Diversos computadores conectados em uma gestão remota de pessoas
Gestão na advocacia

Como fazer a gestão remota de pessoas no seu escritório de advocacia

A transformação digital que o meio jurídico tem passado nos últimos anos tem permitido verdadeiras revoluções na área. Uma delas é a possibilidade de fazer a gestão remota de pessoas. 

Aliás, esse é um tema que se tornou muito recorrente, principalmente após a pandemia de Covid-19. A possibilidade de oferecer vagas flexíveis com relação ao local de trabalho ganham cada vez mais espaço entre os profissionais da área do Direito. 

Afinal, escritórios de advocacia que permitem o trabalho remoto, abrem espaço para a contratação de advogados e outros integrantes da equipe com currículos e experiências diferenciadas. 

E tudo isso com a vantagem de que determinado profissional não tenha que estar vivendo na mesma cidade que o escritório tem sede. Até porque, alguns negócios já tornaram-se 100% digitais e deixaram de contar com um espaço físico para receber seus colaboradores. 

Porém, ao mesmo tempo que as vantagens de permitir vagas em home office são enormes, os desafios da gestão remota também são grandes. 

Se o seu escritório está considerando a oferta de oportunidades flexíveis com relação ao modelo de trabalho, ou se já existem colaboradores nessa situação, entenda que processos precisam ser atualizados. 

É por isso que a ADVBOX elaborou esse conteúdo. Nosso objetivo é te ajudar a compreender como o home office pode ser determinante para o seu escritório, sem perder produtividade e entregas de qualidade. 

Continue a leitura para descobrir:

  • Como estabelecer processos na gestão remota;
  • De que forma você deve conectar os times que atuam a distância;
  • As estratégias tecnológicas que o seu escritório pode utilizar na gestão remota de pessoas.

Vamos entender juntos cada um destes pontos?

O que é gestão remota de pessoas?

De forma resumida, a gestão remota de pessoas reúne as ações que lideranças precisam tomar para acompanhar os profissionais que não estão trabalhando diretamente na sede do escritório. 

E essas estratégias valem para equipes 100% home office ou também, para modelos híbridos de trabalho. Nestes casos, o escritório pode determinar que, em alguns dias da semana, os profissionais devem comparecer à sede física. 

No entanto, contar com advogados que atuam completamente a distância, muitas vezes em cidades diferentes da sede do escritório, está cada vez mais comum.

Oferecer esse tipo de vaga torna-se um diferencial para o negócio. Aliás, muitos profissionais passaram a aceitar somente oportunidades que permitam a flexibilidade geográfica. 

Na área do Direito, principalmente após a transformação digital, em que muitos órgãos públicos passaram a disponibilizar as informações de processos em tempo real, essa realidade é cada dia mais possível de ser administrada. 

Porém, é importante ressaltar que, apesar das facilidades, os gestores dos escritórios precisam ficar atentos com relação aos times que estão atuando de maneira online. 

Fazer a gestão remota de pessoas inclui uma atenção especial. Principalmente quando o assunto se relaciona às entregas e ao formato de trabalho. 

Alguns acordos devem ser realizados. Apesar de ser a distância, e como consequência, uma rotina mais flexível. Por exemplo:

  • Apesar da flexibilidade de horários, o advogado precisa respeitar horários de reuniões e outras atividades formais do trabalho;
  • Foco nas ações que são prioritárias deve ser respeitado. Isso inclui a atenção às metas e objetivos macro do negócio;
  • Gestores precisam redobrar a atenção com times a distância, oferecendo suporte técnico, reuniões e tirando todas as dúvidas a respeito do fluxo de trabalho.

Para que o trabalho remoto se torne tão produtivo quanto o presencial, a organização precisa ser a palavra-chave. 

Como fazer a gestão remota de pessoas no seu escritório de advocacia
Como fazer a gestão remota de pessoas no seu escritório de advocacia

Como trabalhar de forma remota?

Trabalhar de forma remota precisa estar conectado à tecnologia. Sem o suporte de uma ferramenta, é impraticável oferecer vagas remotas. 

Isso porque, softwares jurídicos – como é o caso da ADVBOX – permitem uma integração completa do escritório de advocacia. 

Por exemplo, a partir da inclusão de todos os dados do negócio em uma ferramenta, qualquer pessoa, a partir de qualquer lugar do mundo pode executar as tarefas do escritório. 

Aliás, essa é uma das premissas da ADVBOX. Permitir que todos os dados estejam conectados para que gestores possam fazer o acompanhamento das tarefas.

Por exemplo, uma das ações essenciais para um escritório que quer fazer a gestão remota de pessoas, é permitir que os documentos de todos os clientes sejam disponibilizados online

Ao utilizar um software jurídico, essas informações são coletadas e disponibilizadas de maneira organizada. Cada cliente ganha um ambiente único e seguro com os dados do seu processo. 

Com isso, elimina-se um problema muito recorrente de escritórios em suas sedes físicas: a perda de documentos ou a dificuldade de encontrar informações em meio à papelada. 

No entanto, essa é a primeira vantagem que podemos listar ao utilizar a tecnologia para a gestão de equipes remotas. Outro benefício está na integração das informações. 

Se o seu escritório conta com um time de controladoria jurídica, certamente essa equipe está preocupada em fazer a conexão do atendimento, com o financeiro, suporte técnico e gestão. 

Para que todas as informações de cada um desses setores seja compartilhada com segurança e agilidade, um software jurídico deve ser utilizado. 

Afinal, somente dessa forma é que o time financeiro consegue sinalizar que há pagamentos pendentes por parte de um cliente e, até mesmo o atendimento pode destacar que há prazos que estão para vencer. 

Metodologia para divisão de tarefas e produtividade

Agora que você já sabe que a inserção da tecnologia para a gestão remota de pessoas é indispensável, vamos entender como uma metodologia de divisão de tarefas vai facilitar todo o andamento estratégico do escritório. 

Imagine que, ao contar com times atuando de forma remota, você precise determinar as atividades que cada advogado vai realizar. Essa divisão pode ser feita por meio de reuniões. 

No entanto, muitas reuniões podem ser cansativas. Por isso, os clientes da ADVBOX têm a facilidade de organizar suas agendas a partir da divisão de tarefas na metodologia TaskScore

Por meio dela, as lideranças do escritório cadastram tarefas que devem ser realizadas. Cada tarefa ganha uma pontuação diferente, de acordo com a sua prioridade, prazo e/ou importância. 

Ao nomear a pessoa responsável pela tarefa, o advogado já sabe o que precisa fazer. Se houver dúvidas, ele entra em contato com o gestor e faz os alinhamentos necessários. 

Somente esse recurso já garante um aumento significativo de produtividade de toda a equipe. Além do mais, quando falamos em times remotos, o benefício da flexibilidade de horários ganha ainda mais pontos. 

Afinal, nesse caso os advogados não são cobrados pelo tempo que estão à disposição do escritório todos os dias, mas sim, a partir das entregas. 

Isso torna o acompanhamento da gestão muito mais fácil. Sem a cobrança por horários na gestão remota de pessoas, cada profissional determina sua agenda, desde que cumpra com os prazos. 

Esse cuidado se reflete na manutenção das equipes. Profissionais que compreendem os benefícios do trabalho remoto têm a tendência de permanecer mais tempo nos escritórios. 

Por isso, como consequência, a rotatividade das equipes é menor, gerando menos custos para o negócio de maneira geral. 

Quais estratégias para liderar a equipe em trabalho remoto?

Por fim, é essencial falar sobre comunicação. Uma gestão remota de pessoas que acontece de forma eficiente só ganha esse espaço quando todos os lados se comunicam de forma adequada.

E, mais uma vez, a tecnologia precisa ser o suporte que o seu escritório vai contar para realizar essa atividade. Lembre-se de padronizar sempre toda e qualquer troca de informações com os times que atuam remotamente. 

Esse ponto é essencial. Ao permitir que dados sejam trocados em diferentes fontes, o risco de que as informações se percam é muito alto.

O mesmo vale para as trocas com os clientes. Desde o início oriente o seu time que atua home office a utilizar o software jurídico para enviar informações e automatizar a conversa com os clientes. 

Escritórios que utilizam a ADVBOX contam com esses recursos, o que garante fluidez na comunicação e segurança de que todos os dados se mantenham organizados e disponíveis para toda a equipe. 

Por exemplo, a ferramenta permite que as informações sobre andamento de processos sejam enviados automaticamente para todos os clientes. Isso aumenta a produtividade da equipe e eliminando ruídos de comunicação com as pessoas que contrataram o escritório.

É por essa razão que, se o seu escritório está pensando em começar uma gestão remota de pessoas, o essencial é que a ferramenta de integração da equipe seja contratada e testada com antecedência. 

Afinal, quando todo o processo já está determinado, fica muito mais fácil orientar as equipes sobre como trabalhar e quais são as atividades essenciais. 

Teste a ADVOBOX na prática

A ADVBOX está pronta para que o seu escritório de advocacia dê os próximos passos com relação à gestão remota de pessoas. O sistema foi desenvolvido para que os times remotos conectem e realizem tarefas, sem importar a distância geográfica a partir da sede do escritório. 

Como base, o software jurídico da ADVBOX foi planejado para atender todas as necessidades do mundo jurídico. Por essa razão, você pode testá-lo agora mesmo, durante 7 dias gratuitos

Confira na prática como a integração da sua equipe remota vai acontecer de forma muito mais fluida com os recursos da ADVBOX.

trial
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas