Gráfico em barras do desempenho dos colaboradores
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Taskscore e a jornada de trabalho

A jornada de trabalho consiste em uma das primeiras coisas a se acertar durante a contratação de um novo funcionário. Isso porque ela é que determina o tempo que o colaborador estará a disposição da empresa realizando o seu expediente. 

Nesse sentido, é importante que se destaque que no mercado brasileiro há vários tipos de jornadas de trabalho e todas elas se respaldam pela legislação trabalhista para que não se cometam excessos. Um expediente vai muito além das horas semanais. 

O cumprimento correto dessa jornada é o que estabelece o valor da remuneração a se receber pelo profissional no final do mês. Sendo assim, todo profissional de RH precisa conhecer as regras da legislação  e precisa identificar com precisão a variação de jornada. 

Continue a leitura e saiba o que jornada de trabalho e a importância dela para a empresa e para os colaboradores! 

O que diz a CLT sobre a jornada de trabalho? 

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que a duração normal de jornada de trabalho não deve ultrapassar 8 horas por dia. A Constituição Federal acrescenta que é um direito do funcionário a jornada não superior a 44 horas semanais. 

Entretanto, a lei autoriza que se realizem compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. Saiba que existe limite para o número de horas extras que um colaborador pode trabalhar por dia. 

Pode-se realizar o controle da jornada de trabalho por meio de uma eficiente ferramenta, como da ADVBOX. Dessa forma, é possível que as horas sejam registradas corretamente pelos colaboradores e maiores contratempos sejam evitados. 

A jornada de trabalho do advogado com Taskscore 

O profissional passa a ter a sua jornada de trabalho acompanhada por meio da da entrega de suas atividades por meio do envio de suas as tarefas, isto é, por meio de produtividade. Na advocacia, quando o controle da jornada de trabalho é realizado de maneira exclusiva pelo tempo, a produtividade não acontece de forma satisfatória.

Quando os advogados são limitados pelo horário e não apresentam chances de elevar seus ganhos com entregas realizadas conforme a importância, se desmotivam. Na divisão por tarefas o funcionário apresenta vantagens como: 

  • Conhecer exatamente a quantidade de trabalho que terá em determinado época; 
  • Motivação para manter a produtividade em alta e receber o reconhecimento pela entregas bem-realizadas; 
  • Receber recompensas a partir do envio da tarefa. Ao atingir determinada pontuação o advogado ou colaborador pode receber algumas vantagens, por exemplo, folgas, horários flexíveis de trabalho e até a realização de cursos. 

Por que acompanhar a jornada de trabalho por Taskscore? 

Acompanhar a jornada de trabalho por meio da metodologia da Taskscore oferece diversas vantagens para os gestores. O fato pode dividir as tarefas entre todos os advogados e saber corretamente o que cada profissional precisa para realizar um acompanhamento pontual. 

Além do mais, em uma época em que as informações e os dados são valiosos, ter informações exatas de como está o andamento de cada uma das ações do escritório de advocacia é algo primordial. 

Desse modo, com o Taskscore, gestores evitam que os prazos sejam perdidos, conseguem responder às dúvidas de clientes, além de evitar que os profissionais trabalhem de forma excessiva. 

Logo, ao contar com a ADVBOX, os gestores e advogados podem fazer o acompanhamento de todas as atividades em um único dashboard, o qual é atualizado em tempo real e de simples entendimento. 

Saiba que você pode realizar um teste de 7 dias de forma gratuita para entender como a ADVBOX pode transformar a maneira como seu escritório lida com as atividades e a jornada de trabalho da equipe. 

O que corresponde a autogestão? 

Outro benefício é a chance de cumprir as tarefas da semana em 4 dias de trabalho estendidos, permitindo um dia a mais de folga, o que viabiliza estar mais perto da família ou viajar mais. 

O regime de tarefa permite visualizar a sua produtividade, alcançando maior reconhecimento pelo seu esforço e gerando dados e argumentos para procurar seu crescimento no escritório. 

Existe um equilíbrio maior distribuição de atividade entre a equipe, gerando um incentivo à cooperação e solidariedade e vivenciando o fortalecimento da coletividade dos colaboradores. 

Os estudiosos de saúde laboral recomendam que os gestores acompanhem as tarefas diárias e mensalmente, a fim de que os colaboradores sintam a sensação de dever cumprido, o que diminui a auto cobrança excessiva e reduz boa parte do estresse. 

Além do mais, diminui as cobranças desnecessárias e excessivas pelo gestor, elevando a confiança no trabalho de cada colaborador e gerando autonomia e auto responsabilidade para cada profissional. 

ebook taskscore pontuação por tarefas produtividade

O que é jornada de trabalho e exemplos?

Há jornadas de trabalho mais tradicionais e mais flexíveis, sendo que isso dependerá da empresa que trabalha e qual o acordo realizado durante o processo de contratação. Veja, a seguir, importantes exemplos!

  • Regime celetista;
  • Trabalho estágio;
  • Sistema de Pontuação por Tarefas.

1. Regime celetista 

Um regime de trabalho celetista é o trabalho formal, isto é, a empresa segue todas as regras determinadas pela CLT. Desse modo, o profissional é registrado em sua carteira de trabalho e nela apresenta todos os requisitos de sua relação de trabalho, como sua jornada.

Saiba que quanto o trabalho é regido pela CLT, o funcionário deve respeitar as regras de expediente. Dessa forma, o colaborador precisa ter um jornada de 8 horas por dias, com direito a intervalo intrajornada. 

Essa jornada diária pode ser estendida em até duas horas extras e a carga horária deve ser de até no máximo 44 horas semanais. Por essa razão, é comum que alguns profissionais precisem trabalhar no final de semana. 

2. Trabalho estágio 

Além disso, também é necessário destacar a respeito da modalidade de estágio, sendo que respaldada nas leis trabalhistas. Contudo, apresenta uma carga horária menor que a do funcionário celetista. 

Desse modo,  a jornada de trabalho do estagiário pode acontecer de 3 formas diferentes. Confira! 

  • 40 hora semanais; 
  • 30 horas semanais; 
  • 20 horas semanais. 

Assim como um funcionário celetista, o estágio também contempla um um intervalo, que é acordado entre o estagiário e o escritório de advocacia. Contudo, é preciso salientar que a pausa não está inserida na jornada de trabalho. 

3. Sistema de Pontuação por Tarefas 

Após entender a jornada de trabalho, vale a pena conhecer melhor a respeito do Sistema de Pontuação por Tarefas, o qual é muito conhecido na ADVBOX e em todo o Brasil, não apenas por ser uma tendência forte nos escritórios de advocacia. 

Nesse contexto, é preciso destacar que diversos setores do Governo já estão adotando o mesmo sistema, por exemplo. Nesse contexto, se a própria União já está usando a pontuação por tarefa, existe uma tendência conformada de que este é o futuro próximo. 

Como vimos, o expediente é crucial em uma empresa e é necessário muita atenção a sua definição, pois garantirá a produtividade do colaborador e o desempenho do escritório no mercado. 

Portanto, a jornada de trabalho pode ser otimizada e melhorada por meio do Sistema de Pontuação por Tarefas da ADVBOX. Isso porque as informações são registradas de forma correta e sem maiores contratempos, permitindo que o gestor conseguisse controlar todas as atividades dos funcionários. 

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então, aproveite para entrar em contato para conhecer melhor a respeito do Sistema de Pontuação por Tarefas!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas