produtividade do setor comercial
Gestão na advocacia

Produtividade do escritório: como aumentar? 

Saber como aumentar a produtividade do escritório é fundamental, pois ter um time de elevada performance faz toda diferença e contribui na conquista e fidelização de clientes. Dessa forma, é fundamental conhecer o conjunto de medidas que ajudam na realização das tarefas dentro do escritório. 

É importante ressaltar que um escritório mais produtivo são aqueles que não gastam tempo em tarefas de pouca importância e se dedicam em realizar as obrigações que ajudaram seu posicionamento no mercado e que serão importantes na realização dos processos internos. 

A seguir, você saberá o que pode aumentar a produtividade no escritório, quais os benefícios de um ambiente produtivo, como a ADVBOX pode melhorar a produtividade do seu escritório. Continue a leitura e saiba mais! 

O que pode aumentar a produtividade no escritório? 

Diversas estratégias podem ajudar a aumentar a produtividade do seu escritório, elas são essenciais para que todos da equipe exerçam sua função com excelência e conforme o prazo determinado, tendo em vista que faz total diferença no escritório de advocacia que precisa lidar com prazo diariamente.

Confira a seguir algumas dicas!

  • Deixe o ambiente de trabalho simplificado;
  • Realize a gestão de tempo;
  • Priorize trabalho importante;
  • Promova uma cultura organizacional segura.

1. Deixe o ambiente de trabalho simplificado 

É fundamental que se controle o ambiente de trabalho, pois é necessário que ele seja simples e que se façam as tarefas maneira simplificada.

Sendo assim, independente se seu time trabalha dentro de casa ou no escritório, o ambiente de trabalho precisa contribuir na produtividade e na concentração dos colaboradores. 

Dessa forma, onde quer que o time esteja trabalhando, é preciso diminuir as distrações externas para conseguir que eles consigam se concentrar na tarefa que está realizado. Logo, ao perceber que alguém se distrai facilmente com barulhos externos, é indica-se que utilize fone de ouvido.

2. Realize a gestão de tempo 

Em uma empresa remota, é normal que alguns colaboradores procrastinam e deixam as tarefas de lado. Contudo, quando se trata em aumentar a produtividade, é preciso limitar o tempo de procrastinação para que o dia não seja afundado em hábitos que afetam o desempenho da empresa. 

Sendo assim, as técnicas de gestão de tempo consiste em eficientes maneiras de analisar os trabalhos que devem ser feitos para que a procrastinação seja reduzida ao máximo.

Uma forma de ter um controle eficiente a respeito do que é feito pelos colaboradores é pelo sistema de pontuação por tarefa da ADVBOX

Nesse contexto, é importante destacar que com a ferramenta cada setor do escritório realiza a sua lista de tarefas de rotina e essas tarefas recebem uma pontuação de 1 a 300 pontos, valorizando a complexidade e o tempo necessário para a execução de cada obrigação. 

Assim, a medida que cada profissional cumpre com suas atividades, o gestor consegue visualizar a produtividade em tempo real. Logo, a gestão fica mais otimizada e as tarefas são realizadas de acordo com o previsto. 

3. Priorize trabalho importante

Um gestor precisa compreender como o trabalho diário se conecta aos objetivos da empresa. Ao ter as atividades do escritório bem estabelecidas, o advogado consegue priorizar o trabalho mais importante e que é capaz de gerar um impacto mais positivo para a organização. 

Além do mais, quando os membros do time entende como seu trabalho é importante para empresa e como as tarefas se relacionam com o objetivo do escritório, eles atuam mais motivados e empenhados com sua função.

Por outro lado, quando eles não têm essa clareza, eles não sabem o que deve ser priorizado e como podem contribuir de forma mais efetiva. 

4. Promova uma cultura organizacional segura 

Os profissionais precisam se sentir pertencentes ao escritório que fazem parte, isso garante mais segurança e aumenta a retenção de talentos.

Desse modo, é preciso ressaltar que ter funcionários focados e felizes e que exercem seu cargo com mais satisfação, o desempenho da companhia melhora de forma considerável. 

Um escritório de advocacia que deseja clientes satisfeitos, deve ficar atento à retenção de talentos. Afinal, a rotatividade afeta os resultados e gera diversos gastos desnecessários.

