Liderança na advocacia - gestão de equipe - foto de profissionais da área jurídica
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Liderança na advocacia: como exercitá-la na prática?

A liderança é primordial em qualquer empresa. Ao mesmo tempo em que ela serve para comandar, ela precisa inspirar e guiar os colaboradores para que eles trabalhem em prol de um mesmo objetivo.

Sem um bom líder, as pessoas podem ficar sem saber o que fazer na companhia. Uma má liderança pode terminar em perda de oportunidades, resultados ruins, evasão de talentos, dentre outros problemas. 

Por isso, é essencial estudar sobre esse tema para que você seja um excelente líder que inspira e consegue a admiração dos seus liderados. 

Nesse artigo, você aprenderá tudo sobre liderança. Continue a leitura e veja como ser um excelente líder no seu escritório de advocacia!

O que é liderança?

A liderança pode ser entendida como a capacidade de inspirar e motivar as pessoas de forma positiva. Tal motivação acontece mais por ações do que por discursos.

Ela é exercida pelo líder, que busca conduzir sua equipe por um mesmo caminho para que cheguem aos mesmos objetivos, garantindo a participação igualitária de todos e dando oportunidades para que tenham suas vozes ouvidas. 

Um líder competente consegue atrair e guiar de forma inspiradora os indivíduos que trabalham na empresa. Ademais, ele deve caminhar ao lado da equipe para conseguir alcançar os resultados pretendidos. 

Dessa forma, mesmo que ele tenha autoridade e sua palavra é decisiva, as responsabilidades são divididas entre a equipe, permitindo que todos possam participar dos processos de decisão. 

Por fim, um líder eficiente consegue desenvolver as habilidades de seus colaboradores para que todos sejam protagonistas e tenham destaque na companhia. 

Líder x chefe: entenda a diferença

Muitos podem confundir o líder com um chefe. Embora a liderança tenha atribuições de chefia, líderes e chefes possuem diferenças visíveis. 

O líder guia, divide as responsabilidades, é democrata e dá espaço para todos se expressarem. O chefe, por outro lado, costuma apenas dar ordens, é centralizador e pode até ser autoritário, não permitindo que outros se expressem. 

Outra diferença entre o líder e o chefe é que o primeiro busca trabalhar ao lado dos colaboradores, enquanto que o segundo apenas ordena, acreditando que os trabalhadores devem sozinhos buscar as soluções que precisam.

O que é liderança 4.0?

O conceito de liderança mudou conforme o tempo, bem como as maneiras de liderar. Por isso, para exercê-la na atualidade, é preciso se atentar ao conceito de liderança 4.0.

A liderança se transformou conforme as mudanças em relação ao trabalho. Dessa forma, a liderança 1.0 surgiu após a Revolução Industrial, com o objetivo de potencializar os sistemas de produção. A seguinte, 2.0, tinha uma maior preocupação com o desempenho das companhias. A liderança 3.0 era direcionada à criação de modalidades de negócios que tenham relação com a tecnologia. 

Por fim, a liderança 4.0 surgiu para lidar com aspectos como: procura por resultados, integração entre vida pessoal e profissional, retenção de talentos, dentre outros aspectos. Nessa última fase, há uma forte presença da tecnologia, onde processos são automatizados, mudando a forma de trabalho das pessoas. 

Como funciona a liderança 4.0?

A liderança 4.0 busca transformar a mentalidade dos colaboradores. Como a tecnologia avança constantemente, o pensamento deles precisa acompanhar essa evolução. Logo, é uma característica importante dela o desenvolvimento de novas habilidades. 

Nesse contexto, ela precisa ser direcionada a todos: gestores, colaboradores e clientes. Deve também buscar soluções para as demandas que aparecem, bem como garantir a motivação para o surgimento de novas ideias. 

A empresa que adota esse tipo de liderança consegue manter a sua cultura sempre aberta, inovadora, ágil, flexível, transparente e totalmente alinhada com o digital. Sendo assim, os líderes 4.0 devem ser inovadores e dar autonomia para a equipe, fomentando uma cultura colaborativa em prol do sucesso do negócio.

Liderança e gestão de pessoas: qual é a relação?

A liderança e a gestão de pessoas se complementam, sendo que uma é essencial para a outra. Logo, é primordial haver sintonia entre elas para que a empresa consiga prosperar. 

A gestão de pessoas tem a função de gerenciar as equipes e tudo o que envolve os trabalhadores da companhia. Ela cuida de funções como: recrutamento, seleção, contratação, demissão e treinamentos. 

Nesse sentido, a liderança precisa caminhar lado a lado com a gestão de pessoas porque ela tem a função de motivar e desenvolver os profissionais da empresa. 

Logo, é possível afirmar que o gerenciamento dos trabalhadores detém uma visão ampla dos processos da companhia, ao passo que os líderes passam a ter uma visão mais focada nos seus colaboradores. 

Essa visão do líder é essencial para que ele reporte ao setor de Recursos Humanos (RH) todas as necessidades de sua equipe. Desse modo, a empresa pode criar estratégias para trazer as melhorias e atender as necessidades identificadas. 

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Qual é a importância da liderança?

A liderança é fundamental em empresas por diversas razões, sendo determinante para os resultados delas, podendo até ser decisiva para melhorar seus indicadores

Ela exerce influência na motivação e no bem-estar dos funcionários. Nesse sentido, ela reflete na produtividade, no clima organizacional e na satisfação dos trabalhadores em relação à empresa. 

Conforme estudo da consultoria BambooHR, 44% dos trabalhadores pedem demissão por causa de um líder tóxico. Os entrevistados alegaram que o “chefe tóxico” tirou a motivação de trabalho deles por diversas razões, como: roubar o crédito pelo trabalho realizado pelo subordinado sem reconhecer o seu valor, ignorar o excesso de trabalho, dentre diversas outras questões. 

Uma liderança ruim pode trazer diversos problemas para a companhia, como: baixa produtividade, má reputação, evasão de bons trabalhadores, dentre diversos outros. Os efeitos negativos são piores nas pessoas, que podem ficar com problemas emocionais e psicológicos, ter sua autoestima dizimada e perder a autoconfiança.

Por isso, é essencial que a liderança pense muito nas pessoas, pois são elas que fazem uma empresa ter sucesso ou não. 

Como ela é importante para motivar e inspirar, os líderes devem agir além do gerenciamento da equipe, da divisão de tarefas e outras atividades de gestão. Eles precisam, mais do que nunca, entender as necessidades de cada um e proporcionar-lhes boas experiências. 

Diante o exposto, entende-se que a liderança é fundamental para manter os colaboradores produtivos, motivados, leais e felizes na empresa, o que resulta em melhores resultados para a organização como um todo.

Quais são as vantagens de uma boa liderança?

Uma liderança voltada para o digital e necessidades atuais da sociedade e dos colaboradores apresenta diversos benefícios. Conforme o exposto até aqui, é possível verificar que algumas vantagens são:

  • Inspira e motiva os colaboradores;
  • Melhora a produtividade;
  • Aumenta o sentimento de pertencimento e propósito nos funcionários;
  • Dá mais liberdade para que todos compartilhem informações e experiências;
  • Gera mais oportunidades;
  • Aumenta a inclusão e a tolerância com as diferenças entre os indivíduos;
  • Melhora o gerenciamento de conflitos e problemas;
  • Deixa a comunicação da empresa mais clara e objetiva;
  • Permite o crescimento e o desenvolvimento contínuo da equipe.

Ou seja, a liderança, quando exercida de forma eficiente, consegue implementar diversas melhorias que proporcionam bons resultados na empresa.

Quais são as competências que um líder deve ter?

A importância de ter um perfil de liderança nas empresas é fundamental não apenas para controlar o trabalho dos colaboradores, mas para mantê-las fortes e diferenciadas no mercado. Afinal de contas, organizações são feitas de pessoas. Logo, são elas que fazem um negócio ser lucrativo e diferenciado.

Veja abaixo algumas habilidades que bons líderes devem ter!

Boa comunicação

A falta de comunicação prejudica a relação entre as pessoas e pode resultar em diversos problemas, como: triangulação, fofocas, mal-entendidos, dentre outros. O líder precisa saber se comunicar de forma clara para garantir que todos tenham entendido a sua mensagem.

Bom ouvinte

O líder precisa saber ouvir. Inclusive, ele deve ouvir mais e falar menos. Entender as necessidades de sua equipe é fundamental para garantir o bem-estar de todos e fazer com que se sintam bem no ambiente de trabalho.

Coerência

Uma liderança deve ser coerente com o propósito e o perfil da empresa. De nada adianta a companhia passar a imagem de que é tecnológica e proporciona liberdade para os colaboradores se o líder é conservador e fica vigiando constantemente o trabalho dos funcionários, por exemplo. Além disso, ele precisa ter um discurso coerente com as suas atitudes. 

Pensar no coletivo

Liderança envolve prezar pelo coletivo. Logo, o líder precisa pensar na sua equipe, bem como dar espaço para que todos se expressem. Sendo assim, ele não deve colocar suas crenças pessoais à frente dos outros. 

Racional

Líderes precisam agir com base nos dados, estatísticas e provas que conseguiu produzir no momento de tomar decisões. Na prática, é comum ver lideranças que agem com base em suposições ou de forma mais emocional. Isso é totalmente incorreto, visto que apenas atrapalha os colaboradores, podendo provocar injustiças. 

Justo

O líder precisa saber gerenciar pessoas. Por lidar com diversos indivíduos, muitos podem acabar tratando seus colaboradores de forma desigual. É fundamental ser justo, inclusive no momento de resolver conflitos.  Ademais, todos devem ter os mesmos direitos e o mesmo espaço para se expressar. 

Atualizado

As formas de liderar mudam conforme as necessidades e anseios da sociedade. Logo, o líder precisa aprimorar suas habilidades e se atualizar em relação a isso. 

Como a liderança nos dias atuais exige sintonia com as mudanças tecnológicas, o líder precisa se atualizar em relação a essas inovações. 

Autoconfiança

O líder que demonstra insegurança acaba passando esse sentimento para os seus liderados. Por isso, é fundamental demonstrar autoconfiança e conhecimento para que os colaboradores se sintam confiantes em relação aos direcionamentos recebidos.

Motivado

Quem não confia na empresa e demonstra desmotivação deixa toda a equipe sem vontade de trabalhar. Ninguém consegue trazer bons resultados quando o próprio líder transparece que não acredita na companhia ou no potencial da equipe. 

Veja 4 dicas para manter a sua equipe motivada e produtiva!

Organizado

A organização é uma das habilidades mais importantes, tanto para líderes quanto para liderados. Uma pessoa desorganizada acaba sendo improdutiva e pode atrapalhar até o trabalho dos colaboradores, resultando em retrabalho e perda de tempo. 

Encoraja a troca de experiências

Encorajar a troca de experiências e uma maior interação da equipe contribui para o conhecimento, experiência e bem-estar de todos. Por isso, líderes devem encorajar seus liderados a terem esse costume, pois será enriquecedor para eles. 

Saber priorizar

O líder precisa saber priorizar e entender o que é importante. Quem não prioriza pode fazer os liderados perderem tempo, terem excesso de tarefas, dentre outros problemas. 

Foco nos resultados

O líder deve ter foco nos resultados, muito mais do que na forma como eles devem ser alcançados. Por isso, ele precisa guiar as pessoas para que elas trabalhem para conseguir atingir as metas e objetivos da empresa.

Autoliderança

A autoliderança é a capacidade de liderar a si mesmo. O líder precisa saber se auto liderar e assumir a responsabilidade sobre seus atos, decisões e trajetória para poder buscar a motivação, habilidades e as capacidades necessárias para atingir os resultados pretendidos.

Como pensar como um líder?

Pensar como um líder e exercer a liderança exige aprendizado constante. Felizmente, é possível aprender certas competências lendo livros de liderança ou fazendo cursos e treinamentos sobre o tema. 

Não existe uma “receita de bolo”. Contudo, conforme o aprendizado obtido nesse artigo, o líder precisa pensar no coletivo, sempre buscando respostas para o que é melhor para todos e para a empresa.

Além disso, saber ser carismático e bondoso contribui para ganhar o respeito e a admiração dos liderados. 

Por fim, desenvolver as habilidades essenciais para a liderança é fundamental. Lembre-se que a experiência e a prática contribuem para o processo de amadurecimento do líder.

Liderança na advocacia: por que é importante?

Ao longo desse artigo, você aprendeu sobre a liderança por uma visão mais geral. Embora muitos pensem que liderança serve apenas para empresas com funcionários subordinados, a verdade é que ela também é importante nos escritórios de advocacia

Isso porque as advocacias são empresas como qualquer outra. Nelas, existem pessoas, processos, metas a serem batidas, objetivos, dentre outras questões particulares de escritórios jurídicos.

Logo, é fundamental ter um líder para auxiliar na gestão de pessoas e do escritório como um todo. Ele é fundamental para manter os colaboradores e parceiros fiéis ao negócio. Ademais, deve inspirá-los e motivá-los para que tragam os resultados almejados. 

Grandes escritórios de advocacia que apresentam bons resultados e são bem posicionados no mercado possuem lideranças capazes de transformar as pessoas. Quando ela é bem trabalhada e participativa, auxilia o negócio a escalar com eficiência.

Portanto, é essencial que escritórios de advocacia prezem por uma liderança eficiente e confiável. 

Perguntas frequentes

Veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre liderança!

O que é liderança no trabalho?

Liderança é a capacidade de motivar as pessoas a agir para que elas alcancem um determinado objetivo. Ela deve conduzir a equipe para que atenda as necessidades da empresa. 

O que é importante na liderança?

A liderança é essencial para resolver conflitos e encontrar as melhores soluções para eles. Ela é tida como um pilar fundamental para a empresa conseguir os resultados almejados. Inclusive, empresas de sucesso possuem lideranças capazes de inspirar e motivar todos os colaboradores.

Qual é o conceito moderno de liderança?

Liderança é a competência de influenciar positivamente as pessoas para que elas trabalhem motivadas e cooperem entre si para buscar os objetivos definidos. Mais do que chefiar, ela deve manter o bem-estar dos colaboradores para que eles se sintam capazes de trazer bons resultados.

A liderança é essencial para qualquer tipo de empresa. Nos escritórios de advocacia, isso não seria diferente. Bons líderes inspiram, motivam e contribuem para o crescimento pessoal e profissional das pessoas. Por trás de grandes empresas, existem bons líderes. 

Por isso, busque aprimorar constantemente suas habilidades e seja um líder respeitado e admirado por todos!

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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