A fórmula para aumentar renda e lucro na advocacia sem aumentar a jornada de trabalho

Muito se fala que a concorrência está fazendo os advogados terem suas remunerações muito reduzidas, e seu trabalho ser desvalorizado por isso.
Porém, para os clientes na maioria das vezes o custo de contratar um advogado ainda é muito alto, ainda mais com a realidade econômica atual do país.
Na verdade o que ocorre é uma dificuldade de estruturar os custos e manter uma produtividade alta.
Tarefas da jornada de trabalho do advogado
Os advogados trabalham muito, estão sempre sem tempo, mas isso não significa que tem uma produtividade elevada. Ocorre que há, ao longo da jornada de trabalho, inúmeras parcelas de tempo maiores ou menores que sugam o horário produtivo dos advogados.
São parcelas de tempo de trabalho “não úteis”, ou que podemos chamar de “tempo de trabalho ocioso”.

Estas pequenas parcelas de trabalho se encontram em pequenas paralisações que atrasam o início da realização da próxima tarefa. Alguns exemplos de tempo ocioso:
- Localização da próxima tarefa pendente (8 vezes de 5 minutos por dia)
- Priorização de tarefas com prazo fatal (20 minutos por dia)
- Encontrar o modelo de petição ideal (2 vezes de 10 minutos por dia)
- Passar informações aos colegas sobre tarefas pendentes (10 vezes de 5 minutos por dia)
- Pedir informações sobre tarefas pendentes de outros colegas (5 vezes de 5 minutos)
- Leitura e distribuição de intimações (de 20 a 60 minutos por dia)
- Consulta de movimentações nos sites dos tribunais (10 vezes de 1 minuto por dia)
- Atendimentos corriqueiros a clientes sobre atualização de processos (1 hora por dia)
- Dar informações a parceiros sobre processos em conjuntos (5 minutos por dia)
Estas são apenas algumas das tarefas cotidianas que os advogados fazem e gastam energia e tempo todos os dias e que fulminam a sua produtividade.
Tempo gasto de trabalho nas tarefas
Neste exemplo, que é muito comum para qualquer advogado nos dias atuais, somamos o total de 250 minutos perdidos para cada membro da equipe jurídica em um dia.
Este é o valor que a ADVBOX vai agregar no seu escritório, pois apenas nestes exemplos há uma economia de 4 horas diárias, ou seja, metade da sua jornada de trabalho.
Este desgaste não é só de tempo, é de energia, e causa um estresse muito grande, o que prejudica a produção no restante do tempo.
A questão é que não é apenas no seu dia a dia que o tempo de trabalho ocioso influencia, mas de toda a sua equipe.
Se seu escritório tem uma equipe jurídica de 10 pessoas, temos um desperdício de 40 horas por dia do tempo que você paga para a sua equipe estar disponível para o trabalho. Se a equipe for de 50 pessoas, são 200 horas por dia perdidas em tempo ocioso.
São 200 horas por semana, quase 900 horas por mês para dez pessoas, e chegam a mais de 4 mil horas desperdiçadas em uma equipe jurídica de 50 pessoas todo mês.
E os custos? Tempo também é dinheiro.
Agora faça o seguinte cálculo de custo: Pegue o valor global de sua folha de pagamento e divida por 200 horas e pelo número de pessoas que fazem parte da equipe.
Você irá descobrir o valor médio do custo de 1 hora de trabalho da sua equipe, e depois multiplique pelo número de horas desperdiçadas.
Se digamos você encontrou o valor médio de 80 reais por hora, o custo desperdiçado em tempo não útil é de R$ 70.400,00 por mês.
O tempo ocioso funciona para seu escritório como um monte de cupim dentro da madeira, que você não consegue ver e aparentemente o móvel está lustrado e bonito, porém silenciosamente ele está destruindo o lucro na advocacia.
Essas 40 horas por dia não afetam a qualidade do trabalho, nem são “culpa” de ninguém, e não colocam um nível de qualificação de um escritório.
Entretanto, afetam os custos e a capacidade da equipe lidar com um volume maior de processos, além de consumir praticamente todo o tempo do gestor, que acaba se tornando sobrecarregado e com pouco tempo para se dedicar a prospecção de novos processos.
Otimização da produtividade em escritórios
Ao se dedicar a eliminar o “tempo de trabalho não útil”, o gestor consegue elevar o nível de produtividade de sua equipe, investir seu tempo em prospecção e aumentar o volume de processos em estoque, o que a em curto e médio prazo irá elevar a receita do escritório.
Tudo isso sem mais contratações, apenas valorizando o time dentro do Taskscore: Alta produtividade na advocacia, que possibilita uma relação ganha-ganha com a sua equipe.
Tem interesse em se aprofundar mais nessas questões?
Fale conosco e saiba mais!

1 comentário
advocacia em porto velho · 12 de abril de 2021 às 19:16
Parabéns Excelente artigo!