Além do mais, funcionários novos demoram para engrenar nas atividades, enquanto os que estão na função e satisfeitos conseguem oferecer melhores resultados. 

alta produtividade na advocacia gestão por tarefas taskscore

Quais os benefícios de um ambiente de trabalho produtivo? 

Quando o ambiente de trabalho é produtivo e os objetivos estão alinhados, diversos são os benefícios para o local de trabalho. Isso porque o local se torna mais agradável e as funções são realizadas com o máximo de excelência. Veja algumas vantagens: 

  • Os colabores desenvolve melhor sua criatividade e, assim, desempenham as tarefas com qualidade;
  • Clima organizacional mais colaborativo; 
  • Funcionário apresentam mais autonomia; 
  • Habilidades de cada colaborador melhores aproveitadas; 
  • Atendimento ao cliente de qualidade; 
  • Atividade mais organizadas e entre outras. 

Diante diversos benefícios, fica claro os benefícios de ter um escritório mais produtivo. Nesse contexto, esteja ciente que um ambiente favorável, os colaboradores se sentem mais comprometidos e participam ativamente da rotina da empresa, dando contribuições e ajudando em toda produtividade. 

Como a ADVBOX pode melhorar a produtividade do seu escritório?

Muitos advogados não sabem como ter uma alta produtividade em seu escritório. Dessa forma, é válido ressaltar que a digitalização do escritório é um dos primeiros passos para deixar o ambiente mais produtivo. 

Entretanto, esse processo não está relacionado a horas de trabalho para inserir documentos no computador. Estamos falando de algo mais importante e impactante, que realmente otimiza o negócio, ou seja, o sistema de pontuação por tarefa. Conheça os seus benefícios! 

  • Aumento exponencial da produtividade; 
  • Aumento da motivação; 
  • Flexibilidade de horários; 
  • Aumento da receita do escritório; 
  • Controle e supervisão total. 

Logo, contar com o sistema de pontuação da ADVBOX é um importante diferencial competitivo e poderá colocar seu escritório na frente dos demais, visto que ele conseguirá atender as demandas dentro do prazo e terá funcionários mais satisfeitos, empenhados e produtivos. 

Sendo assim, é importante destacar que o sistema da ADVBOX é conhecido como Taskcore e com ele seu escritório se torna mais produtivo e o gestor pode traçar estratégias mais eficientes para que todos os colaboradores tenham demandas e não se sintam sobrecarregados. 

Vantagens do Taskcore 

Adotar o Taskcore em seu escritório de advocacia será uma virada de chave para a produtividade. A ferramenta permite que o colaborador saiba antecipadamente o volume de trabalho que a equipe espera que ele entregue. 

Desse modo, a ferramenta oferece diversos benefícios para o indivíduo, que sabe precisamente se o seu trabalho está adequado, ou se precisa se esforçar um pouco mais para atingir a meta esperada. 

Advogados gestores, sócios de escritórios ou chefes de departamentos jurídicos, perceberam há muito tempo que a gestão com foco apenas no controle de horário não é eficiente para a advocacia. 

Sendo assim, uma vez que o profissional é limitado ao horário, as chances de ganhos superiores são reduzidas significativamente. Por outro lado, à medida que ele tem mais liberdade, os resultados aparecem. 

Uma das vantagens proporcionadas pela ferramenta é a redução de estresse gerado pelo controle de horário. Isso porque o controle de horário gera um estresse desnecessário no funcionamento dos times, desgastando o gestor e os colaboradores. 

A gerência baseada em horário distorce a produtividade real e oculta o resultado que quem realmente produz, focando a energia do gestor em fiscalizar a hora que os colaboradores entram e saem do escritório. 

Dessa forma, com o Taskcore esse problema é reduzido, tendo que vista que todas as informações são lançadas em tempo real na planilha e o profissional pode aproveitar a melhor hora para executar suas obrigações. 

Portanto, saber como aumentar a produtividade do escritório é essencial e ajuda a definir estratégias para garantir um time mais produtivo.

Atualmente, é essencial ter um ambiente de trabalho que consiga satisfazer as necessidades dos clientes e que consiga cumprir com as metas. Foi pensando nisso que a ADVBOX criou o sistema de pontuação por tarefas

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 04
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas