de advocacia.

O marketing de conteúdo é um aliado poderoso ao planejar estratégias de marketing jurídico. Acompanhar os resultados ajuda a entender quais estratégias são eficazes para o escritório, assim, é possível otimizar as campanhas ao longo do tempo.

Logo, com análises precisas, é possível tomar decisões embasadas, maximizar os resultados e alcançar o público certo no mundo digital. Assim, você potencializa o sucesso das suas estratégias de marketing digital para advogados.

Vale a pena o advogado anunciar no Google?

O Google Ads é uma ferramenta valiosa para advogados e escritórios que desejam alcançar sua audiência de forma rápida e eficaz. Com a mídia paga, é possível acelerar a entrada de clientes no site ou blog da empresa e competir com resultados orgânicos bem posicionados.

As vantagens de anunciar no Google Ads incluem rapidez para colocar a campanha no ar, criação simplificada de anúncios, maior controle do orçamento e o alcance de clientes específicos por segmentação. 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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