Qual o papel do Controller na controladoria jurídica?
Controladoria jurídica

Controller: qual seu papel na controladoria jurídica?

Ter um Controller na controladoria do seu escritório que tenha as habilidades necessárias para exercer bem a sua função é garantir a qualidade da sua produção jurídica.

Em outras palavras, o escritório de advocacia precisa de um Controller Jurídico para garantir que seus colaboradores estejam cientes de sua obrigação e consigam se adequar ao fluxo estabelecido

Isto é, a atuação do Controller na controladoria é a responsável por supervisionar todas as atividades jurídicas do escritório e garantir que as ações da equipe jurídica sejam corretas e de acordo com a lei.

Esse profissional é responsável por monitorar todos os processos jurídicos do escritório para garantir sua viabilidade, tanto financeira quanto operacional.

Além disso, ele também deve monitorar as atividades dos advogados para garantir que eles estejam cumprindo os padrões éticos e profissionais.

Ademais, esse monitoramento também inclui o desenvolvimento e implementação de procedimentos e fluxos que ajudem a garantir que o escritório esteja operando de acordo com o que foi estabelecido por seus gestores.

Ou seja, para garantir que suas atribuições sejam bem executadas, ele deve se envolver no processo de treinamento dos advogados e colaboradores, para garantir que todos estejam cientes dos requisitos especificados e saibam como cumpri-los.

Não só isso, como também supervisionar o processo de auditoria do escritório para garantir que todos os documentos e relatórios estejam em conformidade com as leis e regulamentos e de revisão e análise de contratos, para garantir que eles sejam corretos.

Em suma, o Controller Jurídico é responsável por supervisionar todas as atividades legais do escritório e monitorar os processos e procedimentos para garantir sua boa execução.

Continue a leitura do artigo para conhecer melhor as especificidades desse cargo tão fundamental para a advocacia moderna!

O que é Controller na controladoria?

Como mostrado antes, ter um Controller na controladoria jurídica é algo essencial em qualquer escritório de advocacia.

Afinal, sua função envolve a supervisão e monitoramento de todas as atividades do escritório.

Contudo, também é importante compreender a função que esse profissional exerce no quadro da controladoria em si.

É o Controller que coordena aqueles que são responsáveis por monitorar a atuação do restante da equipe do escritório.

Dessa forma, cabe a ela estabelecer os procedimentos que serão analisados posteriormente e definir sua forma de aplicação.

Ele é o responsável por dar as condições para que sua equipe possa verificar se os serviços prestados pelo escritório estão de acordo com a legislação e se o fluxo de trabalho está otimizado, além de monitorar todas as atividades financeiras e orçamentárias.

Outra função do Controller jurídico é fornecer aconselhamento sobre questões de responsabilidade e seguros. Desse modo, ele ajuda a evitar que o escritório precise enfrentar ações judiciais futuras.

A conformidade com as normas de proteção de dados também está sob sua alçada.

Isso inclui a gestão de documentos, a proteção de dados confidenciais e a prevenção de vazamento de informações.

Além de todas as atribuições relacionadas diretamente à qualidade da produção jurídica, o controller também é responsável por possibilitar as ferramentas necessárias para que sua equipe possa monitorar e supervisionar as atividades de marketing do escritório.

Assim, é possível verificar se os materiais de marketing estão em conformidade com o código de ética profissional e se as campanhas estão atingindo os resultados esperados.

Em suma, o ter um profissional capacitado como Controller na controladoria é vital para qualquer escritório de advocacia que busca expansão e crescimento.

Por isso é muito importante que todo advogado que almeja essa posição conheça o que é necessário para exercê-la com maestria.

ebook planejamento e controladoria

Como ser Controller jurídico?

Se você deseja se tornar um Controller Jurídico em um escritório de advocacia, há algumas coisas que você deve saber e considerar.

Veja a seguir!

1. Habilidades necessárias

Primeiramente é importante saber que o Controller jurídico não precisa necessariamente ser formado em Direito.

Na verdade, é essencial que esse profissional tenha habilidades que vão muito além da área jurídica, como conhecimentos financeiros e de administração.

Se você não possui essa experiência, é importante que você se matricule em um programa de educação continuada para adquirir as habilidades necessárias para desempenhar o cargo.

2. Conhecimento da legislação

Apesar da graduação em Direito não ser uma exigência, o conhecimento profundo da legislação e dos regulamentos é essencial.

É importante que o profissional entenda como as leis se aplicam às atividades exercidas pelo escritório de advocacia. Ademais, quando se trata de auditorias, é importante que você possa lidar com auditorias internas e externas.

Qual o papel do Controller na controladoria jurídica?

3. Comunicação eficaz

Além disso, o Controller deve ser capaz de trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos do escritório de advocacia.

O Controller Jurídico é responsável por supervisionar o trabalho de outros departamentos e por isso precisa ter diversas habilidades em comunicação. Afinal, também é responsabilidade desse profissional dar assistência aos advogados quanto às questões que fogem ao seu escopo.

4. Organização

Por fim, é importante que você seja capaz de trabalhar de forma eficaz e organizada.

O Controller Jurídico tem a responsabilidade de gerenciar os processos de um escritório de advocacia em seus mais diversos aspectos.

É importante que ele possa trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos, além de ser capaz de lidar com auditorias internas e externas.

Uma vez que você possui as habilidades necessárias, você estará pronto para assumir a posição de Controller Jurídico em um escritório de advocacia.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia

Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!

Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!

O que é a Controladoria Jurídica e como funciona

Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos

Advocacia baseada em dados

Gestão de serviços jurídicos: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas