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No Brasil, atualmente, existem, aproximadamente, 1 milhão de advogados e, consequentemente, milhares de escritórios de advocacia em funcionamento.  Assim, fica clara a gama de profissionais que concorrem entre si pela busca de clientes na advocacia.

Mapa mundi digital em uma tela de luzes azuis, representando a captação de clientes na advocacia por meios digitais em qualquer lugar do mundo.

Mesmo aqueles que depois de muito sacrifício conseguem garantir espaço no mercado,  acabam ficando limitados a uma localização específica. Isso pode inclusive restringir o alcance do escritório à uma base de clientes já saturada.

Dessa forma, fica difícil aumentar a renda do escritório, o que é extremamente prejudicial ao negócio. Isso porque, sem renda, não é possível fazer investimentos no desenvolvimento do próprio escritório.

Uma das saídas para melhorar os resultados do escritório é a expansão do atendimento para outras localidades. Mas como fazer isso?

Advogados com uma visão mais tradicional já imaginariam que abrir uma nova filial do escritório em outra cidade, em uma boa localização, geraria um grande custo. Para um escritório que está com problemas de geração de renda e fluxo de caixa, isso seria impossível de suportar. E dentro dessa visão, de fato, seria impossível.

O que muitos advogados não sabem é que existe uma solução inovadora. Uma solução muito mais viável e eficiente para resolver esse problema é ter um escritório digital.

Com um escritório totalmente digital, há uma quebra de barreiras, e uma expansão geográfica sem limites. É possível atrair clientes de outras cidades, estados e até mesmo de outros países. Isso porque, todos que têm acesso à internet podem ser clientes em potencial.

Para tanto, é claro, é preciso saber como ter um escritório de advocacia digital.

Ampliando o alcance do escritório

Em primeiro lugar, é preciso ter um site, um blog, ou uma página na internet. Até porque, sem um “local” na web, seu escritório digital não tem como existir.

Um site na internet, é o mesmo que um escritório físico na rua da sua cidade. É o local onde seu cliente vai entrar para conhecer sua estrutura, sua equipe e seu trabalho. O seu local de trabalho deve mostrar o que seus clientes precisam ver e saber sobre você e os seus serviços. Isso acontece  tanto no ambiente físico quanto no ambiente virtual.

Em segundo lugar, você deve ter bons canais de atendimento. Se num escritório físico se tem o balcão de atendimento e o telefone como canais de atendimento, no escritório digital você também deverá ter canais (e a internet lhe fornece uma infinidade deles). Pode ser um chat no seu site, e-mail, Whatsapp, Messenger do Facebook, Direct do Instagram, Skype, ou seja lá quais canais você preferir.

Tendo o seu local e seus canais de atendimento definidos na web, você já poderá iniciar atendimentos. Com isso, o próximo passo, é organizar sua estrutura de trabalho e ter uma gestão digital do seu escritório.

Isso é possível com uma plataforma digital própria para essa finalidade. Uma em que você possa: armazenar documentos digitalizados em nuvem; fazer cadastros de clientes e processos; organizar o seu fluxo de trabalho; controlar seus prazos e atendimentos; acompanhar intimações; automatizar a geração de documentos e o atendimento aos clientes; fazer sua gestão financeira; ter métricas e definir metas; entre outras possibilidades.

Ter toda essa estrutura digital é imprescindível, já que o público atraído pela internet, demanda um atendimento diferenciado, proativo e inovador.

E, mais do que isso, você precisa mudar também o seu método de trabalho, até porque, depois de fazer toda essa transformação e atrair novos clientes, manter o modo “antigo” de advogar, nem faria sentido, não é mesmo?

Fluxo de trabalho e advocacia colaborativa

Por isso, desenvolver com uma boa plataforma digital um fluxo de trabalho baseado em tarefas com pontuações, é o ideal. Esse método de trabalho permite uma organização da produtividade, definição de metas de produção, controle do que cada colaborador está fazendo e, com isso, aumento do rendimento. Isso dará condições ao seu escritório de dar conta de todas as novas demandas que surgirem.

Como é muito provável que, com o escritório digital, se atraia uma grande quantidade de pessoas e até mesmo de outras localidades que não a sua, outro ponto importante, é que essa sua plataforma de trabalho online, lhe permita ter uma advocacia colaborativa, com advogados parceiros para trabalhar em rede. Seja como correspondentes, com pagamento para realização de diligências, audiências e etc, seja como parceiros mesmo, por meio de uma divisão justa do valor recebido do cliente a título de honorários, compartilhando processos para realização de produção de peças processuais e atendimento ao cliente. Assim, você teria uma estrutura completa para avançar na advocacia digital.

Gestão financeira e home office

E por falar em honorários, ter todas as informações e a estrutura digital necessárias para fazer uma boa gestão financeira e cobrar os honorários, é fundamental para o objetivo de aumentar o rendimento do escritório. Uma boa plataforma digital lhe fornece meios de ter um bom controle das receitas, despesas, recebimentos futuros e fluxo de caixa, o que é favorável para que você possa investir e fazer seu negócio crescer ainda mais.

Se levar em consideração que o campo de atração de clientes é praticamente ilimitado, e que a grande maioria da população do mundo está conectada à internet, manter um escritório físico irá até mesmo perder a finalidade, e você poderá, finalmente, ter somente o seu escritório digital. O que combinado com um bom sistema de trabalho online, inclusive, lhe permitiria trabalhar em home office ou de onde você quiser.

Quer ter um escritório digital, que estará em todos os lugares, que lhe permitirá uma redução de custos, aumento de renda e, até mesmo, trabalhar de qualquer lugar? Quanto antes você começar, antes você terá esses resultados. Então comece agora mesmo essa transformação e baixe nossa lista de ferramentas indispensáveis para ter um escritório digital.

Clique na imagem para fazer download do material "Ferramentas Indispensáveis para Colocar o Escritório Digital em Prática"


Katiussa Bitencourt

É  jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político. Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

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