Como calcular a rentabilidade de processos por área do Direito

Calcular a rentabilidade de processos por área do Direito exige saber o tempo médio dos processos e incluir as perdas, aprenda.
A forma correta de calcular os honorários
Nem sempre honorários maiores significam maior vantagem econômica para o escritório, pois o tempo é fator essencial para se verificar esta vantagem.
Um processo que resulte em 30.000,00 de honorários após 3 anos de trabalho é melhor que um processo que resulte em 40.000,00 após 5 anos?
Primeiro, é preciso fazer a transformação para meses de trabalho ao invés de se verificar o total por processo.
Neste caso, o processo de 30.000 dividido em 36 meses de trabalho resultou em 833,33 de honorários por mês, enquanto o processo de 40.000,00 em 60 meses resultou em 666,66.
As diferenças entre honorários pré-pagos, pós-pagos e parcelados na vida do escritório
Áreas do Direito que se cobra a totalidade dos honorários no início da prestação do serviço como Criminal e Família por exemplo (na maioria dos casos), possuem uma dinâmica de caixa diferente das áreas do Direito que se cobra no final da demanda.
Porém, os custos são praticamente iguais em todas as áreas do Direito, se concentrando mais no início e em alguns eventos determinantes ao longo do processo como na audiência ou perícia e na fase recursal. Mas em todos os casos há custos mensais de acompanhamento processual, mesmo que mínimos.
Ocorre que os escritórios que cobram no início tem uma injeção de capital grande logo no início, verificando um impacto no caixa imediato.
Este impacto imediato reflete diretamente na vida dos advogados a curto prazo.
Ocorre que a longo prazo, o risco está no prolongamento dos processos no tempo, o que aumentará o custo e poderá causar dificuldades financeiras futuras.
Para os escritórios que cobram no final, as dificuldades financeiras são imediatas a abertura dos escritórios, e os impactos das injeções de honorários se dão ao final dos processos, quando se encerram os ciclos.
Estas diferenças podem gerar aparente diferença entre pares de diferentes áreas, mas a estrutura do serviço jurídico, no final das contas, é a mesma: Uma hora dificuldade, outra hora impacto positivo.
Assim a advocacia vive em uma forte sazonalidade e fases de dificuldade e prosperidade em sequencia.
Mas ainda resta os escritórios que recebem honorários mensalmente, como os escritórios corporativos.
Nestes casos é possível medir com precisão os honorários, inclusive alguns contratos especificam honorários sobre a despesa por processo em valores mensais muito reduzidos, mas com uma receita garantida e estável.
Entretanto, a instabilidade nestes casos está na dependência de poucos clientes com enormes estoques de processos, especialmente empresas nacionais do setor varejista por exemplo. No momento que um cliente encerra o contrato ou pressiona por cortes, a instabilidade impacta o escritório.
Ou seja, a advocacia dentro do atual sistema econômico é instável e sazonal, e não há como escapar disso em uma sociedade capitalista.
0 comentário