Por mais que a captação de clientes seja necessária e deva ser trabalhada constantemente, é preciso ir além dela. Dedicar esforços direcionados unicamente para a obtenção de novos clientes no seu planejamento é prejudicial para o seu escritório. É mais caro, desconsidera a valorização dos clientes já existentes e ignora uma série de informações valiosas a respeito destes. 

O caminho para evitar esse erro é construir uma relação com o cliente constante e eficiente.  Ofereça exatamente os serviços e informações que ele precisa para então torná-lo um cliente fidelizado e que traz indicações,

Estratégias de fidelização de clientes

De maneira mais genérica, a fidelização de clientes é conhecida pelas promoções e sistemas de acumulo de pontos, como em empresas de turismo ou de passagens aéreas, que tem a função de conceder benefícios aos clientes mais bem relacionados com a empresa. Pois, conforme a solicitação de mais e mais serviços, mais pontos se acumulam, gerando um sistema automático de fidelização por brindes e ofertas.

Vale ressaltar que, por mais que se obtenham certos resultados, se trata de um processo de fidelização antigo.  Por si só, não garante bons resultados, mas também não é descartável ou de se evitar. Oferecer promoções e brindes para os clientes certos pode vir a ajudar em certa medida.

Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, dispondo dos recursos do marketing digital, é possível obter resultados ainda maiores na fidelização de clientes. Investir em conteúdo no seu site ou blog por si só já ajuda na fidelização. Com um conteúdo adequado em uma central de ajuda em posts informativos, seus clientes já possuem uma fonte de consulta e auxílio para resolução de problemas disponível para acesso. Isso contribui para um tráfego recorrente nas suas plataformas online. Asim, aumenta diretamente o relacionamento entre clientes e empresa, bem como a possibilidade de indicações pelos clientes satisfeitos.

Segmentando bem o perfil de clientes e potenciais clientes, é possível projetar estratégias que geram mais resultado. Produzir conteúdo específico sobre assuntos que dizem respeito ao perfil dos seus clientes é também uma forma de fidelização. 

Por exemplo, se é constatado que grande parte de seus clientes trabalham na área da saúde (hospitais, clínicas, etc), produzir conteúdo relacionado a isso com certeza vai apresentar resultados. Com essa tática também se consegue identificar os tipos de casos com maior rentabilidade. Confira como o sistema de gestão do escritório pode ajudar a definir as estratégias de marketing e vendas.

O custo benefício para implementação de tais medidas é altíssimo. Não há necessidade de contratar mais pessoas para realização do serviço. Também é possível utilizar o conteúdo informativo já produzido pela sua equipe no processo. Desta forma, após o devido estudo e com a ajuda do Advbox, você conseguirá facilmente fidelizar seus clientes e ampliar a rentabilidade dos contratos do seu escritório.


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.