fbpx

Foram feitas projeções globais que demonstraram que até 2020, praticamente 90% das corporações de diversos países deverão oferecer aos seus funcionários alguma modalidade de trabalho a distância. Portanto, o Home Office é uma tendência mundial, que tem dado mais conforto aos profissionais e garantido às empresas aumento da produtividade de redução de custos.

Um monitor de computador e um notebook sobre uma mesa em uma casa. Foto representa o aumento da produtividade em home office.

Não se pode dizer que essa estatística é uma surpresa, tendo em vista o quanto as tecnologias têm avançado ao mesmo tempo em que todos desejam uma melhor qualidade de vida.

As pessoas passam 1/3 (ou mais) das suas vidas trabalhando. Isso sem contar com o tempo que muitas levam se deslocando de casa para o trabalho. É inegável que se estas mesmas pessoas pudessem trabalhar no conforto de suas casas e, ainda, aproveitar o tempo que perderiam no trânsito fazendo outras coisas mais prazerosas, suas vidas teriam uma melhoria imensurável.

Portanto, se os benefícios de trabalhar em casa são tão óbvios, e se essa forma de trabalho já passou até mesmo a ser prevista na nova lei trabalhista, quais são os impedimentos para que este modelo de trabalho seja aderido?

Home Office traz redução de custos. Mas realmente causa aumento da produtividade?

Alguns podem pensar que os gestores perderiam o controle da produção de sua equipe. Outros pensariam na dificuldade em saber se o tempo de trabalho exigido estaria sendo cumprido de fato pelos colaboradores da empresa.

Porém, neste texto você poderá ver como é possível ter controle e confiança para adesão a esse sistema, bem como os benefícios que este pode trazer. Não só para a equipe, mas também para o gestor e para a empresa:

Benefícios do Home Office

Conforme já dito anteriormente, a qualidade de vida é um dos principais benefícios que este formato de trabalho possui. Ela é efeito de um sistema que proporciona a todos que trabalham em casa: maior flexibilidade de horários; mais comodidade e conforto; assim como uma grande otimização de tempo. E quando se fala “a todos que trabalham em casa”, isso inclui também o gestor, afinal, este também pode e deve aderir ao home office para usufruir de todos os benefícios descritos acima, e, com mais tempo livre, poder cuidar melhor ainda das necessidades de seu próprio negócio.

Para a empresa, um dos benefícios é uma maior economia financeira, visto que haverá significante redução de custos com aluguel de escritório, água, luz, transporte e alimentação dos colaboradores, entre outros. Mas o principal é o aumento da produtividade.

Aumento da Produtividade

O sistema presencial de trabalho ainda tem preferência em muitas empresas, pois para muitos é difícil deixar de lado o conservadorismo. Porém, o referido modelo, em verdade, gera um mero “pseudo-controle” do trabalho desenvolvido pelos funcionários. Sem um eficiente sistema de medição de desempenho, não se tem como saber quem efetivamente está produzindo e quem meramente está cumprindo o horário. Medir produtividade por tempo trabalhado é uma ideia extremamente limitada.

É muito melhor abrir mão de conceitos defasados, flexibilizar formatos de trabalho, focar em metas de produção e na qualidade do serviço prestado. Isso, além de ser muito mais rentável, traz melhorias ao produto ou serviço final e aumenta a satisfação do cliente. Com um home office bem implantado, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, com organização do trabalho por efetivo cumprimento de tarefas e atingimento de pontuações, a produtividade aumentará e dará maior controle aos gestores do que está sendo de fato produzido, quem está produzindo mais e quem está produzindo menos.

Controle Efetivo

Sim! É possível obter um controle efetivo de produtividade com adesão ao home office. Basta ter um sistema adequado. Se a empresa tiver um ambiente virtual que permita criar um fluxo de trabalho, mantendo interação entre a equipe, e com medições de desempenho, metas, cumprimento de tarefas, e pontuações atingidas, não tem erro. Existirá uma gestão completa de produtividade do negócio como um todo e, ainda, uma gestão individualizada de cada membro da equipe.

Sem falar que o próprio funcionário poderá ter noção do que realmente produz, o que permitirá que ele busque melhorar seu desempenho cada vez mais. Ter este controle dará ao gestor uma visão muito mais ampla de onde o negócio se encontra no mercado, de onde se quer chegar e o que é necessário para chegar. Controle gera segurança, e ter mais segurança levará o gestor a delegar mais funções, fazer especializações, melhorar os métodos da sua equipe e se tornar um líder ainda melhor.

A quebra de paradigmas, antecipação e diferenciação no mercado de trabalho é muito positiva. Com os resultados positivos será possível ver que a mudança vale a pena.

Banner para clicar e fazer download gratuito do guia Ferramentas Indispensáveis para colocar escritório digital em prática


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *