Quando você pensa em um escritório tradicional de advocacia o que vem à sua mente? Provavelmente uma grande sala, com móveis escuros, bibliotecas enormes e várias pessoas trabalhando: estagiários, secretárias e advogados andando de um lado para o outro. Ah… e sem esquecer das pilhas e mais pilhas de papéis por todos os lados.
Você já deve ter entrado em um espaço como esse. Mas saiba que o modelo de escritório tradicional tem se transformado. E aqui não estamos falando da estética ou de referências de arquitetura. Sim, elas também vão aparecer, porém, são uma consequência de uma mudança de mindset que tem feito o escritório tradicional mudar.
Continue acompanhando esse texto para entender, na prática, o que muda de um escritório tradicional para um escritório moderno na advocacia. Vamos juntos?
Qual a diferença de escritório tradicional e moderno?
Como comentamos no início do texto, as diferenças entre o escritório tradicional e o moderno vão muito além de questões arquitetônicas e de uso do espaço. Na verdade, é toda uma mudança de conceitos que, no fim, vão acabar também interferindo na maneira como os escritórios modernos se apresentam para o público.
Um dos grandes pontos que precisamos destacar é: um escritório tradicional de advocacia é muito custoso. Manter salas enormes, uma quantidade gigante de pessoas trabalhando e estruturas que exigem uma grande manutenção, seja de serviços ou de processos, exige muito investimento.
É claro que não podemos generalizar e é possível que, em algumas situações – seja pelo perfil de clientes ou por necessidades de uma região específica – alguns recursos do escritório tradicional ainda vão aparecer. Entretanto, o fato é que a maneira como escritórios modernos têm se adaptado às novas tecnologias tem sido o ponto de virada para uma nova tendência na advocacia.
Não há como falar de escritórios modernos sem pensar nos recursos tecnológicos que atualmente advogados têm à disposição. Automação, controle de produtividade das equipes, possibilidade de digitalizar os documentos – e eliminar aquela papelada do início do nosso texto – e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo estão entre os benefícios que transformam um escritório tradicional em um moderno.
Como são os escritórios modernos?
Demos um pequeno spoiler de um escritório moderno em comparação com um escritório tradicional no parágrafo acima. Mas agora vamos para a parte prática: como você pode transformar o seu escritório utilizando a tecnologia?
O primeiro passo é mudar o conceito de muitos processos que faziam sentido anos atrás e, agora, talvez não façam mais tanto. Um exemplo é a quantidade de papéis que eram utilizados em um único processo. Milhares de folhas eram impressas para o acompanhamento de uma ação.
Digitalização de documentos
Hoje, com a tecnologia já é possível digitalizar todos esses documentos e realizar o acompanhamento de cada processo de forma virtual e extremamente segura.
Escritórios modernos permitem esse recurso e estimulam que advogados e outros profissionais que fazem parte do time, que usem a digitalização.
Ganha-se em organização (afinal, é muito mais fácil perder um papel em meio às pilhas de impressos), tempo na busca por esses documentos e também nos cuidados com o meio ambiente que agradece a redução das impressões.
Esse é só o primeiro ponto das vantagens de um escritório moderno na comparação com um escritório tradicional. A segunda questão que vamos trazer aqui está em relação ao público. Entenda que há uma transformação no perfil de pessoas que começam a procurar escritórios de advocacia.
As novas gerações já nasceram conectadas e dão muito mais valor às experiências e a forma como uma empresa se comporta no mercado. Por isso, um escritório de advocacia não pode ignorar o público das gerações Y e Z: tanto como perfil de clientes quanto para a contratação de advogados para trabalhar.
No caso dos clientes, saiba que essas pessoas procuram referências na internet antes de fechar qualquer tipo de negociação. Por esse motivo o seu escritório precisa ser digital e apresentar seus serviços de forma clara – sem os termos complexos do Direito – em redes sociais e blogs.
É necessário quebrar essa parede ou, caso contrário, o seu escritório ficará para trás em relação à concorrência. Estabelecer um planejamento de marketing digital e de marketing de conteúdo para o escritório de advocacia é essencial para se destacar no segmento.
Respeitando as regras estabelecidas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é completamente possível aproveitar a internet para divulgar seus serviços e compartilhar um pouco do seu conhecimento pela rede.
Ao utilizar um software jurídico, como é o caso da ADVBOX, por exemplo, é possível segmentar seus clientes por perfil e criar formatos de comunicação específicos para cada interesse. Isso vai ajudar o escritório moderno a:
- Tornar seus conteúdos cada vez mais interessantes pois vão atender às necessidades específicas de cada cliente. É possível, por exemplo, enviar esses conteúdos por meio de uma newsletter exclusiva;
- Conquistar novos clientes a partir das experiências e compartilhamento de conteúdos que têm relação com o que já é muito acessado ou relevante para os perfis de pessoas que já estão com você.
Um escritório tradicional, que não leva em consideração dados dos clientes para tomar ações a partir deles fica para trás. Perde uma grande oportunidade de se aproximar das pessoas que já confiam no seu serviço e de utilizar uma análise do perfil delas para atrair novos contratos.
Porquê usar um coworking?
No começo desse texto nós falamos sobre a estrutura de um escritório tradicional de advocacia. Agora imagine que você nem precisa mais ter uma sala “somente sua” para trabalhar.
A utilização de espaços de coworking por advogados tem sido cada vez mais frequente. Especialmente em grandes cidades – mas também nas menores – ter uma sala exclusiva é algo muito custoso. Valores de manutenção, limpeza, luz, internet, telefone, funcionários, são altos e, em alguns casos, podem não fazer tanto sentido para alguns perfis de advogados.
É nesse cenário que o escritório tradicional dá lugar ao coworking. As salas de trabalho compartilhadas têm benefícios que vão além da economia em manter um escritório exclusivo.
- Normalmente os coworkings oferecem espaços privados para atender os clientes ou fazer reuniões virtuais. Ou seja, você está em um espaço compartilhado, mas ainda tem o benefício de áreas particulares;
- A troca de experiências e networking é incrível em um coworking. Um futuro novo cliente ou parceiro de negócios pode estar trabalhando ao seu lado!
- Coworkings permitem que você atenda de qualquer lugar do mundo sem que seja necessário se prender a um endereço físico único;
- Reduza os gastos de manutenção e não se preocupe com eles: é o coworking que manterá todo o seu escritório limpo e em condições de receber clientes.
Quer começar a transformar o seu escritório tradicional em moderno hoje mesmo? A ADVBOX pode ser o pontapé para que essa mudança aconteça. Conte com o nosso software jurídico e teste as funcionalidades de forma gratuita durante 7 dias.
