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Como ter clientes satisfeitos no seu escritório?

A partir do desenvolvimento do mercado da advocacia a competitividade entre os escritórios tem se tornado mais evidente. Com isso, entender como deixar cada vez mais seus clientes satisfeitos é fundamental para melhorar os resultados e se destacar dos demais. 

Entretanto, o crescimento de tecnologias e principalmente do ambiente virtual, tornou a possibilidade de atração e conversão muito mais ampla. Desse modo, existem diferentes maneiras de conhecer, abordar e cativar novos e fiéis clientes. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como tornar os clientes satisfeitos. Para isso, entenda a importância da fidelização de clientes, conheça 5 dicas para melhorar os resultados do seu escritório e os benefícios de ter os clientes satisfeitos. 

O que é fidelização do cliente e qual a importância?

De modo geral, em todas as áreas de atuação ter os clientes satisfeitos é o reflexo do bom trabalho desempenhado dentro do escritório. Com isso, o processo de fidelização é fundamental para manter uma base de receitas e consolidar o escritório no mercado

Portanto, para alcançar os níveis de satisfação desejados é importante entender por completo o público-alvo e as personas do seu escritório. Sendo assim, com informações mais precisas, desenvolver conteúdos e abordagens mais atrativas e coerentes. 

A partir disso, o relacionamento entre escritório e clientes se torna muito mais amistosa, prática e transparente, facilitando o trabalho diário e melhorando resultados. Ou seja, o conhecimento é a chave para o sucesso de um escritório. 

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Qual a chave da fidelização do cliente?

O processo para satisfação do cliente é longo e tem como base um estudo constante sobre seu perfil e alinhamento com as tecnologias disponíveis. Por isso, o resultado alcançado está atrelado com o empenho e investimento, principalmente, em marketing jurídico

Sendo assim, o tema tem relação com a maneira como o escritório deve se comunicar com seus clientes, antes, durante e após cada processo. As 5 dicas, ou passos, para tornar os clientes satisfeitos são:

  • Conheça muito bem seus clientes;
  • Invista em tecnologias.
  • Ofereça um atendimento de qualidade;
  • Política de feedback;
  • Entregue os melhores resultados.

1. Conheça muito bem seus clientes

O primeiro passo para alcançar criar uma base de clientes satisfeitos no escritório é entender muito bem quem você deseja atrair. Desse modo, além de ter definido uma área de atuação é fundamental conhecer o perfil dos clientes mais atrativos. 

Para isso, é muito importante desenvolver uma análise profunda sobre diferentes informações como idade, profissão, desejos, gostos e muito mais. A partir disso, é possível compreender as melhores maneiras de se comunicar, atrair e converter os clientes

Além disso, esse conhecimento auxilia no desenvolvimento do próprio escritório, criando um ambiente adequado para a satisfação do cliente, seja virtual ou presencialmente. Afinal, existem clientes que desejam ambientes mais formais ou informais.

Portanto, o processo de satisfação do cliente está relacionado ao conhecimento pleno dos objetivos do escritório e principalmente do perfil do cliente. 

2. Invista em tecnologias

A segunda dica para criar clientes satisfeitos é alinhar o seu escritório com as tecnologias do momento. A partir desse investimento é possível oferecer uma maior capacidade de gestão, comunicação e consequentemente de resultados obtidos. 

Com isso, ao implementar o sistema Taskscore voltado para a gestão de equipes o funcionamento diário fica muito mais prático. Afinal, os profissionais passam a ter uma visão em tempo real e virtual sobre dados, processos, etapas e desempenho. 

Além disso, o investimento em uma comunicação virtual é fundamental, apresentando o escritório de maneira sólida nos mais diferentes canais. Desse modo, é possível alcançar e atrair um número maior de possíveis novos clientes. 

Para isso, é muito importante ter um bom desenvolvimento do primeiro passo, facilitando na criação de sites, redes e outros canais voltados para a atração do público-alvo.

3. Ofereça um atendimento de qualidade e deixe os clientes satisfeitos

De modo geral, são várias as possibilidades para tornar os clientes satisfeitos, mas todas elas em algum momento vão passar pelo bom serviço de atendimento. Assim, é muito importante que o escritório se faça presente a cada cliente. 

Para isso, é essencial que os profissionais procurem entender os problemas e as dúvidas, buscando tornar cada processo o mais transparente e prático possível. Assim, é importante que os clientes tenham fácil acesso aos profissionais, através de diferentes canais. 

Outro ponto importante é o oferecimento de atualizações constantes sobre os processos, mantendo o cliente sempre a par de todos os passos dados. 

4. Política de feedback 

O quarto passo para tornar os clientes satisfeitos é entender o mais rápido possível as necessidades de melhorias dentro do escritório. Por isso, conhecer defeitos no atendimento, gestão e comunicação é fundamental para oferecer os melhores resultados. 

Assim, é muito importante que o escritório tenha o hábito de buscar sugestões e feedbacks dos clientes durante e após cada caso. Além disso, o escritório pode também investir em pesquisas de satisfação, desenvolvendo perguntas básicas como:

  • Você indicaria o serviço do escritório para um conhecido?
  • O atendimento atingiu as suas expectativas?
  • Qual nota você dá para o resultado obtido?

Tais perguntas podem ser essenciais para encontrar possíveis falhas durante o desenvolvimento do relacionamento entre escritório e cliente. Assim, auxilia na maior satisfação do mesmo, oferecendo um serviço jurídico cada vez melhor e atraente.

5. Entregue os melhores resultados

Por fim, o quinto passo para tornar os clientes satisfeitos é focar nos melhores resultados possíveis em todos os serviços jurídicos que o escritório se propõe a fazer. Com isso, é muito importante que o escritório se cerque de bons profissionais e tenha uma cultura organizacional bem definida.

Além disso, para a satisfação total dos clientes é fundamental que prazos e acordos sejam cumpridos, apresentando sempre possíveis entraves e próximos passos dos processos. Ou seja, resultado eficiente alinhado com produtividade máxima e transparência. 

Quais as vantagens de fidelizar clientes?

Agora que você já conhece 5 passos para tornar os clientes satisfeitos, vamos conhecer os benefícios desse longo trabalho. De modo geral, são 3 os principais benefícios: fidelização de clientes, aumento da rentabilidade e melhora na imagem do escritório. 

A partir de um trabalho bem desenvolvido diariamente, os clientes passam a se tornar fiéis e até mesmo a divulgar os serviços do escritório para pessoas próximas. Desse modo, é possível criar uma base de clientes, dando estabilidade de serviços ao escritório. 

Consequentemente, seguindo um ciclo virtuoso, com uma base de clientes estabelecida é possível que o escritório incremente seus resultados e receitas. Assim, pode ter ativos para investir em novas melhorias, tornando o escritório cada vez mais reconhecido e eficiente. 

Com isso, um dos principais benefícios de ter clientes satisfeitos é poder destacar o escritório perante o mercado competitivo. Portanto, a imagem e reputação de qualidade tendem a serem reconhecidos, atraindo e retendo os melhores talentos e novos clientes. 

Agora que você já sabe tudo sobre como tornar e as vantagens de ter clientes satisfeitos, coloque essas ideias em prática e colha os frutos no seu escritório. A partir disso, você poderá desenvolver seu trabalho, atraindo novos clientes e aumentando os serviços jurídicos oferecidos.

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Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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