Business Intelligence e Planejamento financeiro: descubra como utilizar
Business Intelligence

Gestão financeira do escritório: como fazer?

A matemática é simples: gastar mais do que se ganha leva ao endividamento. Para  qualquer empresa, inclusive as jurídicas, o resultado é o mesmo. Por isso que a gestão financeira do escritório é fundamental, já que com ela há um controle sobre todas as receitas e despesas.

Envolvendo uma bagagem de métodos que permitem uma análise financeira do escritório, esse gerenciamento evita que ele caia no vermelho e contribui para seu crescimento. E isso tudo com o apoio dos gestores financeiros que colocarão em prática tal processo.

Diante disso, este post vai de esclarecer sobre:

  • O que é gestão financeira na empresa?
  • O que faz um profissional de gestão financeira?
  • Como fazer a gestão financeira da minha empresa?

Acompanhe o artigo e fique por dentro dos benefícios da gestão financeira para o sucesso do seu escritório jurídico.

O que é gestão financeira na empresa?

Toda empresa visa evoluir e alcançar o sucesso em seu segmento.

Os escritórios jurídicos também buscam esta meta. Só que para isso, é preciso estar com as finanças em dia, seja para investir em recursos materiais ou humanos, ou em ambos, ou em outros fatores importantes para o andamento do negócio. 

A gestão financeira cuida exatamente disso, pois ela adota diversas ações que permitem uma análise e controle do cenário financeiro dos escritórios, de forma a definir estratégias que mantenham sua saúde financeira e inclusive melhorem os lucros do negócio.

Ademais, o gerenciamento financeiro também previne possíveis problemas, melhorando a forma de uso de seus recursos antes que seja tarde para isso.

Em suma, uma gestão financeira do escritório pode ser comparada com um controle financeiro pessoal e que segue algumas dicas de observação como:

  • Ter uma receita maior que despesa;
  • Ter um planejamento financeiro detalhado;
  • Fazer investimentos;
  • Ter uma poupança.

Mas para que todo esse equilíbrio entre ganhos e gastos aconteça e gere os lucros tão desejados, é preciso um profissional altamente especializado e preparado para operar isso. 

Estamos falando dos gestores financeiros, pois são eles que encontrarão por meio de técnicas uma forma de administrar as finanças do escritório, potencializando o lucro e o crescimento a longo prazo, evitando dívidas e até mesmo a falência.

Então, vejamos quais as funções do gestor financeiro?

O que faz um profissional de gestão financeira?

Prática extremamente complexa, a gestão financeira do escritório jurídico exige profissionais preparados, atualizados e com uma visão ampla para controlar o capital do negócio.

Esse profissional pode ser o responsável pelo acompanhamento do cenário financeiro do negócio, como as receitas e despesas e os investimentos. 

Por outro lado, ele também pode ser apenas um assessor ou consultor financeiro do escritório, auxiliando na percepção dos riscos ou oportunidades econômicas.

Em outras palavras, ele é quem investiga as estratégias para melhorar o desempenho financeiro do escritório, sendo fundamental para seu crescimento.

Como fazer a gestão financeira da minha empresa?

Obviamente a gestão financeira pode variar de acordo com o porte e segmento da empresa. Porém, existem regras gerais e que são aplicadas também para escritórios jurídicos.

E quais seriam elas?

decisões baseadas em dados roi

1. Planejamento

Para alcançar sucesso em qualquer área da vida é preciso planejar. O mesmo se aplica à gestão financeira. Por isso, estabelecer as metas que se quer alcançar com ela, e elencar as estratégias para isso faz parte desse processo de planejamento.

O planejamento traz diversos benefícios como análise financeira do escritório jurídico, foco em oportunidades e otimização de recursos.

Ou seja, ao planejar a gestão financeira é possível evitar crises econômicas no escritório e garantir o bom andamento dos serviços.

2. Orçamento

Ao planejar a gestão financeira do escritório deve-se atentar para a questão orçamentária, pois é ela quem determinará a saúde financeira do negócio. 

