Filmes para advogados: veja 12 produções imperdíveis!

Talvez uma das maneiras mais divertidas e interessantes de aprender é vendo filmes. Para os advogados, existem diversos longa-metragens e séries que podem ensinar muito sobre o mundo da advocacia.
É muito importante que o profissional e o estudante busquem formas diversas para o aprendizado. Nesse sentido, não é preciso basear-se somente em livros didáticos e cursos. O cinema pode servir de inspiração, insights e até ensinamentos que não se vê quando se estuda pela maneira tradicional.
Nesse artigo, você verá 12 filmes para advogados que são imperdíveis e podem oferecer diversos conhecimentos sobre a advocacia. Aproveite a leitura!
Como o advogado deve assistir filmes e séries sobre Direito?
O profissional pode se deparar com inúmeros filmes e seriados de televisão sobre Direito. Inclusive, o número de séries, principalmente ligadas ao Direito Penal, é enorme e costuma atrair diversos telespectadores.
Algumas das mais conhecidas são: Criminal Minds, How to Get away with Murder, CSI, Law & Order, dentre diversas outras. Saíndo um pouco da área criminal, é possível encontrar outros seriados famosos, como Suits, Better Call Soul, etc.
Tais produções são muito populares no mundo todo, inclusive no Brasil. Embora sejam feitas para o entretenimento, muitos podem pensar que elas retratam a realidade.
Por esse motivo, o profissional não pode assistir esses programas como se eles demonstrassem como é o exercício da profissão!
É fundamental ter pensamento crítico e saber que o filme ou série que está assistindo é ficção, mesmo que seja possível extrair alguns ensinamentos.
Por isso, não romantize essas produções e saiba fazer análises sobre o que se assiste para poder tirar aprendizados enquanto se diverte. Dito isso, veja alguns dos mais interessantes filmes para advogados e assista-os assim que puder!
12 filmes que todo advogado precisa assistir

Existem diversas produções que os advogados podem assistir. Muitas delas são mais voltadas para o entretenimento e podem ser exageradas, destoando muito da realidade. Por outro lado, há filmes que trazem diversos ensinamentos para a atuação do profissional.
Abaixo, veja os 12 filmes que selecionamos para você assistir e aprender muito com eles!
1.O Júri
O Júri é um filme baseado na obra de John Grisham, advogado e escritor de ficção estadunidense. Inclusive, o autor tem diversos livros conhecidos e que podem ser interessantes para todo jurista, visto que são baseados na experiência que o autor teve enquanto atuava como advogado.
Trata-se de um filme que envolve suspense e drama. Ele narra a história de uma viúva que contrata um advogado para processar uma empresa de armamento, pois acredita que esta era responsável pela morte de seu marido.
No momento do júri, a companhia acusada contrata um especialista para selecionar os jurados. Ao longo da trama, é possível entender como a corrupção e a manipulação dos jurados podem influenciar na decisão do Tribunal do Júri e na sentença de uma ação.
Esse é um dos filmes para advogados de todas as áreas de atuação, visto que demonstra como esse problemas podem afetar drasticamente o resultado de um processo e ocasionar injustiças.
2.Roe X Wade
Roe vs Wade é um documentário da Netflix de 2018, que analisa as leis sobre o aborto nos Estados Unidos e os efeitos do caso Roe vs Wade, julgado em 1973. Esse caso é muito conhecido, pois foi por meio dele que a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu o direito das mulheres interromperem voluntariamente uma gravidez.
Ao longo dos anos, conforme as mudanças no judiciário, o entendimento foi mudando, ora acreditando que o aborto deveria ser permitido, ora julgando que deveria ser proibido.
Baseado em um caso real, ele demonstra como o Direito é influenciado pelas crenças e ideais de um grupo dominante ou de um determinado momento. Por isso, é indispensável para todo profissional, que precisa fomentar o pensamento crítico sobre a área jurídica como um todo.
3.Os 7 de Chicago
Esse é um dos filmes para advogados que está disponível na Netflix. O longa-metragem conta a história real da manifestação ocorrida nos Estados Unidos contra a guerra do Vietnã. Tal fato ocasionou confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes.
No fim, 7 pessoas que organizaram os protestos foram levadas a juízo. Assim, o filme narra o julgamento deles e demonstra como a justiça não é igual para todos, levantando questões sobre racismo e injustiças ocasionadas pelo próprio poder judiciário.
4. A informante
Outro filme para advogados que é baseado em fatos reais. O longa conta a história de uma policial, Kathy Bolkovac, que entrou em uma operação das Nações Unidas com o objetivo de pacificar a Bósnia, que tinha passado por um conflito bastante complicado.
Ao viajar para o país e começar os trabalhos, ela descobre que a própria ONU encobria um esquema de tráfico de mulheres para exploração sexual no local.
Embora a trama possa ser pesada para alguns, o filme aborda um tema muito comum na sociedade: tráfico de pessoas e a corrupção dentro de grandes organizações, visto que até na ONU esse problema se apresentou.
5.Erin Brockovich: uma mulher de talento
Um grande clássico do cinema estrelado por Julia Roberts. Conta a história de Erin, uma mulher que tem 3 filhos e que trabalha em um pequeno escritório de advocacia.
Quando descobre que a água de uma pequena cidade está sendo contaminada, espalhando diversas doenças entre os seus habitantes, ela decide investigar o caso por conta própria, conseguindo até a permissão do chefe para isso.
Ao longo do filme, a personagem utiliza de todas as suas qualidades para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela. Assim, ela conseguiu um processo que valia 333 milhões de dólares.
6.Carandiru
Uma das produções brasileiras mais conhecidas, esse é um dos mais importantes filmes para advogados criminalistas. Isso porque ele retrata uma realidade que esses profissionais se deparam diariamente quando atuam com clientes encarcerados.
O filme conta a história real do massacre de Carandiru, o maior presídio da América Latina, ocorrido em 1992. Feito sob o olhar do médico que se ofereceu para realizar o trabalho de prevenção ao HIV no local, mostra a dura realidade dos detentos, a superlotação, a precariedade dos serviços da prisão e a desumanização dos presos.
Por outro lado, o filme também demonstra o lado romântico e sonhador dos homens que cumpriam pena no local.
7.O advogado do Diabo
O advogado do Diabo é um excelente filme para se pensar sobre a ética na advocacia. O filme de 1997 gira em torno de um advogado de sucesso, estrelado por Keanu Reeves, que foi contratado pelo maior escritório de advocacia de Nova Iorque.
Ao longo do filme, o profissional, que ganha um bom salário e diversos benefícios, enfrenta missões complicadas, como planejar a defesa de um homem acusado de triplo homicídio.
Ademais, por se envolver muito no caso, o personagem começa a dar menos atenção a sua esposa, que começa a ter visões demoníacas.
8. O segredo dos seus olhos
O segredo dos seus olhos é um filme argentino. Na história, Benjamín é um oficial de justiça que acabou de se aposentar e decide escrever um livro sobre um caso real de um estupro brutal e assassinato de uma mulher.
Durante esse tempo, ele conhece o marido da vítima e decide ajudá-lo a encontrar o culpado.
A produção demonstra o que torna uma boa investigação, como a atuação de um Estado ditatorial pode ser danosa para o sistema de justiça (o caso se passou na época da ditadura argentina) e principalmente, aborda o conceito de justiça.
9.O leitor
Esse filme conta a história de um jovem que se apaixona por uma mulher mais velha, interpretada por Kate Winslet, e que não sabia ler e nem escrever.
No filme, Kate deixa o emprego pela vergonha de ser analfabeta e se alista no exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial. No momento do seu julgamento, ela é acusada de diversos crimes que não cometeu.
O jovem, que antes teve um romance com a mulher, presenciou o seu julgamento, agora como estudante de Direito. No fim, ela é condenada à prisão.
Ao debater sobre o caso com os seus colegas, ele entende que ela não sabia ler, mas foi condenada injustamente por ter vergonha de admitir isso.
O filme demonstra que os operadores do Direito devem estar atentos para os mínimos detalhes em um julgamento ou processo judicial, pois é isso que pode determinar a condenação ou absolvição de um inocente.
10. O julgamento de Nuremberg
Outro dos filmes para advogados que foi baseado em fatos reais. O julgamento de Nuremberg retrata um dos maiores e mais importantes julgamentos da história, ocorrido contra líderes políticos, miliares e de outras esferas do regime nazista na Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial.
Além de ensinar um pouco mais sobre essa parte da história, o filme retrata o julgamento que serviu de base para a criação do atual Tribunal Penal Internacional.
11. Amanda Knox
Outro documentário disponível na Netflix, conta a história de Amanda Knox, uma estadunidense que viajou e ficou um tempo na Itália. Após o assassinato misterioso de sua colega de apartamento, o judiciário resolveu acusá-la pelo crime. Amanda foi acusada e absolvida 2 vezes por esse acontecimento.
O documentário demonstra as falhas de um processo criminal, a falta de imparcialidade do poder judiciário, que praticamente já determinou que Amanda era culpada sem nem mesmo investigar direito o caso. Ao voltar para a sua cidade natal, Seattle, ela chegou a escrever um livro para tentar provar a sua inocência.
12. Meu primo Vinny
O filme de 1992 conta a história de Vicent la Guardia Gambino (Vinny), um advogado que foi chamado por Bill e seu amigo para defendê-los em um processo em que são acusados de assassinato.
No entanto, descobrem que Vinny tinha acabado de se formar e nunca tinha defendido ninguém em nenhuma causa. Para tornar o cenário ainda mais difícil, o advogado terá que enfrentar um promotor experiente e um juiz nada amigável. Ao longo do filme, a noiva do advogado recém formado lhe ajuda a esclarecer o caso.
O filme pode ser um incentivo para demonstrar que, mesmo sendo iniciante, é possível executar um bom trabalho e até conseguir o resultado pretendido.
Não é porque o advogado é iniciante que ele não detém conhecimento. Basta ter força de vontade, estudar e ir atrás do que se precisa para conseguir trabalhar.
Bônus! 3 séries imperdíveis para advogados

Além dos filmes, as séries também podem trazer diversos aprendizados importantes para os profissionais do Direito. Por isso, confira abaixo 3 séries interessantes que todo advogado precisa ver!
1.Inacreditável
A série da Netflix é baseada no livro Falsa Acusação: uma história verdadeira, de Ken Armstrong e T. Christian Miller. Conta a história de uma jovem que foi acusada de fazer uma falsa denúncia de estupro.
Anos depois, duas investigadoras resolvem analisar o caso e seguir as evidências que existiam no momento, conseguindo revelar a verdade de que a menina não estava mentindo.
A série é importante para todos os profissionais do Direito, inclusive os que atuam na área criminal, como: delegados, policiais, juízes, promotores, peritos, dentre outros. Isso porque ela demonstra o quanto o sistema de justiça pode ser injusto e até cruel.
Os capítulos se tornam absurdos por diversos motivos, principalmente pela má-condução do processo, fazendo com que a vítima tenha que contar diversas vezes o caso, ocorrendo a sua revitimização. A série é uma verdadeira aula sobre Direitos Humanos e justiça.
2.Olhos que condenam
Olhos que condenam é uma minissérie de drama estadunidense que trata de um caso real de 5 meninos negros, com idade entre 14 e 16 anos, do Harlem que foram acusados de um caso de estupro ocorrido no Central Park.
A minissérie aborda sobre racismo e elitismo e como isso impacta no julgamento de um indivíduo. Ademais, demonstra como a justiça muitas vezes é injusta, pois na prática nem todo mundo é igual perante a lei.
Ela é importante para entender como um processo mal conduzido pode condenar pessoas inocentes e também ajuda a pensar sobre o conceito de justiça.
3.O Conto da Aia
O Conto da Aia é uma série baseada no livro de mesmo nome de Margareth Atwood. O livro conta a história de Alfred, uma aia da nação de Gilead, que antes era os Estados Unidos.
A série retrata de forma bem eficiente uma ditadura teocrática, onde apenas uma crença era permitida e as mulheres se tornaram propriedades do Estado. Ademais, divócio, casamento homoafetivo e até ler se tornou proibido em Gilead.
Trata-se de uma história de suma importância para todo jurista e precisa ser vista com atenção, pois demonstra que em momentos de tensão, os primeiros a terem os seus direitos violados são sempre as minorias. Inclusive, os fatos ocorridos no Afeganistão em 2021 levantaram questões que a série aborda, como a opressão das mulheres.
A série demonstra que os direitos não são absolutos, bastando uma crise ou golpe para serem suprimidos. Assim, é dever do povo lutar para mantê-los e preservá-los, exigindo atenção e ação de todos para que não sejam violados.
Perguntas frequentes
Veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre os filmes para advogados!
Quais os filmes que todo advogado deve assistir?
Não existe uma lista determinando os filmes que todo advogado precisa assistir. No entanto, os longa-metragem citados no artigo são boas indicações, independente do nível de experiência do profissional.
Quais os melhores filmes de julgamento?
Existem diversos filmes sobre julgamento. Alguns que podem ser citados são: Os 7 de Chicago, O julgamento de Nuremberg, O Leitor, O Júri, Negação e Olhos que Condenam (esse último é uma série).
Aqui, você viu 12 filmes para advogados, além de 3 séries. Saiba que existem inúmeras outras produções que merecem ser vistas e não foram citadas. Por isso, além de ver as indicações dessa lista, não deixe de procurar por outras para aprimorar ainda mais o seu conhecimento e principalmente, o seu pensamento crítico!
E se você gostou desse artigo, confira agora: 4 dados importantes para medir o crescimento do escritório!


Equipe ADVBOX