Advocacia

Saiba como o Conselho Federal da OAB impulsiona a transformação digital

A pandemia do Coronavírus trouxe transformações rápidas em diversas áreas. Saúde, educação e tecnologia são exemplos de segmentos que se modificaram muito.

Sendo assim, com o Direito não foi diferente. O Conselho Federal da OAB foi responsável não só pelas mudanças neste período, mas de maneira global nos últimos anos. 

A transformação digital na advocacia é uma realidade mesmo em um mercado tão tradicional como é o do Direito. Há uma verdadeira revolução tecnológica acontecendo e os advogados devem estar atentos às mudanças que acontecem de maneira extremamente rápida. 

O Conselho Federal da OAB se mantém atento às necessidades dos advogados com o objetivo de tornar o dia a dia dos advogados mais fácil, menos burocrático e ainda mais conectado às tendências de tecnologia e gestão. 

Além disso, os benefícios desta revolução de dados, sistemas e análise de informações é percebida por todas as pontas que fazem parte deste processo. Desde os advogados que ganham agilidade em sua rotina até chegar aos clientes que percebem a melhora na eficiência com a condução dos processos. 

Porém, é claro que todas as mudanças devem ser acompanhadas de perto e validadas para que nenhum risco deixe de ser mapeado e possa ser corrigido. 

É nesse ponto que entra o olhar atento do Conselho Federal da OAB na proposição das melhorias e na observação do cumprimento das novas regras. 

O fato é que a tecnologia precisa estar disponível para todos, levando ainda mais qualidade para quem precisa dos serviços de um advogado. 

Por isso, neste post vamos falar mais sobre alguns pontos que a transformação digital na advocacia já vem acontecendo, desde a liberação de publicidade por parte dos advogados e a necessidade de adaptação do poder para essa nova visão. 

Qual o papel do Conselho Federal da OAB?

O Conselho Federal é o órgão máximo da Ordem dos Advogados do Brasil e é formado por representantes das 27 seccionais. 

O grande objetivo do conselho é defender os interesses da advocacia brasileira e tornar efetivas as finalidades que foram estabelecidas por meio da lei.

Entre as prerrogativas do Conselho Federal da OAB está velar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia. 

No sentido de prezar pela valorização da advocacia, o Conselho Federal da OAB torna-se responsável por trazer à tona importantes discussões sobre a transformação digital da área do Direito. 

“Ou nos antecipamos, ou seremos antecipados”, disse em entrevista o então presidente da OAB de Santa Catarina e atual vice-presidente da OAB, Rafael Horn, no momento em que apresentou uma proposta para regulamentar em âmbito nacional a padronização da advocacia digital

A fala de Horn é muito atual e serve como base para muitas transformações que vêm ocorrendo na advocacia de maneira geral, contemplando o papel que o Conselho Federal da OAB tem nesse processo. 

Uma dessas “antecipações” importantes que aconteceram nos últimos tempos foi a aprovação do novo provimento que trata das regras de publicidade para a advocacia. O assunto, que foi discutido por muito tempo pelo Conselho Federal da OAB, agora definiu suas principais regras.

Regras da OAB

Entre elas está que a publicidade profissional de advogados deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade. 

Ou seja, não é permitido realizar a captação indevida de clientela ou mercantilizar a profissão. Outros pontos que fazem parte da decisão são:

  • Não é possível fazer referência direta, ou indireta, de valores de honorários, formas de pagamento, gratuidade ou descontos para a captação de clientes;
  • É proibido divulgar informações que possam induzir ao erro ou causar danos aos clientes;
  • Também é proibido anunciar especialidades para as quais o profissional não tenha título certificado;
  • Não é permitido usar orações ou expressões de auto engrandecimento ou comparação;
  • É proibido distribuir brindes, cartões de visita, material impresso e digital, apresentações de serviços em locais presenciais ou virtuais (exceto em eventos de interesse jurídico). 

 A nova resolução ainda admite a utilização de anúncios pagos ou não nos meios de comunicação. Esse foi um dos pontos considerados como o de maior inovação. 

Afinal, com o impulsionamento dos conteúdos, que consiste em pagar para que a publicação seja vista por mais pessoas, além daquelas que já seguem a conta do escritório ou do advogado, o volume de visualizações aumenta consideravelmente. 

