´cones representando a Gestão para advogados
Gestão na advocacia

Gestão para advogados: o que é e como fazer?

Em qualquer área cuidar da parte operacional e administrativa dos negócios é fundamental para a sua sobrevivência. Assim, no Direito esse controle é igualmente importante, sendo a gestão para advogados matéria fundamental para isso.

Por meio da gestão do escritório jurídico é possível garantir que o negócio opere de maneira organizada, econômica e eficiente, tenha sucesso e longevidade no mercado. 

Diante disso, este post visa esclarecer:

  • O que é gestão de escritório de advocacia?
  • Quem pode ser gestor jurídico?
  • Como fazer gestão de escritório de advocacia?

Então mantenha o foco no artigo para saber mais como ser um advogado gestor.

O que é gestão de escritório de advocacia?

Gestão é sinônimo de administração, o que em uma empresa significa administrar pessoas, processos e finanças. Portanto, a gestão para advogados nada mais é que esta mesma administração, porém, voltada a escritório jurídico.

Ou seja, a partir dela, são traçadas metas, ações e análises sobre os recursos humanos e materiais do escritório, a fim de garantir que ele se destaque, cresça e ofereça um serviço satisfatório aos clientes.

Certamente, esta é uma atividade prioritária para os empreendimentos jurídicos.

Mas, quem pode liderá-la? Veja na sequência.

Quem pode ser gestor jurídico?

O gestor jurídico é aquele que administra diversas particularidades para que o escritório funcione.

Portanto, com a visão administrativa como foco, a atividade pode ser exercida por profissionais da Administração, da Contabilidade, e, claro, por advogados. 

Porém, é aí que entra a primeira dificuldade: a falta de conhecimento do profissional de advocacia na área, já que Administração é um tema que não costuma ser abordado nas faculdades de Direito.

Desse modo, é importante que o advogado que assuma a gestão do escritório busque especialização na área de forma a  habilitá-lo para esta função.

Entendido quem pode realizar a gestão jurídica nos escritórios? Na sequência, veja quais  seriam as competências deste profissional.

1. Competências

A gestão para advogados exige que ele seja responsável pelo planejamento, orientação, acompanhamento e análise de todas as ações do escritório jurídico, de forma que o negócio atraia e conquiste cada vez mais clientes.

Em suma, o advogado gestor é aquele que tem a visão empreendedora e administrativa do escritório. E, para isso, necessita de competências como:

  • Visão e ação estratégica;
  • Planejamento e controle de atividades;
  • Gerenciamento de finanças;
  • Motivação e liderança.

Com a clareza quanto à importância, quem pode exercer o cargo e as devidas competências, o passo seguinte é saber como fazer a gestão de escritório de advocacia.

O que nem sempre é nítido para os profissionais. 

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Como fazer gestão de escritório de advocacia?

Muitos profissionais da área têm dúvidas sobre a gestão para advogados. Ou seja, eles não têm ideia de como desenvolver a atividade de forma correta, ainda mais pela falta de orientação na graduação e nos cursos de especialização em Direito.

Por isso, é fundamental seguir alguns passos para realizar com sucesso a gestão dos escritórios jurídicos.

Veja alguns deles.

1. Planejamento

Antes de tudo, é preciso saber em qual contexto o negócio está inserido, quais são as particularidades da região e do público-alvo. A partir daí, o advogado gestor fará um planejamento assertivo do escritório mais adequado à sua realidade.. 

Mas é importante que o planejamento vise estratégias a curto e longo prazo.

2. Financeiro

Uma boa gestão advocatícia envolve um excelente controle financeiro das receitas e despesas do escritório, ou seja de tudo que deve ser pago e o que deve ser recebido.

Ademais, esse controle é ainda mais necessário para evitar que advogados, especialmente os autônomos, misturem finanças pessoais e profissionais.

Por consequência, um melhor planejamento financeiro resultará em mais receita para investimentos em diversas áreas também controladas pela gestão, como o marketing jurídico e tecnologias para otimização do trabalho, promovendo maior crescimento para o negócio.

3. Relacionamento

A gestão na advocacia deve investir no relacionamento com o cliente. Assim, consegue visualizar e compreender os problemas relatados pelo seu público e buscar soluções, atingindo as expectativas do cliente.

A falta dessa interação pode prejudicar o relacionamento entre o público e o serviço. Como resultado, perde-se qualidade de atendimento e, por fim, clientes.

4. Especialidade

Deixar claro qual é a especialidade de atuação também faz parte da gestão do escritório jurídico. Especificar, por exemplo, se o atendimento envolve o Direito Civil, Criminal ou Trabalhista, entre outras especialidades.

Desse modo, clientes que não são o público-alvo não perdem tempo contratando os serviços do escritório. Ao mesmo tempo, se exige uma maior especialização profissional na área, assim como há um aumento da qualidade do serviço oferecido ao cliente.

5. Capacitação

O advogado que atuar na gestão do escritório, também deve ter capacitação, ou seja, buscar conhecimentos sobre empreendedorismo, gestão de pessoas e de recursos materiais.

Assim, terá a visão do todo do escritório, melhorando a forma de gerenciar o negócio.

6. Honorários

Precificar o trabalho oferecido pelo escritório é parte das atividades da gestão para advogados. Apesar de não ser uma tarefa fácil, o básico é levar em conta os custos para realizar o serviço e o tempo dedicado aos clientes.

Dessa forma, o advogado cobra um preço justo e não corre o risco de levar o escritório à falência pela cobrança indevida dos serviços.

7. Marketing jurídico

O medo de infringir o Código de Ética e Disciplina da OAB, muitas vezes, impede que o advogado gestor aplique o marketing jurídico. No entanto, a estratégia faz parte das atividades importantes do profissional, além de ser fundamental para a sobrevivência do escritório.

Por meio dele, é que os escritórios se mostram para clientes e possíveis clientes. Portanto, seguindo as regras da propaganda nas mídias tradicionais e respeitando os limites da internet, a estratégia deve ser usada, gerando ótimos resultados.

Uma boa ferramenta dentro do marketing jurídico é o marketing de conteúdo, muito usado atualmente com a chegada das mídias sociais. Blogs, artigos, vídeos sobre conteúdos do mundo jurídico fazem parte dessa estratégia de marketing indireto.

Como resultado, tem-se o aumento da confiança no escritório e o fortalecimento de sua imagem no mercado.

8. Organização

Organizar é uma palavra-chave na gestão advocatícia. Gerenciar pessoas e processos envolve estar por dentro de tudo que acontece no escritório. Assim, garante-se a produtividade do negócio.

9. Tecnologias

Para melhorar a organização e a produtividade, o advogado gestor deve buscar ferramentas tecnológicas como os softwares jurídicos que automatizam processos. Com eles é possível desenvolver peças jurídicas, acompanhar e buscar processos e controlar prazos e recursos.

Além disso, agendas on-line – que controlam compromissos – e arquivamento em nuvem – que armazena e compartilha documentos – são outras tecnologias a serem consideradas na gestão para advogados.

10. Contador

A gestão para advogados não determina que o profissional faça tudo sozinho. Ele pode e deve buscar ajuda de outros especialistas e um deles é o contador. 

Esse profissional auxiliará na organização tributária e contábil do escritório, que é bastante complexa, evitando erros e prejuízos nessas áreas.

Assim também proporciona mais tempo para que o advogado gestor lide com outras atividades.

11. Crises

Um bom gestor jurídico deve estar atento às possíveis crises que possam acometer o escritório. Elas podem ser externas, como uma pandemia, por exemplo, e internas como a má administração. Ainda podem surgir crises no próprio mercado jurídico.

Ou seja, a gestão precisa estar preparada principalmente financeiramente, para enfrentar momentos emergenciais e mesmo de mudanças bruscas.

12. Qualidade

Quando o negócio cresce, nem sempre é mantida a mesma qualidade no atendimento e nos serviços prestados. E essa realidade atinge também os escritórios jurídicos.

Por isso, o advogado gestor deve definir padrões para todos os processos a serem seguidos por todos os colaboradores, de forma que a mesma qualidade seja mantida sempre e em todos os momentos.

A gestão para advogados é abrangente. A eles cabe uma visão geral sobre os escritórios que envolvem ações como: planejamento, controle, organização, capacitação, comunicação e investimento.

Só assim,  a gestão será estratégica e contribuirá para a evolução dos escritórios jurídicos.

Pronto para gerenciar seu negócio?

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas