renda extra como advogado
Business Intelligence

Gestão financeira na advocacia 4.0: como fazer?

Você já sabe como fazer a gestão financeira na advocacia 4.0? As finanças do escritório de advocacia precisam de muita atenção para que não se tornem uma dor de cabeça. Porém, nem sempre os gestores responsáveis dão a devida atenção a esse ponto.

Em todo caso, para não fazer o seu escritório correr riscos desnecessários, o ideal é estar sempre atento à gestão financeira. Por isso, no artigo abaixo, você vai aprender como realizá-la na advocacia 4.0, usando Business Intelligence como sua aliada.

Boa leitura!

O que é a advocacia 4.0?

Antes de falarmos da gestão financeira na advocacia 4.0, vamos entender melhor o que é essa advocacia. Basicamente, estamos nos referindo ao período atual dos escritórios mais modernos, onde a tecnologia se faz presente no trabalho dos advogados.

O Direito 4.0, como também se chama, é a realização dos serviços advocatícios utilizando a tecnologia para que se facilite procedimentos. Acesso a documentos, controle de produtividade, entre outros pontos, são possíveis usando as ferramentas certas.

Por estarmos falando de um mundo cada vez mais automatizado, e utilizando internet, esse ponto é indispensável para qualquer escritório. Empresas do ramo que ainda não adotaram a advocacia 4.0, acabam sendo deixadas de lado em detrimento de outras.

Ter a possibilidade de atender clientes à distância, além de otimizar vários procedimentos, é o básico no cenário atual. Por esse motivo, saber como implementar a advocacia 4.0 no escritório é algo tão importante no mercado.

Como trazer a advocacia 4.0 para o escritório?

Para trazer a advocacia 4.0 para o seu escritório, é preciso promover algumas mudanças no funcionamento. A evolução de novas tecnologias na área jurídica, que auxiliam escritórios nesse sentido, podem ser poderosos aliados.

Em todo caso, para conseguir implementar a advocacia 4.0, com foco na gestão financeira, dentro do seu escritório, você pode seguir as dicas abaixo:

  • Entenda a gestão financeira: é essencial compreender a situação do escritório atualmente, tendo maior controle das finanças do empreendimento;
  • Prepare o setor: outro passo importante é dar ao setor financeiro do escritório as ferramentas para melhorar seu funcionamento, como softwares atualizados;
  • Contabilidade: tenha profissionais voltados para a contabilidade de fato, para garantir que o escritório tenha o melhor amparo possível nessa área;
  • Modernize-se: a tecnologia torna possível automatizar processos e enxergar dados de forma mais transparente, por meio da Business Intelligence, por exemplo.

Quais são as vantagens do Business Intelligence?

Business Intelligence é uma disciplina que utiliza de tecnologia para dar informações úteis para os seus usuários. Ou seja, ele transforma os números em algo mais fácil de se ler, de maneira que facilite a tomada de decisão por parte dos gestores.

Segundo dados recentes, 29% das empresas em geral acabam falindo por ficarem sem dinheiro, ou seja, por problemas financeiros. Logo, é de se imaginar o quanto ter informações úteis para evitar que isso aconteça é algo tão importante.

Em todo caso, com o uso da Business Intelligence, é possível tirar bom proveito de todos os dados que se obtém no escritório. Com auxílio dessa ferramenta, você pode contar com o seguinte no seu negócio:

  • Fluxo de caixa;
  • Possibilidade de acompanhar a produtividade da equipe;
  • Contar com indicadores-chave sobre a performance financeira do escritório;
  • O quanto os casos rendem de rentabilidade para o escritório;
  • Quais são as despesas previstas em contrato;
  • Informações sobre as receitas do escritório em geral.
decisões baseadas em dados roi

Como fazer a gestão financeira na advocacia 4.0?

Abaixo, vamos listar alguns pontos importantes quando estamos falando sobre promover uma melhor gestão financeira na advocacia 4.0. Confira!

1. Software jurídico é indispensável para a tarefa

Antes de mais nada, é preciso contar com um software jurídico para que se garanta melhores resultados. Por meio dessa ferramenta, você ganha a oportunidade de ter os dados mais importantes do seu escritório acessíveis, de forma mais simples.

