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Marketing Jurídico Digital

Saiba como otimizar a conquista de clientes do seu escritório!

Quando se pensa em uma loja, empresa ou organização, logo se pensa em estratégias para vender e expandir o negócio, e também, como vender mais os seus produtos ou serviços. Mas há um detalhe que muita gente ignora por acreditar que não é essencial, estamos falando da é conquista de clientes. 

Seja você é um advogado iniciante ou um advogado que já tem experiência, apostar na conquista de clientes é essencial. Pensando nisso, iremos dar uma algumas dicas de como conseguir mais clientes.

Também vale a pena refletir como você, advogado, se relaciona com os clientes atuais.

Saber como os clientes pensam pode fazer a diferença para a sua profissão, especialmente considerando como o mercado consumidor está em constante mudança.

Por isso, vamos citar aqui 5 dicas de como conquistar seus clientes!

O que fazer para conquistar mais clientes?

Uma das melhores dicas que damos aqui para a conquista de clientes é ser proativo. Muitos vendedores ficam sentados na mesa, esperando os clientes entrarem, ou então ligarem para você. Essa não é uma estratégia muito viável.

E o mesmo se refere para advogados. Muitas pessoas no Brasil precisam de um advogado, claro, mas ficar esperando que a pessoa certa entre em contato com você é igual acreditar em ganhar na mega sena. É possível? Sim, mas muito difícil de conseguir.

Outro detalhe que damos para conquistar mais clientes, é criar uma estratégia que seja correspondente com o perfil dos seus clientes.

Por exemplo, se você é um advogado que lida com divórcios, é mais inteligente pensar em estratégias que chamem atenção de quem esteja querendo um divórcio do que contar com a sorte.

Como conquistar clientes através das redes sociais?

Para conquistar clientes, muitas empresas usam redes sociais. Afinal, hoje em dia essa é uma ferramenta indispensável. E para os advogados é uma ferramenta essencial que pode fazer a diferença. 

O brasileiro passa mais e mais tempo nas redes sociais, seja conversando com amigos e familiares ou então trabalhando. Essa é uma dica para conquistar mais clientes que é universal: as redes sociais são suas melhores aliadas!

Segue abaixo algumas das melhores opções para escolher:

  • Facebook: muitos brasileiros ainda usam essa rede social e muitas empresas anunciam seus produtos. Você pode criar uma fanpage anunciando os seus serviços;
  • Instagram: a rede social que mais tem usuários e continua crescendo. Você com certeza tem uma conta lá e deve ter visto muitos anúncios sobre vários temas e assuntos. Ter um anúncio no Instagram te fará ganhar mais clientes;
  • Linkedin: é uma excelente oportunidade de ganhar referência com as pessoas. Além disso, responder dúvidas e criar um relacionamento com os usuários pode te levar a uma maior conquista de clientes;
  • TikTok: criar um vídeo animado e divertido convidando a pessoa a conhecer os seus serviços pode ser o diferencial entre você e o seu concorrente;
  • YouTube: criar vídeos explicando dúvidas sobre o sua advocacia pode chamar atenção das pessoas e criar um gatilho positivo para o seu escritório, o que pode fazer a diferença na conquista de clientes.
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Como atrair clientes para o seu site?

Como falamos acima, as redes sociais são as suas melhores aliadas se deseja otimizar sua conquista de clientes, mas a internet é uma ferramenta presente para todos os trabalhos, especialmente para os advogados.

Com isso em mente, é essencial manter o seu site em ordem, pois funciona como escritório online.

Um bom site com função de captar mais clientes para o seu escritório precisa ter os seguintes itens:

  • Um design responsivo, pois muitos brasileiros veem sites tanto no computador como em telas de tablet ou celular e é importante que o seu site esteja adequado para qualquer tela;
  • Um design chamativo mas apropriado para o seu tema. A boneca Barbie já foi uma Barbie, mas, um site de advogados totalmente rosa com lacinhos não cria confiança com os clientes;
  • Um bom texto explicando o que você poderá fazer pelo seu cliente e também uma maneira rápida e eficiente de agendar um horário;
  • Sempre mantenha o seu site atualizado.

Com um bom site, você poderá conquistar mais clientes com mais facilidade.

Além disso, damos uma dica extra aqui: crie conteúdos relevantes para o seu tema, especialmente utilizando o SEO (Search Engine Optimization) que irá ajudar a divulgar a sua página, e também pode colocar o seu post na primeira página do Google.

Qual a melhor forma de conquistar um cliente?

A consultoria é uma ferramenta que pode auxiliar bastante no seu caminho profissional, especialmente, com pessoas que possam não estar sabendo exatamente como resolver o problema. Uma boa ideia para conquistar clientes é criar uma consultoria online.

Com isso, é possível que o advogado auxilie o profissional a se comunicar com a pessoa e como resolver o problema da melhor maneira possível, caso seja necessário para a situação acaba ganhando mais um cliente.

Como fazer um bom marketing jurídico?

Uma coisa que é necessário ter em mente é que o Código de Ética da OAB não concorda com um advogado vendendo seus serviços como se fosse um sapato novo.

Dessa forma, para contornar isso, é necessário ter um marketing jurídico para conquistar clientes de uma maneira que não viole as determinações legais.

Com o marketing jurídico adequado, os advogados podem divulgar o seu trabalho de uma maneira digna e que consiga conquistar clientes, ao mesmo tempo, que não perde os antigos. Com essa estratégia é possivel:

  • Identificar as melhores palavras-chaves para o seu blog e redes sociais e assim, melhorar o seu posicionamento no Google;
  • Construir uma Pilar Page para assim colocar o seu site no Google ao tempo que for necessário;
  • Identificar as perguntas que os seus clientes possam estar tendo e assim, oferecer as respostas com eficiência e assim fisgar o seu cliente;
  • Construir um bom storytelling que irá contar suas cases de sucesso chamando atenção das pessoas;
  • Utilizar as redes sociais para maximizar as chances de sucesso.

Como usar o LinkedIn para atrair clientes?

Mencionamos no início como o Linkedin pode ser usado para responder questões que as pessoas podem ter sobre os seus serviços e criar uma comunicação com as pessoas, mas você também pode conquistar clientes criando um networking graças a a essa rede social.

Essa é uma dica excelente para quem está começando na área. Fazer um networking é essencial pois pode não apenas conquistar mais clientes como pode manter em contato com outros profissionais. 

O conhecido “boca a boca” é uma tática onde uma pessoa recomenda um produto ou serviço para outra. Contudo, uma era digital esperar que outra pessoa faça a divulgação do seu trabalho é algo difícil de acontecer.

Por isso, o networking é essencial para o advogado e para cultivar um bom networking é necessário realizar as seguintes etapas:

  • Ir em eventos, palestras, congressos e workshops;
  • Criar um contato diário com os seus contatos;
  • Manter um contato extra com contato-chaves;
  • Não desperdice o seu tempo ou o da pessoa, realize perguntas certas para impressionar o seu contato chave;
  • Estar sempre ciente do que acontece em relação ao seu meio.

E com isso garantimos que o seu negócio irá ganhar mais clientes e crescer no mercado, e possivelmente no futuro, você se torne o contato-chave de um outro advogado.

Mas já avisamos que nada acontece do dia para a noite, conquistar mais clientes requer paciência é uma boa estratégia de marketing judiciário.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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