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Como manter clientes satisfeitos com atendimento à distância

Publicado por Alan Vital em

Advogados empreendedores querem conquistar clientes não apenas na cidade sede da firma, mas também municípios ou Estados vizinhos. Para quem atua com uma advocacia mais especializada, esse atendimento à distância é fundamental para o crescimento. Assim como clientes satisfeitos são essenciais para obter sucesso. Mas com o sucesso, os clientes daquela localidade vão ficar cada vez mais escassos.

Uma advogada verificando informações em seu smartphone em um aeroporto, sentada aguardando por um voo, com sua mala repousando ao lado. Demonstra a possibilidade de manter a satisfação do cliente com atendimento à distância.

Diante desse cenário, o advogado gestor tem o seguinte problema: Como manter clientes satisfeitos com o atendimento à distância? Caso esse advogado adoeça ou saia de férias, como ficam os clientes sem as informações que somente aquele profissional tem conhecimento?

Esse problema é enfrentado por todos os advogados. Independentemente do tamanho do escritório, seja autônomo ou uma grande banca jurídica. E para resolver isso é fundamental que seja utilizado um sistema de gestão com um bom histórico de andamentos e movimentações processuais.

Sistema para atendimento à distância

Com um sistema de gestão bem implantado no escritório e com toda a equipe engajada na sua utilização, os advogados podem saber exatamente o que está acontecendo com aquele processo em qualquer lugar. Caso saia de férias ou adoeça, como o sistema está bem alimentado e atualizado, qualquer outro profissional do escritório poderá fazer o atendimento à distância e dar informações precisas ao cliente durante sua ausência.

Outra maneira de manter clientes satisfeitos com o atendimento a distância é implantar um método de automação de relacionamento. Basicamente, é o envio de mensagens programadas para notificações específicas. Assim, pode ser feita tanto em redes sociais quanto por e-mail ou SMS.

Com todo o fluxo de trabalho sendo gerenciado por um sistema e com todos os documentos do cliente armazenados na nuvem, é possível realizar o atendimento à distância para outros estados com excelência.

Um cliente bem informado é um cliente satisfeito

O advogado não deve esperar que o cliente venha buscar informações. O bom advogado mantém o seu cliente sempre informado dos andamentos processuais. Fornecer as informações de modo antecipado é o que chamamos de atendimento preventivo. Para colocá-lo em prática, utiliza-se a automação de relacionamento com o cliente, que remediará o atendimento reativo.

Com essas dicas, você consegue não só eliminar problemas, mas também otimizar significativamente o atendimento. Isso aumenta a satisfação do cliente e a produtividade do escritório, além de reduzir os custos com telefonia e comunicação.

O atendimento reativo, a sobrecarga de colaboradores e a insatisfação do cliente com certeza desaparecerão.

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Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.

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