Além disso, um software de gestão financeira, voltado para escritórios de advocacia, também ajuda bastante. Isso porque essas ferramentas tornam possível organizar e analisar dados importantes, além de automatizar processos.

Em todo caso, na advocacia 4.0, estamos falando do uso de tecnologias, e por isso, ela não pode ficar de fora dos procedimentos. Por meio dela, podemos realizar várias tarefas de forma mais rápida e diminuindo consideravelmente o número de erros.

2. Plano de contas

É muito importante ter um plano de contas, para conseguir separar em categorias quais são as despesas e receitas do escritório. Dessa forma, será possível que se entenda o que se gasta e recebe, além de facilitar análises futuras sobre o que deve se mudar.

Promover uma melhor gestão financeira também exige que se faça uma análise de gastos mais detalhada. Com isso, o escritório ganha a oportunidade de remanejar seus recursos, promovendo melhorias em diferentes áreas, como no marketing, por exemplo.

Em todo caso, qualquer escritório que queira se tornar mais competitivo precisa estabelecer um plano de contas. Quanto mais detalhado ele for, melhor será para o seu planejamento, e consequentemente, para o negócio como um todo.

3. Tenha registros financeiros

Também é importante contar com um sistema de confiança que seja capaz de registrar todas as suas transações. Esse tipo de dado é essencial para montar um relatório onde você possa ter um balanço financeiro realmente confiável, por exemplo.

Registrar pagamentos de clientes, despesas operacionais e custos com colaboradores são dados básicos, por exemplo. Se precisa fazer tudo isso frequência e sem erros, para não comprometer a confiabilidade das informações.

Em todo caso, os registros financeiros são necessários para qualquer outra etapa relacionada à gestão financeira. Por esse motivo, é um aspecto que não pode e nem deve ser ignorado pelo seu escritório.

4. Saiba quanto vai entrar e sair do seu caixa

Está diretamente ligado com os registros financeiros, pois faz parte dos registros, de maneira geral. Porém, aqui também é interessante estar atento aos pontos que envolvem a entrada de dinheiro no caixa, como a cobrança dos clientes, por exemplo.

A cobrança de honorários advocatícios deve ser feita de maneira efetiva, definindo prazos claros para os clientes. Além disso, envie sempre lembretes para que os pagamentos sejam feitos, tratando o cliente com respeito mesmo em caso de atrasos.

Isso evita situações desconfortáveis e não desgasta a relação, apenas demonstra maior profissionalismo. Evitar erros financeiros e garantir o recebimento e saída de dinheiro de maneira devida é algo essencial em uma boa gestão financeira.

5. Acompanhe os principais indicadores estabelecidos

Acompanhar os principais indicadores financeiros é essencial para melhorar a gestão financeira na advocacia 4.0. Alguns dos que mais devem receber atenção por parte da sua equipe são os seguintes:

  • Liquidez;
  • Endividamento;
  • Produtividade;
  • Desempenho corporativo;
  • Fechamento de contas.

Para conseguir acompanhar e ter números úteis sobre isso, o uso da Business Intelligence, já citada aqui, é indispensável. Transformar dados do seu escritório em algo que pode ser usado para tomar decisões é útil para qualquer tipo de empresa.

Em todo caso, por meio do software jurídico ADVBOX, é possível promover a integração de indicadores financeiros. Isso porque, por meio do nosso sistema, você pode ter uma gestão de indicadores mais simples nos seguintes pontos:

  • Relatórios personalizados;
  • Integração com a área contábil, para fluidez de informações;
  • Dashboard financeiro;
  • Acompanhamento de inadimplência.

Além disso, outros indicadores também podem ser melhor acompanhados por meio da ferramenta. O sistema ADVBOX, além de ajudar a controlar sua produtividade, também ajuda a melhorar a gestão do seu escritório como um todo.

Por fim, tenha atenção à sua gestão financeira, e não deixe de utilizar as funcionalidades do sistema ADVBOX, além de Business Intelligence, para melhorar seu funcionamento!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas