Como aumentar a base de clientes: 5 passos
Advocacia

Como funciona o mercado jurídico?

Saber como funciona o mercado jurídico é fundamental para estabelecer as atividades do escritório, se destacar da concorrência e potencializar os seus resultados no mercado. Dessa forma, é essencial que você busque ter o máximo de informação a respeito do mercado jurídico. 

Isso porque sem um estudo aprofundamento sobre a área de atuação, dificilmente um advogado conseguirá advogar com eficiência e precisão. Na prática, muitos deles saem da graduação despreparados para atuar no mercado. 

Contudo, é possível encontrar informações importantes a respeito do tema e, assim, se preparar para se tornar um profissional qualificado. A ADVBOX, por exemplo, auxilia durante esse processo e conta com ferramentas que são capazes de alavancar seu sucesso. 

Continue a leitura e saiba importantes informações a respeito do mercado jurídico! 

Como funciona o setor jurídico? 

Apenas conhecer as leis não é suficiente para um advogado ganhar espaço no mercado, ter um bom salário e uma boa cartela de clientes. O mercado jurídico exige muito mais do profissional, ou seja, muito mais de conhecimentos de uma graduação. 

Dessa forma, é preciso destacar que muitos advogados iniciam sua carreira de maneira generalista, tendo em vista que necessitam de clientes. Entretanto, a especialização se mostra mais promissora e rentável com o decorrer do tempo. 

O advogado deve entender que não há apenas um mercado jurídico. Cada área do Direito apresenta suas particularidades e características. Isto é, cada uma é totalmente diferente da outra e apresenta demandas diferentes. 

Nesse sentido, é essencial optar por uma área que apresente afinidade e focar seus esforços para buscar o máximo de conhecimento.

Para sobreviver no mercado jurídico, é preciso escolher a área que você consiga ter mais foco e, em seguida, traçar estratégias e utilizar as ferramentas jurídicas para atrair e fidelizar os clientes. 

Saiba que é essencial conhecer o mercado, especialmente a área escolhida. Além do mais, é necessário buscar conhecimento em outras esferas de conhecimento para se manter competitivo, como vendas e gestão.

Ainda é válido destacar que a tecnologia se tornou imprescindível no setor jurídico e, por essa razão, ela deve ser levada em consideração no momento de planejar a carreira e de traçar eficientes estratégias de posicionamento. 

Como se destacar no mercado jurídico? 

Para conseguir bons resultados e garantir eficientes resultados, é necessário saber como destacar no mercado jurídico. A área está cheia de profissionais capacitados, mas que não conseguem alavancar a carreira por causa da concorrência. Veja, a seguir, importantes dicas! 

1. Tenha um atendimento personalizado 

Quando o cliente procura por um escritório de advocacia, é normal que você não saiba suas necessidades e demandas. Por essa razão, é fundamental que você busque ser sincero e não prometa algo que não consiga cumprir, como desenvolver uma ação fora de sua área. 

Além do mais, para destacar no mercado jurídico, é necessário que você ofereça o direcionamento correto ao cliente. Se ele estiver buscando algo fora de sua especialização, é preciso indicar um colega que poderá ajudá-lo. 

O atendimento de um advogado deve ser o mais claro e transparente possível, chame o cliente pelo nome e deixe e seja mais formal. A partir do segundo atendimento, é preciso conhecer bem o caso do cliente e marcar antes de marcar reuniões. 

Um advogado jamais pode negligenciar uma eficiente comunicação sobre o andamento do processo. Não se esqueça que o sucesso do cliente garante o crescimento do escritório. Assim, busque sempre manter uma comunicação e um atendimento claro e personalizado.

2. Tenha empatia 

Se colocar no lugar do outro é essencial para conseguir se destacar no mercado jurídico. Contudo, para desenvolver essa habilidade, é preciso desenvolver o autoconhecimento. Assim, é possível conhecer os sentimentos e as emoções do outro. 

Logo, um advogado precisa de meios para desenvolver seu autoconhecimento, como livros e terapia. Para compreender os sentimentos dos seus clientes, é necessário ficar atento às expressões, como olhar, gestos, respiração e forma de cruzar os braços. 

No mercado jurídico, é preciso desenvolver maneiras de compreender os gestos das pessoas, tendo em vista que 90% da comunicação é feita de forma não verbal. 

3. Tenha bons softwares 

As ferramentas tecnologias são importantes diferenciais competitivos e podem contribuir de forma considerável para o sucesso de sua carreira no mercado jurídico. Com software da ADVBOX os processos do seu escritório ficam mais otimizados e eficientes.

Logo, é possível traçar estratégias mais focadas e os colaboradores podem atuar de forma mais efetiva. Dessa forma, para se destacar no mercado jurídico, é essencial investir em bons software de gestão disponível no mercado. 

A ADVBOX consiste em uma empresa especializada no mercado e conta com uma equipe especializada no assunto e preparada para atender a demanda do seu mercado.

Assim, você conseguirá potencializar no mercado e, consequentemente, alavancar o mercado jurídico. Os benefícios proporcionados pela ferramenta da ADVBOX: 

  • Controle financeiro; 
  • Elevação da escalabilidade do escritório; 
  • Software adequado e preparado para a demanda; 
  • Consolidação da imagem do escritório. 

Outro importante benefício é o cumprimento dos prazos processuais e a eficiência da equipe. Assim, é possível garantir um trabalho mais eficiente e os colaboradores têm mais tempo para realizar um atendimento de qualidade. 

Além do mais, a produtividade de todos aumenta e o escritório melhora seu posicionamento no mercado jurídico. Sendo fundamental para quem deseja alcançar bons resultados e potencializar os ganhos. 

4. Realize networking

Realizar um bom networking na área da advocacia é essencial. Isso porque é por meio dos seus contatos que você poderá conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Nesse contexto, busque estabelecer eficientes conexões entre seus colegas de faculdade, professores e outros profissionais. 

As redes sociais também podem ser utilizadas para realizar networking. Desse modo, não deixe de criar um perfil e de compartilhar suas conquistas profissionais, como certificado, especializações e bons conteúdos. Assim, você será visto no mercado e garantirá sucesso. 

Quanto maior e maior for sua rede de contato, mais você conseguirá traçar ações para melhorar o crescimento do seu escritório. Atualmente, ter bons contatos te faz sair da frente da concorrência e fechar bons contratos. 

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Quais os cargos do setor jurídico? 

O curso de direito é a escolha de muita gente que deseja ter uma boa remuneração e sucesso na profissão. Assim, é uma das graduações preferidas de muitos brasileiros e, por essa razão, ocupa um dos primeiros lugares no ranking de graduações mais procuradas. Veja, a seguir, algumas carreiras jurídicas: 

  • Procurador: existem três tipos de procurador, o Municipal, Estadual e da União. O salário do profissional varia conforme o porte do órgão, contratante e a região do país. Em todos os cargos, o profissional pode receber benefício que são adicionados ao salário;
  • Juiz: representante do poder judiciários, é responsável por analisar e julgar conflitos envolvendo pessoas, agentes públicos ou empresas; 
  • Delegado: o principal trabalho do profissional é conduzir investigações criminais. Logo, é preciso que ele tenha conhecimento de Direito Penal;
  • Direito Empresarial: o profissional precisa cuidar das leis que regulam as atividades de uma organização, como as relações entre sócio, mercado, concorrência, contrato e entre outros;
  • Direito Civil: trata das relações pessoais, dos negócios da família, dos contratos e de propriedades. É o maior ramo do Direito e é o que a maioria das pessoas recorrem, pois muitos buscam indenizações e entre outros contratempos.

Como vimos, é essencial conhecer o funcionamento do mercado jurídico para conseguir atuar de forma efetiva e promissora. A área é ampla e apresenta diversas possibilidades de crescimento e desenvolvimento, mas é preciso sempre ficar atento às novidades. 

Portanto, depois de saber como funciona o mercado jurídico é necessário adotar estratégias e realizar parcerias que ajudaram no seu sucesso. A ADVBOX pode ser sua grande parceira durante esse momento, pois apresenta as melhores ferramentas do mercado. 

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

Postagens Relacionadas