Com o planejamento orçamentário é possível projetar, por meio de despesas, receitas e investimentos, qual será o orçamento do escritório em um determinado espaço de tempo.

Consequentemente, essa previsão facilitará a tomada de decisão para o alcance de metas.

3. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa permite ter um controle cirúrgico de toda a movimentação financeira do escritório, ou seja, todas as receitas e despesas do negócio. Com isso, é possível detectar se os lucros estão superando as despesas ou o contrário.

Só exemplificando, em relação às despesas fixas, é preciso ter controle total sobre elas, como aluguel, luz, internet e inclusive os tributos, já que todas elas podem inviabilizar a operacionalização do escritório. 

Consequentemente, essa análise permite uma visão estratégica do cenário financeiro do escritório e a tomada de decisões mais assertivas para reverter problemas de ordem financeira.

Essa gestão deve ser constante, desde diária a mensal.

4. Capital de giro

Para a gestão financeira do escritório é preciso atentar para o gerenciamento do capital de giro, com o intuito de verificar se ele consegue cumprir com seus compromissos financeiros.

Em outras palavras, ele permite que o escritório verifique se tem o valor disponível para custear todas as despesas e garantir a continuidade do negócio.

5. Clientes

A gestão financeira do escritório não lida apenas com números matemáticos e exatos, mas com material humano e subjetivo. Nesse sentido, a gestão do cliente torna-se um processo fundamental.

Afinal, é o cliente quem define realmente o sucesso e a continuidade das atividades do escritório.

Desta forma, garantir a fidelização de clientes e a conquista de novos faz parte da gestão financeira de um escritório jurídico, a fim de que se consolide, se torne referência e consiga se destacar na concorrência.

6. Investimento

A gestão financeira também deve visar às oportunidades de investimento, já que ao levantar análises detalhadas do cenário econômico do escritório é possível verificar as brechas para essa ação estratégica.

7. Tecnologias

O gerenciamento financeiro do escritório ganha em qualidade e assertividade quando aplica a tecnologia em seu processo. Principalmente porque esse processo deixa de ser manual, diminuindo os erros e o tempo utilizado.

Assim, é possível ter uma visão completa da situação financeira do negócio, com geração e análises de relatórios automáticos, otimizando a gestão financeira. 

8. Business Intelligence (BI) e ADVBOX

É importante ressaltar que a tecnologia aplicada à gestão financeira de um escritório jurídico leva em conta os conceitos de BI (Business Intelligence) e os softwares jurídicos. 

O Business Intelligence é um conceito que engloba a coleta e análise de informações, facilitando os processos de gestão, incluindo a financeira, e auxiliando na tomada das decisões assertivas.

E, nesse sentido, o software jurídico da ADVBOX se destaca na gestão financeira e no auxílio dos gestores desta área.

Isso porque ele aplica as funcionalidades de BI em sua ferramenta, oferecendo relatórios financeiros automatizados, com dados precisos e atualizados, favorecendo o controle das finanças e a tomada de decisões com base em informações sólidas.

Como resultado desta dobradinha, ocorre a evolução das finanças dos escritórios de advocacia.

9. Análise de resultados

Não é porque você fez a gestão financeira em um mês que não precisa mais fazer por um tempo. A análise do cenário econômico do escritório é constante, assim como os efeitos dele no andamento do negócio.

Como resultado desse controle contínuo, é possível aplicar mudanças nesse cenário, caso necessário, melhorando gradualmente tanto os processos internos quanto externos no escritório.

Uma boa gestão financeira aplica-se a qualquer empresa, em qualquer lugar do mundo. Um escritório jurídico não deve ficar de fora desse processo. 

E como em qualquer empresa, a gestão financeira do escritório deve priorizar estratégias que foquem em planejamento, controle de caixa e tecnologias que facilitem e otimizem esta gestão da melhor forma possível.

Percebeu como é importante ter o controle financeiro do seu negócio?

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas