Gestão estratégica de escritório de advocacia
ADVBOX

Gestão estratégica de escritório de advocacia: como ter um crescimento sustentável

Atender às mudanças tão constantes na área jurídica exige de advogados muito mais do que conhecimento sempre atualizado. Ter uma gestão estratégica de escritório de advocacia tornou-se indispensável. 

Tratar o escritório como uma empresa completa é o primeiro passo que você deve tomar para assegurar um crescimento sustentável e orientado às metas propostas. 

E é nesse sentido que entra a necessidade de uma gestão estratégica de escritório de advocacia. Afinal, com pessoas olhando para os resultados e acompanhando de perto os objetivos, a empresa ganha em competitividade. 

Porém, levar práticas muito comuns da área de administração para o setor jurídico, muitas vezes, pode ser complexo. 

Afinal, profissionais da área do Direito muitas vezes não estão conectados a esses conceitos. 

Porém, contar com essa visão dentro do escritório permite uma boa gestão que leva a:

  • Otimização de tarefas;
  • Processos muito mais claros para todas as pessoas que integram a equipe;
  • Produtividade;
  • Crescimento estruturado com base em dados.

Quer entender mais sobre como a gestão estratégica de escritório de advocacia pode ser um diferencial para a sua empresa? 

Continue lendo esse conteúdo da ADVBOX e tire todas as suas dúvidas com a gente!

O que é gestão estratégica de escritório de advocacia?

Ter uma gestão estratégica de escritório de advocacia inclui, de maneira geral, uma visão que torna a empresa jurídica otimizada e focada em controlar falhas. 

Nós sabemos que erros são inevitáveis em qualquer empresa. Mas ter uma gestão estratégica permite aprender com essas situações e levar o desenvolvimento do escritório sempre para patamares mais altos. 

Quando erros e inconsistências não são corrigidos você tem um problema grave e pode colocar o seu escritório em uma espiral que pode levar a perder clientes e dinheiro. 

É por isso que a pessoa – ou equipe – responsável pela gestão estratégica de escritório de advocacia precisa olhar para o todo. 

Desde a captação dos clientes, fechamento de contratos e acompanhamento dos processos. Todas as áreas de um escritório estão interligadas e precisam funcionar muito bem juntas. 

1. Finanças pessoais x profissional

Por exemplo, é muito comum que advogados que ainda estão estruturando o seu escritório misturem suas finanças pessoais e as profissionais

Esse é um erro muito comum que pode levar a problemas muito mais sérios de gestão no decorrer do andamento da empresa, ao longo dos anos. 

Por isso, desde o início do seu escritório jurídico – não importa o tamanho da empresa – é indispensável definir processos que vão auxiliar nas tomadas de decisão e cumprimento das metas. 

Ainda nesse sentido, organizar os custos é outra medida que uma boa gestão estratégica de escritório de advocacia precisa tomar. 

Isso porque, quando se tem uma visão de todos os gastos da empresa, torna-se mais fácil compreender onde é possível fazer cortes no orçamento e, também, aplicar os investimentos. 

Gestão estratégica de escritório de advocacia
Gestão estratégica de escritório de advocacia

Quais são os passos para uma boa gestão de escritório?

Agora que você já compreendeu de forma geral a importância de uma gestão estratégica de escritório de advocacia, vamos te explicar quais os passos que são decisivos para que o seu escritório se adeque aos processos. 

O início do trabalho de gestão está conectado a ter controle sobre o que acontece no escritório de maneira global. 

Muitas vezes as pessoas que fazem a gestão estratégica de escritório de advocacia têm dificuldades em compreender quais atividades estão sendo realizadas pela equipe. 

Sem essa visão global é muito mais complexo definir quais áreas estão sendo mais produtivas e se existem falhas que podem ser corrigidas de maneira mais estratégica.

Além disso, quando a gestão compreende a produtividade do time, torna-se muito mais fácil fazer as cobranças pontuais e também valorizar profissionais que estão desempenhando bem suas funções. 

Nesse sentido, a recomendação é contar com o apoio da tecnologia. Um software jurídico pode garantir uma visão estratégica com relação ao gerenciamento de tarefas. 

Taskscore (Pontuação por Tarefas)

A ADVBOX, por exemplo, oferece aos seus clientes a metodologia de Taskscore. A partir dela é possível determinar pontuação para a realização de tarefas do escritório. 

Ao estabelecer os pontos, os gestores podem acompanhar a produtividade das entregas sem, necessariamente, ter que fazer cobranças diretas aos colaboradores.

Isso porque todas as informações estão disponíveis no software e o acompanhamento pode ser feito de qualquer lugar, com a segurança necessária dos dados armazenados em nuvem. 

Com essa metodologia, fica muito mais fácil acompanhar entregas e evita-se que o escritório perca prazos importantes que podem representar no aparecimento problemas com os clientes. 

Outro benefício do uso de pontuação por tarefas para a gestão estratégica do escritório de advocacia está no aumento da receita da empresa de maneira global. 

Afinal, ao determinar as tarefas e incluir pontuação para a sua realização, o escritório se torna muito mais produtivo e com foco nas entregas para os clientes. 

Com isso, ganha-se em entregas de qualidade, satisfação de quem contratou o escritório e, como consequência, o fechamento de novos contratos. 

Outro ponto está na motivação da equipe. Ao ser reconhecida por entregas estratégicas, a qualidade das demandas e a produtividade aumenta. 

Quais os setores de um escritório de advocacia?

Entre os setores jurídicos que se tornam indispensáveis para uma gestão estratégica de escritório de advocacia, aparece a controladoria jurídica. 

Afinal, para fazer o acompanhamento de todos os processos que envolvem o escritório, é necessário ter uma equipe que realize uma organização eficiente e conecte todos os setores. 

A partir da equipe responsável pela controladoria, há uma parametrização de todas as atividades. Por exemplo:

É importante que a pessoa responsável pela controladoria, ou seja, o controller jurídico, tenha um perfil de gestão e que, mesmo com formação em advocacia, também tenha perfil de liderança e habilidades de gestão e administração. 

Para que o trabalho da controladoria jurídica aconteça de maneira ainda mais eficiente, é indispensável que os responsáveis pela área contem com um software jurídico. 

Afinal, com o auxílio da tecnologia, o trabalho do controller jurídico leva para outro patamar a gestão estratégica de escritório de advocacia. 

Esse profissional consegue acompanhar todas as questões relacionadas à produtividade do escritório, como comentamos anteriormente com uma metodologia de pontuação por tarefas. 

Outro benefício é ter os dados de todas as áreas disponíveis para fazer comparações, traçar metas, novos objetivos e avaliar se os planos da empresa estão sendo cumpridos. 

Clientes ADVBOX, por exemplo, têm os dados necessários disponíveis nos painéis de Business Intelligence (BI ou inteligência de negócios). 

A partir dos dados que a inteligência artificial da ADVBOX faz o cruzamento, os profissionais do escritório têm à disposição informações relevantes como:

  • Quais tipos de ações renderam mais para o escritório;
  • Casos que terminam mais rápido e, consequentemente, geram mais fluxo de caixa para a empresa;
  • Qual o custo de aquisição de um novo cliente.

Essas são apenas algumas das respostas que a pessoa responsável pela gestão estratégica de escritório de advocacia alcança ao ter um software que a auxilie na tomada de decisões. 

Como organizar a rotina na advocacia?

Para fechar nossas dicas para uma gestão estratégica de escritório de advocacia, também é importante enfatizar sobre a rotina para estabelecer processos. 

Manter a qualidade do trabalho depende das ações relacionadas aos critérios estabelecidos desde o início das atividades da empresa. 

Por isso, é importante que todo o escritório esteja conectado para que as informações circulem de maneira correta e atendendo aos padrões de qualidade estabelecidos. 

Empresas de advocacia que fizeram a transição para um escritório digital ganham – e muito – quando o assunto é gestão estratégica de escritório de advocacia. 

Afinal, com todas as áreas conectadas e realizando suas atividades digitais, aumenta a satisfação do cliente e as perspectivas de conquistar novos contratos a partir de um trabalho muito mais organizado.

E para que o seu escritório torne-se digital, é importante salientar que todas as etapas e processos precisam estar digitalizadas e funcionando em nuvem. 

De nada adianta, por exemplo, você ter uma excelente comunicação e marketing digital, conquistar clientes por meio das ações e o setor de fechamento de contratos ainda exigir que o cliente vá ao escritório para assinar o início da prestação de serviços.

É nesse sentido que o time da ADVBOX está preparado para auxiliar o seu escritório a dar um passo além no atendimento e benefícios aos clientes e parceiros. 

Com a ADVBOX, a equipe jurídica deixa de lado as inúmeras pilhas de documentos e processos para dar lugar à uma organização sistemática digital.

Todas as informações do escritório estão disponíveis de maneira segura e eficiente para serem acessadas de onde – e quando – você precisar. 

Para saber mais sobre como a ADVBOX pode auxiliar na gestão estratégica de escritório de advocacia, solicite o teste gratuito da plataforma durante 7 dias. Use e comprove os benefícios.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas