Filmes para advogados: veja 12 produções imperdíveis!
Advocacia

Filmes para advogado: conheça as melhores opções!

A trajetória do profissional de Direito abre diversas chances para a busca por melhorias. 

Leitura, manuseio de ferramentas de marketing, atraindo clientes e procurar  dicas para se capacitar mais são apenas algumas alternativas. 

Além delas, o profissional do Direito também pode recorrer às produções audiovisuais. Estas costumam incentivar quem atua na área ou quem deseja atuar. 

O cinema tem o poder de entreter, educar e inspirar. Nesse contexto, há uma seleção de filmes que podem oferecer uma visão fascinante e, às vezes, desafiadora da profissão.  

Diante disso, neste artigo, vamos explorar uma lista de filmes para advogado que valem a pena. Também vamos sugerir alguns seriados de TV que são adorados por muitos profissionais jurídicos. 

Quais os filmes que todo advogado deve assistir?

Advogados são constantemente confrontados com desafios legais, éticos e morais. 

Portanto, é vital que a sua educação e crescimento profissional incluam a análise de casos, estudos e, é claro, uma visão mais ampla do mundo jurídico. 

De acordo com o blog Turivius, os filmes podem ser uma ferramenta poderosa nesse sentido. Isso porque podem proporcionar uma compreensão mais profunda das nuances do Direito.

Com isso, confira, abaixo, alguns filmes para advogado que todo profissional deve assistir: 

  • O Poderoso Chefão;
  • Julgamento em Nuremberg;
  • Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento;
  • Tempo de Matar;
  • Advogado do Diabo.

1. “O Poderoso Chefão” (The Godfather, 1972)

“O Poderoso Chefão” é um clássico das telonas de cinema. Com direção de Francis Ford Coppola e com base no livro de Mario Puzo, a obra explora o submundo da máfia italiana nos Estados Unidos. 

Embora não se concentre diretamente no sistema jurídico, a trama envolve negociações, leis e a influência do poder nas decisões legais. 

Dessa maneira, “O Poderoso Chefão” oferece uma visão única sobre como a legalidade e a moralidade podem, muitas vezes, se chocar. 

2. “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg, 1961)

A nossa segunda indicação da lista de filmes para advogado é o “Julgamento em Nuremberg” de Stanley Kramer. 

Está obra é uma representação emocionante do julgamento dos criminosos de guerra nazistas após a Segunda Guerra Mundial.

Desse modo, ao longo da trama, questões sobre responsabilidade legal e moral e os desafios enfrentados pelos juízes são levantadas. 

Assim, “Julgamento em Nuremberg” é um filme para advogado que trata aspectos profundos sobre a justiça e a ética. Como permeia o tema da Segunda Guerra, a indicação é ótima para quem adora saber mais sobre o assunto. 

3. “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” (Erin Brockovich, 2000)

Com base em eventos reais, “Erin Brockovich – Uma mulher de talento” conta a história de Erin Brockovich, uma assistente jurídica. 

Ao longo desse filme para advogado, fica perceptível o papel crucial na investigação e no processo contra uma empresa que estava poluindo a água em uma cidade na Califórnia. 

Destacando a dedicação na busca pela justiça e a luta contra grandes corporações, “Erin Brockovich – uma mulher de talento” é ótima indicação para profissionais do setor jurídico. 

No entanto, eles não são os únicos que podem aproveitar esta importante obra. Estudantes ou pessoas que desejam entrar na área do Direito também podem – e devem! – assistir. 

4. “Tempo de Matar” (A Time to Kill, 1996)

Dirigido por Joel Schumacher, “Tempo de Matar” é uma adaptação do livro de John Grisham. A história gira em torno de um advogado, interpretado por Matthew McConaughey, que defende um homem acusado de assassinar os estupradores de sua filha. 

Ao ler este pequeno, já é possível identificar o porquê “Tempo de Matar” é um filme para advogado. No entanto, não para por aí. 

Questões de racismo, preconceito e justiça também são abordadas durante a trama. Além disso, o filme faz com que o público reflita, de forma intensa, acerca do sistema jurídico. 

5. “Advogado do Diabo” (The Devil’s Advocate, 1997)

Fazendo parte de uma trama envolvente e complexa, Keanu Reeves interpreta um advogado talentoso que é recrutado por um escritório de advocacia de Nova York. 

 Acontece que este escritório é liderado por um chefe misterioso, interpretado por Al Pacino. Sendo assim, a obra explora temas fundamentais ao mundo jurídico, como ética, tentações e corrupção. 

Diante disso, “Advogado do Diabo” não poderia não fazer parte da nossa sugestão de filmes para advogado. 

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Qual o nome da série que tem advogados?

Hoje em dia, mais que filmes para advogados, já existem diversas obras no formato de seriados para quem gosta do mundo jurídico. 

Como não dá pra trazer todas as obras disponíveis nos mais populares streamings, separamos, assim, alguns exemplos notáveis, que incluem:

  • Breaking Bad;
  • Suits;
  • How to Get Away with Murder;
  • Better Call Saul.

1. “Breaking Bad” (2008-2013)

“Breaking Bad” não conta, como tema central, a advocacia. No entanto, é uma alternativa de seriado, pois apresenta momentos de tensão jurídica e de confrontos legais. 

Estas características fazem com que, até hoje, mesmo que a série tenha sido finalizada em 2013, continue mantendo os espectadores envolvidos.

2. “Suits” (2011-2019)

“Suits” é uma série para advogados. Afinal, esta obra gira em torno de um escritório de advocacia nas classes mais altas e na elite de Nova York. 

Dessa maneira, é um seriado que traz à tona e explora alguns desafios profissionais enfrentados por profissionais. Além disso, a obra não deixa de lado os desafios pessoais dos personagens. 

3. “How to Get Away with Murder” (2014-2020)

Protagonizado por Viola Davis, “How to Get Away with Murder” é uma ótima indicação de obra audiovisual. 

O seriado conta a história da professora de Direito Análise Keating e dos alunos. Ao longo da trama, os discentes se envolvem em casos de homicídio e precisam lidar com as consequências jurídicas.

4. “Better Call Saul” (2015-2022)

Diferentemente das outras indicações, “Better Call Saul” é um seriado que ainda está sendo gravado. 

A obra é, na verdade, um spin-off de “Breaking Bad” e narra a transformação de Jimmy McGill em Saul Goodman, um advogado criminal astuto. 

Oferecendo doses de comédia e drama, a obra também explora visão única do mundo jurídico. 

O que todo advogado tem que ter?

Para além dos filmes para advogado e seriados que estão à disposição, o profissional do mundo jurídico precisa contar com habilidades mentais. Além disso, de acordo com o blog de Rodrigo Padilha, o profissional jurídico precisa ter hábitos que somam a carreira. 

Atualmente, com tantas inovações tecnológicas, já existem outras ferramentas e recursos que todo advogado deve ter para aprimorar seu conhecimento e habilidades no campo jurídico. Você pode ler mais nesse artigo da ADVBOX.

Aqui estão algumas recomendações:

  • Livros Jurídicos;
  • Acesso à base de dados jurídicos;
  • Participação em associações profissionais;
  • Mentoria;
  • Atualização constante;
  • Habilidades de comunicação;
  • Ética profissional.

1. Livros Jurídicos

Contar com uma biblioteca cheia de livros jurídicos pode ser um “a mais” na trajetória profissional. Isso porque o Direito é uma área que, de forma geral, precisa ler constantemente. 

2. Acesso à base de dados jurídicos

Manter-se atualizado com a jurisprudência e estar ciente das mudanças legais é fundamental. 

Portanto, ter acesso a uma base de dados jurídicos e um serviço que disponibilize decisões judiciais são alternativas que agregam – e muito! 

3. Participação em associações profissionais

O mundo da advocacia também depende de bons contatos. Por isso, fazer networking é fundamental para se desenvolver profissionalmente e ter mais aprendizado na área. 

Dessa forma, uma boa ideia é participar de associações profissionais. Assim, é possível também estar sempre por dentro dos principais polos jurídicos. 

4. Mentoria

Além de recorrer a filmes para advogado, alguns profissionais também vão em busca da orientação de profissionais mais experientes.

Sendo assim, fazer mentorias pode ser uma ótima oportunidade para melhorar a carreira jurídica. 

5. Atualização constante

O campo do Direito está em constante evolução. Os advogados devem se manter atualizados sobre as mudanças na legislação e na jurisprudência.

6. Habilidades de comunicação

A comunicação eficaz é essencial. Cursos de oratória e redação jurídica podem melhorar significativamente as habilidades de comunicação de um advogado.

7. Ética profissional

Uma das questões exploradas por muitos filmes para advogado é a ética profissional. Então, saindo das telas e trazendo para o mundo real, a ética é fundamental no dia a dia da profissão.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas