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Como Funciona o Mercado Jurídico

Publicado por Eduardo Koetz em 22 de agosto de 202122 de agosto de 2021

Vídeo descritivo sobre o funcionamento do Mercado Juridico na atualidade é a estreia da nova série ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique para assistir episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

Na verdade não existe UM mercado jurídico, mas vários.

Cada Área do Direito constitui um mercado à parte, com serviços, regras, públicos diferentes.

Mas apesar disso existem regras econômicas que se aplicam a todos.

Pra começar precisamos entender o que é um Mercado.

Mercado é um ambiente onde compradores buscam adquirir determinados bens ou serviços, e vendedores ofertam esses bens ou serviços.

Assim cada área do Direito tem seu mercado.

Mercado Jurídico Trabalhista, Mercado Jurídico Penal, Mercado Jurídico de Sucessões, Previdenciarista, por exemplo.

É possível medir o tamanho de um mercado jurídico pelos principais fatos geradores de litígios.

No Direito de Sucessões, por exemplo, identificamos 1,4M de óbitos em 2020.

Em todos esses casos há serviços jurídicos decorrentes, que formam o mercado de Direito de Sucessões.

No universo de 1.4 M de óbitos, temos:

  •  Uma parte que não deixa bens;
  •  Uma parte que realiza inventário no cartório;
  •  E uma parte que entra com processo judicial.

Este universo de Inventários ainda pode ser dividido por patrimônio.

Os casos que resultam maiores honorários são aqueles que possuem maiores patrimônios, que são uma minoria.

A grande maioria são os inventários sem qualquer bem ou direitos, que raramente demandam serviços jurídicos.

E todos os mercados jurídicos funcionam assim:

Ações complexas e gigantes para uma uma minoria de compradores, e serviços jurídicos simples na grande maioria.

E no midlle market, no meio, tem um grande volume de casos que formam a demanda em escala.

Antes da advocacia digital esses mercados eram regionalizados, por território.

Agora se nacionalizaram.

Escritórios de São Paulo capital, que têm custos altíssimos, e pagam salários maiores, mas concorrem com escritórios do interior de qualquer estado brasileiro.

E ainda existem mercados jurídicos com menor muito pouca demanda.

O mercado de fusões e aquisições de empresas.

Outro, é o mercado dos direitos de pessoas portadoras de doenças raras.

Nesses mercados, a hiper especialização é fundamental para performar bem.

Em geral, todas são ações complexas, e precisam de conhecimento aprofundado.

Este é o lado da demanda.

Do lado da oferta, temos os escritórios de advocacia.

A grande população de advogados que atinge 1,2 milhão formam a oferta de serviços jurídicos.

Mas se trata de um mercado protegido e privilegiado, pois a regulamentação da profissão pela OAB proíbe que qualquer pessoa faça o serviço jurídico, funcionando como uma barreira de entrada e isso reduz drasticamente a oferta de serviços.

Com isso, se reduz demais a concorrência, e se mantém o preço do serviço estável em um patamar bem acima do que seria sem a proteção.

Uma parte dos escritórios disputam as grandes causas.

Nelas é possível obter um maior volume de honorários.

Neste segmento, especialistas denominam como “Mercado de Matching”.

Se dá muito valor para a confiança em quem se está contratando.

Essa disputa é extremamente acirrada, com escritórios possuindo advogados dedicados a conquistar os clientes equipados com todos os recursos possíveis.

Networking, viagens, hospedagens, serviço de Relações Públicas e tudo que for preciso para conquistar o cliente é investido em demandas deste tipo.

É uma concorrência feroz e caríssima para se manter,

A grande massa de escritórios atua no midlle market, com volumes maiores de clientes e processos.

Nesse nível do mercado a disputa  se dá através do marketing jurídico.

A reputação e a autoridade reconhecida por um número amplo de compradores é o fundamental.

A disputa é menos acirrada, mas as causas são relevantes.

Continua sendo um mercado de matching.

Escritórios investem em prospecção de clientes seja no digital ou no presencial, e buscam ocupar as posições onde fiquem mais à vista no momento que os compradores de serviço estiverem procurando um advogado.

E nas pequenas causas, é frágil e os compradores em geral escolhem de forma mais rápida e por indicação.

As ações em geral são mais simples, e não há receio de contratar qualquer advogado.

Assim, neste segmento, o mercado jurídico passa a ser um mercado de commodities.

Neste nível do mercado o investimento em marketing é pouco ou inexistente, pois os baixos honorários não retornam.

Porém a concorrência é muito maior.

Mas mesmo assim a densidade desse mercado permite ser rentável.

Mas para ser rentável é preciso otimizar tudo, economizar tempo em cada detalhe.

Comunicar com clareza às pessoas todas as informações essenciais e de forma automatizada para ganhar volume é o principal.

Existem ações que sequer vale a pena para o interessado ingressar com ela se tiver que pagar por algo.

Mesmo isento de custos, não tem como pagar por honorários.

No Brasil a solução é intervenção estatal com a Defensoria Pública.

Mas não é a única forma de se resolver essas demandas.

É interessante ver como funciona em Portugal por exemplo.

Para mudar de segmento, o escritório precisa ter uma captação ativa de clientes.

O investimento permanente, sólido e recorrente em marketing jurídico e fechadores de contratos é indispensável.

Mas há um critério que vem antes da prospecção, que é a margem.

Um escritório somente conseguirá crescer quando tiver bem ajustado o valor gerado pela equipe.

Quando maior for esse valor gerado ao longo dos anos, mais forte se torna o escritório.

Isso porque, somente com uma boa margem é possível manter de forma permanente o investimento em aquisição de clientes.

Portanto o advogado tem que sempre incluir os custos de marketing no seu preço, para manter a margem do seu escritório.

Neste panorama, é possível perceber o gigantesco impacto da advocacia digital.

Os pequenos escritórios tiveram acesso à realizar investimentos de marketing jurídico através de redes sociais e disputar clientes no midlle market.

Facebook e Google permitiram aos pequenos negócios investirem em demandas com maior pretensão de honorários.

A geração de Advogados Boomers e da Geração X que construiu escritórios renomados viu seu público cativo gradualmente se dissipar pela internet, derrubando significativamente o faturamento.

Por outro lado, o Escritório Digital se consolidou como um modelo de fenomenal otimização de custos

OPORTUNIDADE DE CRIAR BANCAS OTIMIZANDO CUSTOS.

Conquistando uma margem excelente.

Como funciona o Mercado Jurídico

Os conteúdos da ADVBOX irão trazer novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as segundas-feiras, às 17h.

O CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz, dará ferramentas para uma visão certeira de como se posicionar, permitindo aumentar seus resultados com maior especialização em relação a área do Direito, ao segmento de mercado e aos recursos financeiros disponíveis para seu escritório crescer.

Com certeza, ao conhecer com mais clareza como funciona o Mercado Jurídico e suas áreas, cada uma com suas regras, públicos e dinâmicas diferentes, a atuação do escritório vai melhorar e sofisticar a estratégia!

Para assistir o Episódio 1 basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

Referências

  • Marx, K. O Capital Crítica da Economia Política Livro Primeiro: O processo de produção do capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983a; Livro Terceiro: O processo global da produção capitalista. São Paulo: Abril Cultural, 1983b.
  • O Fim da Vantagem Competitiva: https://www.youtube.com/watch?v=5I4dcIZjQIQ&t=326s
Como Funciona o Mercado Jurídico ADVBOX
Advocacia Digital Eduardo
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

www.advbox.com.br

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Categorias: ADVBOXAdvocaciaTecnologia e Advocacia digital
Tags: Advogadoscomo funciona o mercado jurídicomercado jurídicopoder judiciário

Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

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