Outro ponto importante que o provimento destacou foi a regulamentação da participação de advogados em eventos virtuais – cada vez mais comuns em virtude da pandemia. Além disso, o uso de plataformas como Google Ads, WhatsApp e chatbots (robôs que conduzem uma conversa virtual). 

Qual a estrutura da OAB?

A aprovação dessas regras pela estrutura do Conselho Federal da OAB ampliaram as possibilidades das equipes de marketing dos escritórios jurídicos. 

As ações de marketing jurídico fazem parte das transformações digitais que a área do Direito vem passando nos últimos tempos. 

E, ao lado do que já falamos, também podemos destacar o quanto a tecnologia fez com que acontecesse uma verdadeira adaptação dos poderes para se adaptar aos novos processos. 

Os softwares jurídicos, por exemplo, hoje conseguem automatizar toda a busca por informações dos processos. Somente essa atividade já poupa uma importante quantidade de tempo para os advogados que podem se concentrar nas defesas e organizações dos processos. 

Quando o escritório não conta com um software pensado especificamente para o mercado jurídico, gastam-se muitas horas das equipes na busca por informações de andamento de processos e outros dados que podem ser facilmente automatizados. 

Para que tudo isso aconteça é necessário fazer a consulta em tribunais de todo o Brasil. Ou seja, há uma adaptação importante de sistemas jurídicos para que a tecnologia possa levar facilidade e eficiência para milhares de escritórios de advocacia em todo o país. 

A transformação digital é agora: não fique para trás

Depois de conhecer todos os pontos que apresentamos e o quanto o Conselho Federal da OAB está preocupado em manter o órgão 100% conectado e atento ao que está acontecendo no mundo para que os advogados tenham cada vez mais estratégias para tornarem o trabalho mais eficiente. 

É fato que a tecnologia já está na rotina de todos e não é mais possível considerar o trabalho sem o auxílio dela. 

Como mencionamos no início do texto, a pandemia acelerou muitas das transformações digitais que hoje já fazem parte das rotinas de muitos advogados. Audiências digitais são apenas um dos muitos exemplos que transformaram o dia a dia dos profissionais. 

É por isso que, se você tem um escritório de advocacia, não pode deixar que a sua empresa fique para trás quando o assunto é a transformação digital.

E um primeiro passo para fazer com que isso aconteça é contratar um software jurídico que vai auxiliar na organização do seu escritório de maneira global. 

Software Jurídico ADVBOX

Clientes da ADVBOX, por exemplo, contam com recursos que atendem todos os tamanhos de escritórios. Desde os que estão trabalhando nas sedes físicas, até aqueles em regime de home office com profissionais espalhados por todo o país e também pelo mundo.

Com um software jurídico você consegue organizar todo o planejamento financeiro, a gestão de pessoas e acompanhar cada passo dos processos a partir de um único recurso digital que facilita a administração do escritório. 

Na ADVBOX todos os dados ficam armazenados em segurança na nuvem. Isso significa que você consegue acessá-los de onde estiver e fazer o acompanhamento do escritório em tempo real. 

Os clientes também percebem os benefícios de contratar um escritório que está atento às tendências tecnológicas. Afinal, com um software jurídico os clientes são avisados de forma automatizada de cada passo do processo. 

Esses recursos otimizam tanto o tempo do cliente quanto da própria equipe que não precisa agendar reuniões ou fazer telefonemas para realizar uma única atualização sobre o andamento de um processo. 

Até mesmo a forma de cobrança torna-se mais simples já que boletos são emitidos automaticamente e enviados por e-mail para os clientes. 

Taskscore (Sistema de Pontuação por Tarefas)

E dentro do escritório, a equipe de advogados também ganha em produtividade e qualidade de entregas. Afinal, com uma metodologia exclusiva chamada TaskScore, os clientes da ADVBOX vêm as suas tarefas organizadas por pontuações. 

Ou seja, os advogados não são cobrados pelas horas trabalhadas, mas sim pela eficiência de suas entregas. Um sistema muito mais organizado e automatizado que evita ao máximo a perda de prazos importantes. 

Com uma visão global da realidade de um escritório de advocacia moderno e preocupado com a transformação digital, fica muito mais fácil captar novos clientes e também, por consequência, manter os bons profissionais na equipe.

Para testar como os recursos da ADVBOX funcionam na prática, experimente o software jurídico gratuitamente por 7 dias.

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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