Relatório de Receitas e Despesas com ADVBOX

O relatório de receitas e despesas é um documento contábil básico e fundamental na organização financeira de qualquer empresa e também escritórios de advocacia, mas muito simples com ADVBOX.
O que é o Relatório de Receitas e Despesas?
O Relatório de Receitas e Despesas sem dúvida o principal relatório financeiro que um escritório precisa ter todo mês.
Ele mostra o faturamento e os custos que foram quitados (efetivamente pagos) por mês (ou outro período definido) para que se identifique os períodos de aumento ou queda do saldo de caixa.
A partir do Relatório de Receitas e Despesas é gerado a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).
Entretanto, é preciso saber que o saldo de caixa não reflete a lucratividade do escritório, mas apenas uma situação presente de disponibilidade ou não de recursos.

Isso porque há situações que distorcem o resultado de um determinado mês e podem criar a ilusão de lucro. Uma situação muito comum é o adiamento do pagamento de tributos por exemplo, ou não o atraso no pagamento de despesas.
Pense o seguinte, se você teve R$ 30.000,00 de Receitas e pagou R$ 25.000,00 de despesas, porém não pagou R$ 10.000,00 de despesas que venciam no referido mês significa que teve um lucro de R$ 5.000,00? Obvio que não.
Por este motivo que é muito importante ter um Relatório de Receitas e Despesas bem organizado e preciso, mas também é relevante ter a Apuração de Resultado de Exercício.
Como eu extraio o Relatório de Receitas e Despesas na ADVBOX?
Para obter este relatório na ADVBOX é muito simples e você deve extrair mensalmente, na primeira semana do mês.
- Acesse o Menu Financeiro;
- Abra a Aba Relatórios;
- Aplique o único filtro SITUAÇÃO -> RECEBIDOS;
- Exporte para Excel ou Imprima em PDF.
Se não alterar o período, a ADVBOX irá gerar o relatório do mês atual até o dia da impressão, por isso aconselha-se a fazer o relatório a partir do dia 1 do mês seguinte para fins de análise financeira e histórico.
Se você clicar em “aplicar filtros” o relatório irá aparecer em tela para você.

Layout do Relatório
O Layout do relatório é diferenciado para a versão Banca Jurídica, visando um relatório mais simples e outro, para versões Banca Max e Elite mais completas, para uma administração financeira mais complexas.
Em ambos, o layout do relatório sai com todas as informações do excel. da seguinte maneira:

Perceba que “data do pagamento” é a informação base para a formação do relatório, tendo em vista que este exemplo se refere a 01/2020. Para alinhar corretamente com o fluxo de caixa, basta classificar a coluna “Pagamento” de A->Z.
Nas versões Banca Max e Elite, o relatório conta ainda com o resumo de contas na parte superior, que esclarece instantaneamente as receitas e despesas, dando uma melhor visão para escritórios com grande movimentação de valores. Veja:

Esta parte do relatório irá também ser utilizada na geração do Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) e irá economizar várias horas de trabalho da pessoa responsável pelo financeiro.
Além disso, permite uma transparência total na análise do caixa por todos os sócios em tempo real.
Realizando a integração com o ASAAS para a emissão de cobranças em boleto, o financeiro do escritório ficará completamente digital e ágil para facilitar o seu controle.
Gostou do artigo? Esperamos sempre ajudar de alguma forma na gestão financeira de escritórios através do nosso conteúdo.
Experimente a plataforma ADVBOX para criar relatórios e análises financeiras com qualidade, de maneira simples e rápida!

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