Mapa mundi digital em uma tela de luzes azuis, representando a captação de clientes na advocacia por meios digitais em qualquer lugar do mundo.
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7 dicas infalíveis para captação de clientes na advocacia!

Você já ouviu falar sobre a captação de clientes na advocacia? Se você está buscando maneiras de ampliar seu alcance e atrair novos clientes para o seu escritório, este post é para você!

Nele vamos explicar como você pode ampliar seu alcance na busca por novos clientes de modo a otimizar sua captação de clientes na advocacia e ter uma carteira de clientes cada vez mais robusta.

Afinal, ampliar a captação de clientes na advocacia é essencial para qualquer advogado que almeja visibilidade no mercado. Isto é, quem não é visto, não é lembrado!

O primeiro passo é usar a internet a seu favor!

Investir em um bom marketing digital é fundamental para destacar-se na captação de clientes na advocacia. 

Você pode contratar serviços de profissionais especializados ou criar você mesmo um conteúdo específico para o seu público.

Com a internet é possível ampliar sua rede de clientes, aumentando, assim, o seu alcance. Dessa forma, é possível atingir aquele cliente que antes não sabia do seu serviço.

Mas você também deve estar se perguntando “Mas isso não aumenta a concorrência com os outros?”. E a resposta é: sim! Afinal, todos podem realizar a captação de clientes, então é essencial se destacar.

Ou seja, com a possibilidade de todos realizarem a captação de clientes, é essencial se diferenciar em meio à multidão.

Confira a seguir 7 dicas infalíveis para que você seja capaz de alcançar seus objetivos!

Como o advogado pode captar clientes?

  • Busque sua rede de apoio;
  • Demonstre coerência;
  • Esteja conectado;
  • Seja cordial;
  • Se mantenha atualizado;
  • Tenha um bom networking;
  • Utilize o cartão de visitas da forma correta.

1. Busque sua rede de apoio

Antes mesmo de pensar no seu networking, lembre-se dos seus amigos e familiares.

Eles podem indicar seus serviços para outras pessoas e até mesmo se tornarem seus futuros clientes.

2. Demonstre coerência 

Divulgue seus serviços de maneira coerente.

Não publique conteúdos sobre serviços que você não realiza e não se esqueça de que qualidade vale mais que quantidade! Busque aceitar apenas os caso que você tem certeza que conseguirá executar no prazo.

Além, disso, seja claro a respeito dos valores. Ficar dando voltas para dizer os valores de seus serviços pode acabar apenas afastando o seu cliente, assim como também pode deixar ele receoso.

3. Esteja conectado

Nos dias atuai, estar conectado é fundamental. Afinal, afinal a maioria das pessoas está conectada às redes sociais.

Mas não basta apenas ter contas nas redes sociais, afinal você busca captar clientes, portanto você precisa criar conteúdos específicos para cada rede social.

Lembrando que existe uma forma correta de se promover, você não deve deixar apenas seu contato e esperar que alguém entre em contato com você só por conta disso.

Você deve criar um conteúdo específico. Se você trabalha na área trabalhista, por exemplo, pode começar fazendo posts sobre os direitos que um trabalhador tem após a rescisão de um contrato.

Claro que é só uma ideia. É imprescindível que você perceba que pode escrever sobre o que achar mais interessante, mas você deve sempre levar em consideração o seu público alvo.

4. Seja cordial

Imagine que você conseguiu captar a atenção de um possível cliente, ele entrou em contato com você e está buscando seus serviços. Agora o seu comportamento será determinante.

Seja respeitoso e paciente, deixe que o cliente fale todos os detalhes que ele julgue necessário, e não se esqueça de demonstrar confiança!

Demonstrando tais comportamentos, você será lembrado por seu cliente com respeito e ele poderá indicar os seus serviços no futuro para um amigo, colega ou para a família.

Pode parecer algo simples, mas não são todos os profissionais que apresentam essas qualidades, portanto, para se destacar é essencial prestar atenção em todos os detalhes.

5. Se mantenha atualizado

Agora que você já terminou a sua faculdade, o que você acha de começar uma pós? Demonstre apetite por conhecimento, é incrível como sempre temos algo novo para aprender.

E não se esqueça de usar a internet ao seu favor, afinal, como já foi apontado nesse post, você deve se manter conectado para manter o interesse do seu público. 

Mas você pode estender o uso da internet para a busca do conhecimento, além de poder realizar cursos online, você também pode se manter atualizado com materiais atualizados.

Não fique limitado a apenas o conhecimento da faculdade, invista em cursos complementares, como pós-graduações, mestrados e doutorados. Isto é, quanto mais qualificado, mais atrativo seu perfil é para os clientes.

E não esqueça de se manter atualizado em relação às estratégias de marketing nas redes sociais.

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6. Tenha um bom networking 

O Q.I., o famoso quem indica, tem se tornado fundamental nos dias de hoje, então busque manter contato com outros advogados, pois os mesmos podem te indicar em diversos momentos.

Além das indicações é importante manter o networking para quando surgir dúvidas em um processo, afinal existem diversos temas e muitos casos que você pode não ter experiência.

7. Utilize o cartão de visitas da forma correta

Imagine a seguinte situação: você está em um parque com sua família e chega um desconhecido entregando um cartão de visitas mostrando que ele é dentista.

Na melhor das hipóteses você daria uma olhada e depois jogaria o cartão fora. Você consegue entender que a abordagem foi totalmente falha, certo?

Busque entregar seu cartão em momentos oportunos, procure o contexto correto. Se você ver um grupo de colegas conversando sobre precisar de um advogado, faz sentido entregar seu cartão.

Mas lembre-se de analisar bem a situação, pois não adianta ficar oferecendo seus serviços para qualquer pessoa, afinal nem todas podem ter interesse no seu serviço.

Como conquistar mais clientes advocacia?

Agora você sabe todas as ferramentas necessárias para a captação de clientes na advocacia, mas somente isso não basta, não é mesmo?

Também é essencial que exista um direcionamento. Para isso é importante que você compreenda todas as dicas mencionadas nesse post e, claro, coloque-as em prática.

Para que consiga alcançar o seu cliente, você primeiramente precisa de um escritório. É crucial que você já tenha decidido se você terá um negócio próprio ou se irá trabalhar para alguém.

Após essa etapa definida, é necessário pensar na sua estratégia. Você pode começar criando conteúdo para as redes sociais, sempre pensando em atingir seu público-alvo. 

Depois, as dicas mencionadas devem acontecer de maneira sincrônica, ou seja ao mesmo tempo, para que você consiga obter a captação de clientes na advocacia que tanto deseja.

Como o advogado pode fazer captação de clientes?

De acordo com a OAB, a captação indevida de clientes na advocacia é ilegal, logo fazer propaganda apenas oferecendo seus serviços é proibido.

Por isso, caro leitor, é crucial que você crie conteúdo para despertar o interesse do público.

Contudo, é importante notar que propagandas como vistas na televisão, rádios e outdoors são proibidas, pois elas apenas oferecem um serviço e não possuem caráter informativo, como é exigido pela OAB.

Uma forma de lidar com essa limitação é expandir o seu alcance por meio do uso das redes sociais, realizando o networking e também com o auxílio de amigos e familiares.

Assim é esperado que você consiga concretizar com excelência todas as dicas mencionadas nesse post e realize a captação de clientes na advocacia de maneira otimizada.

Onde encontrar clientes para advogados?

É claro que as dicas nesse post são simples e práticas, mas muitas vezes a falta de tempo faz com que permaneçamos na sua zona de conforto, mesmo quando sentimos vontade de mudar.

Dar o primeiro passo não é fácil, mas para facilitar você pode contar com os serviços do CRMBOX.

Preparado especialmente para o mercado jurídico, esse sistema traz todas as funcionalidades necessárias para otimizar os processos de prospecção, captação e atendimento ao cliente.

Acima de tudo, lembre-se sempre de agir com ética, respeitando as regras da OAB e oferecendo conteúdo informativo e relevante. 

Aproveite as possibilidades oferecidas pela internet, mantenha-se atualizado e foque no atendimento cordial e eficiente aos clientes.

Com dedicação e estratégia, você poderá obter resultados promissores na captação de clientes na advocacia.

Então, mãos à obra e comece a aplicar essas estratégias para alcançar o sucesso profissional!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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