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Business Intelligence

Ferramenta de BI: extraia o melhor do Business Intelligence para o dia a dia do seu escritório

Nos dias de hoje, a competitividade no mundo jurídico exige que advogados e escritórios de advocacia adotem estratégias avançadas para alcançar o sucesso, como é o caso do uso de uma boa ferramenta de BI, ou de mais de uma.

É sempre importante ter em mente que o uso de Business Intelligence, frequentemente referido como BI, e suas ferramentas, é, hoje em dia, algo imperativo no que diz respeito ao marketing.

Visando esclarecer esse tema, neste artigo exploramos o que é Business Intelligence e como essa abordagem se aplica ao marketing jurídico. 

Além disso, apresentamos as 10 melhores ferramentas de BI disponíveis e como escolher a mais adequada para escritórios de advocacia. Prepare-se para uma jornada de descobertas que elevará o patamar do seu negócio jurídico!

O que é Business Intelligence para que serve?

Business Intelligence, ou BI, é uma abordagem estratégica que envolve a coleta, análise e interpretação de dados para tomar decisões informadas e orientar ações.

No contexto do marketing jurídico, o BI permite que advogados e escritórios de advocacia acessem informações cruciais para entender seus clientes, concorrência e tendências do setor. Afinal, no mundo do marketing jurídico também é necessário se preocupar com a correta captação de clientes.

Porém, o Business Intelligence não faz milagres. A chave para obter sucesso com esse conceito está na transformação de dados brutos em insights significativos.

O que é uma ferramenta de BI?

Uma ferramenta de BI é um software projetado para ajudar na coleta, análise e apresentação de dados de forma eficaz. 

Trazendo para o nosso mundo, essas ferramentas podem automatizar processos complexos em escritórios, permitindo que os profissionais do Direito tomem decisões mais fundamentadas e eficientes. 

Além disso, elas são fundamentais para a gestão de informações, ajudando a traduzir números em estratégias. Mais à frente você poderá conferir alguns exemplos de ferramenta de BI que podem agregar muito ao seu negócio jurídico!

Como o BI se aplica ao marketing jurídico?

O marketing jurídico não é exceção quando se trata de aproveitar as vantagens do Business Intelligence. 

Com o BI, os advogados podem identificar oportunidades de mercado, entender melhor seus clientes, medir o desempenho de campanhas de marketing e melhorar a eficiência geral de seus escritórios.

Em outras palavras, o BI e suas ferramentas formidáveis também são essenciais no dia a dia de advogados e escritórios que querem atingir melhores resultados nesse cenário competitivo que vemos atualmente.

decisões baseadas em dados roi

Quais são os benefícios de um sistema de BI?

O Business Intelligence pode beneficiar seu escritório de diversas maneiras e em diversas frentes, que vão desde um marketing bem feito até um reforço na gestão interna do estabelecimento. 

Além disso, a correta abordagem desse conceito permite que você identifique oportunidades de crescimento, melhore o atendimento ao cliente, tome decisões baseadas em dados e ganhe uma vantagem competitiva.

Ou seja, você precisa aderir ao BI, caso já não tenha feito isso!

Ferramenta de BI: as 10 melhores opções da atualidade

Agora, sem mais demora, vamos explorar os principais exemplos de ferramenta de BI disponíveis no mercado e explicar como esses sistemas podem ser aplicados no dia a dia do seu escritório de advocacia. Continue a leitura!

  • Google Data Studio;
  • Microsoft Power BI;
  • Tableau;
  • QlikView;
  • Domo;
  • Board;
  • SalesForce Einstein Analytics;
  • Oracle Analytics;
  • Adobe Analytics;
  • Looker.

1. Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta de BI gratuita de visualização de dados que permite criar relatórios interativos. 

Com ele, advogados podem acompanhar o desempenho de campanhas de marketing, monitorar a presença online e personalizar conteúdo de maneira eficaz.

Vale destacar que essa ferramenta se comunica melhor com plataformas familiares ao ecossistema do Google, como canais no YouTube e blogs, por exemplo.

2. Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI oferece uma integração perfeita com outras ferramentas da Microsoft, como o Excel, por exemplo. 

Ele é uma escolha sólida para advogados que desejam criar painéis personalizados e relatórios dinâmicos da atividade dos seus escritórios.

3. Tableau

O Tableau é conhecido por sua facilidade de uso e recursos avançados de visualização de dados, oferecendo formas simples de conexão com outras ferramentas de captação de dados, como Google Analytics, SalesForce e muitos outros.

Com o Tableau, advogados podem transformar dados captados em insights visualmente atraentes e fáceis de “decifrar”.

4. QlikView

O QlikView se destaca por sua capacidade de associação de dados. Ele ajuda, assim, a descobrir conexões ocultas entre informações, o que pode ser valioso para advogados na pesquisa jurídica.

Ademais, essa plataforma formidável é conhecida por suportar uma ampla gama de formatos de documentos que podem ser anexados ao sistema para que as análises sejam feitas com maior precisão.

5. Domo

A nossa quinta sugestão é a Domo, uma plataforma baseada em nuvem que oferece recursos de BI e análise de dados em tempo real. 

Ela é uma escolha ideal para advogados que buscam atualizações em tempo real sobre o desempenho de suas estratégias.

6. Board

A plataforma Board oferece análises preditivas e uma ampla gama de recursos de BI. Dentre esses recursos, está seu conhecido pacote que permite não apenas análise de dados, mas também uma “mãozinha” para gestão interna de negócios.

Ela é adequada para advogados que desejam adotar uma abordagem mais estratégica em relação aos dados, pois produz relatórios indicativos que vão nas mais diversas “direções”, por assim dizer.

7. SalesForce Einstein Analytics

A SalesForce Einstein Analytics é uma escolha sólida para escritórios de advocacia que desejam aprimorar o relacionamento com os clientes. 

Ela ajuda a identificar oportunidades de cross-selling e up-selling, além de oferecer uma integração completa com outras plataformas da SalesForce.

8. Oracle Analytics

O Oracle Analytics oferece recursos de análise avançada e integração perfeita com outras soluções Oracle, a exemplo do que acontece com a opção anterior. 

Essa plataforma também permite que advogados possam acessar dados precisos e atualizados em tempo real. Isso é valioso sobretudo para grandes escritórios que trabalham com um grande volume de dados, pois otimiza a mão de obra humana.

9. Adobe Analytics

A Adobe Analytics é essencial para escritórios de advocacia que desejam aprimorar suas estratégias de marketing digital. 

Essa plataforma oferece insights detalhados sobre o comportamento online dos clientes, além de carregar o prestígio da Adobe, uma das maiores desenvolvedoras de software do mundo.

10. Looker

Por fim, temos a plataforma Looker, que é conhecida por sua capacidade de integração de dados e colaboração, sobretudo com ferramentas do Google. Os advogados podem usar esta ferramenta para acessar e compartilhar informações mais facilmente.

Como escolher a melhor ferramenta de BI para escritórios de advocacia?

Em primeiro lugar, reforçamos que todos os advogados precisam usar ao menos uma ferramenta de BI em sua rotina, por todos os benefícios que já citamos anteriormente. 

Ao escolher a ferramenta de BI certa para seu escritório de advocacia, leve em consideração fatores como a facilidade de uso, integração com outras ferramentas, necessidades de visualização de dados e orçamento. 

Certifique-se de que a ferramenta atenda às necessidades específicas do seu escritório e esteja em conformidade com as regulamentações de privacidade de dados.

Por fim, já em meio ao uso da ferramenta de BI da sua escolha, aproveite os dados coletados por ela para criar estratégias de marketing que façam sentido para o seu estabelecimento.

Use o Business Intelligence e suas ferramentas para elevar o patamar do seu negócio jurídico

Como você viu ao longo do texto, o Business Intelligence e suas ferramentas são recursos realmente poderosos para advogados e escritórios de advocacia. 

Vale citar mais uma vez que o uso de ao menos uma ferramenta de BI pode ser um grande diferencial para advogados e escritórios que buscam obter uma vantagem competitiva. 

Portanto, use essas ferramentas como aliadas na busca por melhores resultados e como meio para alcançar o reconhecimento no mercado. E claro, conte com a ADVBOX para auxiliá-lo com insights valiosos, informações consistentes e esse apoio que faltava na comunidade brasileira dos profissionais de Direito.

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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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